Vivendo e aprendendo: Viagem para África do Sul – Todas as dicas para planejar sua viagem

2
Por do sol na savana africana
Pôr do sol na savana africana. Foto: GC/Blog Vambora!

Planejando fazer uma viagem para África do Sul? Então você chegou ao lugar certo!

Nós amamos muito conhecer a África do Sul, seu povo e suas atrações lindas, desde cidades incríveis até os maravilhosos safáris!

Elefante visto na nossa viagem para África do Sul.
Elefante durante Safari, na nossa viagem para África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Agora, vamos dar dicas práticas para quem vai viajar para África do Sul: desde qual a melhor época para ir, visto, moeda, como ter internet no celular, dicas para montar seu roteiro de viagem e muito mais.

Confira todas as dicas abaixo e Vambora viajar para África do Sul!

Viagem para África do Sul: Dicas para planejar

1-) Qual é a melhor época para ir na África do Sul

A África do Sul pode ser visitada o ano inteiro, mas considerando os safáris, a melhor época para ir viajar é no inverno. Nessa época, que vai de junho a setembro, as chances de ver animais aumentam, já que a vegetação fica mais seca e baixa, podendo visualizar mais facilmente.

Também no inverno, como as temperaturas são mais baixas, você consegue ver animais durante o dia, e não só mais a noite na época mais quente.

Por fim, na seca, os animais tendem a se juntam em lagos, rios e fontes de água, aumentando também a chance de vê-los com mais facilidade nesses locais.

Importante saber que o inverno na África do Sul, as temperaturas podem ficar bem frias, especialmente em áreas altas ou perto da costa, devido ao vento.

2-) Brasileiros precisam de visto para África do Sul?

Para entrar na África do Sul é preciso estar com passaporte com prazo de
validade não inferior a 30 dias após a data prevista de saída da África do Sul.

Brasileiros não precisam de visto para entrar na África do Sul, para até 90 dias, para viagens a turismo e negócios.

3-) Vacinas, Exames e Seguro Viagem para África do Sul

É muito recomendado viajar com um seguro viagem para África do Sul, sendo que é obrigatório apresentar na entrada do país a carteira internacional de vacinação, com a vacina contra febre amarela.

Também, devido a pandemia, exames e documentos estão sendo pedidos dos viajantes. Confira abaixo todos os detalhes:

– Vacina de Febre Amarela e Carteira Internacional de Vacinação

Para entrar no país, é preciso ter tomado vacina de febre amarela (pelo menos 10 dias antes da viagem) e apresentar o  certificado de vacinação internacional online ou sua carteira física de vacinação para Febre Amarela.

Vale dizer que há ainda na África do Sul regiões que possuem risco de malária, o que torna o seguro viagem ainda mais essencial. Nessas regiões, se proteger com roupas compridas e repelentes é importante para reduzir riscos.

– Seguro Viagem com proteção para Covid

Isso tudo sem contar a questão da pandemia e a importância de se viajar atualmente com um Seguro Viagem com proteção para Covid.

Aliás, leitor do blog tem 15% de desconto no seguro viagem para África, usando o cupom “VAMBORA”, veja aqui: http://bit.ly/seguroviagemafrica

– Documentos para viajar para África do Sul durante a pandemia

Devido a pandemia, também, estão solicitando ao entrar no país, os seguintes exames e comprovantes:

– Comprovante de vacinação contra COVID-19 ou teste PCR negativo, feito até 72h antes da viagem. Importante: o teste deverá estar em inglês para ser apresentado na imigração.

Para mais informações sobre documentação para entrar na África do Sul, vale conferir os dados atualizados no site da Embaixada da África do Sul no Brasil.

Já os procedimentos para entrar no Brasil, depois de uma viagem internacional, podem ser vistos no site da Anvisa.

4-) Aluguel de carro na África do Sul

É muito comum alugar um carro na África do Sul, já que o país possui estradas muito bonitas e atrações espalhadas por todo país. As rodovias são em geral muito boas, porém em regiões de parque, como o Kruger, as condições são piores, com muitas estradas de terra.

A princípio é bom ter a permissão internacional para viajar (sua carteira de motorista, versão em inglês), porém essa não é solicitada sempre pelas empresas de aluguel de carro na África do Sul, mas na dúvida é bom levar.

Por fim, a mão aqui é inglesa (ao contrário do Brasil) e os preços do aluguel de carro são bem baratos.

+ Aluguel de carro na África do Sul: veja valores e como reservar

5-) Celular e internet na África do Sul

Nós usamos na África do Sul um chip internacional e o mesmo funcionou muito bem por todas os destinos que passamos, inclusive no meio da savana africana, onde fizemos safári!

O plano que usamos e testamos lá foi o Plano Global 4G, que pode ser usado não só na África do Sul, mas também em mais de 140 países.

Vale dizer que atualmente há a possibilidade de usar também um eSIM, que nada mais é do que um chip virtual. Essa tecnologia é nova então nem todos os smartphones ainda possuem, vale conferir se o seu já pode usá-la.

+ Chip de celular para usar no exterior: Tire suas dúvidas!

6-) Safári na África do Sul

Provavelmente a experiência mais incrível de toda nossa viagem, fazer um safári aqui é mesmo uma atividade imperdível! Ao fazer uma viagem para África do Sul, você precisa mesmo incluir um safári!

Tem vários tipos, para os mais variados bolsos e gostos. Nós fizemos um post bem completo, com todas as informações você escolher o melhor safári na África do Sul!

7-) Qual moeda levar na África do Sul

A moeda local é o rand, sendo mais ou menos a cotação atual (jan/22) R$ 1 = 3 rands.

A melhor forma de levar dinheiro na África é levar dólar e trocar lá por rands. Na Cidade do Cabo, por exemplo, a melhor cotação que achamos foi no shopping Victoria & Alfred Waterfront.

+ Melhor câmbio para viajar e desconto para leitores pela Cotação! Veja como fazer

Quem quiser levar dólar ou mesmo rand para África do Sul, a Cotação, maior distribuidora de câmbio do Brasil possui a moeda e ainda oferece desconto para quem é leitor do blog, veja aqui: https://www.blogvambora.com.br/cambio/

8 -) Roteiro de viagem para África do Sul: Quantos dias e Para onde ir?

A África do Sul é um país grande e bem variado, sendo mesmo difícil escolher quais cidades visitar, especialmente numa primeira viagem.

Entre tantas cidades e locais para fazer Safari, existem algumas cidades básicas, como Cidade do Cabo e Joanesburgo. A Marcella, do blog Segredos de Viagem tem um bom post mostrando quais são os principais destinos e cidades para conhecer na África do Sul.

Para ajudar a montar seu roteiro de viagem para África do Sul, fizemos esse post completo e bem explicado com sugestões, desde para quem tem pouco tempo até quem quer conhecer o país praticamente por completo!

+ Roteiro de viagem pela África do Sul: Veja essas sugestões!

9-) Outras informações úteis para planejar sua viajar para África do Sul:

  • A voltagem no país é de 220 volts e é bom levar um adaptador de tomada.
  • O país tem cerca de 11 línguas oficiais, sendo o mais cotidiano falar inglês, especialmente com turistas. Entre os sul africanos é comum escutar o afrikaans.
  • No aeroporto é comum você encontrar carregadores de mala, dentro dos saguões usando uniforme da cor laranja. Eles literalmente se oferecem e ajudam você dentro do aeroporto, em troca de 10 rands por mala. Eles são bem rápidos então caso não queira ajuda somente agradeça rápido.
  • É comum dar gorjetas na África do Sul, incluindo também nos safáris. Nos restaurantes o valor é em media 10% da conta.
  • Em cidades grandes como a Cidade do Cabo, o serviço de transporte privativo, como uber é bem comum e seguro. Pode usar bem como táxis, de preferência pedido pelo estabelecimento que estiver (hotel, restaurante). Especialmente na Cidade do Cabo usamos o ônibus City Sightseeing e foi ótimo para conhecer as atrações, tranquilo de usar e econômico, nem precisando usar outra forma de transporte.
  • Sobre segurança, em geral é um país bem tranquilo, mas existem áreas mais pobres e outras com mais furtos. A dica é evitar ficar sozinho ou em grupos pequenos a noite em áreas menos turísticas e mais vazias, tanto na Cidade do Cabo como em Joanesburgo.

Pronto, muitas dicas para você programar sua viagem para África do Sul, bem informado!

Aproveite para conferir também todos os posts de atrações, dicas e roteiro de viagem para África do Sul aqui no Vambora! Veja:

Safári na África do Sul: tire suas dúvidas
Roteiro de viagem pela África do Sul: 3 sugestões
Pondoro Game Logde, nosso hotel de safári na África do Sul
Vinícolas da África do Sul: nosso roteiro e dicas
Como conhecer o Cabo da Boa Esperança na África do Sul
Boulders Beach, conheça a linda praia dos pinguins na África do Sul
Atrações de Nelson Mandela na África do Sul para visitar
Onde ficar em Cape Town: melhores regiões e dicas de hotéis
As atrações do Waterfront da Cidade do Cabo
Visitando a Table Mountain na Cidade do Cabo, todas as dicas para ir
Restaurantes na Cidade do Cabo: dicas de onde ir e o que experimentar
12 Comidas típicas da África do Sul para experimentar

Com todas essas dicas, Vambora então viajar para África do Sul!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui