Vivendo e aprendendo: Viagem para África do Sul – Todas as dicas para planejar sua viagem

2
Por do sol na savana africana
Por do sol na savana africana. Foto: GC/Blog Vambora!

Planejando uma viagem para África do Sul? Então você chegou ao lugar certo!

Nós amamos muito conhecer a África do Sul, seu povo e suas atrações lindas, desde cidades incríveis até os maravilhosos sáfaris! Por isso, nós já publicamos muitos posts sobre nossa experiência de viagem no país (veja aqui todos os posts da África do Sul no blog).

Elefante visto na nossa viagem para África do Sul.
Elefante visto na nossa viagem para África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Agora vamos dar dicas práticas para quem vai viajar para África do Sul: desde qual a melhor época para ir, visto, moeda, celular e internet, dica para montar um roteiro e muito mais. Vale conferir todas as dicas abaixo:

1-) Qual é a melhor época para ir na África do Sul

A África do Sul pode ser visitada o ano inteiro, mas considerando os safáris, a melhor época é ir no inverno, época de seca. Nessa época de inverno (igual ao Brasil, de junho a setembro) as chances de ver animais aumentam, já que a vegetação fica mais seca e baixa, podendo ver os animais mais facilmente pela savana.

Outra coisa é que no inverno como as temperaturas são mais baixas, você consegue ver animais durante o dia, e não só mais a noite na época mais quente. Por fim, na seca, os animais se juntam em lagos, rios e fontes de água, aumentando também a chance de vê-los com mais facilidade.

No verão é a época mais chuvosa e no inverno as temperaturas podem ficar bem frias, especialmente em áreas altas ou perto da costa, devido ao vento.

2-) Precisa de visto para África do Sul?

Para entrar na África do Sul é preciso estar com passaporte com pelo menos 6 meses de validade. Brasileiros não precisam de visto para entrar na África do Sul.

3-) Seguro viagem para África do Sul e Vacina de Febre Amarela

É extremamente recomendado viajar com um seguro viagem para África do Sul, sendo que é obrigatório apresentar na entrada do país a carteira internacional de vacinação, com a vacina contra febre amarela. Aliás, leitor do blog tem desconto no seguro viagem para África, usando o cupom “VAMBORA5”, veja aqui: http://bit.ly/seguroviagemafrica

E para mais informações sobre a carteira e vacina de febre amarela, veja esse post que já fizemos: https://www.blogvambora.com.br/vacina-febre-amarela-viagem/

Há ainda regiões que possuem risco de malária, o que torna o seguro viagem ainda mais essencial. Nessas regiões, se proteger com roupas compridas e repelentes é importante para reduzir riscos.

4-) Aluguel de carro na África do Sul

É muito comum alugar um carro na África do Sul, por possuir estradas muito bonitas e atrações espalhadas por todo país. As estradas são em geral muito boas, porém em regiões de parque, como o Kruger, as condições são piores, com muitas estradas de terra.

A princípio é bom ter a permissão internacional para viajar (sua carteira de motorista, versão em inglês), porém essa não é solicitada sempre pelas empresas de aluguel de carro na África do Sul, mas na dúvida é bom levar.

Por fim, a mão aqui é inglesa (ao contrário do Brasil) e os preços do aluguel de carro são bem baratos, veja aqui: http://bit.ly/aluguelcarroafrica

5-) Celular e internet na África do Sul

Nós usamos na África do Sul o chip da EasySim4U e o mesmo funcionou muito bem por todas os locais do país, inclusive no meio da savana africana, onde fizemos safári, por isso indicamos! O plano que usamos e testamos lá foi o de dados Mundi, que pode ser usado não só na África do Sul, mas também em mais de 210 países, veja mais aqui: http://bit.ly/2goJWbb

6-) Safári na África do Sul

Provavelmente a experiência mais incrível de toda nossa viagem para África do Sul, fazer um safári aqui é mesmo uma atividade imperdível. Tem vários tipos, para os mais variados bolsos e gostos. Todas as informações para você escolher o melhor safári na África do Sul, você vê nesse post completo que já fizemos: https://www.blogvambora.com.br/safari-na-africa-do-sul/

7-) Qual moeda levar na África do Sul

A moeda local é o rand, sendo mais ou menos a cotação R$ 1 = 4 rands. A melhor forma de levar dinheiro na África é levar dólar e trocar lá por rands. Na Cidade do Cabo, por exemplo, a melhor cotação que achamos foi no shopping Victoria & Alfred Waterfront.

Quem quiser levar dólar ou mesmo rand para África do Sul, a Cotação, maior distribuidora de câmbio do Brasil possui a moeda e ainda oferece desconto para quem é leitor do blog, veja aqui: https://www.blogvambora.com.br/cambio/

8 -) Roteiro de viagem para África do Sul: quantos dias e para onde ir?

Para ajudar a montar seu roteiro de viagem para África do Sul, fizemos um post completo e bem explicado com sugestões, desde para quem tem pouco tempo até quem quer conhecer o país praticamente por completo! Confira aqui: https://www.blogvambora.com.br/roteiro-de-viagem-para-africa-do-sul

9-) Outras informações úteis para saber ao viajar para África do Sul:

  • A voltagem no país é de 220 volts e é bom levar um adaptador de tomada.
  • O país tem cerca de 11 línguas oficiais, mas o mais cotidiano é falar inglês, especialmente com turistas. Entre os sul africanos é comum escutar o afrikaans.
  • No aeroporto é comum você encontrar carregadores de mala, dentro dos saguões usando uniforme da cor laranja. Eles literalmente se oferecem e ajudam você dentro do aeroporto, em troca de 10 rands por mala. Eles são bem rápidos então caso não queira ajuda somente agradeça rápido.
  • É comum dar gorjetas na África do Sul, incluindo também nos safáris. Nos restaurantes o valor é em media 10% da conta.
  • Em cidades grandes como a Cidade do Cabo, o serviço de transporte privativo, como uber é bem comum e seguro. Pode usar bem como táxis, de preferência pedido pelo estabelecimento que estiver (hotel, restaurante). Especialmente na Cidade do Cabo usamos o ônibus City Sightseeing e foi ótimo para conhecer as atrações, tranquilo de usar e econômico, nem precisando usar outra forma de transporte, veja aqui: https://www.blogvambora.com.br/onibus-city-sightseeing-cidade-do-cabo/
  • Sobre segurança, em geral é um país bem tranquilo, mas existem áreas mais pobres e outras com mais furtos. A dica é evitar ficar sozinho ou em grupos pequenos a noite em áreas menos turísticas e mais vazias, tanto na Cidade do Cabo como em Joanesburgo.
  • Em, 2018, Nelson Mandela, líder e ídolo do país completaria 100 anos, e estão ocorrendo várias celebrações por todo país. Existe um aplicativo de celular chamado de “Madiba’s Journey” (modo mais comum pelo qual os sul-africanos se referem a Mandela), que mostra diversos pontos turísticos no país relacionados a Mandela. Vale baixar ao viajar pelo país, veja mais aqui: https://www.blogvambora.com.br/nelson-mandela-locais-atracoes/

Pronto, muitas dicas para você programar sua viagem para África do Sul, bem informado!

Aproveite para conferir também todos os posts de atrações, dicas e roteiro de viagem para África do Sul aqui no Vambora! Veja:

Safári na África do Sul: tire suas dúvidas
Roteiro de viagem pela África do Sul: 3 sugestões
Pondoro Game Logde, nosso hotel de safári na África do Sul
Vinícolas da África do Sul: nosso roteiro e dicas
Como conhecer o Cabo da Boa Esperança na África do Sul
Boulders Beach, conheça a linda praia dos pinguins na África do Sul
Atrações de Nelson Mandela na África do Sul para visitar
Onde ficar em Cape Town: melhores regiões e dicas de hotéis
As atrações do Waterfront da Cidade do Cabo
Visitando a Table Mountain na Cidade do Cabo, todas as dicas para ir
Restaurantes na Cidade do Cabo: dicas de onde ir e o que experimentar
12 Comidas típicas da África do Sul para experimentar

Com todas essas dicas, Vambora então viajar para África do Sul!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui