Lugares improváveis: Boulders Beach na África do Sul – Como ver Pinguins na África!

2
Pinguins Boulders Beach
A linda praia de Boulders Beach, cheia de pinguins, na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Pinguins na África, dá para acreditar que existem esses animais por lá? Conhecidos por viverem em climas frios, bem no extremo sul do continente existe uma praia surpreendente repleta de pinguins: conheça a Boulders Beach na África do Sul!

Localizada ao sul da Cidade do Cabo, a Boulders Beach é uma das praias mais visitadas da região, sendo o único lugar do mundo em que você consegue ficar assim tão perto dos pinguins africanos!

Pinguim Boulders Beach
Jovem pinguim na praia de Boulders Beach, na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Essa espécie, infelizmente ameaçada de extinção, vive na costa sudoeste da África, sendo especialmente a Boulders Beach, na África do Sul, o lugar mais fácil de vê-los em todo continente. O mais legal é que você consegue ver os pinguins em Boulders Beach o ano todo!!

E além dos animais, a praia é por si só lindíssima! Com mar azul transparente, areia branquinha, vegetação e pedras imensas, foi o local escolhido pelos pinguins africanos para morar! Todas as dicas de como visitá-la, você confere abaixo. Vambora!

+ Tour para Boulders Beach e Cabo da Boa Esperança: Veja como fazer

Boulders Beach na África do Sul: Veja como visitar!

1-) Onde fica e como chegar em Boulders Beach

Boulders Beach
A água aqui é bem gelada, por isso faz sentido os pinguins adorarem tanto! Foto: GC/Blog Vambora!

Boulders Beach está bem próxima da Cidade do Cabo, a cerca de 41km, ao sul da cidade sul africana.

Um pouco ainda mais ao sul de Boulders, fica também o Cabo da Boa Esperança, outra atração e local imperdível da África do Sul e por isso, é comum fazer os dois passeios no mesmo dia.

Boulders Beach Africa do Sul
Onde está o Wally, ou melhor, o pinguim na foto?! 😀 Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem está de carro alugado, dá para ir tranquilamente por conta própria. O caminho inclusive é lindo se você optar por ir pela Chapman’s Peak Drive, uma estrada cênica, com paisagens de tirar o fôlego, margeando a costa sul africana.

Como é cheia de curvas, o tempo de viagem é um pouco maior, então vale escolher passar pela Chapman’s Peak Drive na ida ou na volta do seu passeio até Boulders Beach. Para nós, a volta é mais bonita, pois você consegue acompanhar o pôr do sol e ir parando nos mirantes sem pressa.

Vale conferir o site da estrada para saber as condições quando você for, já que é comum ela fechar devido a queda de barreiras e rochas.

Já quem estiver sem carro alugado, vale pegar algum tour saindo da Cidade do Cabo. Uma boa notícia é que a maioria desses passeios também passa pelo Cabo da Boa Esperança e pela Chapman’s Peak Drive. Veja abaixo mais detalhes de como fazer!

2-) Tour para Boulders Beach: Veja como fazer

Cape Explorer City Sightseeing South Africa
Onibus Cape Explorer do City Sightseeing South Africa, que visita a praia de Boulders Beach. Foto: GC/Blog Vambora!

Existem diversas empresas que fazem passeios até Boulders Beach, incluindo a maioria também o Cabo da Boa Esperança, num tour guiado de dia inteiro.

Nós fizemos pela City Sightseeing South Africa, a mesma empresa dos ônibus vermelhos de 2 andares que fazem city tour em várias cidades do mundo, incluindo também na Cidade do Cabo.

Passarelas Boulders Beach
Linda vista das passarelas na praia de Boulders Beach. Foto: GC/Blog Vambora!

Eles possuem um ônibus de excursão que visita a Boulders Beach, o Cabo da Boa Esperança e passa pela Chapman’s Peak Drive, num bate e volta da Cidade do Cabo.

O valor é de U$ 30 por pessoa e foi o melhor preço e custo X benefício que encontramos e achamos que valeu muito a pena! Ônibus confortável (incluindo wifi de graça e entrada USB para carregar o celular), bons motoristas e guias falando um ótimo inglês e super pontual.

+ Tour para Boulders Beach e Cabo da Boa Esperança: Veja como reservar online

Os ônibus passam em diversos pontos da Cidade do Cabo para pegar os turistas e o passeio dura o dia todo, saindo por volta das 9h e voltando às 17h30 na Cidade do Cabo.

No valor está incluso tudo menos refeições (que você pode levar ou fazer onde quiser, especialmente no Cabo da Boa Esperança onde há mais tempo livre e opções para almoçar).

Boulders Beach
Pinguins vivem por aqui o ano todo! Foto: GC/Blog Vambora!

A entrada de Boulders Beach também é paga a parte na hora da visita, já que é uma área de preservação dentro de um parque nacional. O bom é que para facilitar a entrada e evitar filas, você consegue comprar a entrada no próprio ônibus e só apresentar na hora de entrar em Boulders Beach.

É um passeio de muita procura, sendo feito diariamente, mas é melhor reservar online com antecedência para garantir um lugar no dia que deseja.

+ Tour para Boulders Beach: Veja aqui valores e como reservar online

3-) O que fazer em Boulders Beach

Entrada Boulders Beach
Entrada oficial da praia de Boulders Beach, que faz parte de um parque nacional na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Boulders Beach faz parte do parque nacional da Table Mountain e é uma área de proteção ambiental.

Os pinguins africanos chegaram lá recentemente, por volta de 1980, e de poucos indivíduos, conseguiriam criar uma colônia hoje estimada entre 2000 e 3000 pinguins. Protegida do vento e de ondas grandes, a praia foi mesmo um lugar perfeito para os animais morarem e se reproduzirem na África do Sul.

Vista para praia de Boulders Beach
Vista linda ao se aproximar da praia. Foto: GC/Blog Vambora!

Infelizmente essa é uma espécie em extinção, com o número de pinguins africanos na praia diminuindo a cada ano! Por isso, o local passou a ser uma área de proteção ambiental, inclusive preservando os animais da prática de turismo intensa na região.

Hoje em dia, paga-se para visitar a praia e foram construídas plataformas suspensas para que os quase 60 mil visitantes anuais, conheçam Boulders Beach sem atrapalhar e impactar negativamente na vida dos pinguins.

Pinguins em Boulders Beach
Vendo os pinguins de perto!! Foto: GC/Blog Vambora!

No fim, a plataforma é boa também para nós humanos, pois cria ótimos mirantes para ver os pinguins, sem perder a proximidade, já que eles ficam bem próximos ao redor.

O valor para entrar é de 176 rands para adultos (em torno de R$ 51,00) e 88 rands para crianças (valores de novembro de 2022). Paga-se diretamente na entrada do parque com cartão de crédito ou débito (não aceitam dinheiro vivo no local).

Passarela Boulders Beach
Passarelas na praia de Boulders Beach. Foto: GC/Blog Vambora!

A Parque tem diferentes horários de abertura durante o ano, veja abaixo:

  • Abril a setembro: das 8h às 17h;
  • Dezembro a janeiro: das 8h às 19h30;
  • Fevereiro a março: 8h às 18h30;
  • Outubro a novembro: 8h às 18h30;
Boulders Beach Africa do Sul
Praia de acesso a Boulders Beach: olha a cor dessa água!! Foto: GC/Blog Vambora!

Existe um estacionamento próximo da entrada no parque, onde carros e ônibus de excursão estacionam. Daqui até a entrada da praia são poucos metros, percorridos em plataformas suspensas.

Dica para quem for por conta própria de carro: na alta temporada de férias de verão e inverno, o estacionamento tende a lotar, por isso vale chegar bem cedo na abertura do parque/praia ou no fim do dia para pegar o local mais tranquilo.

+ Tour para Boulders Beach: Veja como reservar online o passeio

4-) Curiosidades sobre os Pinguins Africanos

Pinguim em Boulders Beach
É muita fofura!!! Foto: GC/Blog Vambora!
  • Os pinguins africanos escolheram muito bem Boulders Beach: a praia é maravilhosa com areia branca fininha, mar azul super claro e algumas pedras formando piscinas naturais.
  • Ainda que o acesso as pessoas em Boulders Beach seja limitado somente as passarelas, dá para curtir o mar e a paisagem nas praias imediatamente ao lado de Boulders. O acesso inclusive é pelo mesmo estacionamento.
  • A temperatura do mar, no entanto, é bem fria, até mesmo no verão! Por isso se for aproveitar a praia, como os pinguins, não espere água morninha.
Boulders Beach South Africa
Praia maravilhosa ao lado de Boulders: recebe ás vezes também visita dos pinguins. Foto: GC/blog Vambora!
  • Nessas praias ao lado você até pode encontrar alguns pinguins africanos, mas mesmo que achar algum continue respeitando o animal, sem tocar, alimentar ou fazer qualquer movimento brusco ou comportamento que possa assustá-lo. Lembre-se: a casa deles é aqui, nós somos meros convidados. 🙂
  • Os pinguins africanos são relativamente grandes, com cerca de 60 cm de altura e pesando entre 2 e 3kg. Uma de suas marcas características é o fato de terem umas manchinhas vermelhas acima dos olhos e também alguns pontos pretos na barriga. Repare!
Pinguins em Boulders Beach
Em novembro, os pinguins estavam trocando suas penas. Foto: GC/Blog Vambora!
  • Ainda que seja uma praia, ela fica no extremo sul do continente africano, então o tempo na região pode variar muito! Mesmo nos meses de verão e especialmente nos de inverno, traga uma blusa de frio, em especial corta vento e também um guarda chuva.
Boulders Beach na Africa do Sul
Que lindo lugar! Foto: GC/Blog Vambora!

As fotos mostram um pouco da beleza desse lugar, mas só estando lá mesmo para entender e se apaixonar perdidamente pela paisagem e pelos animais.

Um passeio lindo, surpreendente e imperdível para se fazer na África do Sul. Vambora para Boulders Beach!

*** Veja mais dicas da ÁFRICA DO SUL no blog:
Roteiro de viagem pela África do Sul: Dicas e sugestões!
O que fazer na Cidade do Cabo: Atrações para conhecer
Safári na África do Sul: Veja como fazer

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Guta, parabéns pelo post claro e detalhado! Eu também adorei Boulders Beach, sou suspeita para falar no entanto, sou apaixonada por vida selvagem…
    Estive na África do Sul muitos anos atrás, é legal relembrar essa viagem, e quero voltar até mesmo para repetir alguns passeios como esse…

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui