Vivendo e aprendendo: Ônibus City Sightseeing em Cape Town – A melhor maneira de conhecer a Cidade do Cabo

0
Onibus City Sightseeing Cidade do Cabo
Onibus City Sightseeing em Cape Town, uma das melhores maneiras para circular e conhecer a cidade. Foto: GC/Blog Vambora!

Existem muitas maneiras de conhecer a Cidade do Cabo, na África do Sul, mas há uma muito prática para o turista e que vale o custo X benefício: são os ônibus City Sightseeing, os ônibus vermelhos de 2 andares, famosos na Europa, e que podem ser muito úteis também na África do Sul.

Preciso dizer que tinha um pouco de preconceito desses ônibus City Sightseeing, chamados também de red bus, por achar muito superficiais, meio que uma excursão, mas na verdade não é bem assim. Sim, esses ônibus poder ser uma “mão na roda” para quem quer ter uma visão mais rápida das cidades, passando pelos principais pontos turísticos, mas também são uma ótima maneira de conhecer mais profundamente esses locais, sendo um ótimo e barato meio de transporte.

Como transporte público na Cidade do Cabo não é tão bom quanto em outras cidades do mundo, sem muitos ônibus, nem metrô, o City Sightseeing em Cape Town ajuda muito o turista a se locomover entre os principais pontos turísticos da cidade de forma rápida, pontual e econômica.

+ Aluguel de Carro na Cidade do Cabo

Um dos pontos altos aliás do City Sightseeing na Cidade do Cabo é que ele passa em diversas rotas pela cidade e nos arredores, incluindo vinícolas, indo para as principais atrações de Cape Town, sendo assim muito útil mesmo ao viajante. E com um 2º andar parte descoberto, a vista em geral é maravilhosa!

Veja abaixo todos os detalhes de como o City Sightseeing funciona em Cape Town e todas as dicas de passeios para fazer e conhecer a Cidade do Cabo com ele:

1-) Como funciona o City Sightseeing em Cape Town

City Sightseeing Cape Town
Dentro do onibus City Sightseeing na Cidade do Cabo. Foto: GC/Blog Vambora!

O City Sightseeing funciona como os ônibus turísticos vermelhos de dois andares na Europa: os ônibus tem algumas rotas pré determinadas e paradas definidas. Ao comprar o passe do City Sightseeing você pode utilizar o ônibus por todo o período escolhido, subindo e descendo nas paradas, quantas vezes e ficando por quanto tempo quiser.

Os ônibus tem dois andares e possuem um sistema de áudio tour: você recebe um fone, conecta no assento que estiver e um narrador (existem em diversas línguas, inclusive português!), vai dando informações sobre os locais e atrações que o ônibus for passando.

Mapa City Sightseeing bus Cape Town
Mapa das rotas do City Sightseeing em Cape Town. Divulgação

Na Cidade do Cabo o City Sightseeing possui 4 linhas: com saídas em média a cada 15 ou 20 minutos (varia de cada linha), sendo elas:

– Linha Vermelha (Red – City Tour): a principal rota que tem como a maior atração a parada para o teleférico que sobe na Table Mountain.

– Linha Amarela (Yellow – Downtown): que passa pelo centro da Cidade do Cabo, incluindo uma das ruas mais famosas da cidade, a Long Street.

– Linha Azul (Blue – Mini Península): é a linha mais longa, que passa por toda a península da Cidade do Cabo, considerada também a linha com as paisagens mais bonitas.

– Linha Roxa (Purple – Wine Tour): é rota que passa pelas vinícolas de Constantia, região bem próxima da Cidade do Cabo.

Vale baixar a tabela de horários dos ônibus ao longo do dia, para conseguir programar melhor seu o itinerário, mas em geral os ônibus começam a circular por volta das 8h da manhã e param só no final da tarde (no verão, o horário de circulação é estendido). Veja aqui a tabela com todos os horários: https://www.citysightseeing.co.za/cape-town/timetables

2-) Tipos de passe do City Sightseeing e preços

Onibus City Sightseeing Table Mountain
Rota do ônibus City Sightseeing que vai para a Table Mountain, na Cidade do Cabo. Foto: GC/Blog Vambora!

Existem essencialmente 3 tipos de passes do City Sightseeing na Cidade do Cabo:

  • Classic: Válido por 1 dia, por todas as 4 linhas, e inclui além disso 2 free walking tours (centro histórico da Cidade do Cabo e pela região de Bo-Kaap).
  • Deluxe: Válido por 2 dias, por todas as 4 linhas, e inclui também um passeio de barco gratuito pela região do waterfront ou canais de Cape Town, além dos 2 walking tours gratuitos.
  • Premium: Válido por 3 dias, por todas as 4 linhas, e inclui também o passeio de barco gratuito pela região do waterfront ou canais de Cape Town e os 2 walking tours gratuitos (pelo centro histórico da Cidade do Cabo e pela região de Bo-Kaap).

Os valores de cada um, variam de acordo com a quantidade de dias, sendo que crianças com menos de 5 anos não pagam e de 5 a 17 anos, tem desconto.

Vale você ver no seu caso o que vale mais a pena. Nós, como ficamos na Cidade do Cabo por 4 dias, compramos o ticket Premium e conseguimos passear por toda a cidade.

Para usar o serviço, basta apresentar o ticket toda vez que for entrar no ônibus nas paradas existantes. Por isso, guarde o passe com carinho, deixando sempre num local de fácil acesso. Especialmente para quem for comprar os tickets Premium e Deluxe para 3 e 2 dias, não amasse, rasgue ou estrague ao longo dos dias para evitar problemas na hora de entrar no ônibus.

3-) Onde comprar o passe do ônibus City Sightseeing em Cape Town

City Sightseeing Cape Explorer Cape Town
Dentro do ônibus City Sightseeing Cape Explorer na Cidade do Cabo, para visitar o cabo da Boa Esperança e Boulders Beach. Foto: GC/Blog Vambora!

Todos os diferentes tipos de ticket do red bus pode ser comprados online ou presencialmente nas sedes e nos próprios ônibus do City Sightseeing na Cidade do Cabo. Comprando online, tem a vantagem de em geral sempre haver um desconto a mais na compra.

O bom de comprar lá mesmo, é poder, quem quiser, ter a opção de pagar direto em dinheiro, sem incidência do IOF. Os escritórios to City Sightseeing para compra presencial ficam na região do Waterfront, CampsBay e na Long Street, nº 81, no centro da Cidade do Cabo. Nos ônibus há maquinas de cartão de crédito (só não aceitam Amex).

IMPORTANTE: Na compra online, o ticket é válido pelos próximos 14 dias para uso, ou seja, não vale a pena comprar com muita antecedência. Já o ticket comprado presencialmente a validade dele é imediata, para o mesmo dia no caso do Classic ou para os próximos 2 ou 3 dias consecutivos, no caso dos passes Premium e Deluxe.

Outra dica: os passes não dão direto a entrada nas atrações, se pagas, porém ao apresentar o passe em algumas atrações você possui desconto. Todas elas ficam listadas na parte detrás do seu ticket. Vale conferir!

O ônibus City Sightseeing existe além da Cidade do Cabo, em Johanesburgo também, sendo uma outra ótima opção para o turista que vai também para essa outra cidade na sul africana.

4-) Outros passeios feitos pelo City Sightseeing na Cidade do Cabo

Cape Explorer City Sightseeing South Africa
Onibus Cape Explorer do City Sightseeing South Africa, que visita a praia de Boulders Beach. Foto: GC/Blog Vambora!

Além do red bus passando pelas 4 linhas, o City Sightseeing oferece outros passeios na Cidade do Cabo. São eles:

– Sunset Bus ou ônibus do por do sol: leva os turistas para a região de Signal Hill, famosa por ter um dos mais belos pores do sol da Cidade do Cabo. Todos que possuem os passes Classic, Premium ou Deluxe do City Sightseeing podem fazer esse passeio.

Os horários de saída desse ônibus variam ao longo do ano, de acordo com o horário do por do sol em cada época, por isso confira aqui exatamente o horário para quando estiver lá: https://www.citysightseeing.co.za/cape-town/timetables

Obs: Nesse passeio vale levar casacos, pois em qualquer época do ano, por ser um ponto mais alto da cidade, esfria bastante ao anoitecer. E quem quiser, vale levar algo para comer ou beber, pois não há muitos vendedores e estrutura de comidinhas na área de Signal Hill.

– Harbour ou Canal Cruise: como dissemos acima, quem compra os passes Premium e Deluxe também tem direito a um passeio de barco de graça. Se por acaso você tiver comprado o passe Classic ou quiser fazer somente o passeio de barco também dá para comprar o ingresso separadamente. Os horários variam também ao longo do ano, mas em geral os barcos saem a cada 20 minutos, a partir das 9h da manhã. Veja mais informações: https://www.citysightseeing.co.za/cape-town/products/cape-town-boat-cruises

– Cape Point e Penguins: a gente contou mais desse passeio aqui nesse post sobre o Cabo da Boa Esperança e Boulders Beach, nos arredores da Cidade do Cabo. São duas grandes atrações e vale muito a pena o passeio! Foi o melhor preço que encontramos e gostamos bastante do serviço, ainda que diferente do red bus dentro da cidade, esse seja um passeio tipo de excursão que dura o dia todo.

– Visita a vinícolas: a gente também deu mais informações sobre esse passeio nesse post sobre as Vinícolas da África do Sul, com roteiro e dicas. Nós não fizemos esse passeio, preferimos fazer por conta própria usando a própria linha roxa do City Sightseeing, mas quem quiser visitar as regiões vinícolas de Stellenbosch e Franschhoek e não só Constantia (onde passa o red bus, na linha roxa), pode valer a pena.

Para esses passeios de excursão, como a procura é grande, vale comprar direto o ticket pelo site ou presencialmente com pelo menos 1 dia de antecedência em algum dos escritórios to City Sightseeing na Cidade do Cabo.

E por fim, os free walking tours pelo centro histórico e região de Bo-Kaap, com suas casinhas coloridas, também podem valer a pena para quem quiser passear pelo centro da Cidade do Cabo, conhecendo mais profundamente sua história. O passeio é guiado e no fim cada um dá o que acha interessante como gorjeta. Há saídas diárias do próprio escritório do City Sightseeing na Long Street.

5-) Red Bus na Cidade do Cabo, vale mesmo a pena?

Cape Explorer Cidade do Cabo
Ônibus que faz passeios até Boulders Beach e Cabo da Boa Esperança. Foto: GC/Blog Vambora!

Sim, vale! Como o transporte público em Cape Town não é um dos melhores e mais variados, o City Sightseeing ajuda muito o turista circular pela Cidade do Cabo de forma eficaz, rápida e econômica.

Há outras formas de circular na cidade, como taxi, uber (bem comum por lá) e até alugando um carro, mas para quem quiser algo mais prático, focando em conhecer as principais atrações turísticas da Cidade do Cabo, o red bus realmente compensa bastante, sendo uma ótima maneira de conhecer e se deslocar pela cidade.

Todos os ônibus que pegamos estavam super limpos, sempre muito pontual de acordo com a tabela de horários, funcionários muito solícitos e dispostos a ajudar, e por terem muitos ao longo do dia, não pegamos em nenhum dia um ônibus lotado, sem lugar para sentar. Ou seja, serviço nota 10 mesmo! Vale a pena para quem estiver na Cidade do Cabo.

No próximo post, vamos dar dicas do nosso roteiro completo pela Cidade do Cabo, incluindo dicas de restaurantes, onde se hospedar e sugestões de passeios, dia a dia, nessa cidade maravilhosa da África do Sul. Vambora!

+ info: https://www.citysightseeing.co.za/

*** Veja mais dicas da ÁFRICA DO SUL e da CIDADE DO CABO no blog:
Visitando a Table Mountain na Cidade do Cabo: Todas as dicas para ir!
Vinícolas da África do Sul: nosso roteiro e dicas
– Atrações de Nelson Mandela na África do Sul para visitar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui