Relato de viagem: Visitando a Table Mountain na Cidade do Cabo – Todas as dicas para ir!

2
Table Mountain
Table Mountain, uma das maiores atrações da Cidade do Cabo, na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

A maior atração da Cidade do Cabo, na África do Sul, é a Table Mountain! Essa montanha com pouco mais de 1000 m de altitude, emoldura a Cidade do Cabo e possui vistas belíssimas, valendo demais a visita!

O único porém é que por mais que seja linda, a Table Mountain também é bem temperamental. Nem sempre é possível visitá-la devido as condições climáticas da região, que incluem muito vento e nebulosidade, o ano todo! Por isso, além de planejamento, para conseguir visitar a Table Mountain em CapeTown é preciso também um pouquinho de sorte….Todas as dicas para conseguir visitar esse cartão postal da África do Sul, você confere abaixo! Vambora!

Como visitar a Table Mountain na Cidade do Cabo

Cidade do Cabo Table Mountain
Cidade do Cabo, entre nuvens, da Table Mountain. Foto: GC/Blog Vambora!

O nome da montanha, vem do fato de que o seu topo é muito grande, com cerca de 3km de extensão, todo praticamente plano! Por isso, acaba parecendo mesmo uma grande mesa (traduzindo o seu nome do inglês). Aliás, é muito comum vê-la com muitas nuvens na parte superior, o que eles chamam na África do Sul de Table Cloth (ou “Toalha de Mesa”).

A Table Mountain faz parte de um parque nacional do mesmo nome, que engloba uma área bem grande dessa cadeia montanhosa da região, incluindo outros locais famosos, como o Cabo da Boa Esperança e a Boulders Beach, a linda praia dos pinguins na África do Sul, e que já contamos aqui no blog. Inclusive, a Table Mountain, entrou para a lista das novas 7 maravilhas do mundo!

Topo Table Mountain
No topo da Table Mountain. Foto: GC/Blog Vambora!

Além das vistas belíssimas da Cidade do Cabo, é impressionante chegar no topo da Table Mountain e dar de cara com aquele terreno imenso!! Aqui em cima, o clima é tão diferente que existe até uma fauna e flora própria do local.

A estrutura para os turistas é excepcional, incluindo desde restaurante, loja de conveniência, banheiro, mirantes com informações e trilhas. Essas são pavimentadas por praticamente todo terreno, pouquíssimo acidentado, o que facilita muito a vida do visitante para explorar o local.

Fauna Flora Table Mountain
Fauna e Flora da Table Mountain. Foto: GC/Blog Vambora!

Por ser tão grande, para quem quiser, há inclusive tours guiados pelo alto da montanha, que duram 30 minutos e são totalmente gratuitos. Eles ocorrem entre às 9h e 15h, todos os dias, saindo do terraço, logo abaixo do café da Table Mountain. Áudio Tours também estão disponíveis gratuitamente para quem baixar o aplicativo VoiceMap.

São boas maneiras de conhecer um pouco mais as curiosidades e história do local. E um bônus: lá em cima há wifi gratuito para os visitantes usarem, incluindo para baixar o app! Sensacional! 😀

1-) Como chegar na Table Mountain

Onibus City Sightseeing Table Mountain
Rota do ônibus City Sightseeing que vai para a Table Mountain, na Cidade do Cabo. Foto: GC/Blog Vambora!

O acesso para a Table Mountain pode ser via Cableaway, um bondinho que sobe em 5 minutos até o alto do platô, ou a pé, via trilhas.

Para quem quiser o acesso mais fácil pelo bondinho, é bem fácil de chegar, com acesso, via estação na base da montanha, da onde saem os bondinhos até o topo. Dá para chegar aqui desde:

  • Taxi ou Uber, de qualquer região da cidade, parando bem em frente do local de saída e bilheteria do bondinho.
  • Ônibus local, chamado de MyCiTi, cujas linhas 106, 107 e 110 param bem próximas da Table Mountain. Depois há um shuttle gratuito que leva os turistas do ponto final do ônibus até o local exato de saída do bondinho.
  • Usando os ônibus turísticos do City Sightseeing, aqueles ônibus vermelhos de 2 andares, que funcionam muito bem na Cidade do Cabo, e que na Table Mountain tem uma parada bem na frente da bilheteria do bondinho. Foi essa opção que usamos.
  • Carro alugado, mas como a opção de estacionamento é pequena, tem grandes chances de você estacionar muito longe da entrada do bondinho. Por isso, no próprio site oficial da Table Mountain eles recomendam as demais opções acima.

Já para quem quer subir a Table Moutain por trilha, existem algumas opções, de nível fácil até mais complicadas. A mais popular é a chamada Platteklip Gorge, cuja entrada fica também próxima do acesso ao bondinho, na Tafelberg Road. O pessoal do blog Casal Wanderlust fez essa trilha e conta tudo num ótimo post.

Para conferir todas as trilhas possíveis e ver todas as dicas para subir com segurança, vale conferir o site do Table Mountain Nacional Park, veja aqui: https://www.sanparks.org/parks/table_mountain/tourism/safe_hiking.php

2-) Ingresso para Table Mountain

Cableaway Table Mountain
Bondinho para a Table Mountain. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem vai subir de Cableaway, o bondinho, o ingresso tem preços diferentes, dependendo do horário que você vai fazer a visita, sendo: de manhã (das 8h-13h) ou a tarde (das 13h até o fechamento do local).

Esses são os preços dos ingressos (para julho/2018): adulto manhã (R293, ida e volta, e R151 apenas um trecho) ou adulto a tarde (R277 ida e volta, ou R151 apenas um trecho). Obs: Os preços estão em rands, moeda local da África do Sul. Crianças até 4 anos não pagam e de 4-17 tem desconto. Estudantes tem desconto na sexta feira para subir.

Os ingressos podem ser comprados na própria bilheteria do Cableaway ou online, pelo site oficial: https://www.tablemountain.net/

Table Mountain Cape Town
Vista de Cape Town da Table Mountain, entre nuvens. Foto: GC/Blog Vambora!

Muita gente dá a dica para comprar o ingresso online, pois você não precisa pegar a fila na bilheteria, apenas para subir no bondinho mas nós simplesmente não conseguimos comprar online. E olha que tentei vários cartões e simplesmente não deu certo.

Por isso, tivemos que comprar os ingressos na própria bilheteria do local, mas não pegamos nenhuma fila, porque fomos cedo. Essa é a principal dica para quem quiser comprar o ingresso para a Table Mountain na bilheteria local: chegue até umas 9h da manhã no máximo, se não as chances de ficar muito tempo na fila são grandes!

cableway table mountain Lions Head
No cableway para a Table Mountain, com vista para o Lion’s Head. Foto: GC/Blog Vambora!

Já se você conseguir comprar o ingresso com antecedência pelo site, ótimo! Como as condições climáticas no alto da Table Mountain podem mudar muito, o bom do ingresso é que ele é válido por 7 dias depois da compra. Então se por acaso você chegar num dia e o bondinho estiver fechado devido ao clima, você pode voltar nos próximos dias e tentar ir novamente.

Para não ter problemas, fique de olho no site da Table Mountain, o https://www.tablemountain.net/, pois ele sempre dá as condições mais atualizadas do tempo e manutenção do bondinho, inclusive dizendo se ele está aberto ou não naquele momento.

Alto da Table Mountain
Estrutura de serviços e trilhas fáceis no alto da Table Mountain. Foto: GC/Blog Vambora!

Pela nossa experiência, confira as seguintes dicas abaixo para comprar o ingresso para a Table Mountain:

  • Esteja preparado para ir “a hora que der” até a Table Mountain, pois é muito difícil prever como estará o clima lá em cima. Assim, não dá para planejar muito o dia ou hora exata de ir, tem que ver na hora mesmo.
  • A melhor coisa é ficar de olho no clima, através de sites e aplicativos de tempo, para ver como ele estará durante a sua estadia na Cidade do Cabo.
  • O complicado é que muitas vezes, o tempo em cima da montanha é bem diferente lá de baixo, o que pode complicar a visita.
  • Uma boa dica é: se o topo estiver cheio de nuvens, a chance da Table Mountain estar fechada é grande. Se não estiver, é bem possível que dê para ir! Para tirar a dúvida final, entre no site da Table Mountain para ver a situação do momento e decidir se dá ou não para subir até lá.
  • De manhã é quando o clima fica geralmente mais estável, sendo mais fácil de subir, porém a tarde, para ver o por do sol é o momento mais bonito.
  • Como você terá que escolher comprar o ingresso para manhã ou tarde, a melhor dica é comprar o ingresso na hora que você ver que as condições estão adequadas e ir direto para a base da montanha. Quem conseguir comprar online melhor, se não a melhor opção é logo que acordar conferir se o local está aberto e chegar antes das 9h na bilheteria.
  • Importante: o ingresso da manhã só pode ser usado para esse período, bem como o da tarde, por isso não vale a pena comprar o ingresso com muita antecedência.
  • Como o clima lá em cima pode ficar ruim por alguns dias, é meio que uma loteria mesmo: se as condições estiverem boas, vá para direto para a Table Mountain, se não é possível que você não consiga subir lá até o final da sua viagem, algo que acontece infelizmente com muita gente.
Vista Table Mountain
Placa indicando as vistas da Table Mountain, para a Cidade do Cabo. Foto: GC/Blog Vambora!

O que nós fizemos: no dia que chegamos em CapeTown o clima estava ótimo mas como era final da tarde, não ia dar tempo de deixar as malas no hotel e ir até a base da montanha e subir.

Bom, no dia seguinte a previsão era de tempo nublado, mas logo pela manhã, umas 7h fui conferir se o Cabeaway estava aberto no site da Table Mountain. Funcionando normalmente, partimos logo cedo (sem conseguir comprar o ingresso online) até a bilheteria, compramos e conseguimos subir.

Depois de uma 1h visitando, o tempo começou a piorar lá em cima e descemos. As filas já estavam imensas e uns 15 minutos depois o Cableaway fechou e ficou assim até o fim da nossa viagem por lá. Ou seja: se não tivéssemos ido naquele dia, provavelmente não teríamos conhecido o local. Tem que aproveitar mesmo para subir quando dá na Table Mountain!

Flores Table Mountain
Flores no alto da Table Mountain. Foto: GC/Blog Vambora!

Pelas fotos dá para ver que não foram as condições ideais, mas foi o que conseguimos! E juro: mesmo meio nublado, valeu a pena! O lugar é lindo, parece até um outro planeta, e a estrutura para o turista é excepcional!

Para quem vai subir por alguma trilha, não há custo nenhum, é de graça. É comum inclusive que as pessoas que subam até a Table Mountain por trilha, desçam de bondinho, se o cansaço pode bater. Lá em cima a bilheteria é bem mais tranquila, geralmente quase sem filas.

3-) Dicas finais para visitar a Table Mountain

Vista Cidade do Cabo Table Mountain
Vista da Cidade do Cabo da Table Mountain. Foto: GC/Blog Vambora!
  • A linha do ônibus turístico do City Sightseeing, que faz a parada na Table Mountain, é a vermelha, sendo a parada de número 7.
  • O horário de funcionamento do bondinho é:
Dias 1º horário de subida Último horário de subida Último horário de descida
16 – 31 January 2018 08h00 19h30 20h30
1 February 2018 – 31 March 2018 08h00 19h00 20h00
April 2018 08h00 18h30 19h30
1 May 2018 – 31 August 2018 08h30 17h00 18h00
  • O horário de encerramento do café e serviços lá em cima, são em geral meia hora antes do último bondinho a descer.
  • Mesmo em épocas de verão, leve sempre um casaco para usar lá em cima, pois em geral sempre venta e o local é bem mais frio do que na base.
  • O bondinho, faz um giro 360º enquanto sobe e desce, por isso não importa em qual lugar que você fique, sempre terá uma visão geral de toda a vista.
  • Se por acaso você comprar o ingresso e por questões climáticas não conseguir subir, eles fazem reembolso do ticket para você.
  • Se o clima estiver muito bom e puder escolher, vale ir no fim de tarde para conferir o por do sol, que dizem ser espetacular!

Uma atração linda, não tão fácil assim de visitar, mas que vale o esforço! Vambora para a Table Mountain na Cidade do Cabo!

+ info: https://www.tablemountain.net/

*** Veja mais dicas da CIDADE DO CABO no blog:
Vinícolas da África do Sul: nosso roteiro e dicas
12 Comidas típicas da África do Sul para experimentar
Atrações de Nelson Mandela na África do Sul para visitar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela matéria. Estive na África do Sul em 1999 e a rotação em 360 graus é uma das coisas mais bacanas do bondinho, nunca tinha visto isso antes, soube que existem apenas 3 assim no mundo todo. E o sistema é simples: o bondinho sobe reto, o que gira é o piso central gira assim como o prato interno de um forno de micro ondas quando está ligado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui