Viajante Gourmet: Vinícolas da África do Sul – Roteiro e dicas para conhecer!

2
Vinicola Groot Constantia
Degustação de vinhos da vinícola Groot Constantia na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

A África do Sul, já faz um tempo, tem ganhado fama por fazer ótimos vinhos. Hoje, é uma das 10 maiores produtoras de vinhos do mundo e perto da Cidade do Cabo ficam as maiores regiões vinícolas do país. O mais legal é que além de bons vinhos, as vinícolas da África do Sul proporcionam passeios incríveis, com locais de arquitetura e natureza única, além de muitas degustações e gastronomia de primeira!

Confira abaixo as dicas para conhecer algumas das melhores vinícolas da África do Sul, escolhendo quais visitar na sua viagem para o país. Vambora!

Vinícolas da África do Sul: dicas para ir e nossa experiência

1-) Um pouco sobre os vinhos da África do Sul

Rolhas de vinho Groot Constantia
Rolhas de vinhos da vinicola sul africana Groot Constantia. Foto: GC/Blog Vambora!

Os primeiros vinhedos da África do Sul foram plantados pelos holandeses da Cia das Índias Orientais, no século XVII. Mas a produção só passou a ser exportada e mais conhecida ao redor do mundo, somente com o fim do regime do apartheid, em 1994.

A região próxima da Cidade do Cabo, foi o local escolhido para as plantações, já que possui clima temperado, solo e altitude que proporcionam as melhores condições para produção de bons vinhos. Hoje, os centros de Constantia, Paarl, Stellenbosch, Franschhoek e Worcester, concentram as principais vinícolas da África do Sul.

Mapa regioes vinicolas da Africa do Sul
Mapa das regiões vinícolas da África do Sul próximas da Cidade do Cabo. Foto: Reprodução/Groot Constantia

A uva Pinotage é a mais famosa da África do Sul, pois foi criada especialmente lá, com o cruzamento das uvas Pinot Noir e Cinsaut (conhecida também como Hermitage), por isso o nome: “Pinotage”. Com sabor marcante, esse é um vinho tinto bem encorpado, ótimo para acompanhar carnes.

Outros tipos de uva que se deram muito bem em solo sul africano foram: a Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, além de brancos excelentes.

2-) As regiões vinícolas da África do Sul

Vinhedo da Vinícola Groot Constantia
Vinhedo da Vinícola Groot Constantia. Foto: GC/Blog Vambora!

As principais regiões vinícolas da África do Sul são:

  • Constantia: a mais próxima da Cidade do Cabo, apenas 20 minutos de carro do centro de CapeTown, é a região mais antiga de produção de vinhos da África do Sul, considerada “o berço do vinho sul-africano”. O ônibus City Sightseeing Cape Town possui um roteiro especial por vinícolas nessa região (confira mais detalhes e nossa experiência abaixo).
  • Paarl: É uma das principais portas de entrada para a Rota dos Vinhos, sendo lar da Nederburg, uma das mais famosas vinícolas da África do Sul.
  • Stellenbosch: Fica a cerca de 40km da Cidade do Cabo e possui uma das maiores quantidades de vinícolas da África do Sul. É um dos destinos mais famosos pelos apreciadores de vinho no país.
  • Franschhoek: Cidade cerca de 80km da Cidade do Cabo, histórica e super charmosa, faz junto com Stellenbosch, um dos passeios mais famosos da rota dos vinhos da África do Sul. Veja abaixo mais detalhes.
  • Worcester e Robertson Wine Valley: as regiões vinícolas mais distantes da Cidade do Cabo, mas ainda sim vale a visita, especialmente para quem deseja dormir na região e não somente um bate e volta desde CapeTown.

Existem centenas de vinícolas na região no total, e algumas oferecem tours, visitas e até mesmo hospedagem.

Quem tem pouco tempo, vale fazer os passeios nas regiões mais próximas da Cidade do Cabo, sendo Constantia e Stellenbosch + Franschhoek os passeios mais comuns.

Já quem tem mais tempo e quiser se aprofundar no mundo dos vinhos da África do Sul, vale viajar para as demais regiões, incluindo algumas pernoites.

3-) Passeio pelas Vinícolas de Constantia, Stellenbosch e Franschhoek

Groot Constantia
Arquitetura típica da vinícola de Groot Constantia na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

A melhor maneira de visitar as vinícolas da África do Sul é: ou contratando um passeio/tour ou fazer por conta própria, alugando um carro na Cidade do Cabo, até mesmo optando por dormir em alguma das vinícolas.

Nós fomos fazer o passeio pelas Vinícolas de Constantia, as mais próximas da Cidade do Cabo através do tour mais democrático e fácil: o do ônibus City Sightseeing (aqueles ônibus de 2 andares vermelhos, super famosos na Europa e surpreendentemente na África do Sul também).

Vinhedos com vista para a Table Mountain na região de Constantia
Vinhedos com vista para a Table Mountain na região de Constantia. Foto: GC/Blog Vambora!

O interessante do City Sightseeing Cape Town é que ele oferece muitas opções de rotas, além de excursões de um dia inteiro.

Comprando o passe comum, que vale de 1 a 3 dias, você consegue visitar a Cidade do Cabo em várias rotas, passando principais atrações da cidade, podendo fazer diversas paradas ao longo do dia, visitando as atrações do seu interesse.

Uma das rotas desse ônibus se chama “Purple – Wine Tour” e passa por 3 vinícolas de Constantia:

O caminho do ônibus, aliás, é lindo, com vistas para a Table Mountain e os vinhedos! Todas as três vinícolas oferecem tours e degustações nas propriedades e que não estão inclusas do passe do ônibus.

Degustacao de vinhos
Área de degustação dos vinhos na vinícola Groot Constantia. Foto: GC/Blog Vambora!

Para grupos grandes, é indicado fazer reserva dos tours, degustações e até nos restaurantes dentro das vinícolas. Para poucas pessoas, vale chegar com uma meia hora de antecedência para conseguir vaga no horário que deseja . Em geral os tours ocorrem em vários horários ao longo do dia. Vale conferir no site que cada vinícola para escolher o que deseja.

Nós, por exemplo, fizemos degustação de vinho e almoçamos na Groot Constantia, mas você pode fazer degustação na Groot, almoçar na Eagles’s Nest e depois fazer uma degustação de vinhos na Beau Constantia. Você que escolhe! Vale entrar no site de cada uma delas acima para saber mais informações sobre preços, horários, que estão sempre variando.

Vinho Groot Constantia
Vinhos da vinícola Groot Constantia: pra comprar e degustar. Foto: GC/Blog Vambora!

Nossa experiência na Groot Constantia foi ótima, onde fizemos o tour completo, que inclui visita a produção de vinhos e degustação.

A degustação é legal pois eles oferecem uma grande quantidade de vinhos de produção própria e um papel, para você ir marcando qual vinho gostou mais, as principais características de cada, aroma, cor, etc. Quem quiser, pode comprar os vinhos que mais agradaram no próprio local.

Vinicola Groot Constantia
Tour pela produção de vinhos na Groot Constantia. Foto: GC/Blog Vambora!

Aproveitamos que era hora do almoço para experimentar o restaurante da própria vinícola também. Há dois no local: o Jonkershuis e o Simons. O primeiro é um pouco mais requintado e o segundo um pouco mais cotidiano, ambos com bons preços.

Resolvemos ir no Jonkershuis pois lá eles servem uma comida típica sul africana, a Cape Maley, onde experimentei um curry maravilhoso e a tradicional sobremesa da África do Sul: o Malva Puding. Estava delicioso!

Cape Malay food
Cape Malay food, comida típica da África do sul no restaurante dentro da vinícola. Foto: GC/Blog Vambora!

O mais legal é que eles oferecem também outros tipos de passeios e degustações dentro da vinícola, incluindo até vinhos com chocolate! Vale conferir no site todas as opções:https://grootconstantia.co.za/experience/

Malva Pudding Africa do Sul
Malva Pudding, sobremesa típica da África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Todas as propriedades são lindas, com uma arquitetura própria local, influenciada pelos holandeses, como no caso da Groot Constantia, a mais antiga das 3 dessa rota

Vinicola Groot Constantia
Todo charme da vinícola Groot Constantia. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem quiser se aprofundar mais no mundo dos vinhos e tiver mais tempo, dá para fazer um outro passeio, também oferecido pela City Sightseeing, chamado de “Wine Tour and Tastings”, que vai para Franschhoek e Stellenbosch.

Esse passeio é de estilo excursão e dura o dia todo, saindo cedo de CapeTown e voltando no fim da tarde. Nele estão inclusas 2 degustações em vinícolas diferentes, a Backsberg Estate Cellars e a Vergenoegd Löw Wine Estate, além de visita as adegas e paisagens das duas regiões. Esse passeio sai toda segunda, quarta, sexta e sábado da Cidade do Cabo.

Produção de vinhos na Groot Constantia, a mais antiga vinícola da África do Sul
Produção de vinhos na Groot Constantia, a mais antiga vinícola da África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Pela nossa pesquisa esses dois são os passeios com melhor preço para as vinícolas próximas da Cidade do Cabo, mas é claro, se quiser você pode contratar empresas menores e mais exclusivas, mas em geral, com maiores preços pelo que vimos ou ir por conta própria alugando um carro.

Nós pessoalmente gostamos muito do serviço, qualidade e pontualidade dos ônibus da City Sightseeing e pelo preço, perto de outras empresas que pesquisamos, é mesmo imbatível. Para quem está começando a conhecer o mundo dos vinhos foi ótimo.

Tour na vinícola para conhecer a produção de vinhos da África do Sul
Tour na vinícola para conhecer a produção de vinhos da África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem quiser também dá para alugar um carro na Cidade do Cabo e visitar as vinícolas, fazendo degustações por conta própria. O único porém é que sempre o motorista da rodada não poderá beber nada…

Entre as outras vinícolas super bem recomendadas e que vale conhecer próximas da Cidade do Cabo estão: a Nederburg (uma das mais famosas de todo país, em Paarl), a Warwick em Stellenbosch (que oferece uma experiência de wine safári!) e a Spice Route (repleta de atrações que além do vinho, inclui degustação de cerveja, chocolate, sorveteria e muito mais, também em Paarl). Confira a localização delas no mapa mais acima.

Arquitetura Groot Constantia
Arquitetura da vinícola Groot Constantia. Foto: GC/Blog Vambora!

E essas são só algumas opções que conhecemos! Nós não tivemos tempo para ir na região de Stellenbosch, mas se você adora vinhos, vale a pena separar um tempo para visitar, já que lá são encontradas algumas das melhores vinícolas da África do Sul. A Bruna do blog Expressinha viajou para região e tem um ótimo post com as 5 Melhores Vinícolas em Stellenbosch para conhecer.

E você, foi em alguma outra vinícola da África do Sul que gostou? Deixe seu comentário abaixo para ajudar os outros viajantes!

Preciso ser honesta: quando fui para África do Sul já tinha ouvido falar da qualidade do vinhos, mas não tinha ideia do tamanho da produção e da beleza da das vinícolas! É muito lindo, gostoso e vale a pena mesmo visitar, até mesmo quem não entende nada de vinhos! Numa próxima viagem, quero dedicar mais tempo na região, porque é uma experiência super gostosa mesmo.

Vambora então experimentar o melhor do mundo dos vinhos na África do Sul!

*** Veja mais dicas da ÁFRICA DO SUL no blog:
Comidas típicas da África do Sul para experimentar
Pondoro Game Logde, nosso safári na África do Sul
Safári na África do Sul: Dicas e dúvidas!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui