Relato de viagem: Pondoro Game Logde, nosso safári na África do Sul

4
Um dos quartos do Pondoro Game Lodge, onde fizemos nosso safári na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Escolher qual safári fazer na África do Sul, talvez seja a principal dúvida e questão entre a maioria dos viajantes que vão para o país. Essa é uma experiência única de viagem, repleta de opções e fazer a melhor escolha para seu perfil (e bolso) envolve várias questões.

Depois de muito pesquisar, nós escolhemos fazer nosso safári na África do Sul no Pondoro Game Lodge, uma reserva privada perto do Kruger Park. E não poderia ter sido melhor: a experiência toda foi fantástica, do hotel até os safáris em si e recomendamos muito!! Todos os detalhes você confere abaixo:

Pondoro Game Logde, nosso safári na África do Sul

1-) Sobre o Pondoro Game Lodge

Safári na África do sul, no Pondoro Game Lodge
Safári na África do sul, no Pondoro Game Lodge. Foto: GC/Blog Vambora!

É um lodge na África do Sul (nome dado a maioria de hotéis de safári na África), às margens do Rio Olifante, dentro da reserva privada Balule, com tamanho de 50.000ha, localizada ao lado e conectada ao parque nacional Kruger (veja no mapa abaixo).

Mapa localização Pondoro Game Lodge

Um dos grandes atrativos do Pondoro é o fato de estar dentro dessa reserva privada, em que não há fronteiras físicas com Kruger Park. Ou seja: os animais circulam livremente entre as reservas, aumentando tanto o número, como a chance de vê-los.

Safari Africa do Sul
Leão durante um safari na África do Sul: inesquecível! Foto: GC/Blog Vambora!

Outro fator importante na escolha do hotel: essa região é lar de todos os BIG 5, os cinco mamíferos selvagens de grande porte, mais difíceis de serem caçados pelo homem – e objetivo maior de todo safári encontrar. São eles: leão, elefante, rinoceronte, búfalo e leopardo.

Girafa e zebra durante safári na África do Sul.
Girafa e zebra durante safári na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Outro ponto a favor: é uma área livre de malária, bem como repleta de vida animal abundante, especialmente por estar de frente para um rio, o Olifante, lar de hipopótamos, e diversos outros animais que vão lá beber água.

2-) Sobre os quartos e estrutura do hotel

Suite Rock no Pondoro Game Lodge
Lindas e imensas suites do Pondoro Game Lodge. Foto: GC/Blog Vmabora!

Dentro da reserva Balule há 11 lodges, com diferentes perfis. O Pondoro Game Lodge é considerado um hotel 4/5 estrelas, com apenas 8 chalés tradicionais mas com decoração moderna, totalmente inseridos e parte da natureza local, sendo que cada chalé possui uma decoração e tema diferente.

Há mais ainda uma acomodação especial, uma “casa da árvore” em que é possível passar algumas noites para conseguir ver ainda mais de perto animais.

Rock Suite Pondoro Game Lodge
Rústica por fora e mega confortável e linda por dentro. Foto: GC/Blog Vambora!

Nós ficamos no chalé “Rock” e amamos!! Lindo! Além da parte interna, com uma mega cama, área de estar e super banheiro (com banheira), todos os quartos possuem uma varanda imensa com chuveiro externo e jacuzzi, de frente para o rio. Ou seja, até mesmo do quarto ou relaxando da varanda você consegue ver animais selvagens de perto!

Como são poucos quartos e pessoas, é considerado um lodge excelente para ir a dois, já que é bem privativo. Obs: Não são aceitos menores de 12 no Pondoro Game Lodge.

Varanda quarto rock
Varanda do quarto com jacuzzi e vista do rio, repleto de animais como hipopótamos! Foto: GC/Blog Vambora!

Essa privacidade é vista desde nos chalés, distantes e bem separados uns dos outros até durante as refeições, que são todas inclusas e são feitas apenas entre os hóspedes, fato que não é tão comum em outros lodges (quando normalmente todos os hóspedes que fazem safári juntos, também fazem as refeições juntos na mesma mesa, junto também com os guias – o ranger e o tracker).

Babuino no Pondoro Game Lodge
Visita da mãe e filhote de babuíno na nossa varanda do hotel. Foto: GC/Blog Vambora!

Além dos safáris (2 por dia, veja mais abaixo), eles oferecem serviço de massagem e spa, academia, loja, piscina, adega, bar e restaurante além passeios a pé pela região, sempre guiados e protegidos por um guia local, para conhecer mais a natureza no entorno do hotel, especialmente o rio, repleto de hipopótamos! Deu para ver eles super de perto e com segurança!!

Banheira Pondoro Game Lodge
Banheiro imenso e banho de banheira com vista para o rio e savana, cheio de animais! Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, como não há nenhuma proteção ou cerca no lodge, a noite, eles pedem sempre para que ao caminhar dos quartos até a sede do hotel, seja chamado um funcionário que possa acompanhar e garantir a segurança em todo caso. Vai que tem um elefante ou hipopótamo passeando por lá a noite também…

Detalhes Pondoro Game Lodge
Detalhes: produtos da própria África do Sul e sempre uma folha do local, na delicadeza da decoração. Foto: GC/Blog Vambora!

De toda forma, mesmo no meio desse ambiente natural e selvagem, é tudo muito confortável, lindo, um luxo possível e acessível, criando uma proximidade e uma experiência inesquecível com a natureza.

2-) O que está incluído na estadia no Pondoro Game Lodge

Pondoro Game Lodge
Área das refeições no Pondoro Game Lodge, de frente para o rio. Foto: GC/Blog Vambora!

No pacote que fechamos estava incluído praticamente tudo: hospedagem, todas as refeições e safáris, o que é o mais comum na maioria dos lodges na África do Sul.

São dois safáris por dia, sendo um logo pela manhã e outro a tarde (veja mais abaixo detalhes), com refeições e lanches ao longo do dia.

Girafa safari
Girafa vista durante um dos safáris. Foto: GC/Blog Vambora!

Como o primeiro safári começa bem cedo (em geral às 6h/7h da manhã), eles oferecem um desjejum antes (com café, pães, frutas) e depois o café da manhã completo, todo a la carte, com você podendo escolher o que quiser comer e beber de um cardápio delicioso (incluindo ovos, de vários tipos), pratos, doces, frutas, enfim, uma variedade imensa de coisas gostosas.

Cafe da manha Pondoro Game Lodge
Café da manhã delicioso do Pondoro Game Lodge, na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, um dos diferenciais e pontos altos da estadia é a gastronomia do Pondoro, de altíssima qualidade, que mistura a cozinha tradicional africana com a européia, criando um cardápio e qualidade incrível em todas as refeições.

E como o café da manhã principal acontece mais tarde, depois de retornar do 1º safári (por volta das 10h), eles oferecem um almoço/lanche mais leve, lá por volta das 14h/15h e depois da volta do 2º safári do dia, o jantar.

Lanche Pondoro Game Lodge
Lanches e comidinhas no Pondoro Game Lodge. Foto: GC/Blog Vambora!

Tanto o almoço, como o jantar são também a la carte e eles perguntam antes se você tem alguma preferência ou restrição alimentar, além de perguntar todo dia o que deseja numa série de opções que mudam todos os dias, tudo sempre delicioso, passando por entrada, prato principal e sobremesa.

Pondoro Game Lodge
Área social do Pondoro Game Lodge na Africa do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

O ambiente também onde ocorriam as refeições era lindo, num terraço de frente para o rio, coberto pela sombra das árvores. A noite, apenas poucas luzes internas e velas iluminavam as mesas. Completamente lindo e ao mesmo tempo próximo com a natureza.

Jantar Pondoro Game Lodge
Sobremesa durante jantar no Pondoro Game Lodge, tudo delicioso e com serviço super atencioso. Foto: GC/Blog Vambora!

Durante os próprios safáris também, de manhã e a noite, eles oferecem uma experiência maravilhosa: uma espécie de piquenique no meio da savana, com comidinhas e bebidas enquanto se observa a natureza. Uma experiência inesquecível!!

3-) Como são os safáris e como é a experiência com os animais

Safari Pondoro Game Lodge
Momento “sendo encarados” de perto por um elefante durante safári no Pondoro. Foto: GC/Blog Vambora!

Como falamos acima, são 2 safáris por dia: um pela manhã e outro a tarde. O da manhã sai por volta das 6h/7h e a tarde às 15h/16h.

Eles duram por volta de 3/4h, dependendo do que é visto e até onde se vai, já que a área do safári é imensa (a reserva privada Balule, tem tamanho de 50.000ha). Geralmente faltando 1h para terminar, em ambos horários eles oferecem esse piquenique no meio da savana, usando uma mesa ou o próprio veículo como apoio, com comidinhas e bebidas.

Cafe da manha safari
Café da manhã no meio da savana, durante o safári. Foto: GC/Blog Vambora!

São sempre lugares seguros, escolhidos a dedo pelo ranger, de acordo com a movimentação dos animais. É uma hora que dá para descer do carro, caminhar e realmente sentir a natureza em volta. Todo carro possui uma arma apenas em casos e situações extremamente extremas de perigo de visitantes e animais.

Sidra Savanna South Africa
Uns bons drinks no safári no fim de tarde. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás em relação a segurança: me senti muito, mas muito segura mesmo o tempo todo. Cada safári é feito em carros, abertos (sem cobertura), guiados por um ranger (o motorista) e o tracker (que vai num banco, na frente do carro), para visualizar os animais, seguir pegadas, etc.

Ter um bom ranger e tracker é essencial para conseguir ver bem os animais, tanto como ter mais informações sobre eles, como vivem, seu comportamento. Em todos os safáris, cada carro sai do lodge com no máximo 6 pessoas e vai para locais diferentes da reserva para procurar animais.

Safari na Africa do Sul
Tracker e Ranger em ação, procurando pistas dos animais durante o safári. Foto: GC/Blog Vambora!

Cada ranger, durante os safáris, vai se comunicando com os outros, para avisar se viu algum animal ou pista, especialmente dos BIG 5, já que são os mais difíceis de se encontrar. O mais legal é que nunca muitos carros se aglomeram em torno dos animais, no máximo 2, extremamente ao contrario do que acontece no Kruger por exemplo, em que muitos carros vão se juntam ao se avistar animais.

Safari Pondoro Game Lodge
Sempre poucos carros de cada vez ao encontrar os animais. Foto: GC/Blog Vambora!

Então os animais não se estressam, é tudo muito natural e bonito. E como você está numa reserva privada, os carros dos lodges, todos 4×4, conseguem sair das estradas principais e procurar os animais onde quer que eles estejam. Muitas vezes demos sorte de ver nos próprios caminhos de terra alguns bichos, mas muitas vezes tivemos que ir literalmente atrás, no meio do mato para vê-los, isso sempre dentro dos carros. E essa acaba sendo a parte mais emocionante.

Safari elefante
Acompanhando o elefante durante o safári. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, desde o primeiro safári, o ranger, com quem você terá mais contato nos safáris, passa informações de segurança, como não falar alto, nem gritar quando ver ou estiver perto de algum bicho, nem muito menos sair do carro. São indicações e eles deixam claro que se você burlar isso, eles não podem ter controle, nem se responsabilizar pela situação. Ou seja, você está num meio natural com animais selvagens, saiba respeitá-los, pois o estranho naquele meio ambiente é você.

Leao Safari
Olha o leão logo ali!! Foto: GC/Blog Vambora!

Com tudo isso, a experiência com os animais é muito próxima. Conseguimos ver, por exemplo, leões várias vezes bem de perto, elefantes, rinoceronte, além de muitos outros animais como girafas, zebras, antílopes, gnus, crocodilos, macacos, etc. Conseguimos ver 4 dos BIG 5, só faltou o búfalo, que na época que fomos (novembro) estava migrando para outras partes do parque com mais água.

Hipopotamos safari
Hipopotamos no Pondoro Game Lodge. Foto: GC/Blog Vambora!

Ou seja, esteja preparado para ver muitos animais, mas os BIG 5, tem que procurar mesmo para conseguir ver, especialmente de perto! O leopardo, por exemplo, um dos mais difíceis, conseguimos ver só a noite, na volta de um dos safáris e foi super de relance, porque o bicho é mesmo muito rápido!

Mas novamente: sabendo que você está num local onde existem todos os BIG 5 já é um bom começo, se não, parte essencial para um bom safári. Porque ir a África para não conseguir ver nenhuma animal ou poucos, não faz muito sentido. Por isso, investir numa boa reserva é muito importante.

Crocodilo Safari Africa do Sul
Crocodilo, durante safári. Foto: GC/Blog Vambora!

E para quem acha que é cansativo, as 3h/4h passavam voando! Os veículos, novos, ainda que abertos, são muito confortáveis, todos 4×4 e com sistema de amortecimento, já que o terreno lá é 100% de terra, sem contar locais fora das estradas abertas em que entrávamos literalmente no meio da savana. Como alguém que tem problema nas costas, posso afirmar que além de dirigir bem, o carro era mesmo muito confortável.

Safari Pondoro Game Lodge
Leoas vistas durante safári no Pondoro Game Lodge na Africa do Sul: literalmente pararam no meio do caminho. Foto: GC/Blog Vambora!

E embora abertos, no começo e fim do dia, havia sempre mantas com capuz para nos protegermos do frio dentro dos carros. Todas limpas, não havia lixo em nada, tudo perfeito! Realmente excelente.

5-) Como chegar, valores e dicas finais do Pondoro Game Logde

O Pondoro Game Lodge, fica na reserva Balule e pode ser acessado via Johanesburgo de carro ou avião. De carro, são mais ou menos 6h então o que compensa mesmo é pegar um avião de Johanesburgo e descer no aeroporto de Hoedspruit, onde basta combinar com um transfer, podendo ser do próprio hotel para te buscar.

South african airlines express
Avião da South African para o aeroporto de Hoedspruit. Foto: GC/Blog Vambora!

O aeroporto não é muito grande, é simples, mas atende bem a região, onde estão localizados diversos lodges, incluindo o Pondoro. O embarque e desembarque se dá direto na pista onde numa área logo ao lado já ficam os veículos dos lodges, esperando os hóspedes.

Nós voamos pela própria South African Airlines (mesma empresa que viajamos do Brasil para África do Sul). Mesmo sendo de hélice, era um avião grande e foi bem tranquilo o voo, que dura por volta de 1h.

Sobre os valores das diárias, eles podem ser vistos para época que deseja ir aqui: http://bit.ly/pondorobooking

Rinoceronte no safári no Pondoro Game Lodge, na África do Sul
Rinoceronte no safári no Pondoro Game Lodge, na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Importante que como a maioria dos lodges da região, o pacote mínimo que eles fecham é de pelo menos 2 noites, incluindo safari, hospedagem e refeições. As bebidas alcoólicas das refeições podem estar incluídas ou não dependendo do pacote.

Perto de outros lodges mais famosos, como o Sabi Sabi, por exemplo, o preço é excelente, ainda que continue não sendo barato, como a maioria dos hotéis em reservas privadas na África do Sul. Mas pelo que oferecem, todo serviço, conforto e qualidade, o Pondoro Game Lodge é um dos melhores custo X benefícios que encontramos, por isso fomos para lá.

Por do sol na savana africana
Por do sol na savana africana. Foto: GC/Blog Vambora!

Existem muitas opções, muitas vezes mais baratas e mais caras, por isso pesquisar um bom lodge na África do Sul é essencial. Na nossa pesquisa encontramos desde locais bem mais caros (o Sabi Sabi por exemplo) e outros mais em conta (como o Kapama). Pelo preço, o Sabi Sabi já foi vetado, ai ficamos na dúvida entre o Pondoro e outros como o Kapana e o Black Rhino.

O que é muito importante ver para se decidir, além do preço: o tamanho da reserva e se é cercada. Reservas privadas pequenas ou com cercas, a sensação é de estar muito mais num zoológico do que num safári, já que os animais são sempre os mesmos e acabam tendo um comportamento e rotina não natural.

Safari Pondoro Game Lodge
Leão dormindo, visto durante safári. Foto: GC/Blog Vambora!

Outro fator importante: o número de quartos dentro do lodge, em proporção a área do safári. Hotéis muito grandes, tendem a juntar muito mais pessoas num mesmo veículo e a gerar um safári muito mais impessoal e distante que lodges menores. Se a reserva for bem grande, a chance de ver outros carros e pessoas diminui, mas se pequena, você pode até encontrar trânsito e filas para ver os bichos mais de perto.

Pondoro Game Lodge
Pondoro Game Lodge na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Considerando tudo isso e qualidade do serviço, acabamos escolhendo o Pondoro e como disse acima, a experiência foi maravilhosa, superando qualquer expectativa. Para quem busca uma proximidade com os animais, ver a natureza de perto e intocada, sentir emoção, com conforto, qualidade e serviço nota mil, com bom custo X benefício, o Pondoro é mesmo uma indicação que fazemos! Inesquecível!

No próximo post, vamos dar dicas para fazer um safári na África do Sul, não só em reserva particular, mas opção de self drive (dirigindo por conta própria), sobre como se vestir, o que levar, se vale a pena ir com crianças, questão da malária e muito mais.

Vambora para África do Sul!

+ info: https://pondoro.co.za e valores e reservas pelo Booking http://bit.ly/pondorobooking

*** VEJA MAIS DA ÁFRICA DO SUL NO BLOG:
Vambora para África do Sul!
Destinos de viagem para 2018: sugestão de roteiros e ideias

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


4 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Reservei o pondoro por recomendação do blog! Como vocês se deslocaram entre o aeroporto e o lodge? Estou achando o transfer do hotel um pouco caro… Obrigada desde já!

    • Olá Renata,
      Que legal! Espero que você ame tanto o safari no Pondoro e toda a estrutura do hotel como nós gostamos!
      Nós fizemos o transfer privativo do aeroporto de Hoedspruit para o Pondoro pela empresa https://www.eastgatesafaris.co.za/ Eles foram ótimos.
      Dê uma olhada com eles o valor.
      Depois conte aqui o achou de toda a experiência!
      Uma ótima viagem!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui