Viajante Gourmet: Brunch em São Paulo – 8 lugares para ir sem gastar muito

1
Brunch em São Paulo no Café Habitua
Brunch em São Paulo no Café Habitual. Foto: GC/Blog Vambora!

Brunch é uma refeição que serve tanto de café da manhã reforçado como almoço mais leve. Inclusive, a origem da palavra brunch é a abreviação das palavras em inglês “breakfast” + “lunch”, você sabia?

Famoso especialmente nos Estados Unidos, essa refeição foi ganhando espaço em outros países, incluindo aqui no Brasil, especialmente na capital paulista! Tanto que tomar brunch em São Paulo, hoje em dia, não é só possível como um programa delicioso para se fazer na cidade, com opções para todos os gostos e bolsos.

padoca do mani
Padoca do Maní, um dos lugares mais famosos para tomar café da manhã e brunch em São Paulo. foto: Divulgação

Eu que sempre gostei dessa refeição mais preguiçosa, fiquei super feliz quando vi cada vez mais e mais lugares em São Paulo servindo essa opção e não só os finais de semana, quando geralmente é mais comum. E para quem acha que isso é moda ou algo muito caro, vai se surpreender com essa lista de restaurantes deliciosos para se ir abaixo. Vambora tomar brunch em São Paulo!

+ Veja mais: Onde ficar em SP –
Hotéis bons, bonitos, baratos e bem localizados

Brunch em São Paulo: 8 lugares para comer bem sem gastar muito!

1-) Fioca

Cafe da Manha Fioca Sao Paulo
Café da manhã/brunch no Fioca. Foto: GC/Blog Vambora!

O centro de São Paulo tem cada vez mais novidades e a Fioca foi uma das boas descobertas que fizemos no final do ano passado. Localizado no bairro de Santa Cecília/Vila Buarque, o lugar é uma mistura de café e confeitaria, comandada pela chef Regina Paula.

Com ingredientes naturais e preferencialmente orgânicos, num ambiente super acolhedor, você consegue provar bolos incrivelmente leves, gostosos, de altíssima qualidade, incluindo opções sem açúcar. Aliás, como a cozinha é aberta, é hipnotizante ver a Regina fazendo os bolos, com todo cuidado e precisão.

Fioca confeitaria em SP
Bolos lindos são servidos também! Foto: Ilana Lichtenstein/Divulgação

Além dos doces, eles servem um pão de queijo excepcional, panquecas, tortas e até alguns pratos para almoço durante a semana. Porém no sábado, o café da manhã/brunch deles é o que vale mais a pena: por R$ 33,00 você escolhe um prato salgado, suco, bolo e opção de café. É um excelente custo x benefício, com todos os pratos muito bem servidos.

Como já fui algumas vezes, minha opção favorita do menu do café da manhã do Fioca é: ovos mexidos com pão artesanal integral, suco de frutas vermelhas, bolo de cenoura, capuchino (o mais cremoso que já provei, receita da família da chef) e se a fome estiver grande um pão de queijo extra. Pronto, uma ótima maneira de começar o dia! Veja mais: https://www.instagram.com/fiocacs/

+ Veja mais: Aluguel de carro em São Paulo, veja quando vale a pena

2-) Botanikafé

brunch Botanikafe SP
Um dos pratos de brunch do Botanikafé em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

No Botanikafé o brunch é servido todos os dias, com pratos que saem do usual café da manhã de padaria que geralmente conhecemos. Focado em bowls e tostadas, o menu inclui pães com os mais variados acompanhamentos: de ovos, passando por avocado, bacon, pastrami, queijo, salmão, vegetais, etc, numa grande variedade de combinações deliciosas.

Para quem gosta de algo mais doce, os bowls são a melhor opção, com muitas frutas, açaí, cereais, smoothies, etc montados de forma espetacular! E se você quiser algo mais simples, sanduíches, pão de queijo, pão na chapa, etc, também estão no cardápio.

Além de bem servido e com sabor delicioso, os pratos são lindos! Vale fazer um clique para não esquecer e compartilhar com todos os amigos a dica! Há duas unidades, umas no bairro dos Jardins e outra no Butantã com mais clima de praia. Veja mais: https://www.instagram.com/botanikafe/

+ Veja mais: O que fazer em São Paulo – 10 programas de GRATUITOS

3-) Café Habitual

Ovos Beneditinos Cafe Habitual Sao Paulo
Ovos Beneditinos no Café Habitual em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Outro lugar para tomar brunch em São Paulo a qualquer hora do dia e da semana! Num ambiente super moderno, o Café Habitual consegue inovar em pratos famosos de brunch, com um “quê” e tempero a mais.

Um ótimo exemplo disso são os Ovos Beneditinos numa versão turca, com páprica e molho de iogurte. Para mim, o prato mais gostoso da casa! Outros deliciosos e diferentes também são o David Hash (prato típico de brunch nos Estados Unidos com batatas), além de pão de banana e doces que fazem os olhos brilhar!

Além do endereço nos Jardins, eles abriram recentemente uma unidade no Shopping JK Iguatemi. Um lugar para se surpreender e comer muito bem! Veja mais: https://www.instagram.com/cafehabitual/

+ Veja mais: Dicas para usar e circular no trem e metrô de São Paulo

4-) Modernista Coffee Stories

Modernista Coffee Stories Republica Brunch
Brunch no Modernista Coffee Stories no centro de São Paulo. Foto: Divulgação

Outra opção no centro de São Paulo, o Modernista Coffee Stories é uma mistura de café e loja de plantas que anda fazendo muito sucesso em São Paulo. Só que aqui, essa mistura que parece a princípio estranha, acaba fazendo muito sentido já que a inspiração do local é o paisagista paulistano Burle Marx.

Bem próximo do edifício Copan, é um lugar para ir com calma e tomar um brunch sem pressa numa das mesas super divertidas do local. Entre os pratos, há desde opções mais “básicas” como o pão de queijo na chapa com requeijão (com uma casquinha maravilhosa), até um delicioso queijo quente com compota de tomate no pão brioche, rabanada com salada de frutas, ovos com bacon e muito mais! E os valores justíssimos! Veja mais: https://www.instagram.com/coffeestoriessp/

+ Veja mais: Visita ao Edifício Martinelli no centro em São Paulo

5-) Padoca do Maní

Café da manha no Padoca do Mani
Café da manhã no Padoca do Maní. Foto: Divulgação

As filas no final de semana, há bastante tempo, não tem como mentir: a Padoca do Maní é um dos lugares mais famosos para tomar café da manhã e brunch em São Paulo.

Sob o comando da chef premiada Helena Rizzo, na Padoca do Maní são famosos os pratos mais básicos e famosos de café da manhã do brasileiro, todos feitos com maestria, como: o pão na chapa (sendo o pão feito na própria casa), ovos mexidos cremosos, empadinha que derrete na boca e uma cuca de frutas, doce típico do sul do Brasil, na qual a família da chefe é originária.

Dá para desde pedir os pratos separados, ou em alguns combos prontos, que incluem café, suco, etc. A unidade original é pequena, por isso no final de semana chegue cedo para evitar filas.

Em 2019, eles abriram um café maior dentro do Shopping Iguatemi que serve além do café da manhã/brunch, um ótimo almoço. Comida brasileira sem frescura e feita com muita qualidade! Veja mais: https://manimanioca.com.br/padocadomani/

Veja mais: Terraço Itália – Vista e restaurante incrível de São Paulo

6-) Urbe Café

Urbe Cafe
Urbe Café perto da Avenida Paulista. Foto: Divulgação

Numa travessa da Rua Augusta, uma das mais famosas de São Paulo, fica o Urbe Café, local extremamente democrático e que serve pratos deliciosos a qualquer hora do dia.

Porém, uma das estrelas do cardápio é o menu chamado de Brunch Urbe que acontece todos os sábados, domingos e feriados das 9h às 16h. Nele, por um preço fixo de R$ 24,00 por pessoa, você come um banquete que inclui uma bebida quente, um suco, torta salgada, ovos, pães, iogurte, granola, salada de frutas, além de bolo e acompanhamentos como geléia.

Pertinho da Avenida Paulista, pode ser um ótimo lugar para começar o seu dia antes de passear por São Paulo. Veja mais: https://www.urbecafe.com.br/

+ Veja mais: Roteiro completo para conhecer a Avenida Paulista

7-) Futuro Refeitório

Brunch no Futuro Refeitorio em Sao Paulo
Brunch no Futuro Refeitório em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Talvez um dos lugares mais diferentes e legais que abriu em São Paulo nos últimos tempos, o Futuro Refeitório é um misto de café e restaurante localizado num lugar que era um antigo estacionamento!

Futuro Refeitorio Sao Paulo
Vale a pena experimentar também os pães! Foto: GC/Blog Vambora!

O ambiente, totalmente descolado, já atrai os visitantes mas aqui o que brilha mesmo é o cardápio! Ainda que sirvam almoço e jantar, o café da manhã e brunch deles é demais! Pratos como granola caseira (com amêndoa, chocolate, lascas de coco e iogurte), ou a tostada de avocado, panqueca de milho, lingüiça inglesa com ovos e muito mais, são deliciosos! Aliás, para quem gosta de doce, não deixe de experimentar alguns pães feitos na casa, como o maravilhoso pain au chocolat! Veja mais: https://www.futurorefeitorio.com.br/

+ Veja mais: Volta ao Mundo pelos restaurantes de São Paulo

8 -) Café do SESC

Vista do SESC Avenida Paulista
Vista do SESC Avenida Paulista. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem quer ter uma experiência de tomar um ótimo café da manhã e brunch em São Paulo, sem gastar muito, ir no Café de uma das unidades do SESC é uma ótima opção!

Com um dos melhores preços de São Paulo, o Café do SESC existe em várias unidades pela capital, incluindo algumas bem famosas e que já viraram quase que cartões postais da cidade, como o SESC Avenida Paulista, o SESC 24 de Maio e o SESC Pompéia.

Cafe Sesc Avenida Paulista
Café do Sesc Avenida Paulista. Foto: GC/Blog Vambora!

Totalmente abertos ao público, o SESC possui uma agenda de serviços e cultura, que inclui ótimas exposições, shows e é claro, comida boa! No Café do SESC dá para pedir ótimos pratos como pão artesanal com geléia, tostadas, tábua de queijos e frios, suco, café, bolos e muito mais, com qualidade excelente e preços baixos.

Se puder, para fazer seu brunch mais especial, tente ir de manhã tanto no SESC Avenida Paulista ou no SESC 24 de Maio, onde você consegue comer com vistas incríveis de São Paulo! Veja mais: https://www.sescsp.org.br/servicos/26_COMEDORIA#/content=48cafeteria

Mirante e Cafe Farol Satander
Mirante e café no Farol Santander em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Saindo um pouco das opções de brunchs gostosos e com bons preços em São Paulo, existem outros lugares bem mais caros, mas que dependendo da ocasião (e bolso) vale a pena experimentar. São eles o brunch do Emiliano, o brunch do Mosteiro de São Bento e o do Café do Farol por Suplicy Cafés. Todos excelentes, mas com valores bem mais altos que os demais aqui da lista.

Agora fala para gente: qual dessas opções de brunch em São Paulo você gostou mais ou tem mais vontade de ir? Conta para a gente nos comentários! E se já foi em outro lugar que adorou e acha que vale a pena, compartilhe sua dica também!

O que importa é ir e começar o dia comendo muito bem em São Paulo! Vambora!

*** Veja mais dicas de SÃO PAULO no blog:
16 comidas típicas e restaurantes para experimentar em São Paulo
Farol Santander em São Paulo: todas as dicas para ir conhecer
9 Melhores lugares para ver São Paulo do alto!
TODAS as dicas de SÃO PAULO no blog

Planeje aqui a sua viagem!
SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui