Próxima viagem: Certificado Internacional de Vacinação emitido online!

0
Vacina de febre amarela certificado internacional
Certificado internacional de vacinação, com a vacina de febre amarela para viajar ao exterior, agora pode ser emitido também online! Foto: GC/Blog Vambora!

-> Post atualizado em setembro/2019

Uma ótima novidade para os viajantes acaba de ser lançada! Desde o final de janeiro de 2019, o Certificado Internacional de Vacinação pode ser emitido de forma online e impresso em casa! Ou seja, não será mais preciso ir num dos postos da ANVISA para emissão desse certificado que é essencial para os brasileiros entrarem em diversos países do mundo!

A novidade auxilia na redução da burocracia, tempo do viajante e também na demanda da própria ANVISA, com cada vez mais pessoas solicitando o certificado para viajar.

Para saber como funciona a emissão do Certificado Internacional de Vacinação de forma online, confira o passo a passo abaixo:

1-) Antes de emitir o Certificado Internacional de Vacinação é preciso ter tomado a vacina de febre amarela e ter o comprovante da vacinação em mãos.

Importante lembrar que para a vacina de febre amarela começar a ter efeito e ser válida para viajar, é preciso tomar pelo menos 10 dias antes de embarcar para o seu destino.

A vacina de febre amarela tem dose única e vale por toda vida. Pode ser tomada em postos de saúde do SUS ou em serviços de vacinação privados credenciados em todo o Brasil.

2-) Faça o cadastro para emissão do certificado online

Com a vacina tomada, para quem quiser emitir o certificado online e imprimir em casa, basta se cadastrar no Portal de Serviços do Governo Federal. Para quem não tem o cadastro ainda nesse site, basta clicar em “CRIAR CONTA” para ter o primeiro acesso, incluindo apenas seu CPF, nome completo, telefone celular e conta de email.

3-) Uma vez com o cadastro feito, envie os documentos necessários para emissão do Certificado Internacional de Vacinação

Uma vez com seu cadastro feito e logado no sistema do Portal de Serviços do Governo Federal, basta enviar pelo mesmo uma foto ou cópia digitalizada dos seguintes documentos:

– Cartão nacional de vacinação, que deve estar preenchido corretamente com: data de administração, fabricante e lote da vacina; assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina. Observação: todos esses itens são padrão na hora de receber o cartão quando tomar a vacina.

– Documento de identidade original com foto. São aceitos como documentos de identidade a Carteira de Identidade (RG), o Passaporte, a Carteira de Motorista válida (CNH). Para menores de 18 anos a certidão de nascimento é aceita.

Pronto! Basta enviar pelo portal do governo os documentos e num prazo de 5 dias úteis (cerca de 7 dias úteis para emissão da segunda via), você receberá por email o arquivo, bastando imprimir o seu certificado.

Como essa é uma novidade recente e o site do governo está recebendo muitos pedidos ao mesmo tempo, a ANVISA está falando que o processo de 5 dias, está levando atualmente cerca de 8 dias úteis, veja aqui a informação.

Uma dica que gosto de dar é deixar o certificado de vacinação sempre junto do seu passaporte, levando sempre que for viajar ao exterior. Isso pode evitar muitas dores de cabeça!

Lembrando que todo esse processo, tanto o presencial, como online é totalmente gratuito!

Por fim, informações importantes e dúvidas comuns sobre o Certificado Internacional de Vacinação:

  • Quem já possui o certificado emitido anteriormente num posto da ANVISA não precisa emitir um novo certificado. O que já possui é vitalício e pode continuar sendo usado.
  • A forma anterior de emissão do certificado (indo num dos postos da ANVISA), irá continuar valendo e funcionando. Veja aqui como funciona o sistema para receber o certificado de forma presencial: https://www.blogvambora.com.br/vacina-febre-amarela-viagem/
  • Se por acaso o sistema online do governo federal, para emissão do certificado, estiver fora do ar, o processo antigo, de ir num dos postos da ANVISA para gerar o documento é o indicado.
  • Para saber para quais destinos e países é necessário o Certificado internacional de Vacinação, confira esse post que já fizemos e que tiramos as maiores dúvidas dos viajantes sobre a vacina de Febre Amarela e o certificado: https://www.blogvambora.com.br/vacina-febre-amarela-viagem/

O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer esse serviço online e gratuito para emissão do Certificado Internacional de Vacinação, por isso essa é mesmo uma novidade para se comemorar! Menos burocrático, esse novo serviço promete mesmo ajudar a vida dos viajantes brasileiros. Vambora!

*** VEJA MAIS DICAS NO BLOG:
– Vacina de febre amarela, o que você precisa saber antes de viajar
Seguro de viagem internacional com desconto
Dicas para viajar em época de dengue, zika vírus e chikungunya

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui