Próxima viagem: Sky Airline – Veja como é voar com a companhia aérea

17
A320 sky airline
Avião A320 da Sky Airline. Foto: GC/Blog Vambora!

A SKY Airline é a segunda maior companhia aérea do Chile e foi a primeira low cost autorizada a operar voos internacionais no Brasil, começando a funcionar por aqui no final de 2018.

Inicialmente operou voos entre Rio de Janeiro (Galeão) e Santiago, depois passou a atuar também em São Paulo (Aeroporto de Guarulhos). Atualmente a companhia aérea atua em 7 cidades brasileiras conectando com a América Latina, sendo elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Conseguindo reduzir os preços das passagens entre o Chile e o Brasil, a SKY Airline realmente está mudando a forma como o brasileiro viaja para o Chile, tornando o país muito mais acessível e possível de visitar.

Assim, proveitamos uma viagem ao Chile e fomos conhecer e testar de perto a SKY Airline, voando de São Paulo para Santiago, com a nova frota de aeronaves A320neo, a mais nova e mais moderna da América do Sul.

Veja mais informações abaixo de como é voar com a companhia, além de dicas de comprar passagens baratas com a Sky Airline para viajar!

Sky Airline: como é voar com a low cost para o Chile

1-) Sobre a SKY Airline

Holger Paulmann, CEO da SKY Airline. Foto: SKY Airline/Divulgação
Holger Paulmann, CEO da SKY Airline. Foto: SKY Airline/Divulgação

Como falamos acima, a SKY Airline é a segunda maior companhia aérea do Chile (depois da LATAM) e foi a primeira low cost autorizada a operar voos internacionais no Brasil.

A empresa foi fundada em 2002 e em 2015 mudou sua estratégia no mercado da aviação, quando passou a atuar como a primeira companhia aérea low cost do Cone Sul, reduzindo as suas tarifas em torno de 35%!

+ Chip de viagem para usar no Chile: Veja as melhores opções!

Essa mudança permitiu além aumentar os voos internos no Chile, uma expansão internacional para países como Peru e Argentina, e em 2018 eles entraram no mercado brasileiro.

O primeiro voo da SKY no Brasil foi no Rio de Janeiro e depois em São Paulo. Atualmente eles atuam em 7 cidades brasileiras, sendo: São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Ela já foi escolhida, inclusive, como a melhor low cost da América do Sul pela Skytrax (o maior prêmio da aviação mundial)!

2-) Como funciona uma companhia aérea low cost

Foto: SKY Airline/Divulgação
Foto: SKY Airline/Divulgação

O conceito de companhia aérea low cost já é conhecido pelo mundo, especialmente nos Estados Unidos, Europa e Ásia, através de empresas como a Ryanair e Jet Blue.

No caso, essas empresas oferecem tarifas baixas, eliminando custos relativos a serviços tradicionais oferecidos aos passageiros, como: alimentação, divisão da aeronave por classes (executiva, econômica), assento marcado, bagagem despachada, etc.

Assim, o preço médio da passagem consegue ficar bem baixo, cabendo ao cliente escolher se deseja pagar mais, para ter alguns serviços extras (como os acima citados), sem que isso seja obrigatório.

+ Seguro viagem com desconto para Chile: Veja como fazer!

O objetivo então é oferecer um serviço barato, focando na tecnologia e segurança das aeronaves, bem como atendimento ao cliente, deixando amenidades e confortos, como itens extra, para conseguir baixar o preço da passagem. No caso da SKY Airline, por exemplo, todo serviço de bordo deve ser pago a parte.

3-) Como é voar com a SKY Airline

Voo da Sky Airline para o Chile
Voo da Sky Airline para o Chile. Foto: GC/Blog Vambora!

Nossa experiência voando com a SKY Airline foi no trajeto São PauloSantiago, ida e volta, num voo direto que dura por volta de 4h apenas.

As tarifas deles se dividem basicamente em 3 modalidades:

  • Tarifa Zero: a mais barata e simples, que inclui a passagem e uma bolsa de mão;
  • Tarifa Plus: tarifa intermediária que já inclui bolsa, bagagem de mão e despacho de 1 bagagem;
  • Tarifa Full: a mais completa que inclui tudo acima, mais assento preferencial, etc.

Importante dizer que ainda que você compre a tarifa mais básica (a zero) você pode sempre incluir posteriormente outros serviços na sua passagem, como despacho de bagagem ou marcar um assento. Nós fizemos essa viagem usando a Tarifa Plus.

Check-in e atendimento no aeroporto

Check in da SKY Airline no Aeroporto de Santiago
Check in da SKY Airline no Aeroporto de Santiago. Foto: GC/Blog Vambora!

Como nessa nossa tarifa não era possível escolher o assento (sem pagar antecipadamente por isso), optamos fazer o check in no próprio aeroporto de São Paulo e ver se conseguíamos pegar um assento na janela.

DICA: Quando for para o CHILE, na ida, procure pegar um assento do lado direito do avião, e na volta do lado esquerdo, para ter as visões mais bonitas da Cordilheira dos Andes!

No fim, deu tudo certo, estávamos em duas pessoas e conseguimos ficar juntos, pegando um assento na janela e um no meio.

Cordilheira dos Andes
Cordilheira dos Andes no avião. Foto: GC/Blog Vambora!

Todos os atendentes, tanto aqui no Brasil, como no Chile, foram muito educados e solícitos. Algo que realmente impressionou: a rapidez do atendimento, tanto na ida como na volta, com nenhuma fila para fazermos o check in.

Para viajar ao Chile é preciso apresentar alguns documentos e comprovantes, para ver mais informações, vale conferir

Embarque e voo

Aviao Sky Airline
Embarque no avião da SKY Airline para o Chile. Foto: GC/Blog Vambora!

Na ida nosso embarque com a SKY Airline foi muito tranquilo, sem nenhum atraso. Acabamos ficando nas fileiras da frente (de 1 a 5) que tem um pouco mais de espaço para as pernas do que no restante da aeronave.

Na volta, pegamos um assento comum, mais para o meio da aeronave, do modelo A320neo, a mais nova e mais moderna da América do Sul.

Apenas houve um atraso na hora de embarcar, devido um problema com a tripulação. O atraso de cerca de 40 minutos no embarque foi praticamente todo retirado durante o voo de volta, chegando de volta em São Paulo, apenas com 15 minutos de atraso do horário inicial.

Aviao A320 neo Sky Airline
Assentos com bom espaço no A320neo da SKY Airline. Foto: GC/Blog Vambora!

O avião em si, o A320neo, é bem confortável. Ainda que não haja entretenimento a bordo (apenas uma revista de bordo da empresa), tanto os assentos, como bandeja e espaço na frente são excelentes.

Como é um voo curto (de menos de 4h) a dica é: ou tente dormir (leve aquelas almofadas de pescoço para mais conforto) ou baixar músicas e sua série favorita no celular, tablet ou computador para assistir durante o voo. Há internet a bordo, mas como toda boa low cost, ela é paga.

Há um serviço de bordo, incluindo lanches, pratos, bebidas (inclusive alcoólicas), que podem ser escolhidas num cardápio e pagos na hora (com dinheiro – pesos ou dólar – ou cartão). Achei ótimos que pratos e sanduíches quentes, a tripulação esquentava na hora, a medida que os passageiros pediam.

A320 neo Sky Airline
Avião A320neo da Sky Airline. Foto: GC/Blog Vambora!

De graça mesmo, apenas água, que você pede e eles trazem um copo para você. Então caso você não queira pagar pelo serviço de bordo, vale levar algo para comer e beber no avião ou fazer uma refeição antes de embarcar.

Tanto na ida, como na volta, o voo foi muito tranquilo e passou rápido. Realmente não sentimos falta de um serviço de entretenimento, nem de serviço de bordo, o que realmente deixou claro que ter uma passagem realmente mais barata sem essas amenidades, valeu a pena, pois realmente não é essencial nesse tipo de voo curto.

Bagagem

Sky Airline bagagem
Espaço para bagagem de mão. Foto: SKY Airline/Divulgação

Dentro do avião há um bom espaço para bagagem de mão. Bolsas e mochilas pequenas podem ser colocadas embaixo do assento na sua frente.

Nossa passagem incluía poder despachar 1 mala de até 23 kg e o despache, tanto a retirada das mesmas (no aeroporto de Santiago e de São Paulo) foi rápida.

Para quem for viajar especialmente no inverno (com um volume e peso maior de roupas) e/ou for fazer uma viagem mais longa (de 1 semana ou mais, como foi nosso caso), vale investir na passagem da categoria PLUS, que permite despachar uma mala já no preço da passagem.

Caso você decida despachar na hora a mala ou ela ultrapasse o peso para ir a bordo, você vai pagar bem mais do que se tivesse já comprado a passagem já na categoria PLUS.

Voo Sky Airline
Voo da Sky Airline entre São Paulo e Santiago, no Chile. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem gosta, como nós, dos vinhos no Chile, vale mesmo a pena trazer algumas garrafas, especialmente de títulos que você não encontra por aqui. Eu pessoalmente trouxe 2 garrafas e despachei junto com minha mala e o peso ficou tranquilamente dentro do limite da minha tarifa da SKY, de 23 kg (poderia inclusive ter trazido mais! kkk).

De fato, na SKY, o limite para trazer vinhos, de acordo com o site oficial da companhia é de 5 litros de vinho em voos nacionais (dentro do Chile) e de 3 litros de vinho para voos internacionais.

+ Ensaio fotográfico em Santiago e outras cidades

Aliás, para quem não for despachar mala, como toda low cost eles são bem exigentes em relação ao peso e tamanho da sua bagagem. Se a sua não estiver de acordo com essas medidas, deverá despachar e pagar. Veja abaixo as medidas exatas:

  • Bolsa de mão: bolsa ou mochila com as medidas máximas de 25 x 35 x 45 cm, incluindo as rodas, bolsos e alças.
  • Bagagem de mão: mala de bordo com as medidas máximas de 25 x 35 x 55 cm, incluindo as rodas, bolsos e alças; e até 20 kg.

4-) Passagens aéreas pela SKY Airline

Voo Sky Airline CHILE
Voo da Sky Airline de São Paulo para o CHILE. Foto: GC/Blog Vambora!

Como falamos mais acima, a SKY Airline tem voos com saídas de 7 cidades do Brasil, são elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.

A quantidade de saídas depende muito de cada destino e também por temporada. Na alta temporada de neve, por exemplo, eles devem transportar 240.000 passageiros entre Brasil e Santiago.

Atualmente a frequência de voos da SKY do Brasil para o Chile é:

  • São Paulo e Rio de Janeiro têm frequência diária com um voo por dia, de segunda a domingo;
  • Florianópolis tem frequência de quatro vezes por semana, de sexta a segunda com uma saída por dia;
  • Porto Alegre é uma rota sazonal, tem voos de junho a setembro com frequência de três vezes por semana (segunda, quinta e domingo).

Para ver preços e comprar passagens, é possível desde adquirir no próprio site da SKY Airline ou ver em sites de busca de passagens, como o Vai de Promo.

Quem for adquirir no site da SKY, eles aceitam pagamento com cartão de débito e crédito, sem parcelamento, pois o valor é cobrado em dólar. Já em outros sites de compras de passagem brasileiros, é permitido o parcelamento no crédito sem juros e até outras formas, como PIX, com valores em Real.

+ Veja valores de passagens aéreas para o Chile

5-) Conclusões sobre voar com a SKY Airline

Voo Sky Airline
Voando com a SKY Airline. foto: GC/Blog Vambora!

Pelo que vimos, realmente o conceito de companhia aérea low cost valeu muito a pena pela SKY Airline. Ainda que serviços que estamos acostumados no Brasil (como serviço de bordo), não estejam inclusos, o valor, bem abaixo da passagem aérea, se comparado com outras companhias aéreas, realmente compensa.

O avião da SKY Airline que faz essas viagens ao Brasil, o A320neo, é bem novo e ainda que ofereça o básico, é confortável.

A viagem de menos de 4h entre São Paulo e Santiago foi tranquila, tanto na ida como na volta, com um ótimo atendimento dos funcionários da SKY, do momento do check in, até o embarque e dentro das aeronaves.

Para quem for viajar ao Chile e ainda estava em dúvida se valia a pena ou não viajar com a SKY Airline, pode acreditar: se você realmente quer economizar, vale muito a pena! Vambora!

*** O Vambora! teve apoio da SKY Airline nessa viagem ao Chile. Nossa opinião é de toda forma totalmente independente e foi baseada na experiência voando com a companhia.

*** VEJA MAIS DICAS DO CHILE:
Chip de celular no Chile: veja quais são as melhores opcões
Seguro Viagem para o Chile: Veja quais documentos precisa para viajar ao país
10 Comidas típicas do Chile para experimentar quando você for

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


17 COMENTÁRIOS

  1. Ola,
    Tudo bem?
    Adorei seu post!
    Vou em marco para de Santiago para Atacama com a Sky e estou com muitas dúvidas quanto a bagagem.
    Comprei duas passagens e adicionei uma mala de mão e uma mala despachada de 23kg, uma em cada passagem. Isso significa que no total vamos poder embarcar com: 1 mala de 23kg despachada e uma mochila com as medidas da bolsa de mao? Saberia me informar?
    muito obrigada1 :*

    • Olá Bruna, boa tarde!
      Que bom que gostou do post e está aproveitando as dicas aqui do Vambora! 🙂
      Sobre sua dúvida é isso mesmo: com essa franquia de bagagem que vc adicionou na sua passagem vc pode despachar agora uma mala de mão com até 23kg e levar uma bagagem de mão, nas medidas padrão e com até 10kg, dentro do avião.
      Boa viagem! E se quiser ver mais dicas do Chile aqui no blog, incluindo Santiago, Atacama, Lagos Andinos, etc, veja aqui posts com mais dicas: https://www.blogvambora.com.br/category/chile/

    • Oi Ana Carolina,
      No próprio site da Sky eles dizem o que está incluído ou não em cada passagem. Ao você escolher o tipo e o preço que deseja ele te mostra na hora e se quiser, se pode incluir mais coisas (reservar assento, despachar bagagem, etc).
      Boa viagem!

    • Oi Carolina,
      Leitor do blog tem desconto em Seguro viagem, Chip internacional, hotéis, etc. Da passagem precisa ficar de olhos nas promoções mesmo! Para conferir todos os descontos, dê uma olhada no final do post, que temos uma lista com todos disponíveis.
      Abs!

  2. Ola boa noite. É seguro comprar as passagens direto pelo site da Skyairline ou é melhor comprar por algum site br? Vi que e um pouquinho mais barato pelo próprio site mas não sei como funciona, se é seguro, se da pra parcelar.

    • Oi Polyana,
      É seguro sim! É uma companhia bem grande no Chile, atendendo muitos clientes dentro e fora do país. Sobre parcelamento não sei te dizer se eles fazem isso no site da empresa. Mas qualquer coisa pode fazer isso comprando de algum site do Brasil também, caso deseje.
      Uma dica é só verificar as condições de cancelamento e remarcação devido a pandemia! Ver esse ponto agora é essencial!

  3. Bom dia!
    Estou com uma dúvida cruel, vou viajar pela Sky airlines agora em julho, e não está incluso mala despachada, no site da sky vi que a mala de mão pode ter peso de até 20 kilos. Queria saber se é isso mesmo.

    • Olá Ana Cristina,
      Conferimos no site oficial da companhia e é isso mesmo: a bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões: 25 x 35 x 55 cm, incluindo as rodas, bolsos e alças; e até 20 kg.
      Boa viagem!

  4. boa noite muito bom post !
    tenho uma viagem marcada para o dia 7/07 /22 para Santiago pela sky as passagens comprei pelo site 123 milhas bom hoje 21/06 ainda não consegui fazer ckeck in ( ok talvez esteja muito cedo ) porem vejo muitos voos cancelados no site da empresa e um absurdo reclamações não respondidas . minha duvida com quanto tempo posso realizar check in ? sera que vou ter problemas

    • Olá Rafael!
      Que bom que gostou das dicas aqui do post! Geralmente dá para fazer o check in com 48h de antecedência na maioria das companhias aéreas. Geralmente a cia aérea manda um email avisando quando o check in pode ser feito, então sendo sua viagem só em julho, tem bastante tempo ainda, pode ficar tranquilo! 🙂
      E sobre problemas, nós não tivemos! Mas qualquer dúvida, vale sempre entrar direto em contato com eles!
      Boa viagem!

    • Olá Ana,
      Isso depende da aeronave. Até onde sabemos a Sky está voando para o Brasil, em 2022, com aviões Airbus A321neo e a melhor forma de ver os assentos das asas ou é na hora de marcar os assentos (onde as asas ficam indicadas no desenho), ou conferindo no site SeatGuru, que mostra o mapa dos lugares em diversos tipos de aviões.
      De toda forma, neste modelo de aeronave, em geral as asas ficam entra as fileiras 10 a 22.
      Boa viagem!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui