Lugares improváveis: Conhecendo a Vinícola Miolo no Vale do Rio São Francisco

2
Vinícola miolo Terranova
Vinicola Miolo Terranova no Vale do Rio São Francisco. Foto: TC/Blog Vambora!

Você sabia que no Nordeste se produz alguns dos melhores vinhos do Brasil? Bem longe dos famosos vinhedos na região sul, ficamos surpresos também ao conhecer a Vinícola Miolo Terranova, no Vale do Rio São Francisco, no meio da caatinga nordestina!

Esse lugar único do Brasil realmente é surpreendente e totalmente improvável! O solo seco, o calor forte e vegetação rasteira que a princípio não parecem muito férteis, dão lugar aqui a um verdadeiro oásis. No Vale do Rio São Francisco, usando técnicas de irrigação (como em outras regiões desérticas do mundo, como Israel e Califórnia), foi possível criar um ambiente propício a produção de uvas e outras frutas (como manga, maça e até kiwi) numa escala impossível de ser imaginada se não fosse usando tecnologia.

Vinicola Miolo Terranova
Colheita de uvas na vinícola Terranova, no meio da caatinga nordestina. Foto: GC/Blog Vambora!

A convite da Miolo e da Gol fomos conhecer de perto a vinícola Terranova no Vale do Rio São Francisco, na Bahia. Perto da cidade Petrolina, a Terranova é uma propriedade imensa e possui tours para quem quiser conhecer de perto toda a produção.

Para quem quiser fazer um passeio mais completo, existe um roteiro enoturístico chamado Vapor do Vinho, que inclui além da visita a vinícola, um passeio de barco pelo Rio São Francisco, super lindo! Todos os detalhes você confere abaixo:

1-) Terranova: vinícola Miolo no Vale do Rio São Francisco

Vinicola Miolo Terranova
Terranova, Vinicola da Miolo, no Vale do Rio São Francisco. Foto: GC/Blog Vambora!

A Terranova é uma das vinícolas da Miolo, muito famosa no sul do Brasil, mas que possui também produção de vinhos do Nordeste e foi essa que fomos conhecer.

A vinícola fica na Bahia, ainda que bem próxima da fronteira com Pernambuco perto de Petrolina, bem no Vale do Rio São Francisco. Aqui o rio é o responsável por possibilitar a produção de uvas, mesmo sob um clima extremo de calor e terras semi áridas. Através de técnicas de gotejamento e micro aspersão, uvas de variados tipos (Chenin Blanc, Sauvignon Blanc, Moscato Itália, Syrah, Tempranillo, entre outras) conseguem se desenvolver super bem, mesmo com condições extremas.

Sede e fábrica da Terranova, perto de Petrolina e Juazeiro
Sede e fábrica da Terranova, perto de Petrolina e Juazeiro. Foto: GC/Blog Vambora!

O mais interessante é que essas mesmas condições possibilitam também um ciclo mais rápido da uva, sendo que somente nessa região do Vale do São Francisco é possível ter colheita duas vezes ao ano, enquanto demais regiões vinícolas do Brasil, e do mundo, só se colhe uma vez ao ano.

Poda vinicola Terranova MIOLO
Na mesma propriedade é possível ver várias fases de cultivo das uvas. Foto: GC/Blog Vambora!

É possível fazer um tour na propriedade, entendendo o processo da plantação da uva até o vinho e fazer degustações. O roteiro comum é basicamente dentro da fábrica, mas tivemos a oportunidade de ver todo o processo de perto, incluindo todas as fases da uva também campo.

Vinicola Miolo Terranova
Vinícola Miolo Terranova no Nordeste. Foto: GC/Blog Vambora!

É lindo e impressionante ver num mesmo terreno diferentes fases acontecendo ao mesmo tempo: da plantação, até a poda, crescimento e colheita.

Espumante Terranova
Espumante Terranova sendo produzido na vinícola da Miolo, no Vale do Rio São Francisco. Foto: GC/Blog Vambora!

Já dentro da área da fábrica você consegue acompanhar a produção do início ao fim, incluindo é claro a degustação de alguns rótulos. A região é muito famosa pelos espumantes e na degustação eles se destacaram mesmo (tanto o Brut como o Brut Rose), super leves, frutados, perfeitos para tomar no calor da região.

Degustação Vinhos Miolo Terranova
Degustacao de vinhos na viniciola Terranova. Foto: GC/Blog Vambora!

O valor da visita na Terranova é de R$ 15,00 e inclui degustação de 2 rótulos. As visitas são feitas de segunda a sexta, às 9h ou 14h ou durante os fins de semana com agendamento antecipado. Veja mais informações aqui: http://www.miolo.com.br/enoturismo/

2-) Vapor do Turismo: Passeio completo de enoturismo no Vale do Rio São Francisco

Vapor do Vinho
Passeio enoturístico Vapor do Vinho, no Vale do Rio São Francisco. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem quiser um passeio mais completo é super indicado fazer o Vapor do Vinho, que é um tour enoturístico que inclui a visita na vinícola Miolo e também uma volta de barco pelo Rio São Francisco, conhecendo o lago de sobradinho.

O lago, o maior das Américas e 2º maior do mundo, foi criado através da intervenção humana, pelo represamento do Rio São Francisco e acabou se tornando uma atração turística da região. Com cerca de 400 quilômetros de extensão, nos maiores trechos sua largura chega a 25 quilômetros!

Ilha da Fantasia Rio Sao Francisco
Ilha da Fantasia, durante passeio pelo Rio São Francisco no Vapor do Vinho. Foto: GC/Blog Vambora!

O Vapor do Vinho acontece aos sábados e domingos, com um ônibus pegando os turistas no Hotel Nobile Suítes, em Petrolina, saindo às 8h e voltando no fim do dia, às 17h30. Durante a semana há possibilidade de saída mas para grandes grupos, já que o passeio nesse caso só ocorre com um número mínimo de 48 passageiros.

O passeio inclui um tour de barco pelo Rio São Francisco e pela vinícola Terranova da Miolo. O barco passa pelo lago de Sobradinho e possui parada para mergulho no rio e para conhecer uma linda ilha, a ilha da Fantasia, com belas dunas e lagoas internas.

Vapor do Vinho
Degustando vinhos da Miolo durante o passeio. Foto: GC/Blog Vambora!

No barco já começa também a degustação de vinhos e espumantes da Miolo e almoço com comidas típicas da região. Depois se vai até a vinícola Terranova para conhecer o processo de produção do vinho e mais degustações no local. O valor do passeio é R$ 160,00. Para mais informações e reservas, veja a página do passeio: https://vapordosaofrancisco.com/

Além de todas as degustações dos vinhos e espumantes, é servido no barco comida típica excelente (incluindo por exemplo peixe local – tilápia- com purê de banana da terra, baião de dois e um escondidinho inesquecível) e show com musica ao vivo. O barco é novinho, imenso com ótima estrutura, incluindo banheiros, 2 andares e até uma jacuzzi e escorregador para cair no rio!

Comidas Vapor do Vinho
Almoço com comidas típicas. Foto: GC/Blog Vambora!

Nós tivemos a sorte de prolongar um pouco o passeio e curtir na volta um por do sol inesquecível no Rio São Francisco! Momento único para guardar para sempre na memória!

Durante o passeio você consegue comprar alguns dos rótulos dos vinhos e espumantes na própria vinícola da Miolo e uma boa notícia é que devido ao enoturismo, no aeroporto de Petrolina é permitido cada pessoa viajar com até 6 garrafas! Fica a dica! 😉

Por do Sol Rio Sao Francisco
Por do sol, no rio São Francisco, durante o passeio Vapor do Vinho. Foto: GC/Blog Vambora!

E quem for viajar de GOL, nas rotas internacionais da companhia, dá para experimentar mais rótulos da Miolo, que são servidos na classe Premium.

Um lugar realmente que nos surpreendeu muito, tanto pela beleza, tanto pela produção e qualidade de vinhos, num local que a princípio a gente nunca imaginaria! Bonito ver esse interior do Brasil tão bonito, produtivo e cheio de potencial!

Vapor do Vinho Miolo
Passeio pelo Rio São Francisco no Vapor do Vinho, com vinhos Miolo. Foto: GC/Blog Vambora!

Vambora fazer também conhecer e provar os vinhos do Vale do Rio São Francisco!

*Essa viagem foi feita a convite da Miolo e Gol

*** VEJA TAMBÉM:
Ver mais hotéis em Petrolina para se hospedar
Vinícolas da África do Sul: nosso roteiro e dicas
O que fazer em Mendoza: dicas de Tours e Passeios

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

  1. VAPOR DO VINHO
    Venha ver
    O Vapor do Vinho
    Rasgando o rio
    Sobre Sobradinho.

    Para aportar
    Com carinho
    Ancora na coroa
    Que sobra de Sobradinho.

    É mesmo um mar
    De mareta marinho
    Acalmando o calor
    Pra pescador pegar peixinho.

    Faz a família feliz
    Ou somente sozinho
    Nadar um nado
    Vendo vinha do vizinho.

    Autor: Sebastião Santos Silva de Urandi-Bahia

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui