Roteiro cultural: Atrações de Nelson Mandela na África do Sul para visitar

2
Nelson Mandela Square
Nelson Mandela Square em Johanesburgo. Foto: Divulgação

Em 18 de Julho de 2018, Nelson Mandela completaria 100 anos. Nascido em Mvezo, na África do Sul, Nelson Mandela foi uma das personalidades mundiais mais importantes a lutar pelo fim da discriminação racial, defesa dos direitos humanos e causas humanitárias. E sua trajetória tão importante na África do Sul, com influência em todo mundo, pode ser vista por turistas hoje em dia na “Jornada de Mandela” por toda na África do Sul.

Pela importância social, histórica e humanitária, visitar a África do Sul sem passar por algum lugar ou se envolver da história de Mandela é quase impossível. São locais por onde Mandela passou, morou, lutou e até foi preso por muitos anos até ser libertado para completar sua jornada e mudar o seu país, com o fim apartheid, o regime de segregação racial existente de 1948 a 1994, na África do Sul.

madibas journey app
App gratuito Madiba’s Journey “ou “A Jornada de Madiba”. Foto: Divulgação

Para comemorar essa data tão especial, foi criado um aplicativo chamado “Madiba’s Journey “(ou “A Jornada de Madiba” modo mais comum pelo qual os sul-africanos se referem a Mandela), que mostra diversos pontos turísticos no país, relacionados à sua história e luta. Criado pelo escritório de turismo da África do Sul, o app é gratuito, e possui versão em português, sendo super interessante para baixar.

Confira abaixo então os principais locais para conhecer e visitar na África do Sul que mostram a história de Nelson Mandela e foram importantes para o país, bem como todo mundo. Vambora!

Jornada de Nelson Mandela na África do Sul: atrações para visitar

1-) Em Johanesburgo

Apartheid Museum
Entrada do Apartheid Museum. Foto: Divulgação

– Soweto

Esse distrito próximo Johanesburgo, é um dos locais mais icônicos de toda África do Sul como símbolo do apartheid, tanto por receber moradores impedidos de viver em “áreas somente para brancos”, como de luta e resistência contra o regime de segregação.

Aqui, fica a rua Vilakazi Street, onde moraram Desmond Tutu e Nelson Mandela, ambos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz (o primeiro, arcebispo, que ganhou o prêmio em 1984 e também lutou contra o Apartheid).

A casa onde Nelson Mandela morou nessa rua virou o Mandela House Museum. Aqui você encontra objetos e histórias sobre a vida dele e sua família no local, onde viveu por 15 anos. + info: http://www.mandelahouse.com/

– Museu do Apartheid

Outra atração imperdível para conhecer em Johanesburgo é visitar o Museu do Apartheid. Aqui você consegue visualizar e sentir quão absurdo foi o regime do Apartheid na África do Sul. Já na entrada do museu, dividida entre “para brancos” ou “para não brancos”, fica claro o quão chocante e discriminatório era viver naquela época no país.

Figuras importantes e essenciais da luta contra a descriminalização como Mandela, fazem parte da exposição permanente. + info: http://www.apartheidmuseum.org/

– Nelson Mandela Square

A Praça Nelson Mandela fica em Sandton, em Johannesburgo. É um centro comercial com diversas lojas e restaurantes mas o que mais chama atenção ao local é a imensa estátua de Nelson Mandela, com quase 6 metros de altura, inaugurada em 2004. Quando faleceu em 2013, o local se tornou um santuário para homenagens. É uma bonita lembrança de Mandela e parada de milhares de turistas em Johannesburgo. + info: https://nelsonmandelasquare.co.za/

2-) Em Cape Town/ Cidade do Cabo

Nobel square na Cidade do Cabo
Nobel square na Cidade do Cabo. Foto: GC/Blog Vambora!

– Robben Island

Outro local muito famoso e que mexe com a história da África do Sul. Nelson Mandela ficou preso aqui por 18 anos, pela sua luta contra o apartheid e incrivelmente ao sair conseguiu ajudar a finalizar com o regime de segregação e se eleger presidente.

A antiga prisão, que virou Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, fica bem em frente da Cidade do Cabo e pode ser visitada numa manhã ou tarde. Além de Nelson Mandela, outras pessoas muito importantes da luta contra o apartheid também ficaram presas ali, como Ahmed Kathrada, Robert Sobukwe e Clarence Makwethu. + info: http://www.robben-island.org.za/

– Nobel Square

Essa praça localizada na região do Waterfront da Cidade do Cabo é muito famosa. Nela ficam esculturas dos quatro sul-africanos que ganharam o Prêmio Nobel da Paz, sendo além de Nelson Mandela, FW de Klerk, Desmond Tutu e Albert Luthuli, todos pela sua luta para o fim do apartheid.

Monumento a Nelson Mandela em Howick
Monumento a Nelson Mandela em Howick. Foto: Divulgação

E essas são só algumas das atrações mais icônicas e famosas. Em Port Elizabeth, por exemplo, cidade no extremo sul da África do Sul, há uma linda escultura, com 38 metros de comprimento, que homenageia a primeira eleição democrática da África do Sul, realizada 1994, representando o povo sul-africano votando em Nelson Mandela. Há também uma outra maravilhosa em Howick, próxima de Durban, marcando onde Mandela foi preso pela primeira vez (aqui há um interessante museu sobre o líder também).

Todos esses locais e mais vários outros podem ser vistos no app “Madiba’s Journey “ou “A Jornada de Madiba”. Vale a pena baixar quem for para a África do Sul ou mesmo quem quiser saber mais da sua história incrível de Nelson Mandela.

A África do Sul possui muitas atrações lindas, mas não dá para esquecer da sua história. Se hoje o país é assim, é porque muitas pessoas lutaram por isso, como Nelson Mandela. Mesmo tendo falecido em 2013, sua história, luta e vitórias continuam vivas por todo país e pelo mundo. Não deixe de conhecer sua trajetória quando estiver na África do Sul. Vambora!

*** Veja mais dicas da ÁFRICA DO SUL:
Safári na África do Sul: dicas e tire suas dúvidas!
Como conhecer o Cabo da Boa Esperança na África do Sul
Boulders Beach: a linda praia dos pinguins na África do Sul

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui