Viajante Gourmet: 12 Comidas típicas da África do Sul para experimentar

4
Comidas tipicas da África do sul
Comidas típicas da África do Sul: do Droëwors ao Koeksisters, descubra o que é! Foto: GC/Blog Vambora!

Nessa viagem para África, quisemos experimentar todos os aspectos da cultura local e isso inclui é claro a culinária! Provamos diversas comidas típicas da África do Sul e deu para ver como o país é rico e possui as mais variadas influências.

Portugueses, holandeses, ingleses e a é claro a própria cultura local se misturaram e deram origem a diversos pratos únicos, alguns mais conhecidos por nós, outros totalmente diferentes. O resultado foi uma viagem com paisagens, pessoas e cultura gastronômica surpreendente!

Comemos muito bem, mas muito bem mesmo, em todos os lugares que fomos e as comidas típicas da África do Sul mais famosas e que mais gostamos (e indicamos), você confere abaixo. Vambora!

12 comidas típicas da África do Sul mais famosas, para experimentar pelo menos uma vez, quando estiver no país:

12-) Peri Peri

Pimenta Peri Peri Africa do Sul
Pimenta Peri Peri, usada na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem gosta de pimenta, uma vez na África do Sul, você precisa experimentar a Peri Peri! O significado do nome em swahili (língua africana) é simplesmente “Pimenta Pimenta” 🙂

É uma pimenta comum da África que foi difundida pelos portugueses. Tem versão em molho ou pó. Nós compramos uma num supermercado na Cidade do Cabo e viciamos completamente! Para quem gosta de pimenta é uma delicia, para quem não é muito fã, pode ser um pouco forte, por isso pegue leve ao experimentar.

11-) Carne de caça

Carne de caça Africa do Sul
Carne de caça servida na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Existem alguns restaurantes especializados servir pratos de carne de caça na África do Sul. Antigamente, caçar era a única forma de se obter proteína animal na savana mas hoje em dia, esse tipo de carne ganhou status de “comida exótica”, atraindo muito mais turistas do que a população local.

Os animais mais comuns são geralmente o Kudu e a Impala (ambos tipos de antílope) e também o Avestruz. A maioria desses são criados em fazendas próprias de criação, como gado, o que torna o termo caça não tão apropriado hoje em dia, ainda bem!

Quem quiser experimentar, vale antes de qualquer coisa conferir a procedência dos animais, se são mesmo de áreas de criação ou caça permitida. Como a maioria de animais selvagens, são carnes com pouca gordura e bem saborosas.

10-) Chá de Rooibos

Cha de Rooibos Africa do Sul
Chá de Rooibos, típico da África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Também conhecido por chá vermelho é muito consumido na África do Sul, no final das refeições. A planta, cultivada no país, passa por um processo de oxidação, o que dá uma cor super vermelha a bebida.

O Rooibos é um chá bem forte, com um sabor terroso mas não muito amargo. Dá para encontrar facilmente nos supermercados por todo país. Aliás, essa caneca com rinoceronte também é da África do Sul, mas não é vendida com o chá rs (para quem quiser saber, é do mercado de produtos artesanais de Cape Town, no Waterfront!).

9-) Koeksisters

Koeksisters Africa do Sul
Koeksisters, doce típico da África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

No clima dos doces, Koeksisters pode ser um nome estranho mas o sabor é bem familiar para nós brasileiros: é uma espécie de massa de bolinho de chuva, só que ao invés de envolto em açúcar e canela, é passado numa calda de açúcar, limão e podendo ter até alguma especiaria, como baunilha ou gengibre.

É servido frito, em formato em forma de pequenas tranças. Come-se geralmente no chá ou café da tarde e é bem gostoso!

8 -) Braai e Boerewors

braai south africa. Foto: pixabay

Se desse para traduzir Braai, a melhor comparação seria “churrascão”! Exato, Braai é o famoso churrasco sul africano, que mais do que somente uma forma de preparar carnes na grelha, é também uma espécie de evento social, como aqui no Brasil.

Como aqui também, se faz Braai com diversos tipos de carne, sendo uma das mais famosas a Boerewors, um tipo de lingüiça típica da África do Sul. Só que contrário da dunwor (veja mais abaixo), fininha e muitas vezes seca, a Boerewors é bem maior e suculenta.

Existem diversos restaurantes que servem o Braai pelo país, quem é carnívoro vale provar!

7-) Kingklip

kingklip africa do sul
Kingklip, peixe típico da África do Sul, servido em muitos pratos na costa do país, como na Cidade do Cabo. Foto: GC/Blog Vambora!

Esse peixe com nome tão estranho para nós brasileiros é o mais famoso em todo litoral sul africano.

Ele possui uma coloração meio rosada e aqui na América do Sul é conhecido também como Congrio, sendo bem comum no Chile.

É servido em postas, ai como na foto, ou o peixe inteiro, e é super saboroso. Aliás, devido a influência inglesa na África do Sul é muito comum encontrar o Kingklip servido na versão “Fish and chips” assado ou frito. Muito gostoso!!

6-) Cape Malay food e o Bobotie

Cape Malay food
Cape Malay food, comida típica da África do sul. Foto: GC/Blog Vambora!

A Cape Malay Food é típica da região da Cidade do Cabo, na África do Sul, sendo uma junção entre culinária da Malásia e Indonésia com a africana. Essa influência foi trazida pelos navegadores holandeses que passaram na região, nos séculos XVII e XVIII.

O resultado são pratos com sabores fortes, repletos de temperos e especiarias. Um dos mais famosos é o Bobotie, um tipo de bolo de carne assado (geralmente de cordeiro), considerado praticamente o prato nacional da África do Sul. Aliás, o Bobotie era o prato favorito de um dos maiores ícones sul africanos, Nelson Mandela!

Outros pratos no estilo cape malay são também os currys, como esse da foto. De carne, frango ou peixe, sempre acompanhados de arroz tipo basmati e esse tipo de pão, o rotis, quase uma panqueca que ajuda para quem quer comer o prato com a mão, absorvendo bem o caldo e sabores. Entre os melhores pratos que experimentamos no país!

5-) Malva Pudding

Malva Pudding Africa do Sul
Malva Pudding, sobremesa típica da África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Chegou a hora da sobremesa! O Malva Pudding é uma espécie de bolo feito com geleia de damasco e açúcar mascavo, ingredientes que dão essa cor mais escura na massa.

Como é bem doce, geralmente é servido quente com sorvete ou um creme de baunilha .

É provavelmente a sobremesa mais comum que você irá encontrar nos restaurantes da África do Sul. Achei bom, só talvez um pouco doce demais, mas tem a sua vez!

4-) Vinho Pinotage

Vinho Pinotage Africa do Sul
Vinho Pinotage da África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

A uva pinotage foi criada na África do Sul, com o cruzamento das uvas do tipo Pinot Noir com a chamada Cinsault (também conhecida como Hermitage). A união das duas originou o nome Pinotage.

É com certeza o tipo de vinho mais típico e famoso da África do Sul e vai bem com desde com massas até carnes.

Vinhos da Africa do Sul - Blog Vambora
Degustação dos famosos vinhos sul africanos. Foto: GC/Blog Vambora!

O engraçado é que apesar de mais famosa, a uva pinotage não é a mais cultivada na África do Sul, e sim a Cabernet Sauvignon. Há também uma ótima produção de vinhos brancos na África do Sul, com uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc, ganhando já inclusive o titulo de “melhor vinho branco do mundo”.

Não sou especialista, mas pessoalmente, gostei muito dos vinhos brancos, que experimentamos nas vinícolas no entorno da Cidade do Cabo (passeio esse, que aliás vale muito a pena fazer por lá! – em breve post no blog) e é claro o Pinotage. Vale a pena experimentar!

3-) Amarula

Elefante safari Africa do Sul
Elefante, símbolo da Amarula, bebida típica da África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

A Amarula virou símbolo da África do Sul e já ganhou o mundo! Esse licor feito do fruto da árvore maruleira (conhecida também como árvore dos elefantes), inclui também açúcar e creme, chegando a incríveis 17% de álcool.

Amarula África do Sul. Foto: Divulgação

Começou a ser produzido em 1989 e hoje em dia você encontra todo tipo de produto feito com Amarula, desde o licor em si até chocolates, que são uma ótima lembrança para trazer para o Brasil e presentear.

Dá para encontrar em todo lugar, do supermercado ao aeroporto, mas pelo preço vale comprar no próprio país.

2-) Chakalaka e Pap

Pap Africa do Sul
Pap, acompanhamento de muitos pratos na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Outros dois nomes diferentes para nós brasileiros mas que são base da comida típica da África do Sul: a Chakalaka é um tipo de “molho pedaçudo” de vegetais, bem apimentado e o Pap um tipo de polenta local feita com farinha de milho.

Praticamente todos os pratos, como braai, carne de caça são servidos junto com a Chakalaka e o Pap (chamado também de sadza). Viajando pela África do Sul, alguma hora você vai cruzar com eles!

1-) Biltong e Droëwors

Biltong Africa do Sul
Biltong, comida típica da África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Essa espécie de carne seca, ou melhor extra seca, é chamada de Biltong: pequenos pedaços de carne (em geral bovina) que são secos e curados, até virarem esse tipo de snack super comum na África do Sul.

Já o Droëwors é muito semelhante, só que feito de uma linguiça, a dunwor, bem fina e famosa também no país.

Em ambos os casos, as carnes recebem muitos temperos e ficam curando por vários dias até ficarem bem sequinhas. O gosto, bom, honestamente não gostei muito, se sente muito mais o sabor de sal e tempero do que da carne em si, mas para um petisco até que é bom, especialmente pelo preço: é muito barato!! Uma embalagem como essa da foto custou menos de R$ 1.

Tanto o Biltong, como o Droëwors foram criados para preservar as carnes sem necessidade de geladeira, algo muito comum antigamente e que acabou atravessando a era moderna e virando essa comida típica africana tão famosa até hoje em dia.

Pronto, da entrada, ao prato principal e sobremesa, todas essas comidas típicas da África do Sul tem algo especial! Já provou ou tem alguma outra favorita? Então compartilhe aqui com a gente nos comentários. Vambora experimentar quais delas?!

*** Veja mais dicas da ÁFRICA DO SUL:
Pondoro Game Logde, nosso safári na África do Sul
Safári na África do Sul: todas as dicas e tire suas dúvidas

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


4 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui