Relato de viagem: Cabo da Boa Esperança na África do Sul – Veja como conhecer!

0
Cabo da Boa Esperança Africa do Sul
Vista deslumbrante do Cabo da Boa Esperança na África do sul. Foto: GC/Blog Vambora!

O Cabo da Boa Esperança é um dos lugares mais famosos e históricos da África do Sul. Seja pela sua importância na história mundial, durante as grandes navegações, até pela sua beleza impressionante, visitar o Cabo da Boa Esperança é uma daquelas atrações imperdíveis do país.

Localizado bem próximo da Cidade do Cabo, é um passeio perfeito para se fazer bate e volta. O Cabo da Boa Esperança faz parte do Parque Nacional da Table Mountain, sendo uma área de preservação ambiental, com uma ótima estrutura para o turista.

Nós amamos conhecer o local e todas as dicas para visitar o Cabo da Boa Esperança você confere abaixo. Vambora!

Cabo da Boa Esperança na África do Sul: Veja como conhecer!

1-) Sobre o Cabo da Boa Esperança

Cape Point Africa do Sul
Cape Point, parte do Cabo da Boa Esperança na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Famoso por muito tempo por ser “a ponta África”, o extremo sul do continente africano, o Cabo da Esperança é na verdade o ponto mais ao sudoeste do continente. Na verdade, o Cabo das Agulhas, 150km a leste, que é na verdade o ponto mais o sul!

Ainda com esse “engano” geográfico, o Cabo da Boa Esperança foi e continua sendo importantíssimo para a história mundial. A descoberta do local se deu em 1488, pelo navegador português Bartolomeu Dias, fez parte da dura busca dos portugueses para conseguir contornar o continente africano e chegar por outro caminho até as Índias.

Placa Cabo da Boa Esperança
Placa clássica no Cabo da Boa Esperança. Foto: GC/Blog Vambora!

Essa região, famosa por suas tempestades e navegação perigosa, ganhou o nome, por Dias, de Cabo das Tormentas. Porém, o Rei João II, sabendo do grande feito de seu navegador, por ter finalmente ter conseguido contornar toda África pela 1ª vez, decidiu renomear o local como Cabo da Boa Esperança e assim o nome ficou até os dias de hoje.

Para ver a importância da descoberta do local e feito, a Espanha decidiu que também faria expedições do oeste para chegar ao leste, acreditando que a Terra era redonda. Nisso, a América foi descoberta em 1492 por Colombo e alguns anos depois seguindo os passos dos espanhóis, o Brasil também era descoberto pelos portugueses!

2-) Como chegar no Cabo da Boa Esperança

Cape Point Africa do Sul
Olhando para o Cape Point no Cabo da Boa Esperança. Foto: GC/Blog Vambora!

Como falamos mais acima, o Cabo da Boa Esperança fica bem próximo da Cidade do Cabo, a cerca de 70km de distância. As duas melhores maneiras de chegar ou é ir de carro alugado ou com um passeio guiado.

– Como chegar de carro até o Cabo da Boa Esperança

Para quem está com carro alugado, o trajeto da Cidade do Cabo é bem tranquilo e pode ficar ainda mais bonito se passar pela Chapman’s Peak Drive.

Trata-se de uma estrada cênica, com paisagens de tirar o fôlego, pela costa sul africana. Cheia de curvas, é especialmente bonita no fim do dia, para conferir o pôr do sol.

O trajeto passando pela Chapman’s Peak Drive leva cerca de 2h de carro. O caminho mais curto, por dentro do continente, sem passar pelo mar, dura cerca de 1h20.

É comum aproveitar o trajeto e passar pela Praia dos Pinguins, Boulder Beach e fazer uma visita. Ela fica exatamente no mesmo caminho até o Cabo da Boa Esperança.

– Passeio guiado até o Cabo da Boa Esperança

Cape Explorer Cidade do Cabo
Ônibus que faz passeios até Boulders Beach e Cabo da Boa Esperança. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem está sem carro, há várias empresas de turismo que organizam passeios de um dia saindo da Cidade do Cabo. Nós fizemos com a City Sightseeing South Africa, a mesma empresa dos ônibus vermelhos de 2 andares que fazem city tour em várias cidades do mundo, incluindo também na Cidade do Cabo.

Eles possuem um passeio de um dia que visita a Boulders Beach, o Cabo da Boa Esperança e passa pela Chapman’s Peak Drive, num passeio bate e volta lindo da Cidade do Cabo.

+ Passeio até o Cabo da Boa Esperança e Boulder Beach: Veja como fazer

Boulders Beach Africa do Sul
No caminho pela costa sul africana até Boulders Beach e Cabo da Boa Esperança. Foto: GC/Blog Vambora!

O valor é de U$ 30 e foi o melhor custo X benefício que encontramos! O ônibus é super confortável (incluindo wifi de graça e entrada USB para carregar o celular), ótimos motoristas e guias falando um inglês perfeito e todo roteiro foi super pontual. Valeu a pena!

O passeio dura o dia todo, saindo por volta das 9h e voltando às 17h30 na Cidade do Cabo. No valor está incluso tudo menos refeições (que você pode levar ou fazer onde quiser, especialmente no Cabo da Boa Esperança onde há mais tempo livre e opções), a entrada de Boulders Beach e um funicular para Cape Point, o local mais ao extremo do Cabo).

É um passeio de muita procura, com saídas diárias, mas é melhor reservar online com antecedência. 

+ Veja como reservar o passeio até o Cabo da Boa Esperança online

3-) Atrações do Cabo da Boa Esperança

Farol Cabo da Boa Esperança
Farol no Cabo da Boa Esperança. Foto: GC/Blog Vambora!

Como dissemos, o Cabo da Boa Esperança faz parte do Parque Nacional da Table Mountain. O parque é imenso, incluindo o Cape Point também.

Ambos são cabos, ou seja, formações rochosas que se estendem além do continente, cercadas por um oceano ou mar. Um fica praticamente ao lado do outro e enquanto o Cape Point é o ponto mais a sudoeste da África do Sul, o Cabo da Boa Esperança fica mais ao sul.

Uma vez chegando no Parque Nacional, há uma ótima infra estrutura turística e muitas placas de indicação. Quem faz o passeio guiado não precisa pagar a entrada do parque, que já está inclusa no tour. O valor para quem vai por conta própria de carro é de R376 (rands), cerca de R$ 115.

– Cape Point

A primeira atração mais fácil de visitar é o Cape Point, onde estão dois faróis, para auxiliar na navegação da região.

O farol mais alto, e com acesso a um lindo mirante para o Cape Point, pode ser acessado a pé ou por um funicular pago a parte do ingresso. O valor é: adultos R90 e crianças R75, ida e volta, ou R75 para adultos e R40 para crianças, para um trecho só).

Cabo da Boa Esperança
Vista das escarpas do Cabo da Boa Esperança. Foto: GC/Blog Vambora!

Nós recomendamos usar o funicular para subir o trecho principal e mais cansativo, já que uma vez chegando lá em cima, você ainda terá muitos degraus para subir e pode ficar um pouco cansativo, especialmente para crianças, idosos e pessoas com pouco preparo físico.

Funicular Cabo da Boa Esperança
Funicular no Cabo da Boa Esperança. Foto: GC/Blog Vambora!

O 1º farol não funciona mais, pois devido ao clima da região, mais atrapalhava do que ajudava os navegantes pois ficava muito no alto da montanha, sendo difícil de vê-lo durante grandes tempestades. Por isso, foi feito um 2º farol, mais abaixo e perto de Cape Point.

A região tem essa fama de clima difícil, mas quando fomos o tempo estava sensacional, sol e céu azul com pouco vento! E como aqui é bonito! Por isso a gente recomenda: antes de ir, confira a previsão do tempo! A paisagem misturando os rochedos com o mar, de cor esverdeada, é de tirar o fôlego, de verdade!

Visao Cabo da Boa Esperanca
Mirantes para o Cabo da Boa Esperança e Cape Point. Foto: GC/Blog Vambora!

A natureza bruta do lugar, cheio dessas escarpas e precipícios, garante essas visões maravilhosas para o mar num horizonte infinito. Louco pensar que estando aqui, o próximo grande pedaço de terra na nossa frente é a Antártida a centenas de milhares de quilômetros.

Existem diversas trilhas por todo o parque, mas as principais são a que levam aos faróis de Cape Point e ao Cabo da Boa Esperança. O primeiro e mais alto farol de Cape Point, como dissemos pode ser acessado via um funicular ou a pé, numa trilha de baixa dificuldade.

Trilha Cape Point
Trilha para Cape Point, no Cabo da boa Esperança. Foto: GC/Blog Vambora!

– Cabo da Boa Esperança

Já o Cabo da Boa Esperança tem acesso por carro ou trilha. A trilha, fica bem na frente do funicular para Cape Point, e é sinalizada. Não é difícil, mas tem trechos ao lado de precipícios, então quem tem medo de altura, vale ter mais atenção.

De carro ou ônibus de excursão, o acesso é super fácil pela praia (tem até um estacionamento), e aqui que você encontra a famosa placa: “Cabo da Boa Esperança, o lugar mais a sudoeste do continente africano”.

– Outras trilhas e atrações do parque

Na região do funicular ficam alguns dos principais serviços do parque, como um grande estacionamento, loja de souvenirs, banheiro, lanchonete e um ótimo restaurante, o Two Oceans. Para quem tem tempo e quer ter uma refeição acima da média, vale ao chegar no parque reservar uma mesa no restaurante.

Placas Cape Point
Placas no Mirante com vista para Cape Point e Cabo da Boa Esperança. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma dica para quem vai comer na lanchonete ou fazer qualquer refeição ao ar livre no Cabo da Boa Esperança: cuidado com os macacos babuínos! Lindos a primeira vista, mas assustadores quando com fome, os macacos são famosos em toda região por não terem medo dos humanos e fazerem qualquer coisa por comida: desde atacarem turistas comendo até furtarem carros.

Então uma dica é: caso vá comer ao ar livre, tente fazer longe dos animais e fique atento a qualquer movimento dos mesmos ao redor. Deixar comida no carro? Nunca! Os animais são espertos o suficiente para tentarem abrir o automóvel ou furtarem assim que as portas forem abertas (história real de acordo com nosso guia).

Babuino Cabo da Boa Esperanca Africa do Sul - Blog Vambora
Babuíno no Cabo da Boa Esperança. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda bem que nosso encontro com os babuínos foi bem tranquilo, com eles sem querer, posando para nós num dos mirantes da região..Já os pássaros, esses nós vimos voando baixo e roubando comida em mesas de visitantes enquanto almoçavam. Então uma dica importante: não alimente ou se aproxime de qualquer um dos animais selvagens da região.

Aliás, vale ficar de olho pelo caminho, especialmente nos grandes campos na entrada do parque se você não consegue ver outros animais como zebras e antílopes, comuns também por lá.

Campo de protea Africa do Sul
Campo de protea, flor tipica da Africa do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!
Protea Africa do Sul
Protea, flor tipica da África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Outra coisa para prestar atenção é a flora do parque! Lindíssima e única, possui flores como a famosa Protea, flor símbolo da África do Sul e maravilhosa!!

– Horários de Funcionamento

Confira abaixo os horários de funcionamento do parque e serviços:

  • Cabo da Boa Esperança: De abril a setembro das 7h – 17h e de março a outubro das 6h – 18h
  • Funicular: De abril a setembro das 9h – 17h e de março a outubro das 9h – 17h30
  • Restaurante Two Oceans: De abril a setembro das 9h – 17h e de março a outubro 9h – 17h
  • Lojas: De abril a setembro das 9h – 17h e de março a outubro das 9h – 17h
Praia no Cabo da Boa Esperança. Foto: GC/Blog Vambora!

Um passeio lindíssimo, surpreendente e que vale muito a pena fazer! Provavelmente foram as paisagens mais lindas que vimos na África do Sul! É muito maravilhoso mesmo!

Vambora então conhecer o Cabo da Boa Esperança também!

*** Veja mais dicas da ÁFRICA DO SUL no blog:
– 
Boulders Beach: a linda praia dos pinguins na África do Sul!
Safári na África do Sul: dicas e dúvidas!
12 Comidas típicas da África do Sul para experimentar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui