Próxima viagem: Seguro Viagem para o Chile – Veja como escolher a melhor opção!

0
Cordilheira dos Andes Chile
Chegando em Santiago, no Chile. Foto: GC/Blog Vambora!
Cordilheira dos Andes Chile
Viagem para o Chile. Foto: GC/Blog Vambora!

O Chile é um dos países mais visitados e adorados pelos brasileiros, na América do Sul! Por isso, para ajudar os turistas, vamos mostrar nesse post mais informações sobre documentos importantes para quem vai viajar para o país, incluindo o seguro viagem para o Chile.

Seja para conhecer a capital Santiago, se aventurar nas estações de ski, conhecer o deserto do Atacama ou a Patagônia chilena, o Seguro Viagem Chile é essencial para viajar pelo país.

Confira abaixo mais informações sobre documentos necessários para entrar no Chile e dicas de viagem para quem vai ao país. Vambora!

Seguro Viagem para o Chile e outros documentos para conhecer o país

1-) É necessário um seguro viagem para o Chile?

Valle Nevado no Chile
Valle Nevado no Chile. Foto: Divulgação

O seguro viagem para o Chile não é obrigatório para entrar no país, mas é extremamente recomendado fazer para quem vai viajar pelo país.

Isso porque os custos de saúde no Chile são altíssimos! Qualquer consulta médica simples sairá muito mais cara do que o valor do seguro viagem (veja abaixo mais sobre os valores).

Seja um dente quebrado, até um extravio de bagagem ou uma queda ou torção durante uma trilha, tudo isso estará protegido com o seguro, e você não precisará arcar por um serviço de saúde ou emergência.

Especialmente quem for fazer algum tipo de atividade esportiva no Chile, como esquiar, snowboard ou até mesmo trilhas, o seguro viagem é essencial, já que são muito comuns os machucados nesse tipo de viagem.

Por tudo isso, vale muito a pena e é super importante fazer o seu seguro viagem antes para o Chile.

2-) Como funciona e porque fazer um seguro viagem

Caminhada no Atacama
Caminhada no Vale da Lua, no Deserto do Atacama. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem não sabe, o seguro viagem funciona como um serviço de assistência e socorro ao viajante, quando ele faz uma viagem nacional, de cruzeiro ou internacional, como por exemplo para quem vai ao Chile.

Do momento do embarque no Brasil, até seu último dia de viagem para o país, você estará coberto e protegido, não precisando gastar nada, caso precise de algum atendimento medico, hospitalar, etc.

Também, o seguro viagem lhe protege de problemas na viagem, como atraso de voos, extravio de bagagem, assistência jurídica, cancelamento de passagem, etc.

Todos esses problemas, que podem acontecer em qualquer viagem, estarão cobertos com o seguro, garantindo férias mais tranquilas e econômicas!

Uma vez com o seguro viagem Chile feito (veja mais abaixo como fazer), em caso de qualquer um desses problemas, basta entrar em contato com a seguradora que você escolher que os custos envolvidos com medico, atrasos, etc, estarão cobertos.

3-) Quanto custa um Seguro Viagem para o Chile

Cruce Andino
Cruce Andino: a travessia dos Lagos Andinos entre Chile e Argentina. Foto: GC/Blog Vambora!

Assim como o seguro viagem Argentina, um seguro viagem para o Chile tem um valor muito barato, com preços menores do que R$ 10 por dia!

E com esse valor, você terá uma cobertura completa na sua viagem, incluindo desde questões de saúde, até extravio de bagagem, problemas jurídicos, cancelamento de viagem, etc.

Ou seja, você terá segurança e tranquilidade na viagem, pagando menos do que qualquer consulta medica comum, que tenha que fazer no Chile.

Vale reforçar: o sistema de saúde no país é bem caro, seja para consultas ou exames, por isso fazer um seguro viagem para o Chile compensa demais e é importantíssimo.

Veja abaixo dicas de como escolher e fazer o melhor seguro viagem, com os melhores preços para sua próxima viagem ao Chile.

4-) Como fazer um seguro viagem para o Chile

Valle Nevado Chile
Pista de ski no Valle Nevado no Chile. Foto: Divulgação

Para escolher um seguro viagem para o Chile, nós gostamos muito de usar a Seguros Promo. Ele é um site para comparar e adquirir seguro viagem, que possui as seguradoras mais famosas do Brasil, como GTA, Assist Card, Universal Assistance, etc.

Nele você consegue ver preços e comparar o que está incluso, podendo escolher o melhor seguro viagem para o seu caso.

Seguros Promo: como comparar e comprar seguro viagem para o Chile

Seguro Viagem America do Sul

Para usar é muito simples, basta entrar no site da Seguros Promo, o, www.segurospromo.com.br e selecionar o destino (no caso América do Sul, por se tratar do Chile). Insira também a data da sua viagem e seus dados de contato.

Clicando em pesquisar já aparecem todas as opções de seguradoras e planos que possuem seguro viagem para a América do Sul, incluindo para o Chile.

Algo bem legal é que, caso você vá fazer uma viagem para mais de um país na América do Sul, como Chile e Argentina ou Chile e Bolívia, por exemplo, esse seguro irá te proteger em ambos os países.

Seguro Viagem Argentina Chile America do Sul

No site você pode selecionar os seguros de acordo com o preço, custo X benefício, coberturas, etc. E ficando na dúvida de qual escolher, você pode comparar até 4 de uma vez, vendo as diferenças de cada um.

Para saber: nas quatro vezes que já fomos ao Chile, fizemos o seguro pela Seguros Promo e testamos diferentes seguradoras. Pessoalmente gostamos bastante da GTA, Assist Card e Universal Assistence, por terem coberturas bem completas.

Cobertura medica esportes

Uma dica: quem for fazer alguma atividade esportiva no Chile, como trilhas ou atividades de neve (como ski e snowboard), lembre sempre de escolher um seguro viagem que tenha “Cobertura Medica para Prática de Esportes”. Assim você terá mais proteção e tranquilidade durante a viagem, já que nesses casos as coberturas são maiores.

Plano escolhido, basta clicar em comprar. Algo bem legal é que para nossos leitores e seguidores, conseguimos um desconto especial de 15% na Seguros Promo, que pode ser usado todo o ano! Basta digitar o cupom “VAMBORA” na caixa CUPOM DE DESCONTO e clicar em APLICAR para garantir na hora o seu desconto!

CUPOM VAMBORA seguro viagem america do sul

O pagamento na Seguros Promo pode ser feito no cartão de crédito (podendo parcelar), boleto bancário e até PIX, sendo que nesse caso há ainda mais 5% de desconto na compra, somando 20% de desconto no total!

Você recebe por email, a confirmação na hora da compra e também a apólice do seguro para levar na sua viagem, com todas as informações de contato e de como usar o seguro.

Uma dica que achamos importante é deixar sempre no email uma cópia do seguro viagem, bem como uma versão impressa na carteira, para poder acessar de forma fácil em caso de necessidade.

Seguro viagem do cartão de crédito

Alguns cartões de crédito podem oferecem seguro viagem, se você adquire a passagem aérea do destino, com esse mesmo cartão. Para usar esse serviço, é preciso emitir uma apólice do seguro viagem internacional, através do site de benefícios do cartão de crédito.

Os cartões que oferecem esse serviço são em geral apenas os do tipo Platinum, Black, Signature e Infinite. Se você tiver algum deles, vale conferir se tem direito a esse serviço.

Como isso é restrito para poucas pessoas, recomendamos adquirir o seguro viagem comprando através de sites de comparação, como da Seguros Promo, que é bem fácil de usar e você consegue encontrar os melhores preços.

5-) Quais são os documentos necessários para entrar no Chile

viagem aeroporto passaporte

Atualmente para entrar no Chile, é preciso apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

  • Passaporte ou Carteira de Identidade (RG) dentro do prazo de validade. No caso do RG, é recomendado que o mesmo tenha menos de 10 anos de expedição e esteja em bom estado;
  • A carteira de motorista não é aceita como documento de identidade para entrar no Chile, mas caso você vá dirigir pelo país, é preciso levá-la;
  • Declaração SAG: trata-se de um formulário sanitário, que pode ser preenchido online ou em papel no Aeroporto de Santiago;
  • Pode ser pedido na imigração, e por isso é preciso levar também algum comprovante da reserva do seu hotel/hospedagem durante a viagem, bem como um comprovante (limite ou saldo do cartão, por exemplo), mostrando que você possui pelo menos USD $46 por dia, para fazer sua viagem pelo país.

Lembrando que brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile. Na imigração, basta apresentar os documentos e comprovantes acima.

Durante a imigração, uma vez que você entra no Chile, o agente vai te dar um papel PDI. Esse documento é muito importante e deve ser guardado com você durante toda a viagem e entregue na hora de sair do país.

Para mais informações atualizadas sobre documentos para entrar no país, vale conferir o site oficial do turismo no Chile.

E não esqueça: o seguro viagem é muito importante para fazer sua viagem ao Chile mais tranquila, segura e econômica. Não deixe de fazer antes de viajar. Vambora!

*** VEJA MAIS DICAS DO CHILE:
Chip de celular para viajar pelo Chile: Veja quais são as melhores opções!
Sky Airline: Como é voar com a companhia aérea para o Chile
11 Comidas típicas do Chile para provar, quando você for!

Relato de viagem: Passeio de Trem Morretes – Todas as dicas para fazer!

0
Passeio de Trem Morretes Curitiba
Passeio de Trem Morretes: considerado um dos mais lindos do mundo! Foto: GC/Blog Vambora!
Passeio de Trem Morretes Curitiba
Passeio de Trem Morretes: considerado um dos mais lindos do mundo! Foto: GC/Blog Vambora!

Considerado o passeio de trem mais bonito do Brasil e um dos TOP 10 do mundo, o passeio de Trem para Morretes realmente impressiona! Repleto de história e passando por trechos intocados de Mata Atlântica na Serra do Mar, é um passeio imperdível para se fazer no Paraná.

Saindo da capital Curitiba, o passeio de Trem para Morretes é feito pela empresa Serra Verde Express há mais de 20 anos. Com vagões simples até temáticos, é uma viagem de trem super completa.

Nós fizemos o passeio, na versão que inclui além do trem, almoço e tours por atrações e cidades do litoral do Paraná.

Todas as dicas para fazer o passeio e nossa experiência no trem, você confere abaixo. Vambora!

Passeio de Trem Morretes: Todas as dicas para fazer!

1-) Da onde sai o passeio de Trem para Morretes

Passeio - Trem Morretes
Estação Ferroviária de Curitiba. Foto: RS/Blog Vambora!

O passeio de Trem para Morretes sai da estação Rodoferroviária, no centro de Curitiba. Segue o endereço completo: Av. Presidente Affonso Camargo, 330, Bloco C.

Aqui ficam tanto a estação Rodoviária, como a de trem, uma ao lado da outra. O passeio de trem é feito a partir da estação Ferroviária no Bloco C, com acesso pelo saguão da Serra Verde Express e bilheteria da empresa.

Maquete Ferroviaria Curitiba
Maquete dentro da Ferroviária de Curitiba. Foto: RS/Blog Vambora!

Nós fomos até a estação de UBER/Taxi, mas há opção também de ir de carro (e deixar no estacionamento da estação Rodoferroviária – R$ 35 a diária) ou usar o serviço de transfer oferecido pela Serra Verde Express (veja mais abaixo nos pacotes oferecidos).

Para quem vai pegar o trem de Morretes para Curitiba, o local de saída é na Estação Ferroviária de Morretes, na Rua Padre Saviniano, Nº 768, Praça Rocha Pombo – Centro.

2-) Qual é o percurso do passeio de Trem Morretes

Passeio de Trem Morretes
Trecho na Serra do Mar, entre Curitiba e Morretes. Foto: GC/Blog Vambora!

O trem Morretes, faz o trajeto de Curitiba até a cidade de Morretes (ou vice e versa), próxima do litoral, passando pela Serra do Mar Paranaense. Ela, inclusive, passa pela  área mais bem preservada da Mata Atlântica no Brasil, incluindo rios e cachoeiras, que só são acessados por trem.

O percurso é feito pela Ferrovia Paranaguá – Curitiba, num trecho de 70km, passando por 13 túneis, 10 estações intermediárias e 30 pontes e viadutos. O trajeto total tem cerca de 4h de duração.

A Ferrovia Paranaguá – Curitiba é histórica e foi inaugurada em 1885. Ela é um grande feito de engenharia da época, com a construção de viadutos altíssimos, como a Ponte São João, que foi projetada no Brasil, construída na Bélgica, trazida em pedaços e montada no local.

Ponte Sao Joao - Trem Morretes
Ponte São João, marco da arquitetura e engenharia da época. Foto: GC/Blog Vambora!

Inicialmente, a construção da ferrovia tinha como objetivo interligar mais facilmente o porto de Paranaguá no Paraná e facilitar o escoamento de produtos pela serra. Até então, a única ligação do porto era pela estrada da Graciosa, uma antiga trilha indígena e rota de tropeiros, que foi pavimentada posteriormente.

A construção da ferrovia foi tão importante na época, que o inicio das construções, em 1880, teve a presença de Dom Pedro II e trecho Paranguá-Morretes foi inaugurado pela Princesa Isabel em 1883.

A atividade do trem turístico acontece desde 1997 e é feita exclusivamente pela empresa Serra Verde Express. A ferrovia é usada em conjunto com uma empresa de trens de carga, por isso é comum ver esses tipos de trem em alguns trechos do passeio.

3-) Melhor época para fazer o passeio

Vistas - Trem Morretes
Serra do Mar com sol, durante o passeio. Foto: GC/Blog Vambora!

O passeio de trem para Morretes pode ser feito o ano todo, sendo idealmente realizado em dias sem chuva, para aproveitar melhor as vistas do trem no trecho de serra.

No verão, as chuvas são mais comuns, enquanto que no inverno, é grande a chance de neblina pela manhã. Assim, vale a pena sempre conferir a previsão do tempo antes de comprar os ingressos, escolhendo preferencialmente, os dias de tempo aberto e com sol.

Para saber: nós fomos em janeiro e conseguimos pegar todo o trecho de trem com sol! Somente a tarde veio a chuva, quando já estávamos em Morretes.

Os meses de alta temporada são dezembro, janeiro, fevereiro, além das férias de julho. Nesses períodos, vale reservar a passagem com mais antecedência (7 dias) para garantir os melhores lugares e vagões mais disputados.

4-) Horários e dias de saída do trem

Categoria Boutique - Vagao Bove
Vagão BOVE, que é pet friendly! Foto: GC/Blog Vambora!

Fora da alta temporada, o Trem Curitiba Morretes ocorre às sextas, sábados e domingos e feriados, partindo de Curitiba geralmente às 8h30 ou de Morretes às 15h.

Na alta temporada, é comum terem saídas diárias. O calendário completo de saída e horários pode ser visto no site da Serra Verde Express.

5-) Quanto custa e como comprar o passeio

Estacao ferroviaria Curitiba
Trem Morretes, na estação ferroviária de Curitiba. Foto: GC/Blog Vambora!

Os valores do passeio de Trem para Morretes, variam de acordo com o tipo de vagão escolhido, bem como o pacote. Os diferentes tipos você confere abaixo.

Tipos de vagões

Existem atualmente 4 categorias diferentes no Trem de Morretes, com valores a partir de R$ 179. Veja mais sobre cada uma:

Categoria Turística
Categoria-Turistica Trem Morretes
Categoria Turística. Foto: Divulgação/Serra Verde Express

A classe mais tradicional do passeio turístico para Morretes é a Categoria Turística, com poltronas duplas e estofadas. Ela é a mais escolhida pelos turistas, por isso é a que possui maior quantidade de vagões.

Nela, há um guia que dá informações e é servido um lanche de bordo e bebida (água ou refrigerante) para todos os passageiros durante o passeio. Alguns vagões dessa classe possuem acessibilidade.

Importante: nessa categoria não é possível selecionar os assentos na hora da compra, sendo esses distribuídos automaticamente pelo sistema (grupos de pessoas ficam juntos). Valores a partir de R$ 179.

Categoria Boutique
Vagao Barao do Serro Azul
Vagão Barão do Serro Azul. Foto: GC/Blog Vambora!

A categoria Boutique é uma classe que possui vagões especiais, com diferentes temas. Nós, por exemplo, fomos no vagão BOVE, que é pet friendly, incluindo até uma varanda e camas para os animais irem no passeio.

A categoria Boutique tem menos lugares disponíveis e por ser mais diferenciada, os assentos geralmente são reservados mais rápidos. Outros vagões especiais da categoria Boutique são:

  • Barão do Serro Azul: inclui uma varanda panorâmica na cauda do trem e mesas para até 4 pessoas;
  • Imperial: possui decoração no estilo dos anos 30;
  • Camarote: tem cabines exclusivas e clássicas, para até 4 pessoas;
  • Guardiões do Marumbi: tem decoração mais moderna;
  • Carmen Silva: vagão acessível, para receber pessoas com diferentes tipos de necessidades especiais e também tem uma varanda. 
Vagao Bove - Trem Morretes
Interior do vagão BOVE, que é pet friendly. Foto: GC/Blog Vambora!

Em todos esses vagões da classe Boutique há guias bilíngües durante a viagem, bem como serviço de bordo com lanche e bebidas à vontade (incluindo água, café, chá, refrigerante e cerveja).

Além do conforto, outra vantagem dessa categoria é poder escolher os assentos! Então nossa dica é:

  • No trecho Curitiba – Morretes, escolha, de preferência, os assentos do lado esquerdo do trem;
  • No trecho Morretes – Curitiba, escolha, de preferência, os assentos do lado direito do trem;

Quem escolher esses assentos, terá, durante a maior parte do trajeto, as vistas mais bonitas nos trechos de serra. Valores a partir de R$ 385.

Categoria Litorina Luxo
Categoria Litorina Luxo: vagão Curitiba
Categoria Litorina Luxo: vagão Curitiba. Foto: Divulgação/Serra Verde Express

A categoria Litorina Luxo é a mais chique e exclusiva do passeio de Trem para Morretes. Ela é considerada a primeira classe do passeio.

São apenas 3 vagões luxuosos com serviço diferenciado, incluindo taça de espumante de boas vindas. Outro diferencial é que o Litorina tem um sistema automotriz, ou seja, possui um sistema de tração próprio, que não precisa estar acoplado ao restante do trem tradicional.

Por isso mesmo, em determinados dias do mês, a Litorina faz o passeio de trem num horário diferente das demais categorias.

Nessa categorias também há guias que acompanham e dão informações durante todo o passeio, além de lanche de bordo diferenciado, com bebidas à vontade.

Ao todo, a Litorina possui 3 tipos de vagões: o Curitiba (com decoração mais moderna) e o Foz e Copacabana (ambos com estilo mais clássico, incluindo até pequenos sofás). Valores a partir de R$ 405.

Categoria econômica
Vagao economico - Trem Morretes
Categoria econômica: vendas apenas presencialmente. Foto: Divulgação/Serra Verde Express

A categoria econômica do Trem de Morretes é considerada mais como um meio de locomoção do que um passeio turístico. Isso porque nela os assentos são individuais, simples e não há presença de guia ou serviço de bordo durante todo o trajeto, como os demais acima.

Por isso, essa categoria é mais recomendada para moradores locais e montanhistas, por exemplo.

A categoria econômica é a única vendida apenas na Estação Ferroviária de Curitiba e custa R$ 49,00 o trecho.

Tipos de pacotes

Viagem - Trem Morretes
Vista durante o passeio, no vagão BOVE. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma vez escolhido a sua categoria e vagão favorito, você decide qual pacote do Trem Morretes quer fazer: desde a viagem simples, até roteiro mais completo incluindo almoço, city tour e etc.

Quanto mais atividades incluídas, maior será o valor do pacote. Confira abaixo as opções existentes atualmente:

Bilhete Curitiba – Morretes

É o pacote mais básico, que inclui somente a passagem de trem Curitiba – Morretes (só o trecho de ida), de acordo com a categoria escolhida.

A volta você faz por conta própria, pegando por exemplo um ônibus na rodoviária de Morretes, até Curitiba. Essa é a forma mais econômica de fazer o passeio.

Pacote Curitiba – Morretes Completo
Barreado Morretes
Almoço típico em Morretes, incluso no passeio. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem deseja mais comodidade e aproveitar melhor o tempo, o pacote completo inclui, além da passagem de trem entre Curitiba e Morretes, também:

  • Transfer de ida e volta do hotel ou residência em Curitiba;
  • Almoço típico em Morretes;
  • Tour em Morretes e Antonina;
  • Visita ao Parque Temático Hisgeopar;
  • Transporte rodoviário de Morretes a Curitiba;
  • Acompanhamento de guia de turismo durante todo o dia.

Essa foi a opção que fizemos e a maioria dos turistas escolhem e achamos muito boa! Veja mais detalhes abaixo de como foi nossa experiência.

Pacote Morretes – Curitiba (pôr do sol)

Para quem preferir fazer o passeio de trem no trecho Morretes até Curitiba, esse pacote é a opção.

Ele inclui transfer de Curitiba até Morretes de carro/van pela manhã, dando liberdade para conhecer a cidade com mais tempo.

Às 15h, ocorre o passeio de trem, saindo de Morretes até Curitiba. Como ele ocorre no período da tarde, é possível ver o pôr do sol.

Por pegar um trecho de subida, é comum o trecho Morretes – Curitiba, ser mais longo, do que Curitiba – Morretes.

Pacote Morretes – Curitiba completo (pôr do sol)

Essa é a versão mais completa do pacote anterior, incluindo também almoço típico em Morretes, tour pela cidade e Antonina e Visita ao Parque Temático Hisgeopar.

Serra Adventure Completo

Esse pacote inclui um passeio de 4×4 pela Serra Paranaense (passando até por um alambique), alem do transfer, passagem de trem, almoço e tour em Morretes, Antonina e Parque Temático Hisgeopar.

É ideal para quem quer fazer o passeio com clima de mais aventura!

Ilha do Mel de trem

Esse pacote inclui uma visita pela manhã na Ilha do Mel e a tarde volta de Morretes para Curitiba de trem.

A versão mais completa, também inclui almoço em Morretes, transfer ida e volta e guia acompanhando durante todo o dia.

Como comprar as passagens 

Categoria Boutique - Trem Serra Verde Express
Categoria Boutique, do Trem Morretes. Foto: GC/Blog Vambora!

As passagens e pacotes para o Trem Morretes podem ser vistos com mais detalhes e compradas online, diretamente pelo site da Serra Verde Express.

Também, dá para comprar pessoalmente nas Estações Rodoferroviária de Curitiba e Morretes, ou ainda pelos telefones: (41) 3888-3488 (Curitiba), (41) 3462-1256 (Morretes) ou WhatsApp: (41) 98433-0546.

Como comentamos acima, idealmente é melhor comprar as passagens com antecedência, especialmente na alta temporada.

Quem decidir fazer o passeio em cima da hora, só consegue comprar as passagens com pelo menos 1h de antecedência da saída do trem, sujeito à disponibilidade de bilhetes e lotação.

6-) Como é o passeio de trem para Morretes: nossa experiência com o pacote completo

Morretes
Charmosa Morretes, perto do litoral do Paraná. Foto: GC/Blog Vambora!

Como comentamos acima, nós fizemos o pacote completo do Passeio de Trem Curitiba Morretes, na categoria Boutique, indo no vagão Bove (que é pet friendely!).

Veja abaixo mais detalhes de como é o passeio e como foi nossa experiência! Também, postamos no nosso Instagram @VAMBORA, stories e reels sobre o passeio!

Embarque em Curitiba

É indicado chegar com 1h de antecedência antes da partida do trem, então por volta das 7h30 chegamos na estação Ferroviária de Curitiba. Aproveitamos para ver a maquete do trem que fica na estação.

A passagem é em formato QR Code e apresentamos na tela celular mesmo. A estação ferroviária de Curitiba é bem sinalizada e com muitos funcionários da Serra Verde Express ajudando no embarque.

Trem Curitiba – Morretes

Lanche - Trem Morretes
Serviço de bordo no trem. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma vez no vagão, conhecemos nossos dois guias, super solícitos e essenciais durante o passeio. Além de dar todas as informações de segurança, eles contam detalhes de toda a história da ferrovia, além de informar sempre as atrações que vamos passar, qual é melhor lado/ângulo para ver, etc.

Além do conforto, algo que adoramos no vagão Bove foi a varanda, que permitia se movimentar e ver bem, os dois lados do trem e toda a paisagem.

Varanda - Trem Morretes
Varanda do vagão BOVE. Foto: RS/Blog Vambora!

Como falamos acima, quem opta pelos vagões da Categoria Boutique tem um serviço de bordo bem completo, incluindo bebidas à vontade. Começamos o dia tomando café e já perto da hora do almoço, provamos os sucos, refrigerantes e até cerveja.

Sobre as comidas, comemos um lanche de croissant, além de snack de amendoim e um pão doce super gostoso, que foram distribuídos logo no início da viagem.

Uma dica: quem tiver algum tipo de intolerância ou dieta especial, vale entrar em contato com antecedência com a Serra Verde Express, para que possam disponibilizar um lanche de bordo de acordo com seu caso (sem açúcar, glúten ou vegetariano, por exemplo).

Categoria Boutique - Trem Morretes
A partir da categoria Boutique, as bebidas são à vontade, incluindo até cerveja. Foto: GC/Blog Vambora!

No inicio da viagem é distribuído também um mapa do trajeto, incluindo todas as atrações e cidades que vamos passar. No vagão, há também um banheiro exclusivo para ser usado durante todo passeio.

Como falamos acima, para quem fizer o trecho Curitiba – Morretes, vale a pena escolher assentos do lado esquerdo do trem, na hora de comprar as passagens. As vistas desse lado são as mais bonitas!

Ponte Trem Morretes
Lado esquerdo do trem (trecho Curitiba – Morretes), tem as vistas mais bonitas. Foto: GC/Blog Vambora!

As quase 4h de trem passaram muito rápido, especialmente no trecho de Serra, com paisagens deslumbrantes! A cada curva e túnel você tem uma surpresa, então já se prepare para tirar muitas fotos!

Alguns dos locais que mais gostamos durante a viagem de trem foram: a Cachoeira Véu de Noiva, a Garganta do Diabo, a Ponte São João e o Viaduto do Carvalho.

Morretes

Morretes Parana
Charmosa cidade de Morretes. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem vai fazer o tour completo, incluindo almoço, ganha um adesivo, que irá sinalizar qual será a sua van e guia em Morretes, no restante do passeio.

Depois que desembarcamos na Estação Ferroviária de Morretes, por volta do 12h, logo achamos nosso guia que nos levou até a van e fomos direto almoçar. Cada grupo vai para um determinado restaurante na cidade, mas todos tem a mesma qualidade e pratos.

Nosso almoço incluso no passeio foi no Restaurante Stazione e lá foi servido o Barreado, prato típico de Morretes. Trata-se de um cozido de carne, feito por muitas horas, que se come com farinha, arroz e quem quiser até banana, formando quase uma pasta.

Restaurante Stazione Morretes
Restaurante Stazione em Morretes. Foto: GC/Blog Vambora!

Nós achamos super saboroso, mas há também outras opções disponíveis no menu incluído do passeio, como peixe frito, camarão, bolinho de siri, salada, etc. Apenas as bebidas e sobremesas devem ser pagas à parte.

Depois, aproveitamos o período livre para conhecer um pouco de Morretes. A cidade é bem pequena e o charmoso centro histórico pode ser conhecido facilmente a pé.

Na cidade, vale a pena andar pela Rua do Comércio, na beira do Rio Nhundiaquara, ver a ponte de Ferro e conhecer a Rua Quinze de Novembro.

Produtos tipicos Morretes
Produtos com banana, típicos de Morretes. Foto: GC/Blog Vambora!

Nela, inclusive, aproveitamos, para conhecer uma famosa sorveteria, indicada pelo nosso guia no trem, a Primorato Sorvetes Naturais, que tem um sorvete de banana delicioso!

Inclusive, a região de Morretes é famosa pela plantação de banana e produtos, como bala de banana, chip, doces, etc, que são vendidos em diversos lugares pela cidade.

Parque Temático Hisgeopar

Parque temático Hisgeopar em Morretes
Parque temático Hisgeopar em Morretes. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois do almoço e passear em Morretes, voltamos para a nossa van e fomos conhecer o Hisgeopar, localizado perto do centro da cidade.

Trata-se de parque temático construído por um morador local, que mostra mais a história e geografia do Paraná (por isso o nome Hisgeopar), numa maquete com bonecos, ferrovia e até as cataratas de Foz do Iguaçu.

É uma atração fofa, especialmente para crianças. A entrada aqui já está inclusiva no valor do passeio e a visita guiada no local dura cerca de 30 minutos.

Antonina

Antonina Parana
Antonina, cidade histórica no litoral do Paraná. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois fomos até Antonina e vimos finalmente o mar! Antonina foi uma importante cidade portuária e é um dos povoados mais antigos do Paraná.

Infelizmente no dia que fomos, começou a chover super forte na hora que chegamos na cidade e não deu para passear muito pelo seu centro histórico.

Nosso guia contou que o clima pacato do local muda totalmente no Carnaval, sendo Antonina um dos destinos mais famosos do Paraná para curtir a festa.

Estrada da Graciosa

Van Passeio completo Morretes
Volta de van para Curitiba. Foto: GC/Blog Vambora!

A volta para Curitiba nesse pacote é feita de van e passa pela Estrada da Graciosa, se o clima permitir.

Ela é considerada uma das vias mais bonitas do país, com cerca de 28,5 km e passa por um trecho super preservado da Mata Atlântica na Serra do Mar.

Sua história vem do século XVIII, quando era inicialmente só uma trilha, feita por índios e depois tropeiros, cortando a serra do mar.

No século XX, ela foi uma das únicas estradas pavimentadas do Paraná e foi essencial para o escoamento e ligação do porto de Paranaguá, enquanto a ferrovia não ficava pronta.

Bala de banana - Parana
Parada para comprar produtos típicos na volta para Curitiba. Foto: GC/Blog Vambora!

Como tem muitas curvas e possui paralelepípedos, não é indicado andar na Estrada da Graciosa com neblina ou chuva, o que foi exatamente o que aconteceu no dia do nosso passeio.

Assim, a outra opção é pegar a BR-277, que foi o nosso caso, até Curitiba. O passeio durou o dia inteiro, saindo de Curitiba às 8h30 e voltando por volta das 17h.

Ainda na volta para Curitiba, passamos por uma loja de produtos artesanais, especializada em produtos de banana, ótima para quem quiser levar uma lembrancinha e gostosura para a casa.

Além do passeio de trem tradicional para Morretes, a Serra Verde Express realiza em algumas datas passeios de trem temáticos e especiais, como por exemplo, o Expresso Classique.

Serra do Mar - Trem Morretes
Vistas lindíssimas da Serra do Mar, durante o passeio. Foto: GC/Blog Vambora!

Neste passeio, o foco é um jantar completo servido a bordo, incluindo música ao vivo, drinks de boas vindas, etc. O roteiro do Expresso Classique vai até o jardim Botânico Curitiba, sendo 3h de experiência.

Também é da Serra Verde Express outros passeios de trem fora do Paraná, como o Trem Republicano de Itu, em São Paulo. Nós já fomos também e adoramos!

Para mais opções de passeios, tours e excursões oferecidas pela empresa, vale conferir o site da Serra Verde Express para mais informações.

Depois de ter feito alguns passeios de trem pelo mundo, o Trem de Morretes entrou na nossa lista como um dos mais lindos! Não é a toa que ele é considerado o mais bonito do Brasil! Vambora!

* O Vambora! fez o passeio de Trem Morretes com apoio da Serra Verde Express

*** VEJA TAMBÉM:
– NH Curitiba The Five: como é ficar num dos melhores hotéis de Curitiba!
8 Cidades próximas de Curitiba para conhecer
– Trem Republicano em Itu/SP: Veja como fazer o passeio

Descanso merecido: NH Curitiba The Five – Como é ficar num dos melhores hotéis de Curitiba!

0
Um dos quartos do NH Curitiba The Five
Um dos quartos do NH Curitiba The Five. Foto: Divulgação
Um dos quartos do NH Curitiba The Five
Um dos quartos do NH Curitiba The Five. Foto: Divulgação

O NH Curitiba The Five é considerado um dos melhores hotéis de Curitiba. Ficamos hospedados nele durante uma viagem na cidade e já adiantamos que adoramos toda experiência!

O hotel é o primeiro da rede NH no Brasil. De origem espanhola, a NH Hotéis faz parte do NH Hotel Group, sendo a marca mais luxuosa do grupo.

Restaurante Trinitas - Hotel NH Curitiba
Restaurante Trinitas do hotel. Foto: GC/Blog Vambora!

Eles tem hotéis na Europa e América Latina, sempre muito bem localizados, com clima moderno e urbano. E o NH Curitiba The Five foi o primeiro da marca no Brasil, inaugurado em 2017.

Ficamos algumas noite no hotel, podendo conhecer melhor todas as suas áreas e serviços. Veja abaixo mais detalhes sobre a nossa experiência e descubra porque o NH Curitiba The Five é um dos melhores hotéis da cidade. Vambora!

NH Curitiba The Five – Como é o hotel em Curitiba

1-) Onde fica o NH Curitiba The Five

Fachada Hotel NH Curitiba The Five - divulgacao
Entrada do hotel. Foto: Divulgação

O NH Curitiba The Five tem uma excelente localização em Curitiba, bem entre o centro e o bairro de Batel, o mais chique da cidade. O endereço exato do hotel é: Rua Nunes Machado, nº 68.

Virando a direita na rua do hotel, em cerca de 5 minutos a pé, você chega na Rua 24h, no centro de Curitiba. Já virando a esquerda, em 5 minutos, você chega no Shopping Curitiba. Do Aeroporto, são cerca de 30 minutos de carro, somente.

Inclusive, o prédio onde fica o NH Curitiba é também um centro comercial com escritórios, lojas, moradia e até um mini mercado. Então em poucos passos, você tem acessos a inúmeros serviços e facilidades.

Uma das maiores características dos hotéis do grupo NH é o cuidado com a localização dos hotéis, sempre muito bem inseridos nas cidades. E o NH Curitiba The Five não é uma exceção.

2-) Quartos

Quarto NH Curitiba The Five
Nosso quarto no NH Curitiba. Foto: GC/Blog Vambora!

Ao todo são 178 apartamentos no NH Curitiba The Five, nas categorias Standard, Premium, Corner ou Suíte. Todos tem decoração moderna e clean, com piso em madeira e podem receber pets!

Nós ficamos num quarto Corner Room e achamos muito espaçoso! Com cerca de 36m2, nosso quarto tinha uma cama king, frigobar, mesa para refeições, trabalho, closet, cofre, além de cafeteira e chaleira.

Recepcao hospedes NH Hotels
Doces de boas vindas! Foto: GC/Blog Vambora!

Quando chegamos, achamos muito legal que tinha doces e água de boas vindas, além de chá e cápsulas de café cortesia. Essa categoria de quarto possui também uma pequena varanda.

A parte do banheiro também achamos excelente, com o chuveiro e vaso sanitário separados da pia. Uma grande bancada e espelhos completam o banheiro, incluindo secador, amenities, além de roupão e chinelos.

Embora a TV LCD do quarto não seja smart, tinha muitos canais a cabo e por isso nem sentimos falta. Inclusive, a velocidade e qualidade do wi-fi do quarto (e por todo hotel) foi excelente, podendo, inclusive, trabalhar tranquilamente.

Amenities NH Curitiba The Five
Alguns amenities do quarto. Fotos: GC/Blog Vambora!

Algo que reparamos e gostamos muito: o quarto tinha uma ótima iluminação, com muitas janelas (incluindo cortinas blackout para usar a noite).

Inclusive, as janelas são de vidros refletivos, que além de ajudarem no conforto térmico, dão muita privacidade dentro do quarto (já que quem está de fora, não enxerga a parte de dentro).

As diárias do hotel são em média de R$ 450 por noite (incluindo café da manhã) para 2 pessoas, podendo variar de acordo com temporada.

+ Hotel NH Curitiba The Five: Veja valores e como reservar

3-) Restaurante, Café da Manhã e Brunch

Cafe da Manha - Amenities NH Curitiba The Five
Café da manhã do NH Curitiba The Five. Foto: GC/Blog Vambora!

O principal restaurante do NH Curitiba The Five é o Restaurante Trinitas, onde é servido o café da manhã, brunch, almoço e jantar. O espaço é lindíssimo, iluminado e bem moderno.

O café da manhã está incluso nas diárias e achamos excelente! Tem uma grande variedade de frutas, frios, pães, queijos, iogurtes, bolos, doces, favo de mel, café, leite, sucos, etc.

cafe da manha - NH Hotel Curitiba
Alguns itens do café da manhã. Foto: GC/Blog Vambora!

Há também pratos quentes, incluindo uma área onde você pode pedir ovos e omeletes personalizadas, com todos os ingredientes que você desejar na hora. O café da manhã acontece de segunda a sábado das 6h30 às 10h, e aos domingos das 6h30 ao 10h30.

Desde o outubro de 2023, eles oferecem também um Brunch com música ao vivo, aos domingos, aberto para todos (hóspedes e não hóspedes).

Brunch Hotel NH Curitiba The Five
Novo Brunch do NH Hotel Curitiba. Foto: GC/Blog Vambora!

Além das comidas já servidas no café da manhã, há mais 15 pratos, entre doces e salgados, incluindo massas e carnes, como arroz cremoso de camarão e funghi.

Algo muito legal é que em todas as refeições há opções sem glúten, sem lactose, vegetarianas e veganas. O valor do brunch é de R$ 95,00 + 10% por pessoa, funcionando todos os domingos, das 10h30 às 15h.

Reservas não são obrigatórias para o Brunch, mas caso queira, dá para entrar em contato e obter mais informações no perfil do hotel e da NH Hotels Brasil no Instagram: @nhhotelsbrasil.

4-) Bar e Café

Bar Five Lounge Curitiba
Bar Five Lounge, dentro do hotel. Foto: GC/Blog Vambora!

Além do restaurante Trinitas, existe dentro do NH Curitiba, o Five Lounge e o Grão Café, também abertos para não hóspedes.

O bar Five Lounge é lindo e é acessado subindo as escadas rolantes do complexo The Five, ficando ao lado da recepção do hotel. Ele tem um clima bem intimista e o cardápio é bem variado, incluindo coquetéis, vinhos, além de comidinhas, como hambúrgueres e até tapas (já que a origem do hotel é espanhola).

Recepcao Hotel NH Curitiba The Five
Recepção e entrada do bar. Foto: GC/Blog Vambora!

Eles tem praticamente todos os dias uma promoção interessante, incluindo Double drink às segundas e Sextas com Torneira Aberta, podendo provar diversos vinhos pelo valor fixo de R$ 66. O Five Lounge Wine & Coquetel Bar funciona de segunda a sábado, das 16h às 01h.

o Grão Café é uma cafeteria/lanchonete mais informal do hotel. Aqui são servidos lanches, doces, bebidas e cafés. Ele fica ao lado do Restaurante Trinitas e funciona diariamente, do 12h às 23h.

5-) Academia e SPA

Academia Hotel NH Curitiba The Five
Academia super completa do NH Curitiba. Foto: GC/Blog Vambora!

Ficamos impressionados como a academia do NH Curitiba The Five é imensa e moderna, repleta de aparelhos!

Há desde esteiras, bicicletas e aparelhos de musculação, incluindo toalha e água disponível para os usuários. Realmente bem completa, ela funciona diariamente das 6h às 23h.

No mesmo local, há uma sauna, disponível das 11h às 20h e um SPA, o Naturo. Este oferece um leque bem grande de tratamentos, de massagens relaxantes até drenagem linfática e escalda pés.

Spa Naturo - Hotel NH Curitiba The Five
Naturo SPA. Foto: GC/Blog Vambora!

O Naturo SPA foi inaugurado em dezembro de 2023 e funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h. Há uma sala individual e uma sala para casais, para fazerem uma sessão juntos.

Também, não é necessário ser hóspede do hotel para fazer os tratamentos e terapias oferecidos. O agendamento das massagens e tratamentos pode ser feito pelo Instagram @naturo.spa.

Terraco externo Hotel NH Curitiba The Five
Terraço ao ar livre. Foto: GC/Blog Vambora!

Ao lado da recepção e acesso a academia, há ainda uma área ao ar livre, com um terraço e vista da cidade. O espaço tem estrutura para dias quentes e frios (incluindo ombrelones e aquecedores) e achamos muito gostoso para descansar ou trabalhar.

Além da parte mais turística, o NH Curitiba tem uma estrutura excelente para eventos corporativos, com sete salas com capacidade para até 190 pessoas.

Entrada Hotel NH Curitiba The Five
Lindo lobby do hotel e completo The Five. Foto: GC/Blog Vambora!

Vale dizer que durante todos os dias da nossa estadia, o staff do hotel foi perfeito, muito educado, sempre nos ajudando e tirando dúvidas sempre que preciso.

Realmente o NH Curitiba The Five é um dos melhores hotéis para se hospedar em Curitiba! Nós adoramos nossa estadia por aqui e já queremos voltar numa próxima viagem para a cidade. Vambora!

* O Vambora! teve apoio do NH Curitiba The Five nesta viagem para Curitiba

*** VEJA TAMBÉM:
8 Cidades próximas de Curitiba para conhecer
10 Restaurantes internacionais para experimentar no Brasil
O que fazer em Foz do Iguaçu: Roteiro completo!

Próxima viagem: Seguro Viagem – Por que é tão Importante Contratar?

0
importância seguro viagem

importância seguro viagemO seguro viagem é um documento extremamente importante, seja para quem vai viver uma grande aventura em um destino inusitado de férias, até para quem vai viajar por poucos dias a trabalho.

Afinal, é esse documento que garantirá a proteção necessária para que você possa aproveitar sua viagem com tranquilidade. Isso porque, em casos de emergência, é possível acioná-lo a qualquer momento e contar com o suporte adequado para solucionar o seu problema.

Além disso, inúmeros países ao redor do mundo fazem do seguro um item obrigatório para ingressar em suas fronteiras.

Então, se você tem uma viagem marcada ou está planejando o próximo destino e ainda não entendeu por que deve contratar um seguro viagem, confira abaixo porque é tão importante fazer um antes de viajar e mais dicas de como fazer o seu!

Seguro Viagem: Por que é tão Importante Contratar?

1-) O Que é o Seguro Viagem?

O seguro viagem é um serviço de assistência financeira ou indenização ao viajante que passa por problemas e/ou situações de emergência de saúde em uma cidade ou país que não seja o seu de residência.

Assim, do dia do seu embarque até o retorno final, você tem a garantia de que não precisará arcar com despesas caso precise de atendimento médico, hospitalar, farmacêutico ou odontológico, por exemplo.

Então, desde que o plano tenha o valor de cobertura necessário, basta acionar o seguro e seguir o passo a passo oferecido pela seguradora.

Inclusive, além da saúde, muitas empresas permitem que o viajante personalize seu plano com coberturas adicionais. Veja abaixo mais sobre algumas delas!

2-) Quais são as Principais Coberturas do Seguro Viagem?

Extravio de Bagagem

mala de viagemEsta cobertura é perfeita se você se preocupa com a possibilidade de perder as malas durante a viagem.

Isso porque ela cobre a perda, roubo ou danos à bagagem e pode incluir compensação financeira para ajudar na compra de itens essenciais enquanto a situação não é resolvida.

Cancelamento de Passagem

O cancelamento da passagem aérea é infelizmente uma situação extremamente comum no cotidiano dos aeroportos.

Assim, a cobertura para esse tipo de problema se torna essencial, pois garante o reembolso das despesas com passagens e, em alguns casos, com reservas de hotel e aluguel de carros, minimizando as perdas financeiras.

Despesas Jurídicas

Viajar para um país estrangeiro pode trazer surpresas, incluindo questões legais inesperadas.

Assim, o seguro para despesas jurídicas oferece cobertura para assistência legal no caso de problemas como acidentes de trânsito ou outras situações legais.

Além disso, pode cobrir custos advocatícios e processuais, oferecendo suporte essencial em momentos complicados.

Prática Esportiva Amadora

Se você pretende praticar esportes durante a sua viagem, deve considerar essa cobertura.

Isso porque ela oferece assistência em casos de acidentes ou lesões decorrentes de atividades esportivas amadoras.

Isso inclui esportes de inverno, mergulho ou trekking, por exemplo, garantindo que você possa aproveitar suas atividades favoritas com mais segurança e tranquilidade.

3-) Por Que o Seguro Viagem é tão Importante?

Geralmente, viagens têm uma atmosfera de alegria e entusiasmo, com momentos esperados e planejados com cuidado.

Por isso, muitas pessoas esquecem de considerar que podem passar por situações estressantes ou desagradáveis numa viagem e, assim, subestimam a importância desse serviço.

No entanto, como você viu anteriormente, é o seguro que vai garantir o suporte necessário em momentos de crise durante uma viagem.

Então, por exemplo: você está de férias na Europa, comeu algo que não caiu muito bem e precisa de ajuda médica e remédios. Normalmente, o atendimento médico e as despesas farmacêuticas são muito altas em países estrangeiros.

Com o seguro, você não precisa se preocupar em desembolsar esse valor e comprometer o orçamento da sua viagem.

Além disso, consegue atendimento rápido em um local indicado pela própria seguradora, o que proporciona muito mais tranquilidade e reduz muito o estresse.

Inclusive, inúmeros países ao redor do mundo exigem o seguro viagem, incluindo, por exemplo, países europeus que fazem parte do fazem parte do Tratado de Schengen. Ou seja, sem ele, será impossível passar pelo controle das fronteiras.

Nesses casos, é importante pesquisar qual é o valor mínimo da cobertura, para cumprir todos os requisitos e não ter nenhum problema de ingresso. Para saber: na Europa é preciso ter um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.

4-) Por Que e Como Fazer o Seguro Viagem do My Travel Assist

O seguro viagem do My Travel Assist é um bom exemplo para viajantes que buscam uma ampla gama de cobertura, sendo bem conhecida no mercado, atuando há mais 25 anos.

Eles oferecem mais de 30 opções para compor um plano completo e que cubra todas as suas necessidades durante uma viagem.

Além disso, o viajante pode fazer a contratação online rápida do seguro, facilitando todo o processo, independente de decidir comprar com muita antecedência ou poucos dias antes da viagem.

Por fim, a My Travel Assist oferece atendimento 24h por dia, durante os 7 dias da semana, garantindo mais segurança caso o segurado precise de auxílio imediato.

Veja, a seguir, o passo a passo para contratar o seguro do My Travel Assist:

  1. Acesse o site do My Travel Assist;
  2. Preencha o formulário com as características da sua viagem e clique em “Cotar Agora”;
  3. Na página seguinte, escolha o plano com as coberturas e valores que melhor se adequem às suas necessidades;
  4. Insira coberturas adicionais, se assim desejar, e clique em “SELECIONAR”;
  5. Em seguida, preencha os seus dados pessoais;
  6. Siga para a tela de pagamento e preencha as informações solicitadas;
  7. A confirmação da compra chegará no e-mail cadastrado juntamente com a sua apólice.

E aí, gostou de entender um pouco mais sobre o seguro viagem? Com isso, esperamos tenha ficado claro por que ele é tão importante na hora de viajar!

Então, se você tem uma viagem marcada e quer ter tranquilidade em nesse momento tão planejado e desejado, vale conferir o site da My Travel Assist e fazer uma cotação dos planos para viajar protegido e seguro.

*Post publieditorial

*** VEJA TAMBÉM:
Feriados de 2024: Veja quais são e se planejar para viajar!
Bagagem de viagem: Veja o que pode levar a bordo e como escolher a sua ideal
Milhas: guia básico de como acumular e usar milhas para viajar

Próxima viagem: Feriados de 2024 com calendário e dias para viajar!

0
Calendário FERIADOS de 2024

feriados de 2024

Feliz ano novo e feriados novos! Como já é tradição aqui no Vambora!, confira com a gente o calendário de feriados de 2024 para programar suas férias e viagens deste novo ano!

Depois de um 2023 repleto de feriados “emendáveis” (aqueles que caem perto de finais de semana), em 2024, um ano bissexto, teremos a maior parte dos feriados caindo aos finais de semana, ou no meio da semana (como quarta).

Ou seja, 2024 não será um ano com muitas folgas, sendo preciso planejar bem as férias! Ainda sim, teremos um novo feriado nacional em 2024: o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, no dia 20 de Novembro!

Confira abaixo então o calendário completo de feriados de 2024 para planejar suas próximas viagens deste ano! Vambora!

Calendário de Feriados de 2024

Calendário FERIADOS de 2024

Feriados de 2024 no 1º Semestre

O primeiro semestre de 2024 será o melhor para emendar feriados, com os maiores do ano!

Depois do 1º de janeiro (caindo numa segunda), teremos o Carnaval (de 10 a 14 de fevereiro), seguido pela Paixão de Cristo e Páscoa (de 29 a 31 de março – sexta a domingo).

Os próximos feriados do 1º semestre de 2024 serão dois não emendáveis, com Tiradentes caindo num domingo (21/04) e o Dia Mundial do trabalho, caindo numa quarta (01/05).

Por fim, para finalizar o 1º semestre, teremos um grande feriado, o do Corpus Christi, caindo no dia 30 de maio (uma quinta feira).

Feriados de 2024 no 2º Semestre

Preparem-se para poucos feriados emendáveis no 2º semestre de 2024! Por isso, já fica a nossa dica: se puder, tente marcar suas férias nessa época no ano, pois não haverá muitos feriados por todo este 2º semestre para descansar!

O primeiro feriado deste semestre será o 7 de Setembro, que irá cair num sábado. Depois dele, teremos uma sequência de mais dois feriados também caindo aos sábados: Nossa Senhora Aparecida em 12/10 e Finados em 02/11.

Ou seja, de junho até começo de novembro, não teremos nenhum feriado nacional emendável!

Depois disso, chega o maior feriado do 2º semestre de 2024, a Proclamação da República em 15 de novembro (caindo numa sexta). E em seguida, teremos o mais novo feriado nacional, aprovado e sancionado no final de 2023: será o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, no dia 20/11.

Até então um feriado regional, em algumas cidades e estados, o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra agora é um feriado nacional! A única coisa é que o dia 20/11, cairá num quarta, sendo mais um feriado “não emendável” em 2024.

Por fim, o dia de Natal vai cair numa quarta feira e o Réveillon no dia 31/12, será numa terça!

Deu para ver que 2024 terá mesmo poucos feriados para emendar viagens maiores. Como o 2º semestre será bem escasso de feriados, para que não fique uma sequência muito grande de meses sem descanso, a gente indica tirar as férias nesse período.

Já quem prefere juntar férias com feriados, as melhores opções serão Carnaval e Corpus Christi no 1º semestre de 2024.

Agora que você já sabe quais serão todos os feriados nacionais de 2024, Vambora viajar em quais deles? Conta aqui nos comentários! Vambora!

*** VEJA TAMBÉM:
Para onde viajar em 2024: 10 destinos no Brasil e mundo!
10 Lugares baratos para viajar pelo Brasil

Lua de mel no Brasil: 10 ideias de destinos para viajar com seu amor!

Relato de viagem: Como é voar com a United Airlines para os Estados Unidos

0
United Airlines.Foto: Divulgação

United Airlines.Foto: Divulgação

A United Airlines é uma das maiores e mais famosas companhias aéreas do mundo! Recentemente fomos com ela para os Estados Unidos e neste post vamos contar como é voar com a United, mostrando melhor seus serviços, classes e até Sala VIP!

Criada em 1926, a United é atualmente a 2ª maior companhia aérea dos EUA (ficando atrás somente da American Airlines) e está entre as TOP 50 melhores do mundo.

Seu hub (centro de conexão de voos) principal é em Chicago e ela faz parte da Star Alliance, a maior aliança de companhias aéreas do planeta.

Veja abaixo mais sobre a empresa, bem como nossa experiência de como é voar com a United Airlines do Brasil para os EUA, além de voos internos nos Estados Unidos. Vambora!

Como é voar com a United Airlines para os Estados Unidos

1-) Quais são os destinos operados pela United no Brasil

united airlines aviao

Atualmente, a United Airlines opera os seguintes destinos e trechos no Brasil:

  • São Paulo/Guarulhos a Chicago;
  • São Paulo/Guarulhos a Houston;
  • São Paulo/Guarulhos a Nova York/Newark;
  • São Paulo/Guarulhos a Washington D.C.;
  • Rio de Janeiro/Galeão a Houston.

Uma vez nos Estados Unidos, eles tem uma malha aérea bem grande para diversos destinos na América do Norte, Sul e Central, além da Europa, Caribe, África e Ásia.

Em relação aos aviões, a United opera no Brasil com as aeronaves Boeing 787-10, Boeing 787-9, Boeing 777-200ER, Boeing 767-400ER e Boeing 767-300R.

2-) Tipos de classes na United Airlines

Classe Executiva United Polaris
Classe Executiva United Polaris. Foto: Divulgação

São atualmente 4 classes disponíveis para voar com a United Airlines, em voos internacionais no Brasil. Nessas, eles oferecem opções de refeições quentes completas e bebidas variadas, poltronas com sistema de entretenimento de bordo individual, wi-fi, tomadas e entradas USB.

Veja abaixo as características de cada uma:

  • Econômica

United Economy
United Economy. Foto: Divulgação

A United Economy é classe mais básica para voar com a companhia. Por aqui, os assentos possuem encosto e apoio para pescoço, além de serviço de bordo (para voos longos) com refeição completa, incluindo bebidas, como cerveja e vinho de cortesia.

Também, existe wi-fi gratuito para aplicativos de mensagem durante os voos (além de internet extra, caso precise, paga à parte), além de sistema de entretenimento com telas (com filmes, jogos, música, etc).

Além disso, a tarifa Standard Economy inclui o despacho de uma mala de 23kg. Já a tarifa Econômica básica, não inclui o despacho de bagagem.

  • Economy Plus

Economy Plus United
Classe Economy Plus. Foto: GC/Blog Vambora!

Vocês sabiam que a United foi uma das primeiras companhias aéreas a incluir fileiras com mais espaço para as pernas, há cerca de 20 anos? E assim nasceu a classe Economy Plus!

Além de todas as características da classe econômica, a classe United Economy Plus possui até 15cm a mais de espaço para as pernas, além de mais espaço embaixo dos assentos.

Essa classe fica bem perto da saída da aeronave, o que facilita e agiliza bastante o embarque e desembarque.

Nós voamos nessa classe e achamos bem confortável. Num dos trechos que fizemos, conseguimos pegar ainda a primeira fileira da Economy Plus, então tivemos ainda mais espaço para as pernas. Mais abaixo, contamos nosso relato completo de como foi o voo!

  • Premium Plus

Classe United Airlines Premium Plus
Premium Plus. Foto: Divulgação

A Classe Premium Plus oferece mais espaço e conforto nos assentos, sendo ainda uma classe econômica, mas bem mais confortável. Por aqui você tem uma experiência gastronômica mais premium, com serviço de bordo diferenciado, incluindo bebidas alcoólicas.

Também, é oferecido aos passageiros manta e travesseiro da Saks Fifth Avenue, além de fones de ouvido com redução de ruído.

Além disso, é incluído na tarifa o despacho gratuito de duas malas padrão (23kg).

  • Classe Executiva United Polaris

classe united polaris
Polaris, classe executiva da United. Foto: Divulgação

A classe executiva da United, a Polaris, é considera atualmente uma das melhores do mundo.

Antes mesmo de entrar no avião, há serviço de embarque prioritário e acesso ao lounge Polaris, sala VIP exclusiva. Já no avião, há um serviço de bordo completo com cardápio de opções de comidas e bebidas, além de fones de ouvido com redução de ruído e sistema de entretenimento.

Os assentos na Polaris reclinam 180°, convertendo-se em camas, com 198cm de espaço para dormir. Inclusive, há um serviço para arrumar os assentos, com roupas de cama personalizadas e luxuosas também da marca Saks Fifth Avenue.

3-) Bagagem na United Airlines

bagagem de viagem

Na United Airlines você pode levar uma bagagem de mão e um item pessoal dentro do avião, para todos os voos e classes, com peso máximo de 10kg. Veja abaixo os tamanhos que elas devem ter:

  • Bagagem de mão: dimensões máximas de 23 cm x 35 cm x 56 cm. Importante: quando for medir sua bagagem, inclua também alça e rodinhas, se tiver.
  • Item pessoal (bolsa, mochila ou sacola, por exemplo): dimensões máximas de até 22 cm x 25 cm x 43 cm.

Já em relação a bagagem despachada, a política varia, de acordo com o tipo de passagem que você comprou e em qual classe irá voar. Por exemplo, passagens promocionais geralmente não incluem bagagem despachada; já nas categorias Premium, a bagagem já está incluída.

Vale conferir diretamente na hora que for adquirir a passagem da United Airlines, se a sua tarifa inclui ou não bagagem.

Também, dependendo do seu status no programa de recompensas da companhia (o MileagePlus) ou de outros programas da aliança Star Alliance (no qual a United faz parte), você pode ter direito ao despache gratuito.

No site da companhia, existe uma página que você pode conferir os valores e mais informações, caso precise despachar uma bagagem.

Bagagem e escalas

Aeroporto de Chicago
Escala no Aeroporto de Chicago O’Hare. Foto: Divulgação

É muito comum fazer escalas nos voos da United, então seguem algumas informações importantes sobre bagagens para esses casos:

  • Quem vai do Brasil para os Estados Unidos e vai fazer escala antes do destino final, é preciso retirar a bagagem e depois encaminhá-las após a imigração, para o destino final;
  • Na volta para o Brasil, para escalas de conexão de até 12h, a United faz o envio das bagagens automaticamente, não precisando retirá-las e despachar novamente;
  • Já em caso de escalas maiores de 12h, na volta para o Brasil, daí é preciso pegar as malas e despachar novamente, a partir de 3h antes do seu próximo voo.

Isso acontece também em casos de haver uma conexão em uma passagem separada e o voo não for operado por uma companhia parceira da Star Alliance™ ou em uma viagem internacional, se você fizer conexão com um voo doméstico dentro de seu país de destino. Mais informações podem ser vistas no site da United.

Então, caso você precise fazer uma escala grande nos Estados Unidos e tenha que retirar sua mala e despachá-la novamente só mais tarde, um problema dos aeroportos do país é que não há depósitos para deixar as bagagens. Já há alguns anos não há lockers dentro dos aeroportos nos EUA, por uma questão de segurança.

Isso aconteceu com a gente numa escala grande que fizemos em Chicago, antes de voltar para o Brasil, num dos voos da United. Ao invés de ficar esperando dentro do aeroporto, resolvemos ir passear pela cidade e descobrimos dai uma empresa que tem serviço de lockers em todo o mundo, especialmente nos EUA, chamada Bounce.

bounce app storage
APP Bounce. Imagem: Reprodução

A gente acabou descobrindo esse serviço de última hora e ele resolveu nosso problema! Pesquisando no site, vimos um local que tinha bons reviews, ficava perto da linha do metrô de Chicago que iríamos passar e estava aberto no horário que chegaríamos na cidade.

O mais curioso do Bounce é que os lockers ficam nos mais diferentes locais: desde hotéis, até estações de trem, passando por academias, livrarias e até museus. Como a gente não conhecia o serviço, nos baseamos muito nos reviews dos lugares (deixados por outros usuários) e pelo fato que eles terem um seguro de até US$ 10.000 por bagagem.

No fim deu tudo certo e gostamos bastante do serviço! Fica a dica, caso precise armazenar suas malas em qualquer cidade nos EUA e do mundo (o serviço da Bounce já existe também no Brasil!).

4-) Programa de recompensas MileagePlus

mileage plus united

O programa de recompensas da United Airlines chama MileagePlus e eles fazem parte da Star Alliance. Além disso, eles também tem parcerias com diversas outras companhias aéreas, incluindo a brasileira Azul.

Por isso, ao voar com a United, você consegue também acumular milhas em parceiros da empresa, caso queira.

Também, ao se afiliar ao MileagePlus (que é gratuito para se cadastrar), você consegue ter vantagens e ir ganhando pontos e status com a companhia. Dessa forma, consegue obter, por exemplo, upgrades, acesso direto a Economy Plus, despacho gratuito de bagagem, entre outros.

5-) United APP

United app
United APP. Imagem: Reprodução

Achamos o APP da United excelente, com ótimas informações! Usamos ele desde para saber o momento para fazer o check in, até os status dos voos, informação de bagagens e embarque.

Quem for voar com a companhia, recomendamos muito baixar o United APP, que tem versões para Android e IOS. Veja abaixo mais funcionalidades dele:

  • Reserva de voos;
  • Cartões de embarque mobile e check-in;
  • Status de voo;
  • Mapas de assentos;
  • Acesso à conta do MileagePlus;
  • Rastreamento de voo;
  • Rastreamento de bagagem;
  • Pré-seleção de refeições;
  • Remarcação de assento;
  • Amenities;
  • Autoatendimento e atendimento virtual, em caso de dúvidas, cancelamento, atraso ou remarcação de voos, etc.

Para quem tem o APP pelos sistema IOS, ele possui a funcionalidade Live Activities (“Atividades Ao Vivo” em português), que oferece, em tempo real, informações da viagem na tela do celular, sem nem precisar abrir o app. Ele inclui até uma contagem regressiva para o horário da viagem!

Nos embarques, usamos o APP para mostrar o cartão e foi muito rápido e prático. Achamos ótima também a facilidade de saber a localização das bagagens, o que nos deixou bem seguros em todos os trechos que voamos.

6-) Salas VIP da United Airlines

United Polaris Lounge
United Polaris Lounge. Foto: Divulgação

A United Airlines possui diversas salas VIP que podem ser usadas pelos passageiros, ao redor do mundo. No Brasil, passageiros da companhia podem utilizar o Espaço Banco Safra em Guarulhos e a sala da Star Alliance no Galeão.

Já nos EUA, a United tem salas VIP próprias e elas são divididas em dois tipos: as salas United Club e as salas United Polaris® Lounge .

As Salas United Polaris podem ser usadas somente por quem voa na Classe Executiva United Polaris ou na primeira classe ou classe executiva em voos internacionais de longa distância, de companhias aéreas associadas da Star Alliance.

Já as salas United Club, podem ser acessadas por passageiros voando em cabines Premium da United, que tenham um status Gold na Star Alliance, que sejam associados ao United Club ou adquiram um passe de uso único, que foi o nosso caso.

São atualmente 45 salas United Club e 6 salas United Polaris® Lounge nos Estados Unidos. Nós fomos conhecer a mais nova United Club no Aeroporto Internacional de Chicago -O’Hare.

Como é a United Club do Aeroporto Internacional de Chicago – O’Hare

Sala Vip united club Chicago
Lounge dentro do United Club no Aeroporto de Chicago. Foto: GC/Blog Vambora!

Inaugurado no começo de 2023, o United Club do Aeroporto de Chicago O’Hare é uma das maiores salas VIP da companhia. Com 1500 metros quadrados, ele fica no Terminal 1, próximo ao portão C10, e substitui uma antiga unidade do United Club no aeroporto.

No total, são mais de 400 assentos, dispostos em mesas, salas individuais, balcões coletivos e lounges. Por todo espaço, há wi-fi gratuito de alta velocidade e buffet de comidas e bebidas (incluindo alcoólicas), à vontade.

Nós conhecemos a sala durante nossa volta dos Estados Unidos, quando fizemos escala em Chicago e adoramos o espaço! Com vista para a pista, dá para ver de perto os aviões e todo o ambiente é muito confortável.

Drinks Sala Vip united club Chicago
Drinks servidos na Sala VIP. Foto: GC/Blog Vambora!

No dia que fomos, havia muitas opções de comidas, incluindo lanches, saladas e até pratos quentes, incluindo sopas. No quesito bebidas, as opções são muitas também, incluindo vinhos, cervejas e até drinks variados.

Todo o espaço é super novo, incluindo os banheiros. Aqui o único ponto que sentimos falta, foram chuveiros, que não existem nessa sala (mas há em outros United Club e especialmente nos United Polaris® Lounge).

7-) Nossa experiência de como é voar com a United

Voo United Airlines
Voo Chicago -SP, na Economy Plus. Foto: GC/Blog Vambora!

Nós já voamos algumas vezes com a United Airlines, nos trechos SP – Chicago, SP – Nova York (Newark), além de voos internos nos Estados Unidos.

Na nossa experiência mais recente com eles, voamos pela primeira vez na classe Economy Plus (tanto nos trechos internacionais, como internos nos EUA) e achamos que os 15 cm de espaço extra realmente dão diferença no conforto.

A localização dos assentos dessa classe, bem perto da entrada do avião, também achamos que foi ótimo na hora do embarque e desembarque, especialmente no voo internacional, com mais pessoas a bordo. Conseguimos entrar e sair da aeronave bem rápido.

Servico de bordo United Airlines
Serviço de bordo durante o voo. Foto: GC/Blog Vambora!

Em relação as comidas, no voo internacional, o serviço de bordo tinha opções com carne ou frango no jantar, mas pelo que vimos, quem possui alguma restrição, consegue selecionar antes pelo APP da United.

Já no café da manhã, a refeição foi bem mais simples, sem variações ou opção de comida quente. Em relação as bebidas, achamos a variedade muito boa, com água, refrigerante, suco, além de cerveja e vinhos.

O sistema de entretenimento a bordo também achamos ótimo, com várias opções de filmes (incluindo estreias e novidades do cinema), documentários, séries, além de musicas e jogos.

Servido de bordo united Airlines - voo interno EUA
Serviço de bordo, num voo interno nos EUA pela United. Foto: GC/Blog Vambora!

Já nos voos internos, eles distribuíram um pequeno snack e também água para os passageiros. Qualquer outra opção, deveria ser paga, num cardápio distribuído na aeronave.

Também, não há opção de entretenimento em voos internos, porém os assentos tinham entrada USB, para carregar e usar com mais conforto seu aparelho eletrônico.

Um ponto positivo, em todos os voos, foi a pontualidade da United Airlines e não vimos casos de overbooking, tantos nos voos internos como internacionais.

Comidas - Sala Vip united club Chicago
Comidas da Sala Vip United Club em Chicago. Foto: GC/Blog Vambora!

Como falamos mais acima, pudemos conhecer a convite da United, a nova sala VIP United Club do Aeroporto de Chicago. Foi uma das maiores salas VIP que já fomos e achamos excelente!

Super confortável e com muitas opções de comidas e bebidas, mesmo cheia, havia assentos e espaço para todos. O serviço dentro da sala também foi ótimo, com atendentes e funcionários muito educados e solícitos.

Único ponto que sentimos falta nessa United Club foram os chuveiros. Seria perfeito se houvesse essa opção lá também.

Em todos os voos usamos o United APP e achamos excelente! Inclusive, recomendamos que você baixe e use o aplicativo se for viajar com a companhia.

Os cartões de embarque de todos os voos, bem como avisos sobre eles, e localização das bagagens, tudo foi visto usando o APP, o que facilitou muito a viagem.

Novo United Club no Aeroporto de Chicago
Novo United Club no Aeroporto de Chicago. Foto: Divulgação

Nossa experiência em geral, foi excelente com a companhia, com todos os voos pontuais e bom atendimento pelos funcionários, especialmente o pessoal de solo no check-in e desembarque.

O nosso teste com a classe Economy Plus foi muito bom e achamos que quem quiser mais conforto, sem ter que pagar muito a mais pela passagem, vala a pena!

Ficamos curiosos para conhecer agora a Polaris, a classe executiva da empresa, que parece ser uma experiência de voo bem exclusiva e diferenciada!

Tem mais dúvidas sobre como é voar com a United Airlines ou já voou com a companhia e quer compartilhar sua experiência? Deixe aqui nos comentários! Vambora!

*O Vambora! conheceu a classe Economy Plus e a United Club em parceria com a United Airlines.

*** VEJA TAMBÉM:
– Como usar Milhas: ebook gratuito com dicas!
Bagagem de viagem: veja o que pode levar a bordo e como escolher a sua ideal
As melhores companhias aéreas e aeroportos do Brasil e do mundo!

Relato de viagem: Universal Studios Hollywood – Todas as dicas para visitar o parque em Los Angeles!

0
Super Nintendo World - Universal Studios Los Angeles
Super Nintendo World. Foto: GC/Blog Vambora!
Universal Studios Hollywood Los Angeles
Universal Studios Hollywood Los Angeles. Foto: GC/Blog Vambora!

A Universal Studios Hollywood é um dos parques de diversão mais desejados e visitados da Costa Oeste dos EUA. Localizado em Los Angeles, ele é uma das principais atrações da cidade e vale muito a visita!

Com brinquedos e shows para todas as idades e estilos, a Universal da Califórnia inclui o Super Nintendo World, Harry Potter, Simpsons, Jurassic Park, além de um tour pelos estúdios de seus filmes e séries! E essas são só algumas das atrações!

Confira abaixo todas as dicas para visitar o parque, incluindo ingressos, como chegar, além de nossas dicas e experiência de viagem, com um roteiro de 1 dia para visitar. Vambora então conhecer a Universal Studios Hollywood!

Universal Studios Hollywood: Todas as dicas para visitar o parque em Los Angeles!

1-) Como chegar na Universal Studios Hollywood

como chegar universal studios hollywood
Acesso ao estacionamento do parque. Foto: GC/Blog Vambora!

A Universal Studios Hollywood fica localizada em Los Angeles e há basicamente duas maneiras de chegar até lá: de carro e metrô. Veja abaixo mais informações sobre cada uma delas.

Carro

Como já falamos em outros posts sobre Los Angeles, alugar um carro, continua sendo a melhor forma do turista conhecer LA.

Los Angeles é muito grande, com atrações bem espalhadas, por isso, estar de carro é a forma mais prática e econômica de conhecê-la. E sim, o aluguel de carro em Los Angeles não é caro e compensa muito!

Nós alugamos nosso carro pela Rentcars, retirando o carro no Aeroporto Internacional de Los Angeles. Neste post sobre como alugar carro em Los Angeles, contamos mais detalhes de como fazer, valores e dicas de como dirigir na cidade.

+ Aluguel de carro em Los Angeles: Confira os preços para reservar

Para quem vai de carro para a Universal Studios Hollywood, a melhor dica é usar o Google Maps para ver as direções. Para saber, o endereço exato do parque é: 100 Universal City Plaza, Universal City, Los Angeles.

Vale dizer que o trânsito em Los Angeles é intenso e se você não está hospedado perto do parque (veja mais abaixo dicas de hotéis perto da Universal), considere de 30 minutos a 1h para chegar.

Há estacionamento na própria Universal, com preço padrão de US$ 32 (General Parking) antes das 17h e depois das 17h, o valor cai para US$ 10 (sem ser em dias de evento, como Halloween). O valor pode ser pago em dinheiro ou cartão (débito ou crédito).

O estacionamento é bem grande, então vale fotografar a sinalização da sua vaga, bem como o andar e saída correspondente para não esquecer onde está o carro.

Existe também serviço de Valet, custando US$ 25 para até 2h e US$ 50 para mais de 2h de estacionamento e há vagas para diversos tipos e tamanhos de veículos em todo estacionamento.

+ Aluguel de carro em Los Angeles: Confira todas as dicas para fazer

Metrô

Outra forma de chegar na Universal de Los Angeles é usando transporte público, sendo o metrô a forma mais fácil. Há uma estação chamada “Universal / Studio City Station”, que faz parte da linha vermelha do metrô, que passa pelo centro de LA, saindo da Union Station.

Da estação “Universal / Studio City Station”, há uma passarela de pedestres, entre as ruas Lankershim e Universal Hollywood Drive, que leva até a uma estação de ônibus da Universal City Red Line, que faz o translado dos visitantes até a entrada do parque.

Para saber: o valor da passagem de metrô em Los Angeles é de $1,75 por trecho e pode ser adquirida em qualquer estação. Quem está hospedado perto de uma estação de metrô em Los Angeles, vale a pena considerar essa forma para chegar até o parque.

2-) Ingressos para a Universal Studios Hollywood

Studio Tour - Universal Studio Hollywood
Studio Tour dentro da Universal Hollywood. Foto: GC/Blog Vambora!

Existe essencialmente 3 tipos de ingresso para a Universal Studios Hollywood: Ingresso comum, Express e VIP. É indicado comprar os ingressos com antecedência e não na hora do parque, pois o ingresso online é mais barato do que o comprado na bilheteria.

Também, comprar o ingresso online e com antecedência economiza tempo e filas na entrada! Vale dizer que os valores de todos os ingressos variam, de acordo com o dia e temporada.

De forma geral, para ter noção dos valores, os preços são a partir de US$ 100 por pessoa. Veja abaixo mais sobre cada tipo de ingresso no parque.

Ingresso comum (General Day Admission)

O ingresso básico para a Universal Studios Hollywood é para visitar durante 1 dia o parque. Isso é o mais recomendado e super viável.

Ele pode ser comprado pelo site e APP da própria Universal ou através de sites de ingresso, como o Get Your Guide.

No site da Universal, o ingresso é intransferível, não reembolsável e não trocável. Já pela Get Your Guide, o ingresso tem cancelamento grátis com até 24h antecedência e reembolso integral.

Para quem tem receio de comprar o ingresso com antecedência e não consiga ir na data planejada, a gente recomenda comprar pela Get Your Guide para ter o reembolso.

Também, no site da Get Your Guide há promoções, e o preço do ingresso pode sair menor do que no site da Universal. Por isso, vale pesquisar em ambos, antes de adquirir.

+ Ingresso comum na Universal Studios Hollywood: Veja valores e como comprar

Ingresso Express

O ingresso Express permite acesso expresso (ou seja, usar uma fila especial e mais rápida) para praticamente todas as atrações do parque (menos a Mario Kart™: Bowser’s Challenge) uma vez ao dia.

Nós testamos esse ingresso e amamos a experiência, especialmente se você tem 1 dia para visitar o parque e vai num final de semana ou alta temporada. Com ele, atrações que tinham filas de 45 minutos de espera (como do Harry Potter), foi para meros 5 minutos, no dia que fomos.

O valor do ingresso Express aumenta em relação ao tradicional, mas o conforto, facilidade e melhor uso do seu tempo, para a gente vale o investimento.

Assim como o tradicional, o Ingresso Express para a Universal Studios Hollywood pode ser comprado pelo site da própria Universal ou através da Get Your Guide.

Também, no site da Universal, o ingresso é intransferível, não reembolsável e não trocável. Já pela Get Your Guide, o ingresso tem cancelamento grátis com até 24h antecedência e reembolso integral.

+ Ingresso Express na Universal Studios Hollywood: Veja valores e como comprar

Ingresso VIP

O ingresso VIP permite uma experiência única pelo parque. Ele inclui um dia de visita, com entrada expressa em todas as atrações da Universal Studios Hollywood (incluindo a Mario Kart™: Bowser’s Challenge), além de assentos marcados nos shows do parque.

Também, há um guia que irá acompanhá-lo durante todo o dia, inclusive pelo Studio Tour, passando pelos estúdios da Universal em Los Angeles.

Além disso, está incluso no ingresso VIP bebidas e snacks à vontade, além de uma refeição gourmet e estacionamento com Valet.

No dia que fomos, vimos várias pessoas usando o Ingresso VIP e se você quer ter mais conforto durante a sua visita, pode compensar! Assim como os demais ingressos, o VIP pode ser adquirido pelo site da Universal ou através da Get Your Guide.

Também, no site da Universal, o ingresso é intransferível, não reembolsável e não trocável. Já pela Get Your Guide, o ingresso tem cancelamento grátis com até 24h antecedência e reembolso integral.

+ Ingresso VIP na Universal Studios Hollywood: Veja valores e como comprar

Existe a possibilidade também de comprar o ingresso comum e Express para 2 dias no parque, mas honestamente não achamos que é preciso. Dá para conhecer a Universal Califórnia em 1 dia tranquilamente.

E por fim, dá para comprar um acesso antecipado para entrar no parque, exclusivamente para visitar a área do SUPER NINTENDO WORLD™, durante 1 hora, antes da abertura geral para o público. Ele não substitui o ingresso, sendo apenas um adendo.

Essa entrada antecipada pode valer a pena para quem quer muito conhecer essa área e quer pegar o local mais vazio. Esse acesso antecipado ao Super Nintendo World custa US$ 20 e pode ser adquirido somente no site da Universal.

3-) Como funciona o APP da Universal Studios Hollywood

app universal studios hollywood
APP do parque. Foto: Reprodução

O APP da Universal Studios Hollywood será seu melhor amigo para conhecer o parque. Uma vez com o ingresso adquirido, vale a pena baixar o APP já no Brasil. Ele tem versões tanto para IOS, como Android.

No APP, você encontra todas as informações para organizar visita: de horário de funcionamento, até tempo de espera nas atrações, mapa do parque, opções de restaurantes (incluindo fazer reserva), etc.

Ao comprar pelo site da Universal ou pela Get Your Guide, você consegue linkar seu ingresso no APP e apresentá-lo na tela do celular na entrada. Também, quem tiver o ingresso Express ou VIP, basta mostrar o ingresso na tela do APP, na entrada dos brinquedos para acessar a fila expressa.

Ao clicar em cada atração no APP, dá para também ver as características de cada uma, incluindo altura mínima, estilo ou se há alguma restrição, etc. No aplicativo você consegue também “favoritar” e salvar as atrações que deseja mais ver, incluindo shows para montar seu itinerário exclusivo.

Outra coisa que achamos muito legal no APP, foi poder pedir comidas e bebidas antecipadamente. Ou seja, com todas essas funcionalidades, você vai acessar o aplicativo durante todo o dia da sua visita!

Para tudo isso, é preciso estar conectado na internet. Nós ficamos conectados nessa viagem pelos EUA, com o chip da OMEUCHIP e gostamos muito. Fomos nessa viagem com um plano de internet ilimitada e foi perfeito, podendo usar o celular e APP sem economia de dados.

Dica: Leitores aqui do Vambora! tem 15% de desconto nos chips e esim da OMEUCHIP! Só usar o cupom “VAMBORA” na hora de adquirir, qualquer plano!

+ Chip de celular para usar nos EUA: Veja as melhores opções e como adquirir

4-) Principais atrações da Universal Studios Hollywood

UPPER LOT Universal Studios Hollywood
Lower e Upper Lots da Universal em Los Angeles. Foto: GC/Blog Vambora!

Como falamos, a Universal Studios Hollywood pode ser visitada em um dia, mas é importante saber que o parque, ainda que seja um pouco menor do que o de Orlando (veja mais abaixo as principais diferenças de entre eles), é ainda sim grande!

Por isso, é importante separar um dia inteiro para visitá-lo. O horário de abertura e fechamento varia de acordo com o dia e também temporada. Vale conferir no site da Universal Studios Hollywood ou no APP, os horários exatos para o dia da sua visita.

Para se localizar: o parque de Los Angeles é dividido em duas grandes áreas, o UPPER e o LOWER Lot. Elas são conectadas por gigantescas escadas rolantes (e escadas comuns), então o mais usual é escolher uma das áreas, conhecer todas as atrações e depois partir para a outra.

Veja abaixo as principais atrações da Universal Studios Hollywood, de acordo com a localização dos lotes.

– UPPER Lot

O Upper Lot, ou parte alta, é a primeira área que você entra na Universal Studios Hollywood. Aqui ficam as seguintes atrações:

The Wizard World of Harry Potter
The Wizard World of Harry Potter Los Angeles
The Wizard World of Harry Potter. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma das áreas mais visitadas da Universal Studios Hollywood, o The Wizard World of Harry Potter tem a temática dos livros e filmes, incluindo montanhas russas, lojas e restaurantes. Todo o ambiente da área é temático, incluindo até o Castelo de Hogwarts!

A atração mais visitada daqui é a Harry Potter and the Forbidden Journey, uma montanha russa emissiva e super realista, toda em ambiente fechado. Se prepare para voar com Harry Potter pelo seu mundo mágico e chacoalhar bastante, fugindo de dementadores e participar até de uma partida de quadribol!

Outra atração famosa da área é a Flight of the Hippogriff, uma montanha russa mais tradicional, ao ar aberto, que passa pela cabana do Hagrid.

Restaurante Three Broomstick
Restaurante Three Broomsticks. Foto: GC/Blog Vambora!

Por fim, ainda no The Wizard World of Harry Potter, existe a Ollivanders, uma mistura de loja e atração imersiva, onde você descobre qual é a sua varinha, ou melhor, a varinha te escolhe!

Ainda na área você encontra diversas lojas temáticas do Harry Potter, além de locais para comer e beber, incluindo o restaurante Three Broomsticks (o pub famoso do livro/filme), bem como locais para provar a Butterbeer (já avisamos que ela não é alcoólica e é bem doce, não lembrando em nada uma cerveja comum).

Studio Tour
Studio Tour - Universal Los Angeles
Studio Tour dentro do parque. Foto: GC/Blog Vambora!

Atração exclusiva da Universal Studios Hollywood, o Studios Tour é um passeio pelos estúdios oficiais da Universal, onde foram e são gravados diversos filmes, séries e produções famosas.

A entrada no Studio Tour é incluída no ingresso do parque. Em grandes carrinhos abertos, o passeio é todo guiado e dura por volta de 1h.

Nele, você passa por diversos cenários, incluindo encontros com o tubarão branco do filme Tubarão e até o apocalíptico Guerra dos Mundos.

Além disso, há duas atrações do parque que você só consegue visitar durante o Studio Tour: o King Kong 360-3D e o Fast & Furious – Supercharged. Em ambos, você entra em estúdios que foram transformados em atrações imersivas 3D super legais!

Springfield U.S.A
Krusty Burguer Universal Studios Hollywood
Krusty Burguer. Foto: GC/Blog Vambora!

Essa é uma área inteira dedicada ao The Simpsons, incluindo a reprodução de cenários da série, como o Bar do Moe, Krusty Burguer e a cervejaria Duff.

Aqui fica também a The Simpsons Ride, uma montanha russa virtual mas que dá uma sensação bem realista pelo universo de Springfield!

WaterWorld
Waterworld
Show Waterworld. Foto: GC/Blog Vambora!

Show repleto de ação e efeitos especiais, baseado do filme WaterWorld. Funciona em determinados horários do dia, com duração de 20 minutos.

Dica: Cuidado aonde você sente, porque pode molhar bastante!

Kung Fu Panda Adventure

Baseada no filme Kung Fu Panda, essa atração é ótima para ir com crianças, sendo multissensorial.

Você entra no teatro e participa da aventura com o Master Po, com muitos efeitos especiais. É bem fofa!

Loja Universal Studios Hollywood
Loja temática da Universal Studios Hollywood. Foto: GC/Blog Vambora!
The Secret Life of Pets: Off the Leash

Outra atração super fofa e exclusiva da Universal Califórnia! A Secret Life of Pets é baseada no filme “Pets: A Vida Secreta dos Bichos”.

Em um ambiente fechado, você passa por diversos cenários e personagens do filme, de forma super dinâmica e divertida.

Despicable Me Minion Mayhem

Atração 4D, onde você entra num anfiteatro e participa de uma aventura com os Minions.

Bem interativo, mesmo sentado você mexe e parece que está dentro do universo Minion, com seus principais personagens.

Super Silly Fun Land

Ideal para crianças pequenas, a Super Silly Fun Land é um grande playground e área de jogos, baseada no filme dos Minions.

Aqui fica também uma montanha russa para crianças, a Silly Swirly Ride.

– LOWER Lot

Super Nintendo World - Universal Studios Hollywood
Super Nintendo World. Foto: GC/Blog Vambora!

Descendo as escadas rolantes do UPPER Lot, você acessa o Lower Lot, ou a parte baixa da Universal Studios Hollywood. Aqui ficam as seguintes áreas e atrações:

SUPER NINTENDO WORLD

Nova área inaugurada em fevereiro de 2023, a Super Nintendo World é atualmente a mais procurada de todo o parque.

Por aqui fica a atração Mario Kart: Bowser’s Challenge, onde você entra num carrinho, com óculos especiais 3D, e percorre cenários coletando moedas e prêmios, como estivesse dentro de um videogame. No final da atração, dá para ver quem colecionou mais moedas e ganhou!

Por ser a mais nova atração do parque, a procura pela Mario Kart é grande, sendo atualmente um dos brinquedos com maior tempo de fila. Nela também, ainda não funciona o ingresso Express, então a maioria dos visitantes pegam a mesma fila (só quem tem Ingresso VIP, entra direto).

Nintendo World Universal Studios Hollywood
Detalhes do Super Nintendo World. foto: RS/Blog Vambora!

O bom é que a experiência da fila por aqui é sensacional, passando por diversos cenários, ambientes e objetos do mundo Nintendo.

Também nessa área, ficam cenários interativos para usar com a Power-Up Band, uma pulseira que pode ser adquirida em qualquer loja do parque. Com o valor de US$ 40 (mais taxas), existem 6 versões da pulseira, cada uma especial de um dos personagens da Nintendo (Mario, Luigi, Princess Peach, Yoshi, Toad e Princess Daisy).

As pulseiras são sincronizadas com o APP da Universal e a medida que você for cumprindo desafios e coletando moedas, consegue ver como estão também os outros visitantes.

Ainda nessa área, é possível ter encontros com personagens da Nintendo, além de ir no restaurante Toadstool Café (que precisa de reserva para entrar), além de loja oficial do Super Nintendo World, a 1-UP Factory.

Transformer’s: The Ride 3D

A Transformer’s 3D funciona como um voo simulado, sendo uma atração bem imersiva, com a temática dos filmes Transformer’s.

Do seu lado, acontece um Meet and Greet com os principais personagens do filme: Bumblebee, Optimus Prime e Megatron. Em especial o encontro com o Megratron é engraçadíssimo, com ele sendo super sarcástico e fazendo piadas com cada pessoa que passa por lá para tirar fotos.

mapa Universal Studios Hollywood
Mapa da Universal Studios Hollywood, com o UPPER e LOWER lots. Foto: Reprodução site Universal Studios Hollywood
Revenge of the Mummy – The Ride

Montanha russa que chega a cerca de 72km por hora, a Revenge of the Mummy passa pelo universo e personagens do filme “A Múmia”.

Ela fica dentro de um ambiente fechado, então é bem imersiva. Achamos muito divertida!

Jurassic World – The Ride

Outra montanha russa, mas no estilo aquática! Na Jurassic World The Ride, você passa por cenários do filme Jurassic World, incluindo fugir de dinossauros gigantes!

Dica: se não quiser se molhar, sente nas últimas fileiras, especialmente, nos lugares mais ao centro. 😉

Essas são as principais atrações da Universal em Los Angeles, mas há ainda muitos outras, incluindo shows, restaurantes e encontros com personagens.

CityWalk

City Walk - Universal Los Angeles
CityWalk em Los Angeles. Foto: GC/Blog Vambora!

Antes da entrada oficial do parque fica a CityWalk, uma área aberta ao público (independentemente se você possui ou não um ingresso), com bares, restaurantes, um cinema IMAX e lojas, inclusive algumas temáticas da própria Universal.

A gente indica tomar café da manhã ou jantar na CityWalk. Os restaurantes que mais gostamos aqui foram: a Voodoo Doughnut Shop (com donuts maravilhosos) e a VIVO Italian Kitchen (com bons pratos italianos).

Além disso, há algumas lojas, incluindo de redes (como Sephora), além da própria Universal. Então caso você não consiga comprar nada dentro do parque, dá para na saída garantir alguns souvenirs.

Importante: nem sempre os horários da CityWalk são os mesmos do parque. Vale conferir no site e APP como estará o funcionamento e horários no dia da sua visita.

5-) Principais diferenças da Universal da Califórnia e Orlando

Pets - Universal Studios Los Angeles
Atração do filme Pets, exclusiva da Universal na Califórnia. Foto: GC/Blog Vambora!

Assim como acontece com a Disneyland, a Universal Studios Hollywood é um parque mais antigo do que a Universal Orlando. Para saber: o parque de Los Angeles foi aberto em 1964, enquanto que o de Orlando foi inaugurado em 1990.

O tamanho dos parques também é diferente: o californiano é menor do que o da Flórida e tem uma estrutura diferente. Como falamos acima, ele é dividido entre dois lotes: o Upper e Lower.

As maiores diferenças, no quesito atrações, é que na Universal Studios Hollywood existe o Studio Tour (um passeio pelos estúdios originais de filmes e séries da Universal) e o Super Nintendo World, que foi inaugurado em fevereiro de 2023.

Super Nintendo World - Universal Studios Los Angeles
Super Nintendo World. Foto: GC/Blog Vambora!

Em Orlando, há previsão de inaugurar um novo parque da Universal, o Epic Universe, em 2025, que terá também uma área do Super Nintendo. Porém, neste momento, fãs do Mário Bros só podem visitar a área da Nintendo nos parques da Universal de Los Angeles e de Japão.

Outras diferenças são nos tipos das atrações. Por exemplo: em Orlando, existe o trem Hogwarts™ Express, que liga a Universal Studios Florida ao Universal’s Islands of Adventure. Isso não acontece em Los Angeles, ainda que exista no parque também uma área do The Wizarding World of Harry Potter™.

Além do Studio Tour e Super Nintendo World, outras atrações exclusivas da Universal Studios Hollywood, em relação a de Orlando, são: The Walking Death, show, WaterWorld, DreamWorks Theatre (apresentando o Kung Fu Panda), Super Silly Fun Land, Dino Land, Silly Swirly, Character Sightings e a The Secret Life of Pets.

6-) Halloween Horror Nights na Universal Studios de Los Angeles

halloween Universal Studios Hollywood
Halloween na Universal Studios Hollywood. Foto: GC/Blog Vambora!

O Halloween na Universal Studios Hollywood, chamado de Halloween Horror Nights, é considerado um dos principais eventos de Halloween no mundo! Tanto que a expectativa, todos os anos, é imensa, atraindo muitos visitantes (tanto locais, como turistas).

O Halloween na Universal Califórnia acontece sempre durante a noite, em dias específicos da semana (geralmente de quinta a domingo). Nesses dias, o parque fecha ao público geral um pouco mais cedo e abre exclusivamente para o evento durante a noite, entrando só quem tiver um ingresso específico.

Entre as principais atrações do Halloween na Universal Studios Hollywood estão as casas assombradas, que são feitas exclusivamente para o evento. Em 2023, foram 8 casas assombradas no total, sendo essas 4 as nossas favoritas:

– The Last of Us

Baseada no vídeo game, a casa mal assombrada The Last Of Us levou os visitantes por lugares famosos do jogo, incluindo seus personagens principais, com atores de verdade!

– Stranger Things 4

Baseada na 4ª temporada da série da Netflix, “Stranger Things”, a casa mal-assombrada teve como tema Hawkins, onde se entrava no Mundo Invertido, com a reprodução de cenas e cenários mais famosos da série.

– The Exorcist: Believer

Inspirado no filme da Universal Pictures “The Exorcist: Believer”, esta casa reproduziu também as cenas mais famosas desde filme e da sequência.

– Chucky: Ultimate Kill Count

Outra casa mal assombrada inspirada por filme, no caso o “Chucky: Ultimate Kill Count” . Foi a primeira vez que o boneco foi a estrela de sua própria casa mal-assombrada!

Além das casas, há também o que eles chamam de “zonas de medo”, sendo partes do parque com personagens que ficam interagindo com os visitantes (e dando muitos sustos, é claro!).

Halloween Horros Nights da Universal em Los Angeles
Halloween Horros Nights da Universal em Los Angeles. Foto: RS/Blog Vambora!

Importante: o Halloween Horror Nights não é indicado para crianças, sendo um evento recomendado para maiores de 13 anos.

Algo muito legal é que todo o parque, durante os dias de Halooween, fica com a essa temática, seja na decoração, bem como souvenirs e até comidas! Em 2023, por exemplo, havia restaurantes e lanchonetes temáticas, como a do Surfer Boy Pizza, da série Stranger Things.

Algumas dicas: nos dias de Halloween o parque fica bem cheio e é indicado comprar o ingresso Express para evitar filas. Nós fomos com o Express e ficávamos no máximo 30 minutos na fila: já quem estava com ingresso comum, as filas duravam em média de 1h nas casas assombradas.

Também, nos dias de Halloween Horror Nights, o parque fica aberto até as 2h da manhã, então já se prepare para chegar cedo e ir embora bem tarde, se quiser visitar todas as atrações.

Em 2023, o Halloween da Universal Studios Hollywood ocorreu de 7 de setembro a 31 de outubro. Quando tivermos as datas de 2024, vamos atualizar o post para vocês!

7-) O que fazer em 1 dia na Universal Studios Hollywood

Springfield USA - Universal Hollywood
Área de Springfield na Universal da Califórnia. Foto: GC/Blog Vambora!

Em um dia dá para visitar a Universal Studios Hollywood, sendo a principal dica chegar cedo e ir embora perto do horário de fechamento. Ou seja, separe um dia todo para visitar!

Mesmo sendo um pouco menor do que a Universal de Orlando, o parque em Los Angeles é bem grande e como contamos mais acima, é cheio de atrações super legais!

Para visitar a Universal Studios Hollywood e aproveitar bem o seu dia, algumas dicas são importantes. Veja abaixo:

Dicas para maximizar sua visita na Universal Studios Hollywood

  • Se puder, adquira o Ingresso Express, que facilita muito a entrada das atrações, poupando muito tempo de fila. Essa dica vale especialmente se você vai visitar o parque num final de semana ou alta temporada (período de férias, feriados e festivais, como Halloween);
  • Independentemente da temporada, prefira sempre ir durante dias de semana, do que aos finais de semana;
  • Caso você não possa comprar o Ingresso Express, a dica é entrar no parque assim que ele abrir. Os americanos chamam isso de “Rope Drop”, sendo indicado chegar com cerca de 30 a 40 minutos antes do horário oficial de abertura. Fazendo isso, você consegue ir direto nas atrações mais disputadas e pular muito tempo de fila!
  • Atualmente, as atrações mais disputadas da Universal Studios Hollywood são: Super Nintendo World e o The Wizard World of Harry Potter. Então vá logo cedo na que você tem mais vontade de conhecer e deixe a outra para visitar mais perto do horário de fechamento do parque.
  • Foque sua visita por lotes: escolha um, conheça todas as atrações dele, (durante a manhã, por exemplo) e a tarde vá para o outro lote. No fim do dia, separe um tempinho para passear no City Walk.

Nosso roteiro de 1 dia na Universal Studios Hollywood

Pinoquio - Universal Los Angeles
Por todo o parque você encontra diversos personagens! Foto: GC/Blog Vambora!

No nosso roteiro de 1 dia Universal Studios Hollywood, optamos por conhecer primeiro o LOWER Lot pela manhã e depois o UPPER Lot, a tarde.

Nós fomos com o Ingresso Express, o que facilitou muito a nossa visita, e por isso mesmo, não precisamos chegar exatamente no horário de abertura do parque.

Fomos numa segunda feira e chegamos lá, por volta das 10h e não encontramos muitas filas para entrar e conseguimos estacionar facilmente o carro.

Atrações na parte da manhã
Cenarios Super nintendo World - California
Cenários perfeitos da área do Super Nintendo World. Foto: RS/Blog Vambora!

Primeiro, focamos nossa visita do LOWER Lot e fomos direto para o SUPER NINTENDO WORLD e o Mario Kart™: Bowser’s Challenge. Como essa atração o ingresso Express ainda não funciona, focamos aqui logo no começo do dia (para saber, pegamos cerca de 40 minutos na fila).

Depois curtimos as demais atrações do SUPER NINTENDO WORLD, incluindo a loja temática (chamada de UP Factory) e vimos todos os cenários incríveis dessa parte do parque!

Aqui, especialmente quem vai com crianças, vale a pena adquirir a Power-Up Band, uma pulseira interativa, que você consegue usar por toda a área.

Mario Kart Challenge - Universal Los Angeles
Até a fila do Mario Kart é interativa! Foto: RS/Blog Vambora!

Outra atração famosa daqui é o Toadstool Cafe, restaurante temático do Super Nintendo World, mas para ir é preciso fazer uma reserva. Essa é feita no próprio local, através de um QR Code que fica na entrada do restaurante.

Se você tem muita curiosidade de conhecer, vale fazer a reserva logo que entrar na área, pois a entrada é limitada e a procura é grande! No site da Universal ou no APP é possível ver o cardápio.

Toadstool Cafe
Toadstool Cafe. Foto: Divulgação

Ainda pela manhã no LOWER Lot, visitamos depois a Revenge of the Mummy – The Ride e a Jurassic World – The Ride. Infelizmente no dia que fomos, a Transformers The Ride ficou fechada por muitas horas por conta de uma manutenção, e a gente não conseguiu ir.

Almoçamos no LOWER Lot mesmo, no Studio Café, que tinha opções mais saudáveis de comidas (incluindo saladas e wraps), o que foi perfeito, pois o dia estava super quente.

Atrações na parte da tarde
Studio Tour - Universal Studios Los Angeles
Studio Tour. Foto: GC/Blog Vambora!

A tarde, subimos para o UPPER Lot e fomos fazer o Studio Tour! Depois de passear a manhã toda de pé, foi ótimo fazer o Studio Tour, pois você se locomove pelos estúdios e atrações através de carrinhos. A duração do tour é por volta de 1h e a entrada está inclusa no ingresso.

Depois, aproveitamos que estava bem na hora do show WaterWorld para assistir a apresentação (que só existe na Universal Studios Hollywood). Ela dura no total 20 minutos e é super divertida e interativa. Dica: fique de olho nas marcações de assentos, pois diversas áreas você se molha bastante durante o show!

Varinhas Harry Potter
Varinhas do Harry Potter. Foto: GC/Blog Vambora!

Descansados, fomos para outra área bem disputada do parque, a The Wizarding World of Harry Potter™, indo na Harry Potter and the Forbidden Journey e depois no Flight of the Hippogriff.

Não deixe de visitar por aqui também a Ollivanders e provar a butterbeer! Aqui fica o restaurante Three Broomsticks, temático de Harry Potter, e que possui pratos bem completos (para almoço e jantar), ótimos para quem vai em família no parque e não quer comer só lanches.

Butterbeer Harry Potter - Universal Studios Hollywood
Butterbeer. Foto: GC/Blog Vambora!

Dica: é permitido entrar na Universal Studios Hollywood com água e comidinhas. Vale a pena levar, especialmente porque os preços de alimentos e da própria água dentro do parque são altos (ex: pagamos por uma garrafa de água US$ 5). Veja abaixo os itens que você pode levar durante a visita:

  • Garrafa de água (máximo 2 litros);
  • Snacks pequenos, como barras de cereal, bolachas, chocolates, etc.
  • Qualquer comida específica para dietas especiais;
  • Qualquer comida e suplementos alimentares, indicados e prescritos por um medico;
  • Comida e formula para bebês.

Importante: não se pode entrar com embalagens de vidro, nem álcool dentro do parque. Veja no site da Universal mais informações.

Visitamos depois a área de Springfield U.S.A, indo na The Simpsons Ride, além de visitar o Bar do Moe e passar no Krusty Burger para fazer um lanche no fim de tarde. Aqui achamos uma das áreas mais completas e variadas para comer e beber do parque.

Por fim, terminamos nossa visita indo na área mais infantil, com as atrações The Secret Life of Pets, Kung Fu Panda e a Despicable Me Minion Mayhem.

Voodoo Doughnut - Universal California
Voodoo Doughnut no CityWalk. Foto: GC/Blog Vambora!

Foi um dia inteiro no parque e ficamos até a hora de fechamento (no nosso dia, era às 18h). Na saída, ainda passamos pelo City Walk, conhecendo algumas das lojas e restaurantes.

Para quem for na época de Halloween, o parque fecha por volta das 18h e volta abrir às 19h, exclusivamente para quem tem o ingresso do Halloween Horror Nights.

8 -) Onde se hospedar perto da Universal em Los Angeles

Sheraton Universal Los Angeles
Sheraton Universal. Foto: Divulgação

A Universal Studios Hollywood, fica localizada na região norte de Los Angeles, no condado de Universal City. O parque fica próximo de outras atrações famosas da cidade, como a Warner Bros Studios, a Placa de Hollywood e o Observatório Griffith.

É uma boa localização para ficar em Los Angeles, especialmente se você deseja focar em conhecer o parque e essas outras atrações durante a sua estadia.

Os hotéis mais próximos da Universal Studios Hollywood são o Hilton Los Angeles Universal City e o Sheraton Universal. Deles, você consegue ir andando até o parque.

Hilton Los Angeles Universal City
Hilton Los Angeles Universal City. Foto: Divulgação

Um pouco mais ao norte do parque e próximo de Burbank e da Warner Bros Studios, há outros bons hotéis e com diárias um pouco mais baratas, como: The Tangerine, The Garland, o Hotel Amarano Burbank e o Best Western Plus Media Center Inn & Suítes.

Hotel The Tangerine Los Angeles
Hotel The Tangerine. Foto: Divulgação

Um pouco mais ao sul, são comuns também apartamentos e casas de temporada. Vale dizer que essa região das colinas de Hollywood é uma das mais valorizadas da cidade, com vistas maravilhosas de Los Angeles.

Por isso mesmo, esses locais tem diárias mais altas, que os hotéis acima. Veja aqui, alguns exemplos de casas e apartamentos nas montanhas de Hollywood e perto da Universal.

+ Veja mais opções de hospedagens em Los Angeles

Agora que você sabe todas as dicas para visitar a Universal Studios Hollywood, Vambora para lá? Nós adoramos nosso dia no parque e recomendamos para todos visitá-lo quando estiver em Los Angeles.

Ficou com alguma dúvida? É só deixar nos comentários! Vambora!

*O Vambora! visitou a Universal Studios Hollywwod com apoio da Universal Destinations & Experiences.

*** Veja mais dicas de LOS ANGELES:
Aluguel de carro em Los Angeles: Veja todas as dicas para alugar e dirigir na cidade
Warner Bros Studio Tour: Conheça e veja como fazer o passeio!
Seguro Viagem Estados Unidos: precisa fazer? Veja todas as dicas!

Relato de Viagem: Warner Bros. Studio Tour em Los Angeles – Todas as dicas para visitar!

0
Fonte dos Friends no Warner Bros Studio Tour
Fonte dos Friends no Warner Bros Studio Tour. Foto: GC/Blog Vambora!
Fonte dos Friends no Warner Bros Studio Tour
Fonte dos Friends no Warner Bros. Studio Tour. Foto: GC/Blog Vambora!

O Warner Bros. Studio Tour é um dos passeios mais legais e imperdíveis para se fazer em Los Angeles. Completando 100 anos em 2023, a Warner Bros. é um dos maiores estúdios de Hollywood, com centenas de filmes e séries famosos.

De títulos na TV como Friends, Big Bang Theory e Gilmore Girls, até clássicos do cinema como My Fair Lady, Goonies, Caça Fantasmas, Batman, Harry Potter e mais, o Warner Bros. Studio Tour é imperdível para todos os fãs de cinema, TV e cultura POP em Los Angeles.

O Tour da Warner é muito completo, com uma visita pelos estúdios onde são gravados até hoje as produções, passando cenários, vendo storyboards e todos os aspectos das filmagens. E sim: dá para sentar no sofá do Central Perk dos Friends, tirar fotos na famosa fonte de abertura da série e até sair voando na vassoura mágica do Harry Potter!

Tudo isso e mais é possível neste passeio incrível! Confira abaixo todos os detalhes de como fazer o Warner Bros. Studio Tour, incluindo ingressos, como chegar, opções de tours e nossa experiência completa visitando o local. Vambora!

+ Ingressos para o Warner Bros. Studio Tour: Veja valores e como adquirir

Warner Bros. Studio Tour em Los Angeles: Todas as dicas para fazer!

1-) Como visitar os estúdios da Warner Bros em Los Angeles

Warner Bros 100 anos
Warner Bros. completa 100 anos em 2023! Foto: GC/Blog Vambora!

Los Angeles possui diversos estúdios em funcionamento e o da Warner Bros. é um dos maiores e mais famosos. Aqui são ainda gravados filmes e séries e qualquer um pode visitar o local através de passeios guiados.

Para fazer o Warner Bros. Studio Tour é preciso apenas adquirir o ingresso com antecedência e no dia apresentá-lo juntamente com um documento de identidade original (CNH ou passaporte original, no caso de brasileiros).

Menores de 5 anos não podem fazer o tour e crianças a partir de 5 anos, precisam estar acompanhadas de um adulto responsável.

+ Ingresso para o Warner Bros. Studio Tour em Los Angeles: Veja valores

2-) Como chegar nos estúdios da Warner Bros. em Los Angeles

Warner Bros Studio Tour em Los Angeles
O tour passa por dentro dos estúdios onde são gravados até hoje, filmes e séries. Foto: GC/Blog Vambora!

Os estúdios da Warner Bros. ficam na verdade na cidade de Burbank, que faz parte do condado de Los Angeles. Para saber: o condado de Los Angeles possui 88 cidades incorporadas, entre elas Beverly Hills, Santa Mônica, Los Angeles, etc.

Burbank fica localizada na região norte do condado. O endereço exato dos estúdios da Warner Bros. é: 3400 Warner Blvd, Burbank. A atração fica próxima de outras famosas de Los Angeles, como a Universal Studios Hollywood e o Griffith Park.

Nós recomendamos alugar um carro em Los Angeles, sendo essa a forma mais fácil de se deslocar pela cidade e região. Los Angeles é muito grande e com atrações bem espalhadas, então estar de carro é a forma mais prática e econômica de conhecer a cidade.

A gente fez o aluguel pelo site Rentcars e foi muito fácil. Fizemos a reserva online no Brasil e retiramos o carro no Aeroporto de Los Angeles, assim que chegamos. Contamos mais sobre como alugar um carro em LA neste post.

Há estacionamento coberto nos estúdios da Warner Bros. e o valor é de US$ 15 fixo (não importa quanto tempo fique). Importante: RVs, trailers e caminhões não são permitidos dentro do estacionamento para visitantes, apenas automóveis.

Para quem quiser ir de transporte público, não há estações de metrô próximas, sendo preciso chegar até lá de ônibus. Neste caso, vale usar o Google Maps e ver na função “Transporte público” os ônibus exatos que você deve pegar para chegar até lá.

É preciso chegar com 30 minutos de antecedência antes do horário do seu tour, então se planeje bem para não chegar atrasado.

+ Aluguel de carro em Los Angeles: Como alugar e dicas de como dirigir na cidade

3-) Tipos de tours e duração

Cenario Friends Warner Bros Studio Tour em Los Angeles
Cenário do Central Perk dos Friends para tirar fotos. Foto:RS/Blog Vambora!

Existem atualmente 4 tipos de tours para conhecer a Warner Bros. em Los Angeles. Eles tem saídas diárias das 8h30 às 15h30, fechando apenas em algumas datas, como no Natal.

Veja abaixo mais sobre cada um deles:

  • Studio Tour

O Studio Tour é considerado o passeio essencial para conhecer os estúdios da Warner Bros. em Los Angeles e para nós foi super completo!

Ele é dividido em duas etapas: a primeira é guiada e a segunda você visita por conta própria, passando por exemplo por exposições, lojas temáticas, etc.

No total, o tour guiado pelos estúdios dura 1h e o restante do passeio é livre (eles indicam 2h para ver tudo, mas ficamos 3h, de tantas coisas legais para ver e fazer por lá!).

A etapa guiada do tour, pode ser feita tanto em inglês, como espanhol. Você escolhe na hora que for adquirir o ingresso.

Abaixo, contamos mais detalhes de como foi nossa experiência e todas as atrações vistas durante o passeio!

+ Como reservar o ingresso para o Studio Tour da Warner Bros. em Los Angeles

  • Tour dos Clássicos (A Era de Ouro de Hollywood)

O Tour dos Clássicos é temático, voltado para conhecer mais sobre os filmes e programas de TV clássicos e icônicos da Warner Bros. durante a era dourada de Hollywood (dos primeiros dias do Studio até os anos 1970).

A gente indica esse tour para quem tem muito interesse nessa época. Se não, vale fazer o Studio Tour normal, que é mais geral e engloba toda produção da Warner até os dias de hoje.

A duração da Turnê dos Clássicos também é de 3h, sendo: 1h de tour guiado exclusivamente pelos estúdios onde foram gravados os filmes e séries clássicos da Warner e depois pelo menos 2h de tour auto guiado pelas exposições.

+ Como reservar o ingresso para o Tour Clássico da Warner Bros. em Los Angeles

  • Studio Tour Plus

O Studio Tour Plus é uma versão mais longa e VIP do Studio Tour. Aqui, você faz uma visita mais completa, incluindo 2h de tour guiado e mais 2h de tour livre.

Também, no Studio Tour Plus está incluso um almoço no Central Park Café e uma recepção de boas vindas, com lanches e refrescos.

Este tour pode ser adquirido apenas no site da Warner Bros. Studio Tour Hollywood.

  • Tour Deluxe

O Tour Deluxe é a versão mais completa de todos os tours da Warner Bros., com duração de 6h, ao todo.

Ele inclui além de todos os elementos do Studio Tour tradicional, visitas ao departamento de propriedades e ao Commissary Fine Dining Room da Warner Bros., para um almoço super chique.

Este tour também só pode ser adquirido no site da Warner Bros. Studio Tour Hollywood e tem apenas 2 opções de horário: 9h e 9h30.

Quem quiser, pode ir também até o estúdio apenas para visitar a loja oficial da Warner Bros. Ela funciona das 8h às 19h, fechando também só em algumas datas específicas como Natal.

Mas honestamente: se você vai até lá, compensa muito fazer no mínimo o Tour básico pelos estúdios! Veja baixo como foi nossa experiência nele!

+ Chip de celular para viajar conectado nos EUA: Veja melhores opções

4-) Como é o Warner Bros Studio Tour: Atrações e nossa experiência

Warner Bros Studio Tour LA
Passeio pelos cenários de séries como Gilmore Girls. Foto: GC/Blog Vambora!

Nós fizemos o Studio Tour, o passeio mais essencial pelos estúdios da Warner Bros. em Hollywood e adoramos a experiência! Mesmo sendo considerado um “tour básico”, achamos ele já bem completo e que atende a maioria dos turistas que tem curiosidade de conhecer o local.

Confira abaixo nossa experiência completa no tour, incluindo dicas para visitar!

  • Estacionamento

Nós fomos de carro e você paga já na entrada o estacionamento, em guichês, antes de entrar dos estúdios da Warner (pagamento em dinheiro ou cartão). O valor é de US$ 15 por carro, podendo ficar o tempo que quiser.

Também, antes de entrar no local de início do tour, você passa pela segurança e um raio X. Por isso, não vá com mochilas ou bolsas grandes e leve apenas o essencial para entrar (isso inclui um documento de identidade, que pode ser a CNH ou passaporte).

  • Exposição 100 anos Warner Bros.

Warner Bros Studio Tour
Exposição de 100 anos da Warner Bros. em 2023. Foto: RS/Blog Vambora!

Durante a parte guiada, dentro dos estúdios, você não pode fotografar ou fazer vídeos, por estarem filmando filmes e séries lá dentro. Mas em estúdios vazios e também na parte das exposições é liberado.

A primeira parte do passeio começa com uma exposição introdutória sobre os 100 anos da Warner Bros. Nela, você conhece mais sobre a empresa, sua criação e algumas das séries e filmes mais famosos produzidos por eles.

Nesta parte do passeio você já começa a entender como eles se tornaram um dos maiores estúdios do mundo! Nesta parte é também onde você aguarda o horário do seu tour começar.

  • Tour guiado pelos estúdios

Caixa d'agua Warner Bros Los Angeles
Caixa d’água, símbolo da Warner, dentro dos estúdios. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma vez que chega o horário do seu tour, você é levado até uma sala onde passa um filme introdutório sobre a Warner e o passeio.

Aqui você recebe também instruções de como será o tour e é encaminhado para carrinhos de golf, onde um guia o levará, em pequenos grupos, para conhecer cenários ao ar livre e estúdios de gravação, que eles chamam de backlots.

Essa foi a parte mais aguardada por nós, pois é muito legal ver de perto os cenários e como funcionam as gravações.

Estudios - Warner Bros Studio Tour em Los Angeles
Estúdios onde são gravados filmes e séries até hoje. Foto: GC/Blog Vambora!

Passamos nesta parte do passeio por vilas cenográficas de Gilmore Girls, estúdios onde foram filmados Friends (e onde está a atual fonte onde foi gravada a abertura da série), Big Ban Theory, além de centenas de filmes, como My Fair Lady, The Goonies, Jurasic Park, etc.

O mais legal é que os estúdios são usados até hoje e durante o passeio, você pode dar sorte de passar perto de alguma produção em andamento. Também, na frente de cada estúdio, há uma placa dizendo quando cada um foi construído e quais produções já foram filmadas por lá.

Visita estudio da Warner Bros Los Angeles
Visita dentro dos estúdios. Foto: GC/Blog Vambora!

Nós entramos em dois estúdios: um onde estava sendo gravada uma série e outro vazio, que foi o único que pudemos tirar fotos. Nele, por exemplo, foram filmados recentemente os filmes Tenet e o ganhador do Oscar, Dunkirk.

Nossa guia foi excelente e é legal interagir bastante, pois eles vão falando curiosidades e mostrando locais de acordo com o interesse dos visitantes. Esta parte do passeio dura em torno de 1h.

  • Central Perk Café

Central Perk Cafe - Warner Bros Studio Tour
Central Perk Café. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois da parte guiada, você é levado até uma reprodução do Central Perk Café, que tem loja temática, banheiros e um café mesmo de verdade! Já avisamos que os preços das comidas são um pouco salgados, mas há itens temáticos, inspirados nos personagens de Friends, por exemplo.

A partir daqui o passeio é auto guiado, com você aproveitando todas as atrações, lojas, cafés e exposições no seu tempo.

Saindo do Central Perk você pega outro carrinho de golf que para na fonte dos Friends (para quem quiser), para tirar fotos e depois leva para a área das exposições. Os fãs da série piram nessa parte!

  • Stage 48

Stage 48 do Warner Bros Studio Tour
Stage 48 do Warner Bros Studio Tour. Foto: GC/Blog Vambora!

O Stage 48 é a área onde ficam as exposições e áreas interativas do tour. Esta parte é muito divertida e educativa, pois você vê de perto todas as etapas de criação dos filmes e séries, começando pelos storyboards até a mixagem de sons.

Aqui também você pode tirar fotos na reprodução de cenários famosos de séries e filmes da Warner Bros., incluindo o sofá de Friends e Big Ban Theory, andar na vassoura mágica do Harry Potter e montar na moto do Batman. Nesses cenários, há também fotógrafos oficiais tirando fotos para quem quiser adquirir depois.

Figurino - Warner Bros Studio Tour em Los Angeles
Exposição do figurino oficial do filme “My Fair Lady”. Foto: GC/Blog Vambora!

Há também exposições mostrando figurinos, maquetes, protótipos, peças especiais de séries e filmes famosos (como Game of Thrones, Harry Potter, Matrix), além da sala de troféus e prêmios.

Demos sorte que no dia da nossa visita conseguimos segurar uma estátua do Oscar de verdade! Muito legal!

Trofeus Oscar Warner Bros Studio Tour
Quem tiver sorte, poderá até segurar uma estátua do Oscar de verdade, durante o tour! Foto: GC/Blog Vambora!

Eles indicam pelo menos 2h para conhecer toda essa área por conta própria, mas dependendo do seu interesse, dá para ficar bem mais! Para saber: nós ficamos 3h e vimos algumas exposições de forma bem rápida. Ou seja, dava para ter ficado mais!

A dica é separar então uma manhã ou tarde inteira para fazer o Studio Tour. Vale mesmo muito a pena!

+ Ingresso para o Studio Tour da Warner em Los Angeles: Veja como adquirir

  • Loja oficial da Warner Bros.

Loja Warner Bros Studio Tour em Los Angeles
Loja oficial da Warner Bros. Foto: GC/Blog Vambora!

No final do passeio, há uma loja imensa da Warner Bros. com produtos temáticos de praticamente todas as séries e filmes mais famosos do estúdio.

Existem outras lojas temáticas menores ao longo do tour, mas vale a pena parar nessa final e ver tudo com calma. Há desde imãs de geladeira, até camisetas, bonés, quadros, louças, varinhas (olha fãs de Harry Potter!), cadernos, chaveiros, enfim, milhares de produtos.

Provavelmente você encontrará algo de alguma produção da Warner que você é fã! E o mais legal é que não há só produtos de séries e filmes novos, mas também clássicos.

+ Veja mais passeios e tours para fazer em Los Angeles

  • Exposição Barbie

Barbie Warner Bros Studio Tour
Exposição do filme “Barbie”. Foto: GC/Blog Vambora!

Quando fomos (em outubro/23), estava tendo na saída da loja, uma exposição extra da Barbie, incluindo figurino e até o carro usado no filme!

Na área da saída há também mais um café da Starbucks e aqui você pode dar sorte e ver roteiristas da Warner Bros. planejando os próximos filmes e séries que vamos ver!

+ Seguro Viagem para os EUA: Veja porque é importante fazer

5-) Quanto custa o ingresso para o Warner Bros Studio Tour e onde comprar

Exposicao Warner Bros Studio Tour em Los Angeles
Peças originais do filme “The Batman”. Foto: GC/Blog Vambora!

Os valores do Warner Bros. Studio Tour dependem do tipo de tour escolhido. Veja abaixo:

No total, ficamos no Warner Bros. Studio Tour cerca de 4h e para nós valeu cada minuto! Realmente um dos passeios mais legais que fizemos em Los Angeles e recomendamos para todos ir também!

Se ficou com alguma dúvida de como é ou fazer o tour, é só deixar nos comentários. Vambora!

*O Vambora! fez o Warner Bros. Studio Tour com apoio da Warner Bros.

*** Veja mais dicas de Los Angeles e EUA:
Aluguel de carro em Los Angeles: Todas as dicas para fazer e dirigir na cidade
Six Flags Magic Mountain: Como visitar o parque de diversões perto de LA
Rota 66 nos EUA: Veja quais os principais locais para conhecer!

Próxima Viagem: Vai de Promo – Conheça o site para comprar Passagens Aéreas e Seguro Viagem

0
aeroporto viagem

aeroporto viagem

Lançado há alguns meses, o Vai de Promo é novo site para pesquisa e compra de passagens aéreas e seguro viagem no mercado brasileiro.

Eles estão famosos por oferecerem grandes promoções e descontos para os viajantes e nesse post vamos mostrar mais sobre a empresa, como funciona, se é confiável, como conseguir os descontos e mais!

Veja abaixo e Vambora conferir melhor como funciona o Vai de Promo.

Vai de Promo: Veja como funciona e usar!

1-) O que é o Vai de Promo?

Passagem aerea - Vai de Promo

O Vai de Promo é um site para pesquisar, comparar e comprar passagens aéreas e seguro viagem. Ele faz parte do grupo Amo Promo, o mesmo grupo do Seguros Promo, o maior comparador de seguro viagem do Brasil.

Nós testamos e usamos o Seguros Promo desde 2017 e sempre indicamos para nossos leitores e seguidores.

E procurando aumentar a quantidade de serviços oferecidos para os viajantes brasileiros, eles lançaram em 2023 o metabuscador Vai de Promo.

Atualmente no Vai de Promo você consegue pesquisar e adquirir, tanto passagens aéreas, como seguro viagem, para o Brasil e exterior. Futuramente, eles querem ainda adicionar serviços como chip de viagem, aluguel de carro, hotéis, etc.

Por ser uma empresa brasileira de tecnologia, eles entendem muito bem as demandas e necessidades dos viajantes aqui do Brasil. Por isso o Vai de Promo é muito fácil, rápido e seguro de usar e eles estão com diversas promoções para o lançamento da plataforma e também para a Black Friday!

2-) É seguro e confiável comprar no Vai de Promo?

viagem aeroporto passaporte

Como falamos, o Vai de Promo é uma empresa brasileira que faz parte grupo Amo Promo, há muitos anos já segmentada no mercado, com experiência em tecnologia e turismo.

Com outros serviços já famosos e confiáveis, o Vai de Promo é a nova plataforma do grupo, para vender passagens aéreas e seguro viagem, feita para facilitar a vida do viajante e deixar a experiência de viagem mais completa.

Eles tem foco em tecnologia e atendimento, sendo uma plataforma fácil e prática para planejar sua viagem, sem burocracia e com segurança.

Tanto para passagem, como seguro, você pesquisa e adquire na hora os serviços que deseja, das companhias aéreas e seguradoras que escolher, com o melhor preço. Com eles não tem aquele papo de comprar uma passagem, sem saber a data exata que vai viajar!

Todo o processo de pesquisa e compra é muito fácil e rápido, para você ter as experiências de viagem que deseja. E uma vez adquirido, você recebe na hora a confirmação e todos os dados no seu email.

Algo que eles prezam muito também é o atendimento e suporte, todo em português, e com vários canais para tirar dúvidas e entrar em contato. No Reclame Aqui dá para ver inclusive mais sobre eles e o atendimento dado aos clientes.

3-) Como funciona o site

promocoes site Vai de Promo

O Vai de Promo funciona como um metabuscador, com parceria com as maiores e mais conhecidas companhias aéreas e seguradoras, no Brasil e no mundo.

Você encontra, compara e adquire passagens, por exemplo, da GOL, LATAM, Azul, Copa Airlines, Lufthansa, ITA Airways, American Airlines, United, Delta, Air Canada, Air France, KLM, Air Europa e TAP.

No seguro viagem, não é diferente, com uma grande quantidade de seguradoras reconhecidas mundialmente, como: Assist Card, GTA, Coris, Affinity, Intermac, ITA, My Travel Assist, Assist Seguro Viagem e Universal Assistance.

O bom é que com tantas opções disponíveis, eles conseguem oferecer aos clientes os melhores valores. É a famosa equação: quanto maior a concorrência e quantidade, menor o preço!

A pesquisa no site é imediata, para ambos os serviços, bastando colocar os destinos e datas da sua viagem. Veja abaixo mais detalhes de como pesquisar e adquirir em cada caso.

4-) Como comprar passagens aéreas no Vai de Promo

Passagem aerea - Vai de Promo 2

A compra de passagens aéreas no Vai de Promo é super fácil e segura. Em poucos cliques você consegue pesquisar preços em diversas companhias aéreas, na data e condições que você escolher!

Veja abaixo o passo a passo para usar:

  • Entre no vaidepro.com.br e na aba “Passagens” insira seu local de saída, destino de viagem, nº de passageiros e datas de ida e volta;
  • Ao clicar em “Encontrar voos”, já aparecem todas as opções disponíveis para você escolher;
  • Algo que gostamos muito são os filtros que você pode aplicar na pesquisa. Há desde para “voos diretos”, “voos com bagagem incluída”, escolher o período da viagem, selecionar a companhia de sua preferência, etc;
  • Também, você consegue ver na hora o preço total da passagem, incluindo todas as taxas, já na pesquisa. Então nada de sustos depois de escolher sua passagem, com taxas que não tinham aparecido antes;
  • Passagem escolhida, basta clicar em “comprar” e inserir os dados do passageiro e forma de pagamento para receber a passagem.

passagem aerea - Vai de Promo 3

Algo que gostamos muito também do Vai de Promo é a variedade de possibilidades de pagamento. Eles aceitam cartão de crédito (podendo parcelar o valor em até 10x), PIX e até transferência bancária, sendo que para essas duas últimas opções, há desconto.

Também, você consegue ver de forma clara e transparente todas as regras da passagem e da compra. Você vê, por exemplo, se essa passagem possui ou não reembolso, regra para cancelamento, desistência de compra em 24h, necessidade de correção de nome, etc.

Todas as informações estão super claras e objetivas. Mas, caso você tenha qualquer dúvida, eles possuem atendimento rápido e ágil (veja mais no item Atendimento e Duvidas) em diversos canais.

Passagem comprada, você recebe logo em seguida a confirmação no seu email, bem como o voucher para viajar. Simples, rápido e direto.

5-) Dicas de como comprar passagens aéreas mais baratas

aeroporto chip viagem internacional

Encontrar uma passagem aérea barata é o sonho de todo viajante! Mas sabemos que nem sempre é fácil achar aquela super promoção.

Mas o que nem todo mundo sabe, é que seguindo algumas dicas, dá sim para encontrar uma passagem aérea mais barata! Confira abaixo:

  • Pesquise com antecedência

Comece a pesquisar os preços das passagens com antecedência: para viagens internacionais 6 meses e nacionais 3 meses. Com isso, você verá os preços médios e saberá quando os valores começarem a cair.

Também, evite comprar uma passagem em cima da hora de viajar. Os preços serão bem mais altos, do que adquirindo com antecedência.

  • Seja flexível nas datas e horários

Busque as passagens variando sempre alguns dias, antes e depois da sua data inicialmente estipulada.

Para saber: viagens durante finais de semana e feriados, sempre serão mais caras, do que saindo em dias de semana comuns, por exemplo.

O horário também influencia: voos bem cedo, no fim da noite ou em horários intermediários, tem em geral preços melhores do que horários com mais procura (9h da manhã e 18h da tarde, por exemplo, para voos nacionais).

  • Use janela anônima para pesquisar

Ao buscar uma passagem aérea, abre o site pela janela anônima do seu navegador.

Sites em geral usam cookies e ao entrar numa janela normal, a companhia aérea ao ver uma alta procura por um determinado destino e data, pela lei da oferta e procura, pode aumentar o valor da passagem.

Se você realiza a pesquisa numa janela anônima, os cookies não guardam informações e a tendência é que o preço fique mais estável.

  • Procure viajar na baixa temporada

Período de férias escolares, Natal, Réveillon e feriados, tem em geral preços mais altos, devido a alta procura. Se puder, escolha datas fora desses períodos, para encontrar preços menores.

Porém, se você só consegue viajar nesses momentos de alta demanda, a dica é tentar ir e voltar em dias próximos, mas não exatos, a um determinado feriado, por exemplo.

Também, para esses casos, antecedência é a palavra chave! Tente comprar com bastante antecedência e aproveite as promoções que sempre aparecerem.

– Fique atento a promoções

As companhias aéreas sempre realizam promoções. É importante ficar atento a esses períodos para aproveitar!

No Vai de Promo, você pode se cadastrar para receber promoções, direto no seu email. Muitas promoções ocorrem na madrugada, por exemplo, então é muito bom ser notificado para não perder.

E com a chegada da Black Friday, agora também é um ótimo momento para aproveitar promoções e ter descontos maiores. Nós já aproveitamos diversas promoções de passagem nesse período!

Importante sempre ter noção prévia dos valores (pesquise com antecedência), para que ao ver uma determinada promoção, você tenha certeza que o preço está bom mesmo para adquirir.

6-) Como comprar Seguro Viagem no Vai de Promo

Vai de Promo - seguro viagem

Como comentamos acima, o Vai de Promo faz parte do grupo Amo Promo, o mesmo grupo do Seguros Promo, o maior site comparador de seguros viagem do Brasil.

Nós usamos o Seguros Promo nas nossas viagens há muitos anos e agora, dá para adquirir um Seguro Viagem, junto com a passagem aérea pelo Vai de Promo.

A dinâmica é a mesma das passagens: você consegue pesquisar, comparar e comprar seguro viagem das maiores empresas seguradoras do Brasil e do mundo, em poucos cliques.

Veja abaixo o passo a passo para adquirir seu seguro viagem pelo Vai de Promo:

seguro viagem Vai de Promo

  • Entre no vaidepromo.com.br e na aba “Seguro Viagem” insira seu destino, datas e dados;
  • Ao clicar em “Encontrar Seguro Viagem”, já aparecerem todas as opções disponíveis para você escolher.
  • Aqui também você consegue usar filtros, escolhendo, por exemplo, listar os seguros mais baratos, qual cobertura mínima deseja, tipo de benefício, faixa etária, etc.
  • Também, você consegue comparar os que esteja na dúvida para adquirir. Neste caso, basta clicar em “Comparar seguros” e selecionar até 4 de uma vez, para ver os detalhes de cada um.
  • Seguro escolhido, basta clicar em “comprar”, inserir os dados dos viajantes e forma de pagamento.

seguro viagem Vai de Promo comparacao

E assim como para passagens aéreas, no Vai de Promo você pode escolher diversas formas de pagamento para o seguro viagem: cartão de crédito, PIX, transferência e até boleto bancário. Para todas as formas à vista, eles dão 5% de desconto!

E para nossos leitores e seguidores, eles estão oferecendo um cupom de 15% de desconto para usar o ano todo, para qualquer destino e data no seguro viagem! Basta incluir VAMBORA15 e clicar “Aplicar”, para obter 15% de desconto na hora!

cupom desconto Vai de Promo

Juntando com o desconto no método de pagamento, dá para garantir 20% de desconto no seguro viagem para usar o ano todo!

Uma vez feito o pagamento, você recebe na hora por email a confirmação da compra e a apólice do seguro viagem para levar na viagem.

Dica: deixe essa apólice na sua caixa de email, para poder acessar facilmente durante a viagem e também imprima uma cópia para levar com você.

7-) Descontos para Seguro Viagem

seguro viagem

Como falamos acima, o Vai de Promo está dando para todos os nossos leitores e seguidores, um cupom de 15% de desconto para usar o ano todo, para qualquer viagem e destino! Basta incluir o cupom “VAMBORA15” para obter 15% de desconto na hora!

Além disso, eles oferecem 5% desconto extra para pagamentos via PIX, transferência ou boleto. Então já são 20% de desconto para aproveitar o ano todo!

E, em determinadas épocas, como agora na Black Friday há mais promoções e descontos! Por exemplo, agora na pré Black Friday, eles estão com o cupom “ESQUENTA22”, que está dando 22% de desconto na compra no seguro, o que é excelente!

Vale ficar sempre de olho no site do Vai de Promo e também no Instagram @vaidepromo, que eles divulgam sempre por lá essas promoções.

8 -) Atendimento e dúvidas

seguro viagem nacional

Um dos grandes diferenciais do Vai de Promo é o atendimento, feito em português e em diferentes canais.

Seja pelo site, telefone, Whatsapp, email e redes sociais, eles possuem uma equipe de especialistas disponível para tirar qualquer dúvida e dar suporte na compra de sua passagem e seguro viagem.

Eles ainda tem uma página especial no site para atendimento e ajuda ao cliente. Confira abaixo todos os canais para entrar em contato:

O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h. E aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Agora que você já sabe mais sobre o Vai de Promo, vale conferir por conta própria as promoções e descontos que eles oferecem!

Com a chegada da Black Friday, eles estão ainda com mais promoções! Vambora aproveitar?

*Post Publieditorial

*** VEJA TAMBÉM:
Cotação seguro viagem: Como escolher o melhor e com menor preço!
Bagagem de viagem: Veja o que pode levar a bordo e como escolher a sua ideal
Seguro viagem para Cruzeiro: Veja se precisa e é indicado fazer

Vivendo e aprendendo: Aluguel de carro em Los Angeles – Todas as dicas para fazer!

0
Getty Museu Vista Los Angeles
Los Angeles vista do Getty Museu. Foto: GC/Blog Vambora!
Getty Museu Vista Los Angeles
Los Angeles vista do Getty Museu. Foto: GC/Blog Vambora!

Los Angeles é a segunda maior cidade dos Estados Unidos e famosa por seu trânsito. As distâncias por aqui são grandes e por isso é comum alugar um carro em Los Angeles para conhecer a cidade.

O transporte público existe, mas é pouco em relação ao seu tamanho. Tanto que os próprios moradores de Los Angeles preferem andar de carro, do que metrô ou ônibus.

Por isso, nesse post, vamos dar todas as dicas de como fazer um aluguel de carro em Los Angeles, incluindo preços, modelos, documentos necessários, etc. Também, iremos dar dicas de como dirigir na cidade, incluindo pedágios e estacionamentos, até leis de trânsito locais para prestar atenção.

Confira abaixo e Vambora então ver como alugar um carro e dirigir por Los Angeles!

Aluguel de carro em Los Angeles – Todas as dicas para fazer!

1-) Porque vale a pena alugar um carro em Los Angeles?

Centro de Los Angeles
Centro de Los Angeles. Foto: GC/Blog Vambora!

Los Angeles é a segunda maior cidade dos Estados Unidos, ficando atrás só de Nova York. LA, como também é chamada, é na verdade um condado, onde foram incorporadas 88 cidades, incluindo a própria Los Angeles e outras como Santa Mônica, Malibu, Beverly Hills, etc.

Sim, Beverly Hills não é um bairro de Los Angeles (como muita gente pensa)! E todas essas 88 cidades estão conectadas por ruas e as famosas highways, grandes rodovias expressas.

Por esse motivo, Los Angeles é uma cidade imensa, com atrações bem espalhadas. Para saber: com esse emaranhado de cidades, não é raro andar mais de 30km por dia, em média, em LA.

Como falamos acima, existe um sistema de transporte público em Los Angeles, com ônibus e metrô, mas as linhas são poucas. A área mais bem servida de metrô é o Downtown LA, mas as atrações da cidade não ficam só por aqui.

O fato é que a maior parte dos moradores de Los Angeles usa carro e no caso dos turistas, a situação não é diferente. Para ter noção: em LA, o número de usuários do metrô é de 300.000 passageiros/dia, enquanto em São Paulo, o número chega a 5.000.000/dia.

Basta circular para ver que tirando poucas áreas turísticas e comerciais, é raro ver pessoas andando nas ruas e calçadas. E nos principais eixos que ligam a cidade, as Highways, há cerca de 6 pistas em média, para cada sentido do trânsito, mas nenhuma faixa de pedestre.

Ou seja, LA é uma cidade feita para conhecer de carro e é praticamente unanimidade que alugar um automóvel é essencial para o turista conhecê-la bem e por completo.

2-) Quanto custa um aluguel de carro em Los Angeles

preço aluguel de carro Los Angeles na rentcars

O bom é que os preços do aluguel de carro em Los Angeles são bem em conta e há muitas opções e possibilidades de estacionamento, praticamente em cada esquina da cidade.

Usamos o site Rentcars para comparar valores e alugar carro em praticamente todas as nossas viagens, inclusive nessa para a Califórnia.

Numa pesquisa rápida para uma semana, a média do valor do aluguel de carro em Los Angeles é de cerca de R$ 142/dia, o que dá cerca de U$ 30 por dia, para um carro econômico.

Considerando que o passe diário de metrô em LA é US$ 5 e que viagens de Uber não dão em média menos de U$ 10 na cidade, se você viaja com mais de uma pessoa, o aluguel do carro em Los Angeles é barato e acaba compensando muito.

3-) Como alugar um carro em Los Angeles

aluguel de carro rentcars

Agora que você sabe como é importante e vale a pena alugar um carro em Los Angeles, vamos mostrar o passo a passo de como pesquisar preços e alugar um carro na cidade.

Como comentamos acima, usamos a Rentcars para pesquisar, comparar preços e alugar carro nas nossas viagens. Eles atuam em mais de 160 países, com mais de 200 locadoras do redor do mundo.

Além disso, na Rentcars você não paga IOF e ainda pode parcelar o valor em reais em até 12x no cartão de crédito.

Nos Estados Unidos, a oferta de carros, bem como a quantidade de locadoras é bem grande, então o custo benefício do aluguel compensa bastante!

Para fazer a pesquisa e alugar seu carro em LA é muito fácil:

  • Basta entrar no site rentcars.com.br e colocar os dados da sua viagem, com local e horários de retirada e entrega do carro, além das datas;

aluguel de carro rentcars 2

  • Depois basta verificar as opções e escolher o automóvel de acordo com as características que deseja (tamanho, modelo, etc). Aqui você já consegue ver também os preços em diversas locadoras e estipular o orçamento que quer ficar;

aluguel de carro rentcars 3

  • Uma vez escolhido o carro, basta seguir com o aluguel, incluindo possíveis adicionais, como cadeirinha de bebê, motorista adicional, seguro, etc.

aluguel de carro rentcars 4

  • Tudo escolhido, basta inserir os dados do motorista, fazer o pagamento e em instantes você receberá a confirmação da sua reserva por email. Simples assim!

4-) Dicas para economizar no aluguel de carro

Calçada da fama em LA
Calçada da fama em LA. Foto: GC/Blog Vambora!

Para quem vem do Brasil de avião e desce em Los Angeles, a dica é tirar o carro direto no Aeroporto internacional, o LAX, o maior e principal, da cidade. Essa opção já aparece quando você escreve “Los Angeles” na pesquisa da Rentcars e dai basta selecionar.

Caso você vá fazer uma viagem de carro passando por diversas cidades nos EUA, dá para pegar o automóvel e entregá-lo em cidades diferentes. Nós fizemos isso na nossa última viagem pelo país, pegando o carro em Los Angeles e entregando em Las Vegas e praticamente não houve diferença de preço.

Aluguel de carro em Los Angeles

Dica: tente sempre colocar o mesmo horário de retirada e entrega. Caso seja diferente, você irá pagar geralmente pela diária completa, mesmo que se só for uma diferença de 1h ou 2h.

Outra dica para economizar no aluguel de carro em Los Angeles: quanto antes você garantir o aluguel, mais barato será o valor. Quem deixa para fazer o aluguel em cima da hora, geralmente paga mais caro.

Em geral, indicamos já garantir o seu carro com 3 meses de antecedência da data da viagem, especialmente na alta temporada (férias escolares, Natal, Thanksgiving e Réveillon).

Especialmente quem quiser alugar um carro elétrico nos Estados Unidos é preciso ser ainda mais atento com a antecedência, pois há ainda uma quantidade pequena desse tipo de automóvel disponível para aluguel. Veja abaixo no item “Qual carro escolher” mais sobre carros elétricos em Los Angeles.

Por fim, quanto maior o tempo com o carro alugado, menor serão os valores das diárias.

5-) Qual locadora escolher

Os Estados Unidos possuem muitas locadoras de carro e no site da Rentcars, você encontra as principais. Nós, por exemplo, já usamos pelo país a Hertz, Alamo e Avis.

Achamos os serviços de todas bem parecido, sendo que os preços mais em conta que vimos pelo site da Rentcars foram os da Alamo e Avis. Há outras mais em conta, como a Dollar, mas não testamos ainda os serviços para comentar.

6-) Qual carro escolher

aluguel carro eletrico eua

No site da Rentcars você também consegue selecionar os mais diversos tipos e tamanhos de carro. A escolha, depende muito do seu estilo de viagem.

Você consegue selecionar desde o tamanho do automóvel pelo número de pessoas, até ver o tamanho do bagageiro (para saber quantas malas cabem no porta malas), quantas portas prefere que tenha, ar condicionado, etc.

Para saber: em Los Angeles nós vimos muitas SUV e sempre há vagas em estacionamentos para veículos grandes. Então independentemente do tamanho do carro escolhido, não haverá problema em ter vagas de estacionamentos na cidade.

Também, atualmente na Califórnia, especialmente em Los Angeles, além dos carros tradicionais, já há opções de carros elétricos para alugar. Para ver, basta selecionar a opção “Elétricos” no site da Rentcars.

Como comentamos mais acima, a quantidade de carros elétricos disponíveis é ainda menor do que carros tradicionais, por isso para encontrar, vale fazer o aluguel com mais antecedência.

Na Califórnia, a maior parte dos carros elétricos são da marca Tesla e por todo estado vimos muitas estações de carregamento da própria companhia. Foi comum vermos pontos de carregamentos em shoppings, mercados, etc.

Porém, saindo da Califórnia e Nevada, não vimos tantos carros elétricos, bem como pontos de carregamento. Por isso, indicamos que você alugue um modelo assim, se for viajar por estados com mais postos de carregamento (veja aqui o mapa da Tesla com postos pelos EUA).

7-) Opcionais no aluguel de carro

Google Maps em Los Angeles

Você pode incluir no aluguel do carro diversos adicionais. Em específico, o GPS nós não recomendamos mais incluir, pois hoje em dia praticamente todos os carros vem com um sistema de bordo e tela digital no painel principal.

Nesse caso, basta conectar o seu celular com um cabo ou Bluetooth, que o painel do carro irá mostrar o Google Maps ou Waze do seu telefone, na tela do carro. É claro que para isso, é preciso estar com internet no seu celular no EUA.

Porém que fique claro: é essencial dirigir em Los Angeles com aplicativos de mapa e localização. Tanto para mostrar os melhores caminhos, como ajudar na questão do trânsito (que é intenso na cidade), saber melhor as velocidade das vias, etc.

Vale dizer que em Los Angeles, o APP de mobilidade que mais vimos sendo usado foi Google Maps e foi ele que usamos para fazer todos os nossos deslocamentos na cidade e pelos EUA em geral.

Também é possível inserir no aluguel um condutor adicional, bebê conforto, etc. Em geral, é praxe das locadoras já colocar 1 (um) motorista adicional, além do condutor principal.

Caso você pretenda dividir a direção com mais de uma pessoa, o valor extra aparecerá já na tela da pesquisa.

8- ) Documentos necessários para alugar um carro nos EUA

PID - Permissão Internacional para dirigir.
PID – Permissão Internacional para dirigir. Foto: RS/Blog Vambora!

Para dirigir nos Estados Unidos você precisa dos seguintes documentos:

Carteira de motorista brasileira: a carteira de motorista brasileira é válida por até 3 meses para dirigir nos EUA. Importante: leve o documento físico original e não só o digital;

– Cartão de crédito: de preferência o mesmo que foi usado para fazer o pagamento do aluguel do carro, e com limite mais alto. Na hora de retirar o automóvel na locadora, é padrão fazerem um “caução” no cartão de crédito, que será liberado quando o carro for entregue; 

– Seguro completo para aluguel de carro: sempre escolha o seguro mais completo disponível na hora de alugar, para evitar maiores problemas. Esse é o tipo de economia que não se deve fazer, já que qualquer problema pode custar milhares de dólares sem um seguro de carro.

No próprio site da Rentcars, você consegue incluir o seguro na hora de alugar o automóvel, que sai muito mais em conta do que fazer direto no balcão da locadora.

Dicas extras para alugar um carro nos EUA:

– É preciso ser maior de 21 anos para um turista alugar um carro nos EUA, sendo que menores de 25 anos pagam em geral uma taxa extra na diária da locação;

– Leve o voucher impresso do seu comprovante do aluguel de carro e não só online. Essa é uma prática comum que vimos para alugar um carro nos EUA.

– A PID (Permissão internacional para Dirigir) não é obrigatória nos Estados Unidos, ainda que seja um documento indicado para se ter numa viagem de carro, por ser aceito internacionalmente.

9-) Dicas para retirar o carro no Aeroporto de Los Angeles

Aluguel de carro no Aeroporto de Los Angeles
Aluguel de carro no Aeroporto de Los Angeles. Foto: GC/Blog Vambora!

Essa é a pratica mais comum para quem aluga o carro em Los Angeles: retirar o automóvel no Aeroporto Internacional da cidade, o LAX.

Logo depois da passagem da imigração e retirada das bagagens, haverá placas com indicação de “Rental Car Shuttles”, bastando segui-las. O aeroporto é imenso e as locadoras não ficam dentro mas fora de LAX.

Por isso, há ônibus gratuitos de cada locadora que saem do Aeroporto numa área chamada de “Ground Transportation”, e levam os viajantes até os locais de retirada dos veículos.

Não é preciso apresentar nada para embarcar nos ônibus: basta entrar no sinalizado da sua locadora escolhida na hora do aluguel. Em geral o trajeto não dura mais do que 10 minutos.

Uma vez na locadora, basta apresentar o comprovante de aluguel de carro (lembre de levar impresso para facilitar), apresentar os documentos e fazer todo trâmite burocrático.

Algumas dicas na hora de pegar seu automóvel:

  • É comum acontecer que o modelo exato do carro escolhido não esteja disponível na hora que você for retirar. Exemplo: Você selecionou um SUV FORD, mas na hora não há exatamente um FORD, mas um MASDA, do mesmo tamanho e tipo. Isso é uma prática comum, então é bom saber para diminuir as expectativas;
  • Na hora de pegar as chaves, faça uma inspeção completa no automóvel, especialmente para ver possíveis arranhões e batidas. Filme e fotografe tudo o que você ver, pois isso é a prova do estado original do carro que você recebeu e pode evitar uma dor de cabeça na entrega.

10-) Dicas para dirigir em Los Angeles

por do sol em malibu
Pôr do sol em Malibu. Foto: GC/Blog Vambora!

Já se prepare: o trânsito em Los Angeles é intenso e são comuns congestionamentos, especialmente durante a hora do rush (na manhã e a noite).

Vale dizer, entretanto, que ficamos poucas vezes parados num engarrafamento, sendo que o trânsito mesmo carregado, sempre fluía. Para quem mora em grandes cidades do Brasil, como São Paulo, Rio, BH e Salvador, pode achar até tranquilo dirigir em LA! 😉

Algo essencial é andar sempre com o GPS. Especialmente nas autoestradas é importante estar conectado e atento ao mapa sempre, já que existem muitas bifurcações. Porém, caso erre, não se desespere: sempre há retornos e saídas próximos.

Aliás, uma dica importante em Los Angeles: considere sair com bastante antecedência para qualquer compromisso ou passeio que vá fazer. É bem comum levar cerca de 40min a 1h para se deslocar pela cidade, não importa aonde você se hospede.

Isso ocorre porque em LA, tudo é muito espalhado! Então não se estresse, só se previna saindo cedo. Outras dicas do trânsito de Los Angeles são:

– Pedágio em Los Angeles

pedagio em los angeles
Highway com pedágio em Los Angeles. Foto: GC/Blog Vambora!

Existe na Califórnia um passe de pedágio chamado de Fastrak. Na retirada do carro em Los Angeles é comum as locadoras oferecerem o Fastrak ilimitado por um preço adicional ao aluguel do carro, porém, em geral não vale a pena incluir isso.

Isso porque em Los Angeles há basicamente duas vias com pedágio (tools em inglês) e somente em faixas expressas. São elas:

  • I-10 (El Monte Busway): que começa na Alameda Street em Los Angeles;
  • I-110 (Harbor Transitway): entre a 182nd Street e a Adams Boulevard.

Importante dizer que você não pagará pedágio por entrar numa dessas rodovias, só se acessar as pistas expressas onde o pedágio existe. Em geral, ele fica nas faixas mais à esquerda e são claramente sinalizados, tanto por placas, como por estruturas na pista (veja pela foto acima), que separam essas vias com pedágio, das demais.

Perto de Los Angeles ainda há outros pedágios, em geral em acessos e pontes, mas são mais escassos. Por isso, o custo do Fastrak não compensa para o viajante em geral, não valendo a pena incluir esse item no aluguel do carro, na nossa opinião.

Uma dica: ao colocar o seu itinerário do Google Maps em Los Angeles, selecione no APP a opção “NO TOOLS” que ele indicará o caminho sem pedágios.

Para saber: se por acaso você passar por um pedágio sem querer, a locadora do carro entrará em contato para você pagar o valor pendente da multa.

– Carpool Lane

As Carpool lanes são faixas exclusivas para carros com 2 ou mais pessoas, existentes em algumas highways. Essas faixas são indicadas através de placas e com sinalização no próprio asfalto e ficam geralmente na faixa da esquerda.

Essa é uma prática comum, especialmente no estado da Califórnia, para incentivar o uso de automóveis por mais pessoas.

Importante: preste bem atenção na sinalização, pois você não pode entrar e sair da carpool a qualquer hora. Também, não use essas faixas sem ter mais de 2 pessoas no carro, se não a multa cobrada será altíssima!

– Estacionamento em Los Angeles

estacionamento em venice beach
Estacionamento em Venice Beach. Foto: GC/Blog Vambora!

Há diversos por toda Los Angeles e você consegue parar na rua ou pagar para estacionar em praticamente qualquer lugar.

Para ter noção dos valores: no centro de Los Angeles, um estacionamento para um período de 12h, custava U$ 10. Já na região mais turística de Hollywood, os preços são mais caros, iniciando por U$ 5 a primeira hora.

Em parques e museus, os preços são ainda mais salgados: na Universal, por exemplo, pagamos U$ 30 pelo dia todo, e no Getty Center foi U$ 20. Não deixe de incluir esses gastos na hora de planejar uma viagem de carro em Los Angeles.

Dica: muitos hotéis em Los Angeles tem estacionamento incluso na diária e outros não. Se você for alugar um carro na cidade, vale pesquisar se o valor está embutido ou se será preciso pagar algo extra na hospedagem.

– Preço do Combustível em LA

postos de gasolina em los angeles no google maps

A Califórnia é um dos estados mais caros para abastecer nos Estados Unidos. Sabendo disso, considere gastar por volta de US$ 5 por galão de gasolina na cidade (em outros estados vizinhos, como Nevada e Arizona, a gasolina custa por volta US$ 4, o galão). Esses são valores de Outubro/2023.

Para encontrar os melhores preços e abastecer com mais economia, pesquisamos no próprio Google Maps e clicamos na aba “Postos de Gasolina”. Ele mostra perto de você em Los Angeles, os postos mais próximos com os preços atualizados.

Dica: evite abastecer em locais muito turísticos, como perto dos parques da Disneyland e Universal, Hollywood, etc. Foi num posto perto da Disney onde pagamos mais caro toda gasolina da nossa viagem: US$ 6 o galão!

Para quem for alugar um carro elétrico nos EUA, vale lembrar que também existe um custo, por quilowatt hora. O valor total depende muito do tempo necessário para carga completa (em geral, cerca de 2h, quando a bateria está zerada), mas os valores ficam em média de US$ 40 para 100% de carregamento total de uma bateria.

– Leis de trânsito americanas

Em geral, as leis de trânsito nos Estados Unidos são bem parecidas com as do Brasil, mas existem algumas exceções, como por exemplo:

  • Conversão à direita no farol vermelho
Downtown Los Angeles
Conversão vermelha com farol vermelho é permitida. Foto: GC/Blog Vambora!

Nos Estados Unidos é bem comum poder fazer conversão à direita com o sinal fechado. Em geral há placas indicando onde é possível ou proibido fazer isso.

Importante: o pedestre deve ser sempre priorizado, então caso você veja alguém atravessando a rua, espere. O mesmo vale para o trânsito do cruzamento: sempre confira antes se a via está livre para poder virar.

  • Pare sempre na presença de ambulâncias e policia

Outra prática comum nos Estados Unidos é se ver carros de policia ou bombeiros no trânsito, além de tentar sair da via para facilitar o tráfego, sempre reduza a velocidade e pare o carro no acostamento se for possível (mesmo que o veículos esteja no outro sentido da pista).

  • Escolas e ônibus escolares

Sempre ao passar por áreas escolares, reduza a velocidade de acordo com as placas de trânsito locais.

O mesmo vale para respeitar as faixas de pedestres e também ônibus escolares. Uma vez que eles param, o trânsito de toda via deve também parar (dos dois lados), para que o estudantes possam atravessar.

  • Milhas para km

Por fim, para fazer uma conta rápida de milhas/hora (unidade local de velocidade) para km/hora, multiplique 1 milha por 1,6. Por exemplo: se você ver uma placa de velocidade máxima de 50 milhas/por hora, isso quer dizer 80km/hora.

Um post bem completo com dicas de como alugar um carro em Los Angeles, além como dirigir na cidade e pelos Estados Unidos. Se ficou com qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo para que possamos ajudar!

Vambora então dirigir por Los Angeles e conhecer a cidade!

*Post Publieditorial

*** VEJA MAIS DICAS:
Viagem de carro pela Califórnia: Roteiro e dicas para fazer
Seguro Viagem Estados Unidos: Veja se é preciso fazer!
– Route 66 nos Estados Unidos: Veja quais lugares conhecer pela Rota