Viajante Gourmet: TOP 7 Vinícolas no Rio Grande do Sul para visitar

2
Vinicola no Rio Grande do Sul
Dal Pizzol, uma das maiores viníciolas no Rio Grande do Sul. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI

O Rio Grande do Sul é o maior estado produtor de uvas no Brasil, responsável por cerca de 90% da produção nacional de vinho, espumante e suco de uvo, de acordo com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). Além disso, existem aproximadamente 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, sendo que as vinícolas no Rio Grande do Sul são algumas das maiores do Brasil!

Das seis maiores e principais regiões produtoras de vinho do país, quatro ficam no Rio Grande do Sul, sendo: Serra Gaúcha (a maior de todas, com 85% da produção nacional), Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra.

Ainda que a maior parte da produção de uvas do nosso país venha de propriedades pequenas e medias, são as grandes vinícolas que começaram um outro processo ligado a produção do vinho no Brasil e que tem atraído cada vez mais interessados: o enoturismo!

+ Tour pelo Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha: Veja dias e valores

Cave da Casa Valduga
Vinícola Casa Valduga, na Serra Gaúcha. Foto: GC/Blog Vambora!

Além de serem algumas das maiores produtoras de vinhos do Brasil, essas vinícolas no Rio Grande Sul possuem atividades ligadas ao turismo, aproximando os visitantes da produção vinícola. É possível desde de conhecer de perto como é o plantio e produção da bebida, entender melhor os sabores e aromas e até se hospedar dentro de algumas delas!

Se você gosta de vinhos e for viajar para o sul do Brasil, essas são as TOP 7 vinícolas no Rio Grande do Sul, especialmente da Serra Gaúcha, que você deve visitar. Confira abaixo e Vambora!

7 Maiores vinícolas no Rio Grande do Sul para visitar:

1-) Casa Valduga

Vale dos Vinhedos
Casa Valduga fica no Vale dos Vinhedos, perto de Bento Gonçalves. Foto: GC/Blog Vambora!

Com mais de 140 anos, a Casa Valduga é uma das maiores, mais famosas e antigas vinícolas da região do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.

A propriedade é imensa, possuindo além das vinícolas, local de produção e estoque dos vinhos, restaurante, loja e até pousada, para quem quiser se hospedar por lá.

Visita Casa Valduga
Cave da Casa Valduga. Foto: GC/Blog Vambora!

Eles oferecem um tour bem completo para quem quiser conhecer o local, bem lindo por sinal, que inclui degustação de vinhos. A gente fez e adorou a experiência!

+ Tour pelas Vinícolas de Bento Gonçalves: Veja valores e como reservar

2-) Vinícola Miolo

Wine Garden Miolo
Experimentando o Wine Garden Miolo, dentro da vinícola na Serra Gaúcha. Foto: GC/Blog Vambora!

A Miolo Wine Group é a maior exportadora de vinhos do Brasil, sendo que possuem quatro vinícolas pelo Brasil, sendo três no Rio Grande do Sul e uma no Vale do Rio São Francisco na Bahia.

Nós inclusive já a visitamos e é surpreendente como no meio da caatinga do Nordeste se consegue produzir vinhos!

No Rio Grande do Sul, fica a mais antiga e tradicional do grupo, a Vinícola Miolo, na região do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha.

Além de poder fazer uma visita e degustação, nela existe também o Wine Garden, um aconchegante espaço/bar a céu aberto no qual você pode provar vinhos, fazer picnic, assistir shows, sempre próximo da natureza.

Wine Garden Miolo
Wine Garden da Vinicola Miolo no Rio Grande do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Nós fomos num dia super frio e fomos recebidos numa linda tenda (já que chovia) e pudemos experimentar algumas das comidas servidas, vinhos, num clima super gostoso.

Vale a pena ir conferir para ter uma experiência mais relaxada e próxima da natureza e da vinícola. Eles possuem uma agenda variada de atrações, shows e festivais durante todo o ano, vale ficar de olho no perfil deles nas redes sociais!

+ Trem do Vinho em Bento Gonçalves: Veja como é e fazer o passeio

3-) Vinícola Aurora

Vinícola Aurora
Vinícola Aurora. Foto: Divulgação

A Vinícola Aurora é maior vinícola do Brasil, criada em 1931, com a reunião de dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves. Hoje em dia são mais de mil famílias associadas, acompanhadas de técnicos e uma produção usando alta tecnologia.

A visita acontece na Cooperativa Vinícola Aurora, no centro de Bento Gonçalves, numa estrutura bem grande e próxima de outras atrações da cidade, como a Maria Fumaça e a Epopéia Italiana. As visitas acontecem diariamente.

+ Onde ficar em Bento Gonçalves: Melhores hotéis e pousadas

4-) Vinícola Salton

Vinicola Salton Rio Grande do Sul
Vinícola Salton no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação

Conhecida como uma das principais vinícolas brasileiras, especialmente quando o assunto é espumante, a Vinícola Salton também fica localizada em Bento Gonçalves.

Possui também com uma grande infra estrutura, recebendo visitantes através de cinco diferentes tours, que incluem degustação de vinhos e espumantes. As visitas devem ser agendadas pelo site.

+ Tour pela Vinícola Salton + Degustação de Cachaças: Veja como fazer

5-) Dal Pizzol

Vinicola Dal Pizzol
Vinicola Dal Pizzol em Bento Gonçalves, repleta de história e relíquias. Foto: TATIANA CAVAGNOLLI.

Produzindo vinhos há mais de 45 anos, a Dal Pizzol possui centenas de tipos de uvas e muita história espalhada pela vinícola.

Localizada também em Bento Gonçalves, é um lugar gostoso para ir com toda família, inclusive crianças. É repleto de natureza e animais, onde você acaba conhecendo um pouco mais sobre a história do vinho e da região.

Aqui fica também o Ecomuseu da Cultura do Vinho, mostrando desde utensílios e ferramentas utilizados na produção do vinho, até fotos, documentos e uma coleção com mais de 200 garrafas provenientes do mundo todo, incluindo a garrafa de vinho mais antiga do Brasil, de 1937!!

Vinicola Dal Pizzol
No Ecomuseu da Cultura do Vinho na Vinicola Dal Pizzol. Foto: GC/Blog Vambora!

Outro ponto alto da vinícola são os Vinhedos do Mundo, uma coleção a céu aberto com cerca de 400 variedades de uvas de 30 países!

Há ainda várias opções de passeios, como degustação orientada de vinhos, um belo restaurante, etc. A visita básica pode ser feita por conta própria e o local é pet friendly.

+ Aluguel de Carro na Serra Gaúcha: Veja valores e com reservar

6-) Chandon

Vinícola Chandon no Rio Grande do Sul
Vinícola Chandon no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação

Uma das vinícolas mais novas dessa lista, criada em 1973, a Chandon fica na cidade de Garibaldi e é famosa pelos seus espumantes!

Foi a francesa Maison Moët & Chandon que escolheu o local para implementar aqui no Brasil seus vinhedos e adega, produzindo espumantes com o mesmo padrão e qualidade que a tornaram famosa no mundo inteiro.

Espumante Chandon
Espumante Chandon. Foto: Divulgação

O legal é que eles realizam a visita e degustação na vinícola sem pagar nada! Basta fazer o agendamento pelo site: https://www.chandon.com.br/visite. O número máximo de participantes é de 8 pessoas por tour, que tem duração de 1h.

+ Tour pela Rota dos Espumantes saindo de Bento Gonçalves

7-) Casa Perini

Wine Experience Vinicola Perini
Wine Experience na Viniciola Perini, na Serra Gaúcha. Foto: GC/Blog Vambora!

Localizada na cidade de Farroupilha, também no Vale dos Vinhedos, a Casa Perini oferece além da visita guiada, uma experiência única e super legal, a Wine Experience!

Procurando despertar o enófilo que há em cada um de nós, eles propõem uma prova às cegas, onde com olhos vendados tentamos adivinhar com o olfato, aromas comuns dos vinhos.

Na degustação, passamos de alimentos como abacaxi, até coisas surpreendentes que nunca imaginaríamos encontrar num vinho, como aroma de couro! Pois é, incrível como todos esses aromas fazem parte da nossa memória olfativa e podem aparecer quando degustamos vinhos!

Vinicola Perini
Enóloga Ana Beatriz Camargos que nos deu uma super aula durante a degustação as cegas! Foto: TATIANA CAVAGNOLLI.

Foi uma experiência surpreendente, guiados pela ótima enóloga Ana Beatriz Camargos, que nos ensinou muito sobre como entender melhor os vinhos, de maneira super engraçada, leve e nada chata! Programa perfeito para quem quer conhecer melhor o mundo dos vinhos!

Para fazer a Wine Experience, é necessário agendamento prévio, já a visita guiada pela vinícola, pode ser agendada direto pelo site: https://www.casaperini.com.br/enoturismo

As sete maiores vinícolas do Rio Grande do Sul para visitar! Qual dessas é a sua favorita? Conte aqui para a gente nos comentários qual você tem mais vontade de conhecer ou já foi! Vambora!

*Nós fizemos essa viagem a convite do SEBRAE e do Ibravin

*** Veja mais dicas da SERRA GAÚCHA e Vale dos Vinhedos:
Onde ficar em Bento Gonçalves: Melhores Hotéis e Pousadas!
Passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha
O que fazer em Bento Gonçalves: Atrações e dicas!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui