Relato de Viagem: 6 Lugares em Pernambuco para conhecer perto de Recife

2
porto de galinhas
Vambora conhecer diversos lugares em Pernambuco com as dicas da Luísa? Foto: Janelas Abertas

Pernambuco é um dos estados do Nordeste mais desejados pelos turistas, mas ainda sim, existem muitos lugares em Pernambuco ainda pouco explorados pelos brasileiros.

A Luísa Ferreira, do blog Janelas Abertas, é do Recife e tem muitas dicas legais de destinos em Pernambuco. Por isso, pedimos para ela algumas sugestões de lugares em Pernambuco para conhecer, perto de Recife, fáceis para ir de carro num fim de semana ou feriado ou até mesmo para explorar com mais tempo nas férias.

+ Aluguel de carro em Recife

Como vocês verão abaixo, as dicas vão desde praias pernambucanas super famosas e desejadas, até lugares que provavelmente poucas pessoas já ouviram falar no estado. Vambora conhecer esses destinos em Pernambuco com a Luísa? Confira abaixo!

6 Lugares em Pernambuco para conhecer perto de Recife

6-) OLINDA

Vista de Olinda
Vista de Olinda. Foto: Janelas Abertas

Falando em destinos perto do Recife, o primeiro que vem à mente é Olinda, que fica tão perto que parece até a mesma cidade. A Cidade Alta de Olinda, também conhecida como Sítio Histórico, é a parte turística desse município e fica a apenas 8 km do Centro da capital pernambucana.

É um lugar bem legal para se explorar a pé. São muitas ladeiras e provavelmente muito sol, mas vai valer a pena! Caso você tenha dificuldades de locomoção também dá para ir de carro ou fazer um tour guiado numa espécie de jeep.

Recomendo começar o passeio na Praça do Carmo, que fica na parte mais baixa. Essa praça chama atenção pela igreja de mesmo nome, que fica em cima de uma pequena colina. Construída em 1580, ela foi a primeira igreja da Ordem Carmelita no Brasil.

A partir daí, existem muitos caminhos possíveis – lembre-se que se perder faz parte da diversão, e é o que provavelmente vai lhe acontecer por ali.

No entanto, recomendo colocar alguns pontos especiais no seu itinerário, como a Pousada dos Quatro Cantos, com seu muro decorado com motivos carnavalescos, que dá um gostinho do que é essa deliciosa festa por lá.

Ali pertinho fica o cruzamento conhecido com Quatro Cantos, imortalizado na música de Alceu Valença. De lá você pode seguir pela Rua do Amparo, onde ficam alguns bares tradicionais.

ladeiras de olinda
Se perdendo pelas ladeiras de Olinda. Foto: Janelas Abertas

Um exemplo é a Bodega de Véio, praticamente uma instituição da boemia olindense, que já ganhou até filiais no Recife e no interior. Ela é literalmente uma pequena bodega que vende cervejas e petiscos pra beber e comer em pé, no meio de mantimentos e produtos de limpeza.

Se quiser almoçar, a dica é ir no renomado restaurante Oficina do Sabor, perto da Igreja Nossa Senhora do Amparo, ou no Beijupirá, igualmente famoso e ainda mais aconchegante.

Também vale a pena passar pela Igreja da Misericórdia (construída em 1540), que fica no topo da ladeira de mesmo nome e dá direito a uma bela vista do Recife. E ali perto você chega ao Alto da Sé, que abriga o Observatório de Olinda, tradicionalíssimas barracas de tapioca e a icônica Igreja da Sé.

Se quiser comprar souvenires, sugiro dar um pulo no Mercado da Ribeira, que já funcionou como mercado de carne, farinha, peixes e escravos e hoje abriga lojas de artesanato. Os preços costumam ser bem razoáveis.

Por fim, recomendo dar uma olhada no Mosteiro de São Bento, construído em 1586. O lugar tem o interior bem rebuscado e seu altar-mor chegou a ser exposto no Guggenheim de Nova Iorque.

5-) PORTO DE GALINHAS

Letreiro de Porto de Galinhas
Letreiro de Porto de Galinhas. Foto: Janelas Abertas

Outro lugar bastante famoso para se conhecer perto do Recife é Porto de Galinhas, uma das praias de Pernambuco mais conhecidas no Brasil. Como outras tantas, Porto surgiu de uma vila de pescadores, mas desde então ela já mudou muito, e nem sempre para melhor.

A parte boa é que existe infraestrutura por lá para atender a todo tipo de turista. Mas a grande exploração turística e a falta de planejamento tornaram a vila meio bagunçada e sobrecarregaram o meio ambiente. Por isso, evitaria ir lá na alta temporada.

Se você não estiver de carro ou tiver pouco tempo para explorar Porto de Galinhas, uma dica é fazer o passeio de buggy chamado “ponta a ponta”. Ele vai percorrendo as principais praias da região, de Muro Alto até o Pontal de Maracaípe.

Os buggys não vão pela areia da praia e não existem dunas, mas acho legal porque é um jeito diferente de conhecer as praias de Porto de Galinhas, com direito a vento no rosto e sem preocupação com vagas pra estacionar. Depois, você pode voltar na praia que tiver curtido mais.

Passeio para as piscinas naturais de Porto de Galinhas
Passeio para as piscinas naturais de Porto de Galinhas. Foto: Janelas Abertas

Outro passeio famoso em Porto de Galinhas é o que vai para as piscinas naturais. No entanto, não recomendo essa atração. Cresci andando sobre arrecifes e centenas de pessoas fazem o mesmo todos os dias em várias praias brasileiras, mas isso não significa que seja correto. Andar sobre os corais destrói e mata organismos vivos.

Ah, e Porto de Galinhas é um bom destino para quem gosta de conhecer vários restaurantes diferentes nas viagens. Obviamente, a oferta de frutos do mar é abundante, mas você também encontra restaurantes com culinária nordestina, massas, pizzas, crepes, churrasco, sushi, sorvetes, sanduíches…

Recomendo a filial local do Beijupirá para quem tem orçamento mais folgado, mas o Mardioca é meu queridinho. O Barcaxeira, o Café da Moeda e o Munganga Bistrô também têm boa reputação.

4-) PRAIA DE CARNEIROS

praia de carneiros
Praia de Carneiros em Pernambuco. Foto: Janelas Abertas

Localizada a 110 Km do Recife, a Praia dos Carneiros é minha preferida em Pernambuco. Se você quer fugir do furdunço de Porto de Galinhas, provavelmente vai concordar, apesar de que essa praia também esteja ficando cada vez mais concorrida. Ainda assim, prevalece uma atmosfera mais rústica, que combina com as águas mornas e tranquilas, especialmente na maré baixa.

Carneiros tem pousadas e restaurantes à beira-mar, e se você for de carro direto para lá, vai chegar na praia através de um dos restaurantes.

E falando em restaurantes, o mais famoso da região é o Bora Bora, que cobra pelo estacionamento, pratica preços altos e costuma ficar bem cheio. Outras opções são o Beijupirá (sim, olha ele aí mais uma vez!) e o Jobar, restaurante da pousada Bangalôs do Gameleiro.

Mas mesmo que você não queira consumir nada em restaurantes, tem muito o que curtir na Praia de Carneiros. Além de tomar banho de mar, vale ir conhecer a famosa igrejinha da praia, a Capela de São Benedito, que foi construída no século 13 e é um charme.

Outra opção legal é contratar um passeio de barquinho ou lancha até o estuário do Rio Formoso, com paradas no píer de Guadalupe (famoso pelos banhos de argila), num bar no meio do mangue ou em bancos de areia.

3-) CABO DE SANTO AGOSTINHO

Praia de Calhetas em Cabo de Santo Agostinho
Praia de Calhetas em Cabo de Santo Agostinho. Foto: Janelas Abertas

Quer explorar uma praia em Pernambuco menos famosa? Ainda mais perto do Recife, a uns 40 km, ficam as praias do Cabo de Santo Agostinho. A mais conhecida e charmosa é a Praia de Calhetas, com formato que lembra um coração.

A praia em si é bem pequena, mas tem águas gostosas e uma tirolesa. Logo em frente fica o Bar do Artur, que é quase uma instituição local. Nos finais de semana e na alta temporada, essa prainha costuma ficar bem cheia.

2-) ILHA DE ITAMARACÁ

Ilha de Itamaracá
Igreja de Nossa Senhora da Conceição na Ilha de Itamaracá. Foto: Janelas Abertas

Até agora só falei do Litoral Sul, que hoje em dia é o trecho mais turístico e badalado de Pernambuco. Mas nem sempre foi assim. Até os anos 1980, o point de veraneio era o Litoral Norte pernambucano, com destaque para a Ilha de Itamaracá.

Essa cidade não tem mais o “esplendor” de antigamente, mas há um esforço nos últimos anos para revitalizá-la. E as praias continuam lindas!

O principal cartão-postal da Ilha de Itamaracá é o Forte Orange, construído em 1631 pelos holandeses. Dentro da fortaleza você encontra os antigos quartéis, armazéns, calabouços e capela. Mas minha parte preferida é a de cima, onde ficam os canhões, que dá direito a uma vista linda.

A partir do Forte Orange você chega rapidinho à Vila Velha, pedacinho da cidade que guarda resquícios do início da colonização portuguesa no Brasil. O povoado já era habitado em 1528, imagina! Conta-se, inclusive, que a primeira invasão francesa no Brasil aconteceu lá.

A principal atração do lugar é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, considerada uma das mais antigas do Brasil. Junto dela ficam as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que era frequentada por escravos.

Mas e as praias? A Ilha de Itamaracá tem cerca de 10. Uma das mais conhecidas é a do Forte Orange, onde fica a fortaleza de mesmo nome. A partir dela, um passeio comum é ir até a ilhota conhecida como Coroa do Avião.

Outra opção é ir para a Praia do Sossego, que fica a cerca de 30 minutos da Praia do Forte Orange. Ela costuma ser mais tranquila, porque o acesso não é tão fácil. Também é possível fazer um passeio de barco até as piscinas naturais de Itamaracá e ir até a Praia do Pontal, no norte da ilha, onde o rio encontra o mar.

1-) BONITO

Bonito em Pernambuco
Pernambuco também tem Bonito, você sabia? Foto: Janelas Abertas

Sabia que Bonito não é só o destino famoso lá no Mato Grosso do Sul? Localizada a 140 km do Recife, a Bonito pernambucana é conhecida por suas paisagens verdinhas e suas cachoeiras.

A região também conta com várias áreas de camping e hotéis-fazenda, além de atividades como tirolesa, rapel, arvorismo, passeio de teleférico e até voo de balão. Recomendo ir num dia de semana, se possível.

Acho bem gostoso nadar no Poço Dantas, andar de tirolesa sobre a Cachoeira Véu da Noiva e conhecer também as cachoeiras Barra Azul e Pedra Redonda.

Outra opção é ir passar o dia no Camping do Mágico, área de acampamento privativa com estacionamento, banheiros com chuveiro, piscina e restaurante. Uma corredeira passa bem no meio do espaço, onde também tem tirolesa e arvorismo. É possível pagar pelo day use, caso não queira acampar.


Conta aqui para a gente: quais desses lugares em Pernambuco você ficou com mais vontade de conhecer e quem já foi, qual é o seu favorito?

Sejam as praias mais conhecidas, até o seu interior menos explorado pelos turistas, fica claro nessas dicas da Luísa que não faltam lindos lugares em Pernambuco para conhecer e explorar, pertinho de Recife! Vambora para Pernambuco?

*** VEJA TAMBÉM:
6 cidades perto do Rio de Janeiro para conhecer
6 lugares para conhecer em Minas Gerais, perto de Belo Horizonte!
7 cidades próximas a São Paulo para conhecer

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

  1. Senti falta da menção ao Centro Histórico do Recife, que embora descaracterizado por alguns prédios modernos, guarda o mais opulento conjunto arquitetônico do Brasil, com deslumbrantes igrejas barrocas e palácios (para não citar prédios históricos imponentes como o Hospital Pedro II e outros). Tem ainda a Zona Norte recifense com seus inúmeros palacetes que pertenceram à aristocracia rural pernambucana.
    Vale ressaltar ainda que o Cabo de Santo Agostinho foi o local da descoberta do Brasil pelo navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón em 26 de janeiro de 1500, um feito comprovado, amplamente documentado. Recife e arredores são o berço histórico-cultural do Brasil, pois foi onde se iniciou a exploração do pau-brasil (árvore conhecida em toda a Europa como “pau-de-pernambuco” — a exemplo da França, que chama a madeira de “pernambouc”) e onde foram implementados os primeiros engenhos de açúcar. No Porto do Recife desembarcaram os primeiros africanos escravizados no Brasil.
    No mais, parabéns pelas dicas! Maravilhosa página!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui