Relato de viagem: O que fazer na Cidade do Cabo – Sugestão de roteiro com atrações e dicas

1
Região do Waterfront da Cidade do Cabo
Região do Waterfront da Cidade do Cabo, na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

A Cidade do Cabo é uma das principais e mais bonitas cidades da África do Sul e atrações e lugares lindos para se visitar é que não faltam! Com tantas opções, para ajudar a fazer seu roteiro pela cidade, vamos dar sugestões de atrações e passeios que gostamos e achamos mais imperdíveis para visitar por lá! Vambora conferir então o que fazer na Cidade do Cabo, com um roteiro de viagem completo!

O que fazer na Cidade do Cabo: sugestão de roteiro

Por ser uma cidade grande é indicado ficar pelo menos 3 dias em Cape Town. Com esse mínimo, dá para conhecer o básico e ainda conferir algumas atrações próximas, boas para um bate e volta. Já quem tiver 4 ou mais dias, conseguirá aproveitar melhor todas as atrações da Cidade do Cabo, e nos seus arredores, sem correria! Confira nossa sugestão de roteiro abaixo:

1-) Dia 1: Table Mountain e Camps Bay

Cidade do Cabo Table Mountain
Cidade do Cabo, entre nuvens, da Table Mountain. Foto: GC/Blog Vambora!

O primeiro dia é bom para conhecer o básico da Cidade do Cabo, que inclui as regiões do Waterfront (a área mais turística), a Table Mountain (principal cartão postal de Cape Town) e Camps Bay (área das praias urbanas mais bonitas).

Para quem tem pouco tempo na Cidade do Cabo, a melhor forma de conhecê-la é usando o serviço dos ônibus City Sightseeing, os ônibus vermelhos de 2 andares, famosos na Europa, e que fazem muito sucesso e são bem úteis aqui também.

Onibus City Sightseeing Table Mountain
Rota do ônibus City Sightseeing que vai para a Table Mountain, na Cidade do Cabo. Foto: GC/Blog Vambora!

Como o transporte público na Cidade do Cabo não é tão bom quanto em outras cidades pelo mundo (sem muitos ônibus, nem sistema de metrô) esses ônibus turísticos ajudam muito o viajante a se locomover e conhecer os principais pontos turísticos da cidade de forma rápida, pontual e econômica.

Aliás, um dos pontos altos do City Sightseeing na Cidade do Cabo é que além das atrações mais básicas, ele funciona também nos arredores da Cidade do Cabo, incluindo vinícolas, além de oferecer também passeios extras para outras atrações um pouco mais distantes como o Cabo da Boa Esperança (veja dia 4, mais abaixo).

Cableaway Table Mountain
Bondinho para a Table Mountain. Foto: GC/Blog Vambora!

Ele possui passes que você pode usar livremente de 1 a 3 dias, servindo portando para quem vai ficar pouco ou um mais tempo na Cidade do Cabo. Para ver todas as dicas para comprar e utilizar esse serviço do City Sightseeing, veja nesse post completo que já fizemos: https://www.blogvambora.com.br/onibus-city-sightseeing-cidade-do-cabo/

Comece o seu primeiro dia então em Cape Town, com o seu passe e aproveite o ônibus para ir até o local de acesso ao bondinho que sobe a Table Mountain, principal atração da Cidade do Cabo e parte das novas 7 maravilhas do mundo!

Topo Table Mountain
No topo da Table Mountain. Foto: GC/Blog Vambora!

Mas antes de qualquer coisa, é bom saber que para visitar a Table Mountain é preciso de um pouco de sorte, já que o local fica aberto ou não dependendo das condições climáticas lá em cima! Se tiver muito vento ou chuva, a atração fecha e ninguém pode subir e infelizmente, isso é bem comum de acontecer…

+ Onde ficar em Cape Town: melhores regiões e dicas de hotéis

Por isso mesmo, na primeira oportunidade que tiver, suba logo na Table Mountain! Nossa sugestão, se o tempo permitir, é ir logo pela manhã, quando ela abre pois é quando tem menos filas! Nós temos um post completo com todas as dicas para visitar a Table Mountain, veja aqui: https://www.blogvambora.com.br/table-mountain-cidade-do-cabo/

Camps Bay, um dos melhores lugares onde ficar em Cape Town
Região Camps Bay, também um dos melhores lugares onde ficar em Cape Town. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois de visitar esse cartão postal, pegue novamente o ônibus City Sightseeing e vá almoçar em Camps Bays, com suas belíssimas praias!

Aqui, você fica cercado pela formação rochosa chamada de “12 apóstolos” também parte da Table Mountain e que emoldura toda a região. Em Camps Bay há diversos e ótimos restaurantes para almoçar ou curtir o fim de tarde, veja aqui algumas sugestões que gostamos: https://www.blogvambora.com.br/restaurantes-na-cidade-do-cabo/

Restaurante Paranga Cape Town
Paranga, um dos restaurantes da Cidade do Cabo bem recomendados! Foto: Divulgação

Quem estiver indo numa época mais quente, pode ser um ótimo lugar pegar uma praia (lembrando que água do mar é sempre bem gelada por aqui, o ano todo!) .

Já se o tempo estiver mais frio, depois de almoçar e passear, a dica é seguir rumo a Green Point e Waterfront.

Cape Wheel Cidade do Cabo
Roda gigante Cape Wheel. Foto: GC/Blog Vambora!

Green Point é onde fica o estádio Cape Town Stadium, onde ocorreram jogos da Copa do Mundo em 2010, bem ao lado do Waterfront, região mais turística da Cidade do Cabo.

No Waterfront há muitas opções do que fazer, de compras a museus, então provavelmente nos outros dias você voltará a visitar a região novamente! Veja aqui todas as atrações do Waterfront da Cidade do Cabo: https://www.blogvambora.com.br/waterfront-cidade-do-cabo-atracoes/

Depois de passear no Waterfront você pode terminar o dia num dos ótimos restaurantes que ficam na região. Os que mais gostamos e indicamos, são esses: https://www.blogvambora.com.br/restaurantes-na-cidade-do-cabo/

2-) Dia 2: Robben Island e Vinícola de Constantia

Waterfront Cidade do Cabo
Waterfront da Cidade do Cabo, da onde saem os barcos para Robben Island. Foto: GC/Blog Vambora!

Comece o dia pegando o primeiro tour do dia para Robben Island, local muito famoso e importante para a história da África do Sul, já que foi aqui Nelson Mandela ficou preso por 18 anos, devido sua luta contra o regime do apartheid.

A antiga prisão virou Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e fica bem em frente da Cidade do Cabo, sendo acessada por barcos que saem da região do Waterfront. O preço do ingresso já inclui o barco (ida e volta) e o passeio completo dura por volta de 3/4 horas.

Arquitetura Groot Constantia
Arquitetura da vinícola Groot Constantia. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, há diversas outras atrações interessantes ligadas a Nelson Mandela na Cidade do Cabo, e também outras cidades da África do Sul, veja aqui quais são: https://www.blogvambora.com.br/nelson-mandela-locais-atracoes/

Depois do passeio, aproveite para ir visitar as vinícolas da região de Constantia. Essa é a região vinícola mais antiga de toda África do Sul e fica apenas 20 minutos de carro do centro de Cape Town.

Dá para ir para lá tranquilamente usando também o ônibus de 2 andares, já que ele possui uma linha específica para conhecer 3 vinícolas da região. Confira aqui, todas as dicas para visitar: https://www.blogvambora.com.br/vinicolas-da-africa-da-sul/

Vinicola Groot Constantia
Degustação de vinhos da vinícola Groot Constantia na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

O bom é que as vinícolas possuem além de degustação de vinhos, também ótimos restaurantes onde dá para almoçar super bem.

Voltando do seu passeio, dá para terminar o dia novamente no Waterfront, aproveitando para assistir ao por do sol em Signal Hill (também usando seu passe do ônibus City Sightseeing) ou na roda gigante Cape Wheel.

3-) Dia 3: Centro de Cape Town, Waterfront ou trilhas

Long Street Cape Town
Região mais central de Long Street em Cape Town. Foto: GC/Blog Vambora!

Comece o dia indo em direção ao centro da Cidade do Cabo, na região de Long Street. Durante o dia é uma área bem comercial, com muitas lojas e mercados. Há também algumas atrações históricas interessantes como o Castelo da Boa Esperança.

Um passeio legal por aqui e bem famoso é conhecer o bairro de Bo-Kaap, com suas casinhas coloridas. Quem tem o passe do ônibus City Sightseeing tem direito a dois tours gratuitos na região, tanto pela parte histórica do centro, tanto por Bo-Kaap. O tour histórico começa às 10h e depois às 13h tem o tour por Bo-Kaap.

Kloof Street House
O lindo restaurante Kloof Street House, perto de Long Street. Foto: Divulgação

Entre um e outro, dá para almoçar na região, veja aqui algumas sugestões de restaurantes bem legais em Long Street para ir: https://www.blogvambora.com.br/restaurantes-na-cidade-do-cabo/

A tarde, quem tem mais espírito de aventura, pode fazer alguma das duas mais famosas trilhas na Cidade do Cabo: a de Lions Head ou para a própria Table Mountain, para ver o por do sol! Nós não fizemos, mas o pessoal do blog Casal Wanderlust fez as duas e deu todas as dicas nesses posts: https://casalwanderlust.com.br/trilha-para-subir-lions-head-em-cape-town/ e https://casalwanderlust.com.br/subindo-a-table-mountain-pela-trilha-mais-facil/

Zeitz MOCAA Cape Town
Novo museu Zeitz MOCAA na Cidade do Cabo. Foto: GC/Blog Vambora!

Já quem quiser um passeio mais tranquilo, aproveite a tarde para conhecer todas as atrações e mercados que ficam abertos só durante o dia no Waterfront e que você ainda não teve tempo de conhecer no 1º dia. Entre eles, não deixe de visitar o mercado de produtos locais e artesanato chamado de The Watershed, o lindo museu Zeitz MOCAA (novinho, de arte contemporânea africana) e o Aquário Two Oceans (especialmente se você viaja com crianças). Veja mais sobre essas e outras atrações bem legais no Waterfront para visitar, aqui: https://www.blogvambora.com.br/waterfront-cidade-do-cabo-atracoes/

Termine o dia fazendo algum dos passeios de barco gratuitos pela região do Waterfront ou canais de Cape Town, também inclusos no passe o ônibus City Sightseeing. Veja mais sobre aqui: https://www.blogvambora.com.br/onibus-city-sightseeing-cidade-do-cabo/

4-) Dia 4: Bate e volta para o Cabo da Boa Esperança e Boulders Beach

Cabo da Boa Esperança Africa do Sul
Vista deslumbrante do Cabo da Boa Esperança na África do sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Dedique esse dia para conhecer uma das maiores atrações da Cidade do Cabo e de toda África do Sul: o Cabo da Boa Esperança e Boulders Beach!

O primeiro local ficou famoso na história por ser o extremo sul do continente africano (descoberto pelos portugueses, para conseguir contornar o continente africano e chegar por outro caminho até as Índias). Já Boulders Beach é a única praia do mundo onde você encontra e fica pertinho dos pinguins africanos, como nunca na sua vida!

Pinguins Boulders Beach
A linda praia de Boulders Beach, cheia de pinguins, na África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Ambos são lugares maravilhosos e próximos, sendo ideal visitá-los no mesmo dia. Esse é um passeio comum que pode ser feito tanto por conta própria (se você tiver um carro alugado), tanto através de alguma agência.

Cape Explorer Cidade do Cabo
Ônibus que faz passeios até Boulders Beach e Cabo da Boa Esperança. Foto: GC/Blog Vambora!

Nós pesquisamos muito e achamos o custo x benefício do passeio oferecido pela City Sightseeing o melhor de todos! Você começa o dia saindo da Cidade do Cabo, vai para Boulders Beach e termina o dia no Cabo da Boa Esperança.

Toda nossa experiência e dicas desse passeio pode ser vista nesses dois posts: https://www.blogvambora.com.br/boulders-beach-pinguim-africa-do-sul/ e https://www.blogvambora.com.br/cabo-da-boa-esperanca-africa-do-sul/

5-) Dia 5: Vinícolas de Franschhoek e Stellenbosch

Spice Route
Vinícola Spice Route, perto da Cidade do Cabo. Foto: Divulgação

Quem quiser se aprofundar mais no mundo dos vinhos e tiver mais tempo, dá para fazer um outro passeio bate e volta muito famoso da Cidade do Cabo: para as regiões vinícolas de Franschhoek e Stellenbosch.

Um pouco mais afastadas do que a região Constantia, é um passeio indicado mesmo para quem gosta ou tem bastante interesse em vinhos. Existem muitas empresas que fazem excursões para lá, mas novamente depois de pesquisarmos muito o custo x benefício da City Sightseeing foi de novo um dos melhores.

Degustação de vinhos na Spice Route
Degustação de vinhos na Spice Route. Foto: Divulgação

Esse passeio é estilo excursão e dura o dia todo, saindo cedo de Cape Town e voltando no fim da tarde. Nele estão inclusas 2 degustações em vinícolas diferentes, a Backsberg Estate Cellars e a Vergenoegd Löw Wine Estate, além de visita as adegas e paisagens das duas regiões. Esse passeio sai toda segunda, quarta, sexta e sábado da Cidade do Cabo.

Existem muitas outras vinícolas em Franschhoek e Stellenbosch e região e nem todas são visitadas por excursões. Uma das mais famosas são a Warwick em Stellenbosch (que oferece uma experiência de wine safári!) e a Spice Route (repleta de atrações que além do vinho, inclui degustação de cerveja, chocolate, sorveteria e muito mais, já na região de Paarl).

Quem quiser, pode então alugar um carro nesse dia para conhecê-las por conta própria, sempre lembrando de ter o motorista da vez, para não fazer nenhuma das degustações. Outra opção é contratar um serviço privativo de transfer para todo mundo poder experimentar os vinhos com segurança, sem ter que dirigir.

Asara Wine Estate & Hotel
Asara Wine Estate & Hotel, um dos ótimos lugares para dormir e fazer degustação de vinhos, próximo da Cidade do Cabo. Foto: Divulgação

Nesse dia, vale também ter uma experiência mais completa e dormir em Franschhoek ou Stellenbosch, já que muitas propriedades vinícolas nessas regiões oferecem hotéis e pousadas também. Confira aqui algumas das opções: https://booki.ng/2NCmton

Deu para ver que tem muitas coisas legais e atrações para ver em Cape Town. Vale a pena mesmo ficar pelo menos 4 dias ou mais para conseguir ver o essencial com calma. Com menos tempo, tente fazer pelo menos os 2 primeiros dias mais básicos e adicionar num terceiro alguma das outras atrações no seu roteiro.

E ai, já sabe o que fazer na Cidade do Cabo? Confira as dicas Vambora então conhecer essa cidade linda da África do Sul!

*** Veja todas as DICAS DA CIDADE DO CABO no blog:
Onde ficar em Cape Town: melhores regiões e dicas de hotéis
Safári na África do Sul: dicas e dúvidas!
12 Comidas típicas da África do Sul para experimentar
TODAS as dicas da Cidade do Cabo no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui