Próxima viagem: Viagens de 2021 – 6 tendências de viagem para este ano

0

Como usar milhas

Com a pandemia do coronavírus completando quase 1 ano, entramos em 2021 sedentos por viajar! A questão é que ainda há muitas restrições e as viagens de 2021 ainda tem mais incógnitas do que certezas.

Algumas tendências, porém, são claras: vamos querer tirar o atraso de 2020, curtir a locais ao ar livre e devemos ter mudanças mundiais nas fronteiras dos países, a medida que a vacinação pelo mundo ocorre.

Outras coisas, entretanto, devem continuar semelhantes: vamos continuar seguindo protocolos de saúde e segurança (como usar máscara, praticar distanciamento, higienizar constantemente as mãos) e teremos o Brasil como principal destino das viagens de 2021 para nós brasileiros.

Para que a OMS (Organização Mundial de Saúde) deixe de considerar a Covid-19 uma pandemia, teremos que ter uma imensa parcela da população do mundo vacinada e isso pode demorar, inclusive para 2022. E até esse momento chegar, vamos ter que nos adaptar e ter cuidado para tudo, incluindo viajar.

Por isso, confira abaixo 6 tendências de viagens que devem ocorrer em 2021 para nós brasileiros e ao redor do mundo.

6 tendências de viagens de 2021

1-) Viagens para perto e de carro

Lavandario de Cunha
Por do sol no Lavandário de Cunha. Foto: LG/Blog Vambora!

Viagens curtas, com pouco planejamento e decididas de última hora devem continuar sendo uma grande tendência de 2021, enquanto a pandemia não estiver controlada ao redor do mundo.

E para esse tipo de viagem, o carro continua sendo o meio de transporte mais óbvio e até mesmo o mais seguro, já que junta poucas pessoas.

A demanda por aluguel de carros em 2020 foi inclusive gigantesca. Seja para moradores que não tem carro próprio e resolvem alugar um, até para turistas que para deslocamentos locais (antes feitos por ônibus, vans e até meios de transporte público), escolhem alugar um carro para usar durante a viagem.

Aqui no blog, acompanhando essa tendência, fizemos uma série de posts com destinos para conhecer perto de diversas capitais. Confira abaixo:

Ainda temos dicas de destinos perto de Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Goiânia.

Enquanto as fronteiras do Brasil continuarem fechadas para muitos destinos, como Estados Unidos e Europa, viagens nacionais devem continuar sendo as principais.

Com a vacinação ao redor do mundo ocorrendo e um possível passaporte de imunização (veja item 5), brasileiros podem começar a ser aceitos em mais países do mundo. Veja no site Melhores Destinos a lista atualizada de países que já estão recebendo brasileiros e quais são exigências.

2-) Testes de Covid: Antes e depois de viajar

Aeroporto Bagagem

As viagens de avião em 2020, começaram a voltar depois que muitas companhias aéreas, e países, passaram a solicitar que passageiros apresentassem um teste negativo de Covid para viajar.

O Brasil começou a fazer essa solicitação do exame de Covid apenas no final de 2020, mas ao que tudo indica, continuará ainda em 2021. Dessa forma, quem quer viajar agora para algum país no exterior (que esteja com fronteira aberta para brasileiros), deve fazer um exame de Covid antes de viajar e outro para voltar ao Brasil (ambos com resultado negativo).

Lembrando que a solicitação do exame no Brasil é exigida para brasileiros e estrangeiros que entram no país.

Algumas cidades brasileiras, inclusive, passaram a solicitar exame de Covid para entrada de todos os turistas. Foi o caso de Fernando de Noronha e Cabo Frio e essa tendência poderá ser vista em outros destinos brasileiros.

3-) Uso de máscara e medidas de proteção e distanciamento

Viagem aeroporto máscara coronavirus

Quem acha que vamos deixar as máscaras de lado em 2021, está enganado. Elas continuarão a ser nossas companheiras para nosso dia a dia e também para viagens.

Como falamos mais acima, até a pandemia ter seu fim decretado pela OMS, muitas pessoas terão que ser vacinadas ao redor do mundo e isso pode demorar, inclusive para além de 2021.

Portanto, até esse momento chegar, vamos continuar usando máscara, lavar as mãos constantemente, praticar distanciamento e todas as boas medidas para que o vírus não seja transmitido.

Muita gente acha isso ruim, mas vamos ver por outro lado? Que bom que temos essas medidas simples de proteção e que podemos fazer! Ao invés de reclamar da máscara, vamos agradecer que um elemento tão simples possa nos proteger de algo tão importante.

O uso de máscara é um costume que chegou para ficar. Tudo leva a crer, inclusive, que viagens em meios de transporte com muitas pessoas, como avião e ônibus, vamos continuar usando máscaras, mesmo depois da pandemia. Vai ser o novo sapato ou roupa íntima. Você não vai mais sair de casa sem.

Dica importante: para viagens longas ou exposição em locais com muitas pessoas (como aeroportos e rodoviárias), as máscaras com maior proteção são as mais indicadas, como a N95 (sem válvula de exalação) e a Máscara cirúrgica. Caso tenha que viajar, prefira esses modelos. Veja aqui a reportagem do G1 do estudo que mostra quais são as máscaras que protegem mais contra Covid.

4-) De olho nas regras de cancelamento e remarcação

Viajar de aviao na pandemia Brasil
Aeroportos no Brasil durante a pandemia do coronavírus. Foto: Diego Paiva

O começo da pandemia em 2020 nos mostrou como é importante e essencial, ler as letras pequenas dos contratos ao comprar uma passagem, fazer uma reserva de hotel, etc.

Comprar qualquer serviço com a opção de cancelamento ou facilidade de remarcação é atualmente essencial e deve continuar assim para as viagens de 2021. Uma medida provisória prorrogou as medidas de como devem ser os reembolsos e cancelamentos de passagens no Brasil até 31/10/2021.

Seja por fechamento de fronteiras, seja adoecer, cancelamentos de voos, a pandemia nos mostrou que tudo pode mudar rapidamente e que é preciso estar preparado para alterações de última hora.

Quem continuar comprando viagens como fazia antes de 2020, sem se atentar as regras de cancelamento e remarcação, tem grandes chances de ter prejuízos financeiros.

5-) Passaporte de vacinação

Milhas para viajar

Outra tendência importante nas viagens de 2021 deverá ser um passaporte de imunização. Especialmente para viagens ao exterior, esse passaporte ou carteirinha, deve funcionar como o da Febre Amarela que já temos aqui no Brasil.

Dificilmente países, especialmente os desenvolvidos, abrirão suas fronteiras para cidadãos que não tiverem tomado alguma vacina para Covid. Algumas companhias aéreas, inclusive, como a Qantas, já começararam a dizer que não vão transportar passageiros sem vacina. Essa determinação deverá ser vista em breve em diversos lugares do mundo.

6-) Seguro viagem sempre

cotação seguro viagem

Viajar com seguro viagem sempre foi importante e agora tornou-se uma questão básica e essencial para qualquer viagem.

Se antes desta pandemia a maioria dos seguros não cobria doenças nesse caso, agora, essas empresas estão vendo que essa opção tem que existir para garantir a saúde, segurança e até mesmo a entrada dos viajantes nos destinos.

Existem atualmente diversos seguro viagem com cobertura para Covid, incluindo coberturas para o exterior e Brasil. Neste post contamos mais sobre as opções de seguro viagem com cobertura para Covid existente e quais são as melhores opções neste momento.

Tudo indica que com a vacinação ocorrendo em grande parte do mundo, poderemos viajar mais em 2021 e retomar gradativamente a nossa liberdade de ir e vir para qualquer lugar do mundo.

Importante dizer que nossa responsabilidade deve continuar, mesmo após uma vacinação. Enquanto a pandemia nos rodear, é papel de cada pessoa proteger a si e ao outro. Estamos todos na torcida por um mundo melhor em 2021. Vambora!

*** VEJA TAMBÉM:
Como é viajar de avião no Brasil durante a pandemia do coronavírus
Dicas para viajar, dentro de casa!
Feriados de 2021, com calendário para viajar

Planeje aqui a sua viagem!
SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui