Relato de viagem: 5 cidades do Ceará para conhecer perto de Fortaleza

3
Praia do Porto das Dunas
Final de tarde na praia do Porto das Dunas em Aquiraz, onde está localizado o Beach Park no Ceará. Foto: TC/Blog Vambora!

O estado do Ceará é famoso por suas praias lindíssimas, mas sabia que existem muitos destinos lá ainda pouco conhecidos pelos turistas? Claro que lugares como Fortaleza, o Beach Park e Jericoacoara ainda valem muito a pena conhecer, mas há muitas outras cidades do Ceará para se descobrir!

Por isso, pedimos para o Anchieta Dantas Júnior, autor do Blog Andarilho, que nasceu e vive em Fortaleza, para fazer uma seleção de cidades do Ceará, e próximas de Fortaleza, para se conhecer fazendo uma curta viagem de carro.

+ Aluguel de carro em Fortaleza

As dicas do Anchieta incluem 3 praias e 2 cidades do Ceará que saem do roteiro turístico tradicional e que aposto que muita gente nunca tinha ouvido falar! Eu, por exemplo, não conhecia nenhum desses lugares e agora minha lista de destinos para ir no estado só aumentou!

Vambora se surpreender e conhecer esses destinos incríveis perto de Fortaleza? Veja abaixo:

5 cidades do Ceará para conhecer perto de Fortaleza

5-) Praia do Uruaú

Praia do Uruarú, perto de Fortalez
Praia do Uruarú, perto de Fortaleza. Foto: Anchieta Dantas Júnior/Blog Andarilho

Um local de paz e tranquilidade assim podemos traduzir a Praia do Uruaú. Sem o movimento intenso de turistas como acontece com as demais praias do município de Beberibe, no litoral leste do Ceará, esta praia é nossa primeira dica para viagens próximas a Fortaleza, fugindo do lugar comum. Afinal, são apenas 90 quilômetros, saindo da capital, dirigindo pela CE-040.

Além de uma lagoa enorme, famosa pela prática de esportes náuticos e que dá nome ao local, esta praia reserva uma faixa bastante extensa de areia plana, clara e fina. Além disso, o mar é de um verde magnífico. E quando a maré está baixa, é comum, neste pequeno paraíso, a formação de piscinas naturais.

A praia é imensa, calma e convidativa para uma caminhada ou um relaxante banho de mar. Mas, por estar a poucos quilômetros do famoso labirinto de falésias de Morro Branco e da Praia das Fontes, vale apostar no Uruaú como base para desfrutar a região. As opções de hospedagem são mais baratas.

Um delicioso passeio de buggy a beira-mar leva para ver o incrível cenário de cores e bicas de água doce das Falésias de Morro Branco. Para você ter uma ideia, são doze graduações de tons que vão do vermelho ao laranja, do amarelo ao branco. É muito lindo de ver!

4-) Fortim

Fortim no Ceara
Fortim e a praia do Pontal de Maceió. Foto: Anchieta Dantas Junior/ Blog Andarilho

Também no Litoral Leste, um pouco antes da badalada Praia de Canoa Quebrada, o município de Fortim, a aproximadamente 134 quilômetros de Fortaleza (pela CE-040), normalmente, é uma das cidades do Ceará que não costuma entrar no itinerário turístico de quem visita o estado. Uma pena, pois suas praias – Pontal de Maceió, Canto da Barra e das Agulhas -, ostentam trechos quase intocados do litoral cearense, que surpreendem quem ali chega.

Pontal de Maceió e Praia das Agulhas são divinas para relaxar ao sol com faixas de areia quase que exclusivas para você. A beleza natural é estonteante. O bucolismo dessas praias são quase que um santuário para quem quer sossego.

Já a Praia do Canto da Barra, situada na Foz do Rio Jaguaribe, bem na esquina com o Oceano Atlântico, é outro paraíso do Fortim. A água plana, o vento constante e a imensidão formam um conjunto paisagístico lindíssimo, resultando também em um dos melhores pontos do Brasil para a prática do kitesurfe.

A propósito, o passeio de barco pela foz do Rio Jaguaribe é imperdível! Pelo trajeto, uma série de canais, ilhas, mangue e uma grande variedades de pássaros, peixes e plantas que dão um toque especial à já majestosa natureza local.

3-) Paracuru

Paracuru, uma das cidades do Ceará ainda pouco conhecida pelos turistas
Paracuru, uma das cidades do Ceará ainda pouco conhecida pelos turistas. Foto: Anchieta Dantas Júnior/Blog Andarilho

Todavia, se optarmos pelo Litoral Oeste do Ceará, Paracuru, no município de São Gonçalo do Amarante, é um destino que também merece o seu lugar ao sol, somente a cerca de 90km de Fortaleza e bem fácil de chegar de carro, pela rodovia CE-085.

Juntamente como as belíssimas praias, o centro histórico da cidade, com as praças da Matriz, de Eventos e do Farol, este último um dos cartões-postais da cidade, chamam a atenção. Aliás, do alto farol a vista é muito bonita.

Detalhe: na lateral da praça dos eventos, vale uma voltinha pela “Calçada da Fama”, o epicentro da vida noturna da cidade, com seus restaurantes e barzinhos charmosos.

Mas já que estamos no litoral, os 22 quilômetros de praias não decepcionam! Na parte central, possível de chegar a pé, temos as praias da Munguba, onde fica o farol, à sua direita o Ronco do Mar, e, à esquerda, a Praia da Bica. Dependendo da época do ano, as águas calmas, ideal para banho ou para a prática de stand up paddle.

Por outro lado, no período do pico das ondas, o Ronco do mar é ponto de encontro de surfistas. Além disso, dali até a Praça do Farol há um calçadão, espécie de Beira-Mar, que é uma delícia de caminhar.

Já depois da Praia da Bica, o que se encontra são trechos bem desertos e sem infraestrutura para o turista. É nessa direção que está a praia chamada de Havaízinho, outro local, embora o acesso seja difícil, que reúne muitos surfistas.

Em contrapartida, na direção oposta, temos a Praia das Almas (cerca de dez a quinze minutos de caminhada), com dunas impressionantes, indicadas para o sandboard, e de onde se assiste ao pôr do sol mais bonito de Paracuru.

Também não posso deixar de indicar a Praia da Pedra Rachada, ideal para banho, com a formação de piscinas naturais na maré baixa; e, uns três quilômetros depois, a Praia do Quebra-Mar, que leva esse nome devido à única barraca existente no local, que reúne a turma do kitesurfe e do windsurfe.

2-) Maciço de Baturité

Maciço de Baturité, perto de Fortaleza
Maciço de Baturité, perto de Fortaleza. Foto: Anchieta Dantas Júnior/Blog Andarilho

Saindo da costa, se tem um lugar no Ceará que eu faço questão de ir ao menos uma vez ao ano é ao Maciço de Baturité. Apenas 100 quilômetros, tomando a CE-060, separam a capital dessa região que abriga 12 pequenas cidades, com destaque para Baturité, Guaramiranga e Pacoti, repletos de atrativos turísticos, arquitetônicos, gastronômicos e culturais.

Ao mesmo tempo, a paisagem de muito verde e flores e um clima bem diferente do que se espera encontrar no estado – a temperatura média varia entre 20ºC e 22ºC -, torna o destino uma dos mais aprazíveis para quem deseja sair da dobradinha sol e mar, que notadamente é marca registrada do turismo cearense.

Uma vez pelo maciço, os amantes da natureza e aventura vão aguçar todos os sentidos por meio de inúmeras trilhas, cachoeiras e mirantes.

Ademais, há cerca de cinco anos, o maciço de Baturité ganhou um novo atrativo, a Rota do Café Verde, que integra às cidades citadas, o município de Mulungu. No roteiro, sítios com seus casarões históricos da época do apogeu do café.

Se fosse para eu destacar o que visitar entre os inúmeros atrativos da região, recomendo uma visita à antiga Estação de Trem (hoje um museu), à Via Sacra e ao Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité. Em Mulungu, o sítio São Roque, produtor de café, onde, por meio de uma visita guiada você poderá conhecer a história da família, o processo de produção de café e provar doces, biscoitos e, claro, um cafezinho.

Em seguida, temos o Parque das Trilhas e das Cachoeiras em Guaramiranga. Nesta cidade, merecem também a sua visita o restaurante Pesqueiro, o Convento do Capuchinos, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e o Pico alto, na linha da Serra, com vistas deslumbrantes da região, especialmente ao pôr do sol.

Já em Pacoti, não perca por nada uma visita ao Sítio São Luiz, que ainda produz café e abriga um dos casarões históricos mais bonitos do Maciço de Baturité. Caminhar pelo o centro da cidade também lhe renderá momentos agradáveis e que permitirão descobri um pouco mais da rica história do lugar.

1-) Quixadá

Completamente fora da rota turística tradicional, mesmo entre os cearenses, Quixadá, a aproximadamente 170 quilômetros de Fortaleza, oferece ecoturismo, história e cultura em meio à beleza exótica do sertão. Se não bastasse, os esportes de aventura ganham destaque. A cidade é considerada um dos melhores pontos para a prática de voo Livre na América do Sul. Montanhismo e rapel também entram no roteiro.

Entretanto, o que chama, de fato, a atenção de quem ali chega são as formações rochosas e os monólitos, que nos mais diversos formatos, cercam esse município do Ceará. Compõem ainda a paisagem, os açudes que espelham o sol ao entardecer, conferido ao local uma beleza ímpar.

Os principais cartões-postais de Quixadá são o Açude do Cedro e a Pedra da Galinha Choca. Porém, também merecem a sua visita o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a Lagoa dos Monólitos, o Morro do Urucu, a Pedra do Cruzeiro, a Serra do Estevão, as trilhas da Barriguda, Olho d’água, Boqueirão e Cabeça do Gigante, assim como a Fazenda Magé e o Museu Jacinto de Sousa.

Para completar, a cidade revela-se para os amantes da literatura. Os escritores Rachel de Queiróz e Jáder de Carvalho, apesar de terem nascido em Fortaleza, possuíam uma relação muito íntima com Quixadá. A autora de o Quinze, por exemplo, quando ali circulava se hospedava em sua Fazenda “Não Me Deixes”, que herdou de seu pai Daniel de Queiroz.

Saindo de Fortaleza, basta pegar a rodovia estadual CE-060 ou a federal BR-122. Em menos de três horas você chegará a mais este destino que prova que o Ceará vai muito além das praias.


Deu para ver que o Ceará tem ainda muitas praias lindas e destinos incríveis para se descobrir como mostrou o Anchieta! Quais dessas cidades do Ceará vocês ficaram com mais vontade de conhecer?

Quem tiver mais dicas de pontos turísticos do Ceará e ainda poucos conhecidos, comenta aqui embaixo nos comentários! Vambora!

*** VEJA MAIS DICAS DO CEARÁ no Vambora!
Onde ficar em Fortaleza: dicas de regiões e hotéis para se hospedar
O que fazer em Jericoacoara: veja os melhores passeios e atrações
Beach Park: dicas essenciais para visitar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


3 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui