Relato de viagem: 6 cidades perto de Salvador para conhecer!

2
Vila do Diogo na Bahia
Vila do Diogo, linda cidade perto de Salvador que poucos ainda conhecem! Foto: GC/Blog Vambora!

Viajar pela Bahia é sempre uma delícia! Estado famoso por ter alguns dos destinos mais lindos e famosos do Brasil, a Bahia surpreende com muitos tesouros ainda pouco conhecidos pela maioria dos turistas, incluindo várias cidades perto de Salvador surpreendentes!

Para ajudar a gente a conhecer melhor esse estado maravilhoso, chamamos a Vaneza Narciso, soteropolitana, graduada em Turismo, e autora do ótimo blog Vaneza Com Z, focado em destinos na Bahia, incluindo muitos que você provavelmente ainda não conhece!

Aluguel de carro em Salvador

Tendo como base a capital, pedimos para a Vaneza dicas de cidades perto de Salvador para conhecer, fáceis para ir de carro (ou até de barco!). Ela selecionou 6 destinos que ficam só até 120 km de Salvador, alguns bem famosos, e outros que a gente nunca tinha ouvido falar, mas que parecem lindos!! Ficou curioso? Confira então a lista abaixo. Vambora!

6 cidades perto de Salvador para conhecer

1-) Ilha dos Frades

Ilha dos Frades
Ilha dos Frades, pertinho de Salvador. Foto: Vaneza Narciso

A Ilha dos Frades fica na Baía de Todos os Santos e é uma das mais belas ilhas para se visitar perto de Salvador! Para acessar há as seguintes opções: ou fazendo um passeio de escuna saindo do Centro Náutico de Salvador ou indo de carro até o Terminal Marítimo de Madre de Deus e daí pegar um barco.

As principais atrações da Ilha dos Frades são as praias, claro, com destaque para: a praia de Paramana, Praia da Viração e a Praia Ponta de Nossa Sra de Guadalupe. Esta última é certificada com bandeira azul, devido a qualidade da água. 

No quesito comer e beber não podemos deixar de mencionar o Restaurante Preta que oferece comida regional de ótima qualidade!

2-) Ilha de Bom Jesus dos Passos

Igreja de Bom Jesus dos Passos
Igreja de Bom Jesus dos Passos. Foto: Vaneza Narciso

Ao lado da Ilha do Frades fica a pacata e agradável Ilha de Bom Jesus dos Passos. O acesso se dá através do Terminal Marítimo de Madre de Deus e é possível conhecer toda a Ilha em algumas horas. 

Caso deseje esticar o passeio e pernoitar, há opções de hospedagem na Ilha, além de excelentes opções de restaurantes para provar uma boa moqueca!

Se for fazer apenas um bate e volta de Salvador e só tiver pouco tempo para um banho de mar, indico a Praia da Pontinha!

3-) Ilha de Itaparica

Ponta do Garcez
Ponta do Garcez na Ilha de Itaparica. Foto: Vaneza Narciso

A bela Ilha de Itaparica reserva bons passeios e está a 40 minutos (tempo da travessia de lancha saindo do centro Náutico) de Salvador. A partir do Terminal de Mar Grande, podemos nos deslocar para diversas localidades da Ilha, com destaque para dois locais imperdíveis: Cacha Pregos e Itaparica.

No primeiro, você pode fazer um passeio de barco até a Ponta do Garcez e desfrutar de um mar cristalino e de muita tranquilidade. No segundo, encontramos muitas construções históricas ligadas a época da Independência, entre elas, o Forte de São Lourenço e o Centro Histórico de Itaparica. 

A oferta hoteleira é boa e você não pode deixar de provar a gastronomia regional, com ótimas opções de restaurantes.

4-) Cachoeira

Cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano
Cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Foto: Vaneza Narciso

Do litoral, vamos agora conhecer o Recôncavo da Bahia! Aqui destaco a cidade heróica e monumento nacional de Cachoeira, localizada só a 2h de carro de Salvador.

Comece passeando pelo Centro Histórico, onde fica a Câmara Municipal (antiga casa de Câmara e Cadeia), o Convento do Carmo e depois siga em direção ao Rio Paraguaçú, onde há uma bela orla com bares e restaurantes com vista para o rio, com direito a um belo pôr do sol.

Depois vale a pena fazer um passeio de lancha pelo Rio Paraguaçú, que sai do porto de Cachoeira e vai até São Francisco do Paraguaçú. Durante a navegação, para qualquer lado que você olhe, é pura história!

Pouca gente sabe, mas devido a sua importância na luta pela Independência da Bahia, desde 2007 ocorre uma transferência de Salvador para Cachoeira como capital por um dia da Bahia.

5-) Vila do Diogo

Praia de Santo Antonio na Vila do Diogo
Praia de Santo Antônio na Vila do Diogo. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois de navegar pela Baía de Todos os Santos e conhecer um pouco do Recôncavo Baiano, que tal conhecermos o Litoral Norte da Bahia? Bom, o meu lugar preferido é a Vila do Diogo, pois foi por aqui que acampei pela primeira vez e foi uma experiência maravilhosa. 

Além de campings, a Vila conta com boas pousadas no estilo rústico e também restaurantes bem conhecidos, entre eles, o Sombra da Mangueira e o Domingos do Diogo.

Se você for para a Vila do Diogo, não deixe de conhecer a praia de Santo Antônio do Diogo, que pode ser acessada através das dunas ou através de estrada de terra. Se você quer um lugar de descanso perto de Salvador, a Vila do Diogo é uma ótima opção!

6-) Praia do Forte + Imbassaí

Projeto Tamar na Praia do Forte
Projeto Tamar Praia do Forte. Foto: GC/Blog Vambora!

Não poderia deixar de fora dessa lista a casadinha mais famosa do Litoral Norte da Bahia: visitar a Praia do Forte e Imbassaí, duas lindas cidades perto de Salvador.

Para visitar, indico que pela manhã você conheça Imbassaí e desfrute de um banho no encontro do rio com o mar. Aproveite para almoçar no Restaurante do Zoião, um delicioso peixe com banana da terra assado na folha de bananeira, ou prove uma deliciosa maniçoba no bar da Madalena. 

Já a tarde, siga para Praia do Forte e curta um pouco do clima do local! Se a maré estiver baixa, aproveite para conhecer as piscinas naturais e apreciar um lindo pôr do sol. A noite vale caminhar a beira mar e escolher um dos restaurantes para um belo jantar.

Agora, se você só deseja visitar a Praia do Forte num bate e volta, recomendo conhecer o Projeto Tamar, experimentar a lagosta na brasa do Point do Folha e fazer um passeio de bicicleta no Parque Municipal Klaus Peter.

Estas são algumas opções de cidades para visitar perto de Salvador sem precisar ir para muito longe e sem aglomerações!


Gostaram dessas dicas da Vaneza? Aposto que muitos desses destinos perto de Salvador vocês nunca tinham ouvido também não é? A gente, por exemplo, se apaixonou pela Ponta do Garcez e já queremos ir numa próxima vez que formos para o estado! Já a Vila do Diogo já tínhamos ido e amamos! Queremos voltar um dia!

Quem tiver mais dicas de destinos e cidades perto de Salvador e destinos legais na Bahia para conhecer, fale aqui nos comentários também! Vambora?

*** Veja mais dicas da BAHIA no blog:
Pelourinho e arredores: roteiro para conhecer o centro de Salvador

7 Comidas baianas típicas para experimentar
Hotel em Salvador: dicas de onde ficar na cidade

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui