Relato de viagem: 6 lugares para visitar em Goiás

2
 lugares para visitar em Goiás
Lista de lugares para visitar em Goiás, perto de Goiânia e Brasília, pelas dicas da Karol Mercez! Foto: karol.mercez

Goiás, no centro oeste do Brasil, é um estado repleto de belezas naturais e história, que poucos turistas brasileiros ainda conhecem. E ao contrário do que muitos pensam, existem muitos lugares para visitar em Goiás, sem ser só  Brasília ou Caldas Novas.

Na verdade, é bom lembrar que o Distrito Federal, onde está Brasília, ainda que tenha suas divisas com grande parte do estado de Goiás, é uma unidade federativa separada, a menor do Brasil, inclusive. A capital do estado é Goiânia e perto dela há diversas cidades e destinos incríveis para se conhecer.

A Karol Mercez, criadora de conteúdo, é de Goiânia e possui um Instagram repleto de fotos inspiradoras, muitas delas de suas viagens pelo estado de Goiás. Por isso, pedimos para ela algumas dicas de cidades próximas a Goiânia para visitar, seja num fim de semana, como num feriado.

A lista de destinos, inspiradora, tem muitos lugares para visitar em Goiás que aposto que muita gente nunca ouviu falar! A gente se surpreendeu muito e já colocou vários na nossa lista para ir logo!

Confira abaixo então esses destinos e cidades próximas a Goiânia pelas dicas da Karol! Vambora!

6 lugares para visitar em Goiás:

1-) Pirenópolis

Pirenopolis em Goias
Pirenópolis. Foto: karol.mercez

Pirenópolis (ou Piri para os íntimos) é uma cidade histórica situada a 130km de Goiânia e 150km de Brasília.

Os casarões coloniais do séc.XVIII, com portinhas e janelas coloridas, as ruas de pedra e as igrejas esbanjam charme por todo o centro histórico, que foi tombado pelo IPHAN em 1989.

Tire uma tarde para passear pelas ruas cheias de história, visitar as lojinhas de produtos artesanais e tomar um café no Pé di Café ou do Café Pandoro.

À noite todo mundo se encontra na rua do lazer, onde ficam os principais bares e restaurantes da cidade. O que não falta é comida gostosa e boa música! Recomendo a pizza quadrada da Pizzaria Trotamundus, os drinks do Restaurante Maiale e o risoto do Empório do Cerrado.

Pirenópolis também conta com uma estrutura completa de hotéis e pousadas para todos os momentos, gostos e bolsos.

Hotel em Pirenopolis
Hotel em Pirenópolis em Goiás. Foto: karol.mercez

E não é apenas a beleza da cidade que chama a atenção dos turistas. Pirenópolis é base para diversas atrações de ecoturismo. Trilhas, rafting e rapel são experiências que você pode ter por lá.

Existem mais de 80 cachoeiras na região e várias delas são situadas em propriedades particulares, mas abertas à visitação. As minhas favoritas são: Cachoeira dos Dragões, Abade, Lázaro e Santa Maria. Consulte o valor da entrada com antecedência, algumas aceitam o pagamento apenas em dinheiro.

2-) Salto Corumbá

Salto Corumbá em Goiás
Outro lindo lugar para visitar em Goiás: Salto Corumbá. Foto: karol.mercez

Quem vai até Pirenópolis não pode deixar de conhecer o Salto situado na vizinha Corumbá de Goiás, que também é uma cidadezinha histórica.

Um ótimo lugar para passar o dia ou um fim de semana, é bem estruturado e conta com restaurante, lanchonete, área de camping e até piscina! Rapel, tirolesa e bóia cross são atividades que você encontra por lá, além das trilhas que levam a 7 cachoeiras. A protagonista é a Cachoeira do Salto, com 50m de queda d’água.

3-) Cidade de Goiás

Cidade de Goiás.
Cidade de Goiás. Foto: karol.mercez

A 142km de Goiânia fica a antiga capital do Estado de Goiás. A Cidade de Goiás é uma cidade histórica linda, tombada pela UNESCO.

A melhor forma de conhecer o centro histórico é a pé, se perdendo pelas ruas de pedra e encontrando as igrejas do século XVIII, casarões coloniais e pontes charmosas sobre o Rio Vermelho.

As principais atrações são a casa de Cora Coralina, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Palácio Conde dos Arcos e a Praça do Coreto. Não deixe de experimentar os doces caseiros e o famoso bolo de arroz do Mercado Municipal.

O evento mais importante da cidade é a Procissão do Fogaréu, que acontece anualmente na madrugada da quinta-feira santa.

4-) Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros.
Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros. Foto: karol.mercez

A Chapada dos Veadeiros é um paraíso goiano situado a 428km de Goiânia. Para acessar, o aeroporto mais próximo é o de Brasília.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Mundial Natural da UNESCO, fica entre as cidades de Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante.

Para visitar a maioria das atrações, é necessário contratar um guia local.

As cachoeiras de águas azuis, como a de Santa Bárbara e Santa Barbarinha ficaram conhecidas no Instagram e atraem turistas de todo o mundo.

chapada dos veadeiros
A Chapada dos Veadeiros é um dos lugares em Goiás mais famosos para se visitar! Foto: karol.mercez

Outra atração imperdível é o Vale da Lua. Uma trilha de fácil acesso te leva até esse lugar com formações rochosas incríveis, criam uma paisagem parecida com a superfície lunar. Aproveite para se refrescar nas piscinas naturais, de águas cristalinas, que se formam por lá.

O que não faltam são trilhas pelas paisagens exuberantes do cerrado que, como recompensa, te fazem chegar a cenários surpreendentes com o Mirante da Janela (8km de caminhada, ida e volta) e a Cachoeira do Abismo.

A Karol ainda não foi, mas está na sua lista, visitar também essas cidades e destinos em Goiás:

5-) Parque Nacional das Emas

Local de preservação da fauna e flora do cerrado brasileiro, o Parque Nacional das Emas fica no extremo sul de Goiás, e as cidades mais próximas do parque são: Chapadão do Céu, Mineiros e Costa Rica.

As principais atrações do parque são a observação das espécies dos animais típicos do cerrado, como o tamanduá-bandeira, ema, anta etc., além de fazer passeios de bote, bóia cross, ciclismo e passeio no Carro Safari.

A maioria das atrações são realizadas com a presença de um guia credenciado.

6-) Salto do Itiquira

Localizado no município de Formosa, perto de Brasília, o Salto do Itiquira tem uma queda d’água de 168m de altura, a oitava maior queda do país.

É possível se hospedar no Itiquira Park, um clube aquático que fica há 800m, com vista para o Salto e com estrutura de restaurante, lanchonete, piscina etc.

Gostaram dessas dicas de lugares para visitar em Goiás dadas pela Karol? A gente adorou!

Quem tiver mais dicas de cidades próximas a Goiânia e outros destinos pelo estado, conta aqui para a gente nos comentários. Vambora!

*** VEJA TAMBÉM:
O que fazer em Brasília: roteiro de viagem completo com mapa!
9 destinos gastronômicos no Brasil que dão água na boca
7 cidades próximas a São Paulo para conhecer

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui