Relato de viagem: 6 lugares no Rio Grande do Sul para conhecer perto de Porto Alegre

0
Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul
Vale dos Vinhedos: um dos lugares no Rio Grande do Sul mais legais para conhecer! Foto: Sophia Catalogne/Meu mapa-múndi

Com paisagens naturais lindas, muita cultura e história, além de uma gastronomia incrível, há muitos lugares no Rio Grande do Sul que vale a pena conhecer! E você não precisa viajar para muito longe da capital, Porto Alegre, para se sentir praticamente em um outro país!

Para ajudar a conhecer esse estado lindo no Brasil, pedimos para a Sophia Catalogne, gaúcha, publicitária e autora do ótimo blog Meu Mapa Mundi, para selecionar lugares incríveis no Rio Grande do Sul para conhecer a uma curta viagem de Porto Alegre, perfeitos para conhecer indo de carro.

+ Aluguel de carro no Rio Grande do Sul

Incluindo destinos famosos, como Gramado, até outros lugares mais conhecidos só entre moradores da região, a Sophia listou 6 destinos no Rio Grande do Sul incríveis para você conhecer pertinho de Porto Alegre. Vambora? Confira abaixo!

6 lugares no Rio Grande do Sul perto de Porto Alegre

6-) Cambará do Sul: Cânions Fortaleza e Itaimbezinho

Canion no Rio Grande do Sul
Cânion Fortaleza. Foto: Sophia Catalogne/Meu mapa-múndi

Um dos locais de natureza mais surpreendente na região sul do Brasil, o Rio Grande do Sul tem cânions incríveis e dois dos mais famosos ficam na divisa com o estado de Santa Catarina.

A base para conhecê-los é a cidade de Cambará do Sul, a aproximadamente 190km de Porto Alegre. Os dois principais cânions da região são:

  • Cânion Fortaleza: localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a mais ou menos 18km da cidade de Cambará do Sul.
  • Cânion Itaimbezinho: localizado no Parque Nacional Aparados da Serra, que também fica a mais ou menos 18km de Cambará do Sul, mas não é para o mesmo lado do Parque Nacional da Serra Geral.

Os dois parques têm paisagens de tirar o fôlego e trilhas com diferentes intensidades. Vale a pena programar um dia para cada um dos cânions mas, se você só puder optar por um, vá ao Fortaleza, um dos lugares mais incríveis que já conheci!

5-) Gramado e Canela

Lago Negro em Gramado
Lago Negro em Gramado. Foto: Sophia Catalogne/Meu mapa-múndi

Provavelmente dois dos mais famosos destinos do Rio Grande do Sul, Gramado e Canela ficam bem perto de Porto Alegre, a cerca de 100km de distância. E você sabia que Gramado, na Serra Gaúcha, é um dos locais que mais recebe turistas no Brasil?

A cidade é super charmosa, com ótima gastronomia, repleta de natureza e um tipo de arquitetura que nos remete a pequenos vilarejos da Europa. É realmente um destino completo e que agrada desde famílias, até para quem quer romance, viajar com amigos e perfeito para visitar o ano todo (e não só no inverno).

Ao lado de Gramado está Canela, que atualmente é praticamente tão famosa quanto à vizinha mas tem ainda preços, especialmente nas hospedagens, um pouco mais baratos que Gramado.

Sempre com novas atrações, hotéis e restaurantes, se você nunca viajou para uma das cidades, vale separar ao menos uns 4 dias para conhecer a região com mais tranquilidade.

4-) Três Coroas

Templo Budista em Tres Coroas
Templo Budista em Três Coroas. Foto: Sophia Catalogne/Meu mapa-múndi

Um destino ainda pouco conhecido para quem não vive no Rio Grande do Sul, Três Coroas fica a aproximadamente 90km de Porto Alegre. A cidade é famosa pelo rafting e outras atividades indoor no Parque das Laranjeiras, conhecido como maior centro de turismo de aventura no sul do Brasil.

A cidade é conhecida também pelo Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling. Fundado em 1995, ele mantém a tradição Nyingma do budismo tibetano, sendo a primeira escola do budismo a ser desenvolvida no Tibete, por volta do século VII/VIII.

Nele, além de passear e conhecer um pouco mais sobre a cultura budista, você ainda tem a oportunidade de participar de uma das sessões de meditação que são abertas ao público.

3-) Rolante 

Cascata do Chuvisqueiro em Rolante Rio Grande do Sul
Cascata do Chuvisqueiro em Rolante, a 115km de Porto Alegre. Foto: Sophia Catalogne/Meu mapa-múndi

Rolante é uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul repleta de natureza e que abriga duas cascatas lindas: a Cascata das Andorinhas e Cascata do Chuvisqueiro.

A Cascata do Chuvisqueiro chama a atenção pelo paredão imponente e pela queda d’água de 90m de altura. Já a Cascata das Andorinhas tem apenas 15m de altura, mas seu formato de ferradura lembra muito uma caverna.

A aproximadamente 115km de Porto Alegre, Rolante é um destino perto de Porto Alegre lindo e revigorante!

2-) Vale dos Vinhedos 

Casa Valduga Vale dos Vinhedos
Visita a Casa Valduga no Vale dos Vinhedos. Foto: GC/Blog Vambora!

Localizado entre os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, o Vale dos Vinhedos é o lugar onde concentra o maior número de vinícolas do Brasil. A região fica a cerca de 125km de Porto Alegre.

Conhecido como a “Toscana Brasileira”, é um destino perfeito para beber excelentes vinhos, provar sua gastronomia e viver diferentes experiências, que vão desde visitar vinícolas, até fazer degustação de vinhos, piquenique, etc.

Entre algumas das vinícolas do Vale dos Vinhedos que vale muito a pena visitar estão: Casa Valduga, a Vinícola Larentis, a Vinícola Almaúnica e a Vinícola Pizzato.

1-) Pinto Bandeira

Vinícola Cave Geisse em Pinto Bandeira
Vinícola Cave Geisse em Pinto Bandeira. Foto: Sophia Catalogne/Meu mapa-múndi

A quase 30km do Vale dos Vinhedos está Pinto Bandeira, uma pequena cidade que é famosa pela produção de espumantes de altíssima qualidade no Rio Grande do Sul.

Além de conhecer vinícolas e curtir experiências incríveis, como um tour de 4×4 em meio aos vinhedos ou um piquenique, Pinto Bandeira tem excelentes restaurantes, com uma gastronomia de primeira!

De Porto Alegre são cerca de 140km e pela proximidade, vale a pena juntar passeios por aqui com a região de Bento Gonçalves e do Vale dos Vinhedos (veja acima).


Deu para ver nessas dicas da Sophia que existem muitos lugares no Rio Grande do Sul incríveis para conhecer perto de Porto Alegre!

Quais desses locais vocês ficaram com mais vontade de ir? A gente já foi para Gramado, Canela, Bento Gonçalves e na nossa lista de destinos no Rio Grande do Sul que ainda queremos muito conhecer está Cambará do Sul e seus cânions!

Tem mais sugestões de lugares perto de Porto Alegre para ir? Deixe sua dica nos comentários. Vambora para o Rio Grande do Sul!

*** VEJA MAIS DICAS do RIO GRANDE DO SUL:
Onde ficar em Gramado: dicas de hotéis e pousadas para se hospedar
TOP 7 Vinícolas no Rio Grande do Sul para visitar
Roteiro de viagem pelo Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha

Planeje aqui a sua viagem!
SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui