Próxima viagem: Coronavírus e viagem – Dicas e relatos do que fazer nesse momento

2

Novo coronavirus China

O novo coronavírus, chamado de COVID-19, já foi encontrado em diversos países pelo mundo, gerando muitas dúvidas entre moradores e turistas, especialmente se devem ou não viajar nesse momento.

Para tirar dúvidas e ajudar na sua decisão, separamos 6 dicas e explicações essenciais, incluindo relatos de brasileiros que moram em países com casos de coronavírus, para saber como está de verdade a situação nesses lugares. Venha se informar então e descobrir o que é exatamente o coronavírus, como se proteger, se é melhor viajar ou não, quais seus direitos em caso de cancelamento e mais. Vambora!

1-) O que é o Coronavírus e a COVID-19?

O coronavírus é uma família de vírus que pode causar doenças respiratórias em animais e seres humanos. Coronavírus famosos que já causaram problemas no passado foram a SARS (que apareceu na China em 2002) e a MERS (descoberta em 2012 na Arábia Saudita). O novo coronavírus descoberto em dezembro de 2019 na China foi denominado de COVID-19.

Outras doenças respiratórias que já causaram reação semelhante no mundo, foram a do tipo Influenza (que hoje em dia já tem vacina) como a Gripe Suína (H1N1) descoberta em 2009 e que inclusive fizemos post no blog sobre essa gripe na época. Ela causou entre tantos efeitos, busca por máscaras, álcool gel e muitas dúvidas em relação a viagens, assim como está acontecendo agora com a COVID-19.

2-) Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sintomas do novo coronavírus são bem semelhantes com uma gripe, incluindo febre, tosse, coriza e dor no corpo.

O que difere o COVID-19 de outras síndromes respiratórias e que pode causar preocupação é a dificuldade respiratória, como em atividades simples, como andar ou subir uma escada. Uma vez com isso e sem tratamento, há chances de ter complicações, como pneumonia e outros agravantes, por exemplo.

Dos casos descobertos até agora, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 80% das pessoas com o COVID-19 se recuperam do vírus sem nenhum tratamento especial (apenas água, repouso e analgésicos anti febre, preferencialmente do tipo paracetamol). O que se viu é que em pacientes idosos ou pessoas já com problemas de saúde (respiratórios, diabéticos e cardíacos) há maior chance de haver complicações da doença.

Uma vez apresentando dificuldade respiratória (juntamente com os demais sintomas acima) ou tendo visitado um país com casos confirmados de Coronavírus é preciso avisar as autoridades médicas da sua cidade e estado.

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que “Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.”

3-) Como se proteger do coronavírus

lavar as mãos

Medidas simples, e que devem ser sempre tomadas, evitam a disseminação e contaminação por coronavírus. São elas:

Lavar frequentemente as mãos com sabão e água por pelo menos 20 segundos, esfregando bem os dedos e palmas. Álcool gel, com graduação alta (70%) também pode ser usado caso não tenha acesso a água e sabão.

Proteja seu rosto quando for espirrar ou tossir, com uma máscara, além de lenço ou faça isso usando o braço, cobrindo boca e nariz usando a região do cotovelo.

Evitar aglomerações e mantenha distância de pelo menos 1 metro de qualquer indivíduo, especialmente com sintomas respiratórios como, tosse, espirros.

O uso de máscaras cirúrgicas simples é uma forma de proteção básica indicada, especialmente em lugares fechados. Porém, a máscara mais correta e com melhor proteção é a que veda completamente a boca e o nariz, sendo a N 95 ou PFF2. Máscaras caseiras (feitas de tecido) não estão sendo mais indicadas pelo baixo nível de proteção.

Teste sempre que sentir sintomas gripais e em caso de positivo para Covid, se isole de outras pessoas, ficando em casa. Caso seja preciso sair para ir ao médico ou farmácia, use uma máscara do tipo PFF2.

+ Veja aqui opções de Seguro Viagem com cobertura para Covid

Em muitos países e cidades, para ajudar a conter o vírus, foi pedido também que as pessoas ficassem nas suas casas, evitando contato social de qualquer maneira. Isso já está ocorreu em diversas cidades na China e agora acontece também em outras partes do mundo e até no Brasil. Veja mais informações sobre a situação em diversos locais do mundo mais abaixo.

Ações, como lavar frequentemente a mão e proteger boca e nariz ao tossir e espirrar, são atos simples e básicos que devem ser sempre feitos para evitar contaminação de doenças em geral, incluindo a COVID-19.

Fazer seguro viagem com cobertura para Covid

cotação seguro viagem

Fazer um seguro viagem é essencial para qualquer destino. Se antes do novo vírus já sempre foi indicado fazer um seguro viagem, agora é importantíssimo, para não dizer obrigatório (como já é para entrar em diversos países da Europa, por exemplo).

No caso específico do novo coronavírus, ele passou a ser considerado uma pandemia pela OMS no dia 11/03/2020. Assim sendo, grande parte dos seguros viagem não cobriu mais, por contrato, o tratamento da doença no exterior.

Com o passar do tempo, diversas seguradoras já criaram planos com cobertura que inclui Covid. Confira abaixo opções de seguros viagem e preços para o destino e época que for viajar:

No site da Seguros Promo, que sempre usamos aqui no blog, é possível compará-los e ver todas as coberturas que estão incluídas e leitor do blog tem 15% de desconto em qualquer plano usando o cupom VAMBORA.

4-) Países confirmados com o novo coronavírus

Viagem aeroporto máscara coronavirus

Atualmente todos os continentes do mundo, menos a Antártida, já possuem casos confirmados da COVID-19.

Em diversos países, medidas mais drásticas de contenção do vírus, como isolamento de cidades, quarentenas, fechamento temporário de instituições (como escolas, museus, bares, restaurantes, etc), estão sendo realizados.

Importante dizer que essas medidas são sempre temporárias para conseguir reduzir o número de pessoas contaminadas ao mesmo tempo e não saturar o sistema de saúde local. 

5-) Devo cancelar minha viagem devido ao coronavírus?

viagem de aviao com coronavirus

Antes de decidir se você deve ou não adiar ou cancelar, uma viagem no Brasil ou exterior, devido ao COVID-19, considere esses seguintes aspectos:

– Qual é seu atual estado de saúde e status de vacinação? Se você já estiver completamente vacinado e estiver bem de saúde pode viajar. Em muitos países, é obrigatório agora apresentar teste negativo para Covid, bem como carteira de vacinação. Um seguro viagem com proteção para a doença também é obrigatório em vários destinos.

– Veja como estão os casos do coronavírus no seu destino específico. Informações de fontes oficiais, incluindo jornais locais e sites do governo local são a melhor forma de saber como está a situação no destino em questão.

6-) Direitos de passageiros em caso de cancelamento de viagem

aviao seguro viagem

Caso você tenha uma viagem marcada e ache melhor não viajar nesse momento, diversas companhias aéreas e serviços (como hotéis, agências de passeios, etc) estão aplicando cancelamentos, remarcações e reembolsos sem custos.

Além de uma crise de saúde o coronavírus criou também uma crise econômica. Por isso, diversas empresas do segmento de turismo estão oferecendo créditos para passagem aérea, seguro viagem, etc, para você usar aquele serviço futuramente, mesmo não tendo uma data exata agora.

Uma medida provisória publicada pelo Governo Federal, no dia 18/03/2020, detalhou novas regras do Governo Federal para remarcação e cancelamento de passagens. Ela inclui em caso de cancelamento, o pagamento do reembolso em até 12 meses e a possibilidade de crédito de remarcação da passagem também por esse período.

De toda forma, vale entrar em contato com cada empresa que tenha já reservado seu pacote de viagem, passeio e até passagem, para saber qual é a política exata em relação a situação agora do coronavírus. As companhias aéreas já estão realizando essa nova medida.

Pelo que estamos vendo, grande parte das grandes empresas do mercado de turismo, no Brasil e no mundo, estão oferecendo opções sem custo extra.

Esperamos que esse post tenha te ajudado a esclarecer mais sobre o novo coronavírus e para quem está na duvida, se deve viajar ou não nesse momento.

Qualquer outra dúvida ou relato, deixe seu comentário abaixo. Toda e qualquer atualização que recebermos vamos fazendo aqui no post sempre. Vambora!

*** VEJA TAMBÉM:
Como é viajar de avião no Brasil durante a pandemia
Novas regras para cancelamento e remarcação de passagens devido ao Coronavírus
Cancelamento de reservas e eventos: Veja as novas regras devido a pandemia

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

  1. Estou lendo tanto (e vendo tantas postagens e lives no instagram) que já não aguento mais ouvir falar nesse vírus.. mesmo assim não consigo me decidir sobre ir pra Portugal semana que vem ou não.. já mudei todo o roteiro, que ia incluir outros 3 países e agora resolvi ficar só por lá mesmo mas o receio de ficar presa em algum canto ou me ver sem opção de transporte público tá me tirando o sono! Em contrapartida não quero nem pensar em passar 30 dias de férias em casa hahahah
    Que dilema! Acham que minha preocupação é exagerada?
    Ótimo post, obrigada!

    • Oi Mariana! Que bom que gostou do post!
      Sobre sua preocupação é claro que é válida, por isso mesmo, vale vc considerar todos os pontos que citamos aqui: como está sua saúde, como vc vai lidar caso haja cancelamento de algum voo ou fechamento de atrações, etc.
      Não sei quanto tempo vai ser a sua viagem também, mas vale levar isso também consideração. Se é uma viagem de poucos dias ou longa. Dê uma olhada também nas notícias em sites e jornais portugueses de como está a situação por lá, se há muitos casos ou não.
      Se pesando tudo isso vc acha que vale a pena, vá e aproveite! Se não, se está te preocupando muito, talvez seja bom considerar cancelar e viajar para outro lugar ou adiar a viagem para lá e ir num outro momento.
      É difícil, pois depende de muitos fatores, mas esperamos ter ajudado!
      Depois diga aqui o que resolveu fazer.
      Abs!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui