Relato de viagem: 6 cidades perto do Rio de Janeiro para conhecer

1
Ecoturismo em Petropolis
Petrópolis é uma das cidades perto do Rio de Janeiro imperdíveis para se conhecer! Foto: Mala de Aventuras

Além da cidade maravilhosa, o estado do Rio de Janeiro possui diversos destinos incríveis para se conhecer! Da Serra Fluminense, até a região dos lagos, não faltam cidades perto do Rio de Janeiro perfeitas para passar um final de semana e feriado.

A serra fluminense, por exemplo, é repleta de paisagens naturais deslumbrantes e cidades muito aconchegantes. Já o litoral tem a leveza e o clima descontraído de verdadeiras cidades praianas.

+ Aluguel de carro no Rio de Janeiro

A Nanda e a Gaia do blog Mala de Aventuras moram no estado e sempre estão indo conhecer destinos por lá! Por isso, pedimos para elas dicas de lugares para viajar no Rio de Janeiro, a uma curta viagem da capital.

De destinos perfeitos para quem ama praia, até para quem adora o frio, há opções para todos os gostos! Confira as cidades selecionadas por elas abaixo. Vambora!

Cidades perto do Rio de Janeiro para conhecer

– Cidades na Serra Fluminense

Cidades históricas, as montanhas, o frio, tudo isso faz parte de uma viagem pela serra do Rio de Janeiro.

Aliás, é uma boa ficar hospedado em uma delas e conhecer as outras nos arredores, ou até mesmo dividir suas férias, ficando alguns dias em duas ou três cidades.

Aqui nós vamos falar dos melhores destinos da serra do Rio de Janeiro, para você já começar a organizar a sua viagem em clima de montanha. Veja abaixo os melhores lugares para você conhecer!

+ Veja 14 Chalés e Casas lindos para ficar na Serra do Rio de Janeiro 

1-) PETRÓPOLIS

Centro histórico de Petrópolis
Centro histórico de Petrópolis. Foto: Mala de Aventuras

Petrópolis foi residência do imperador Dom Pedro II e é marcada por muitas histórias da época do império, o que deixa tudo mais interessante de conhecer.

Não é à toa que o nome da cidade é uma homenagem ao monarca, mas que também ganhou o apelido de Cidade Imperial. A Catedral São Pedro de Alcântara e o Museu Imperial não podem ficar de fora do seu roteiro.

Localizada a cerca de 67km da capital, além de muita cultura, história e arte, Petrópolis tem alguns eventos tradicionais, como a Bauernfest que acontece todos os anos, entre os meses de junho e julho para celebrar a colonização alemã. O festival é super famoso, com muita cerveja, comida e música boa.

Para os amantes da natureza, a cidade também tem o ecoturismo como um dos seus pontos fortes. Repleto de trilhas, cachoeiras e paisagens naturais de tirar o fôlego, esse é um dos melhores destinos na serra do Rio de Janeiro para recarregar as energias.

Passeios imperdíveis em Petrópolis:
  • Conhecer o Museu Imperial
  • Visitar a Cervejaria Bohemia
  • Fazer umas comprinhas na famosa Rua Tereza
  • Conhecer o Palácio de Cristal
  • Visitar a curiosa Casa de Santos Dumont
  • Explorar as trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
  • Fazer um lanchinho na Casa do Alemão (o melhor croquete do mundo!)

+ Visita guiada por Petrópolis: Veja como fazer!

2-) TERESÓPOLIS

Teresopolis Rio de Janeiro
Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis. Foto: Mala de Aventuras

Não sei se você sabe, mas o nome Teresópolis é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, mulher do Imperador D. Pedro II. Ela fica localizada a cerca de 96km do Rio de Janeiro.

Como falamos anteriormente, Petrópolis ainda preserva muitas ligações com o passado imperial, já Terê (como é chamada pelos mais íntimos) nem tanto. A cidade é bem mais reconhecida pelo seu ecoturismo e montanhismo, atraindo mochileiros, aventureiros e fotógrafos de todos os cantos.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos grandes atrativos, junto ao Dedo de Deus, uma montanha que tem o formato de um dedo gigante que toca o céu.

Já para quem curte um tour gastronômico, Teresópolis também é um excelente destino para um vinhozinho, churrascarias e chocolates artesanais maravilhosos.

Passeios imperdíveis em Teresópolis:
  • Desbravar as trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (que se estende por Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim)
  • Conhecer a cervejaria Therezópolis
  • Comprar lembrancinhas na feirinha de artesanato do Alto
  • Tirar várias fotos no Mirante do Soberbo
  • Visitar a Granja Comary
  • Tomar uma cerveja na Vila St. Gallen

3-) VISCONDE DE MAUÁ

Cachoeira Santa Clara em Visconde de Maua
Cachoeira Santa Clara em Visconde de Mauá. Foto: Mala de Aventuras

Localizada bem no meio da Serra da Mantiqueira, no limite entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, Visconde de Mauá é uma ampla região que engloba território dos dois estados, distante 200 km do Rio de Janeiro.

Com uma área verde gigante, incluindo parques naturais federais e estaduais para você conhecer, Visconde de Mauá é dividido em três municípios: Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Bocaina (MG).

Além disso, a região é conhecida por suas três vilas: Maromba, Visconde de Mauá e Maringá. A região é perfeita para aventureiros e casais apaixonados. Vale muito a pena conhecer!

Visconde de Mauá é o tipo de lugar que as pessoas sempre estão querendo voltar, pois há muitas coisas para fazer. O centrinho é bem charmoso e possui tudo o que você precisa durante a sua viagem, como mercados, farmácias, restaurantes e lojinhas.

Apesar de ser um destino mais rústico e um dos favoritos para acampamento dos turistas, é um local bem democrático e que permite viajantes de vários estilos desfrutarem de suas belezas, sem faltar conforto, com muitas opções de pousadas e hotéis também.

Passeios imperdíveis em Visconde de Mauá
  • Repor as energias nas cachoeiras do Escorrega e a de Santa Clara
  • Provar as deliciosas trutas locais
  • Subir a Pedra Selada
  • Explorar o Vale do Alcantilado

+ Hotéis, Chalés e Pousadas em Visconde de Mauá: Veja onde ficar na cidade

– Cidades no litoral do Rio de Janeiro

O litoral do Rio de Janeiro é lindo! Se a capital já é repleta de praias incríveis e que encantam qualquer turista, as pequenas cidades e municípios do Estado conseguem ser ainda mais belas!

Um dos pontos positivos de viajar pelo litoral do Rio de Janeiro é a facilidade de chegar desde a capital, pois os destinos são bem próximos um dos outros. Com isso, você pode conhecer mais de um local numa mesma viagem, aproveitando um fim de semana bem animado e descontraído.

Abaixo, nós indicamos são as melhores cidades de praia no Rio de Janeiro, para você passar os dias relaxando, com uma água de coco em praias de águas cristalinas e areia branquinha!

+ Litoral do Rio de Janeiro: Veja 16 Casas lindas para se hospedar!

4-) ARRAIAL DO CABO

Praia em Arraial do Cabo RJ
Arraial do Cabo no litoral do Rio de Janeiro. Foto: Mala de Aventuras

Um dos lugares mais paradisíacos do litoral fluminense, Arraial do Cabo é conhecido por fazer sol durante quase o ano todo, ter águas azul turquesa e paisagens que encantam qualquer um e tudo isso, com preços acessíveis. Arraial do Cabo fica a 164km da capital.

É uma das mais cidades mais desejadas e próximas do Rio de Janeiro para passar o fim de semana, seja por cariocas, seja por turistas de fora do Estado. Nós mesmas já visitamos a cidade inúmeras vezes e nunca nos cansamos de voltar!

O único cuidado que recomendamos é: se puder evite ir nos feriadões e finais de semana de janeiro, pois assim você terá uma viagem muito mais tranquila e sem tumulto. É importante saber disso, pois o trânsito por lá fica um caos durante o verão carioca.

Arraial do Cabo é o destino mais queridinho de quem conhece a Região dos Lagos do Rio de Janeiro e acreditamos que você também não vai querer ficar de fora de visitar um dos lugares mais paradisíacos do Estado.

Passeios imperdíveis em Arraial do Cabo:
  • Passeio de barco até a Praia do Farol
  • Conhecer o Pontal do Atalaia e assistir ao pôr do sol
  • Fazer a trilha até o Mirante da Cabocla
  • Conhecer a Gruta do Amor
  • Explorar a Praia do Forno
  • Conhecer o Lago do Amor
  • Fazer mergulho de cilindro

+ Veja passeios e tours para fazer em Arraial do Cabo

5-) ILHA GRANDE

Praia do aventureiro em Ilha grande
Praia do aventureiro em Ilha grande. Foto: Mala de Aventuras

Ilha Grande é composta por 113 praias, sendo um destino perfeito para todos os gostos. Você consegue encontrar curtição e animação, quanto sossego e tranquilidade por lá. Para quem vem do Rio, a maneira mais fácil de chegar é de barco via Mangaratiba, Conceição de Jacareí ou Angra dos Reis, a cerca de 127km do Rio de Janeiro.

Uma das partes mais agitadas da ilha é da Vila do Abraão, com muita vida noturna, música ao vivo, lojas, bares, restaurantes e festas dignas de cidade grande.

Já a região mais calma, a de Parnaioca ou a praia do Aventureiro, são duas vilas com poucas opções de hospedagem, infraestrutura mais simples, perfeito para quem for mais roots e quiser se isolar um pouco mais na natureza.

Além de tudo isso, a região ainda é famosa por histórias únicas e muito particulares: a ilha já foi invadida por piratas, serviu como rota do tráfico de escravos e já abrigou presídios, por exemplo, como o de Dois Rios, que é super importante na história do Rio!

Portanto, acho que você não vai querer deixar esse destino de fora da sua listinha de opções, não é mesmo? Então confira os melhores passeios por lá!

Passeios imperdíveis em Ilha Grande:
  • Conhecer Abraão
  • Visitar a Cachoeira da Feiticeira
  • Acampar na Praia do Aventureiro
  • Explorar a Lagoa Azul
  • Conhecer a Praia de Lopes Mendes
  • Fazer a trilha do Pico do Papagaio

+ Veja mais passeios de barco e tours em Ilha Grande para fazer

6-) PARATY

Centro histórico de Paraty
Centro histórico de Paraty. Foto: Mala de Aventuras

Achamos que você talvez não queira passar apenas um final de semana em Paraty! O destino é incrível, cheio de coisas diferentes para conhecer e fazer, além de ter várias tradições, festas e datas comemorativas locais.

Paraty fica a 248km do Rio de Janeiro, localizada numa região com muitas belezas naturais, com praias exuberantes, ilhas belíssimas, cachoeiras quase inexploradas e muitas trilhas para aventureiros.

A cidade fica na região da Costa Verde, como é conhecida essa parte sul do litoral do Rio de Janeiro. Se você procura por um lugar calmo, mas ao mesmo tempo que tem muito o que fazer, pode apostar que vai adorar Paraty, pois a cidade oferece um pouco de tudo para todos os tipos de turistas.

Ela já foi o principal porto de escoamento de ouro retirado das Minas Gerais e até hoje guarda em suas terras, muitas histórias do nosso país para a gente aprender.

Passeios imperdíveis em Paraty:
  • Conhecer as praias do Pontal e Jabaquara
  • Visitar as cachoeiras da região (as melhores são: Cachoeira do Tobogã e Cachoeira da Pedra Branca)
  • Mergulho com cilindro
  • Experimentar as famosas cachaças da região
  • Visitar o centro histórico
  • Conhecer o Saco do Mamanguá

+ Passeio de barco em Paraty: Veja todas as dicas para fazer!

Prontos para curtir o final de semana ou feriado em um desses cantinhos maravilhosos do Rio de Janeiro?

Gostaram dessas dicas das meninas do Mala de Aventuras, com essas cidades perto do Rio de Janeiro para conhecer? Deu para ver que não faltam opções de destinos incríveis para viajar pelo estado, para todo tipo de turista!

Aproveita e conta para gente nos comentários qual dessas é a sua cidade carioca favorita! Vambora viajar pelo Rio de Janeiro!

*** VEJA MAIS DICAS DO RJ:
Hotel fazenda no Rio de Janeiro: Confira 12 melhores lugares para ir
Onde ficar em Paraty: Melhores hotéis e pousadas da cidade
O que fazer em Angra dos Reis: Roteiro completo de viagem e dicas!

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui