Viajante Gourmet: Nove destinos gastronômicos no Brasil que dão água na boca

2
Salvador, um dos TOP destinos para se comer muito bem pelo Brasil
Salvador, um dos TOP destinos para se comer muito bem pelo Brasil! Foto: GC/Blog Vambora!

Atenção: esse post pode te deixar com fome e com muita vontade de viajar! Comer bem é uma das atividades mais gostosas de qualquer viagem e quem ama uma boa culinária pode sempre fazer tours gastronômicos para conhecer melhor a cultura local. Se o seu destino for o Brasil, então não faltam opções de lugares para conhecer o melhor da cozinha brasileira, de norte a sul.

Fizemos abaixo uma lista com nove destinos gastronômicos no Brasil que vão deixar qualquer turista com água na boca e louco para buscar uma passagem aérea em promoção para ir viajar agora! Confira:

9 destinos gastronômicos no Brasil que dão água na boca:

9-) Antonina, Morretes e Paranaguá (PR)

Carne, farinha de mandioca, temperos e paciência. Essa é a receita do barreado, prato típico do interior do Paraná e uma das maiores atrações turísticas e gastronômicas das cidades de Morretes, Antonina e Paranaguá. É um prato que leva algumas horas para ficar pronto mas visitando qualquer uma dessas cidades, é possível aproveitar a iguaria sem esperar demais. Diversos restaurantes servem o barreado na região. 

8 -) São Paulo (SP)

Braz Pizzaria São Paulo

Como toda metrópole cosmopolita, a capital São Paulo tem excelentes e variadas opções gastronômicas do mundo todo, com cerca de 15 mil restaurantes, para turista nenhum botar defeito! Chefs renomados no Brasil e no mundo mantém restaurantes por toda cidade mas há dois bairros, no entanto, que são parada obrigatória para quem ama uma boa culinária internacional: na Liberdade, o turista encontra o melhor da culinária chinesa e oriental; e na Mooca, os imigrantes italianos preservaram seus costumes e fazem as melhores pizzas do Brasil!

Para quem ficou com vontade de conhecer e experimentar, é possível encontrar passagens aéreas para São Paulo com ótimos preços ao longo ano. Para pesquisar valores, acesse: https://www.maxmilhas.com.br/passagens-aereas/sao-paulo-br

7-) Teresópolis (RJ)

Para quem ama festivais de gastronomia, Teresópolis é uma cidade para colocar no seu calendário de viagens! Ao longo do ano, pelo menos quatro grandes eventos de culinária acontecem, atraindo turistas de todo o Brasil.

Em maio, o Festival de Frutos do Mar, conhecido como Terê Mar, convida todos os restaurantes da cidade a criarem pratos exclusivos a base de peixes e frutos do mar. Em junho, o Terê Fondue ajuda a enfrentar o frio de Teresópolis, com variados tipos de foundue, desde o tradicional de queijo, até carne, chocolate e ingredientes variados.

Em setembro, o ChocoSerra lota a cidade, com opções de guloseimas, como trufas, tortas, pães de mel e chocolates em geral. Em outubro o Festival Gastronômico de Teresópolis, tem um cardápio variado, é o evento gastronômico mais esperado do ano!

6-) Vale dos Vinhedos (RS)

Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves

Importante destino do enoturismo brasileiro, o Vale dos Vinhedos, no município de Bento Gonçalves (RS), conta com grande número de vinícolas abertas à visitação, onde é possível desde aprender sobre a produção de vinhos, até experimentar mais de 500 rótulos. Além disso, a cidade conta com uma boa rede de restaurantes de comida brasileira, italiana e chocolates artesanais, todos preocupados em harmonizar bem gastronomia e vinhos.

5-) Tiradentes (MG)

Pão de Queijo, Tiradentes

As delícias da cozinha mineira nunca mais serão apreciadas da mesma forma depois que você for viajar para Tiradentes. Essa cidadezinha na região das Vertentes, em Minas Gerais, é conhecida por suas gastronomia regional, incluindo pratos típicos como pão de queijo, biscoito de polvilho e doce de leite. Além dos atrativos culinários, a cidade ainda conta com um calendário de eventos deliciosos, como o Festival Cultural e Gastronômico de Tiradentes, que acontece todo mês de agosto, com opções que vão do feijão tropeiro ao frango com quiabo. O preservado centro histórico da cidade, onde tudo acontece, é mais um motivo para não perder a oportunidade de visitar o destino.

4-) Florianópolis (SC)

Florianópolis têm duas rotas gastronômicas famosas que agradam tantos turistas, como locais. A primeira é a Rota do Sol Poente, circuito que passa por bairros da antiga Florianópolis, com diversas construções históricas preservadas. Aqui você encontra frutos do mar, principalmente mariscos, e massas, que são o forte de restaurantes de bairros como Sambaqui, Cacupé e Santo Antônio de Lisboa.

A outra rota é a Via Gastronômica de Coqueiros, entre os bairros de Abraão, Itaguaçu e Bom Abrigo. Por aqui já há bares e restaurantes badalados, com cardápio mais variado, incluindo comida oriental, pizzarias e frutos do mar.

3-) Salvador (BA)

Moqueca em Salvador

Quem não é apaixonado por comida baiana? Acarajé, vatapá, caruru, bobó de camarão, moqueca baiana e caldo de sururu. A capital baiana é o destino ideal para quem quer aproveitar a culinária típica de raiz e ainda curtir toda a beleza e os diversos atrativos turísticos que Salvador tem a oferecer.

E é fácil embarcar no roteiro gastronômico da cidade! Diversos restaurantes no Pelourinho e à beira-mar oferecem pratos típicos. Os destaques vão para os restaurantes Maria de São Pedro e Camafeu de Oxosi, no Mercado Modelo.

2-) Belém (PA)

E se a comida típica baiana encanta, espere só até conhecer a culinária tradicional paraense, que encanta turistas de todo o mundo! Em Belém, a parada obrigatória é na Estação das Docas, no Mercado Ver-o-Peso, onde restaurantes sofisticados oferecem pratos típicos como tacacá, peixe com açaí, pato no tucupi e maniçoba, além de oferecer também um cardápio mais internacional, com comida francesa, italiana, árabe e até oriental! Não foi a toa que Belém foi eleita em 2017, pela Unesco, como Cidade Criativa da Gastronomia.

1-) Pirenópolis (GO)

Flor do pequi, fruto do cerrado brasileiro

Se Pirenópolis, no interior de Goiás, encanta os turistas o ano todo pela sua história, cultura e arquitetura, em agosto, a culinária goiana é atração principal na cidade! O município, a duas horas de Goiânia, realiza nessa época o Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis, que recebe chefs de cozinha de todo o Brasil, com oficinas e pratos típicos, feitos com ingredientes do cerrado. Prepare-se para provar o icônico arroz com pequi ou guariroba e o empadão goiano tradicional. Frutas do cerrado podem ser provadas também in natura ou nos incríveis sorvetes típicos. O festival ainda possui artesanato, cultura popular e música, com apresentações de grandes nomes da MPB.

Um viagem incrível pela cultura e gastronomia do Brasil, de norte a sul! Aproveita e conta para gente: quais desses destinos você ficou com mais fome e vontade de conhecer? Vambora!

*Post publieditorial

*** Veja mais dicas no blog:
Restaurantes para ir em São Paulo e comidas típicas para experimentar na cidade
O melhor acarajé de Salvador
– Os melhores bares e botecos de BH

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui