Roteiro Cultural: Pelourinho e arredores – Um roteiro pelo centro de Salvador

34

Atualizado em

Pelourinho em Salvador
Pelourinho em Salvador. Foto: GC/Blog Vambora!

Seja marinheiro de primeira ou inúmeras viagens, ir ao Pelourinho é um passeio essencial para se fazer em Salvador. Coração da cidade, visitar o bairro (e seus arredores) é a forma mais rápida e legal de tentar conhecer a capital baiana.

Confira abaixo, um roteiro completo, com mapa, das principais atrações da região e seus arredores, incluindo como chegar, restaurantes para ir, lojas e mais. Vambora!

Pelourinho em Salvador: roteiro para conhecer a região

1-) Como chegar no Pelourinho

A melhor maneira de se chegar ao Pelourinho em Salvador depende da onde você está localizado na cidade. Como há muitos hotéis na região, é possível que você consiga fazer tudo a pé.

+ Aluguel de carro em Salvador

Já quem está hospedado em outras regiões, como Rio Vermelho, a melhor de ir é de carro, para quem tiver alugado ou de Uber/Taxi. Para quem estiver de carro, há diversos estacionamentos na Avenida Joaquim Seabra, que margeia toda a região do centro histórico de Salvador. De lá, dá para fazer grande parte do percurso desse roteiro a pé.

2-) Roteiro pelo Pelourinho e arredores

Veja pelo mapa acima: o roteiro básico para conhecer o Pelourinho, é começar pelo Terreiro de Jesus, onde se encontra a Catedral Basílica, pela Rua das Laranjeiras (cheia de restaurantes, barzinhos e lojinhas, ateliês legais) até o largo do Pelourinho, cuja arquitetura, é cartão postal Salvador. A maneira mais fácil é descer a Rua Alfredo de Brito a pé mesmo.

Estando lá visite a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, que possui um pequeno museu e o pátio interno revestido de azulejos portugueses. Linda!

convento são francisco em Salvador.
Igreja de São Francisco da Ordem Terceira. Foto: GC/Blog Vambora!

Siga depois em direção a Igreja e Convento de São Francisco. Não deixe de passar também pelas escadarias imensas da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e pelo  Largo do Convento do Carmo.

Aqui está localizado o hotel Pestana Convento do Carmo. Infelizmente, em abril de 2020, a rede de hotéis Pestana fechou o hotel devido a pandemia do coronavírus e até esse momento não há previsão de reabertura do local por outra rede hoteleira. Aqui era possível fazer uma bela pausa no passeio, tomando uma bebida e comendo algo do bar do hotel, aberto para não hóspedes.

Pestana Convento do Carmo
Bela piscina do Pestana! Foto: Divulgação

Para comer no Pelourinho, uma boa opção é ir no Restaurante Escola Pelourinho, conhecido também como Restaurante do Sesc, que serve uma grande quantidade de pratos típicos baianos. Quem quiser, vale também conhecer a Escola do Olodum. O grupo, que é cara de Salvador, ficou super famoso pelo mundo ao aparecer num clipe do cantor Michael Jackson

Depois, chegou a hora de conhecer e fazer compras no Mercado Modelo. A melhor maneira de se chegar lá vindo do Pelourinho, é pegando o Elavador Lacerda, um verdadeiro ícone de Salvador. A vista de cidade alta, para a cidade baixa é uma das mais lindas e fotogênicas da capital soteropolitana.

Marina de Salvador
Vista da cidade alta. Foto: GC/Blog Vambora!

O Mercado Modelo de Salvador é o lugar para comprar todas aquelas lembrancinhas e comidas típicas que todo mundo espera de Salvador: fitinhas do senhor do Bonfim multicoloridas, rendas, cocadas, castanhas de caju e até o berimbau (lembre-se: você terá que despachá-lo no avião…rsrs).

Para sair da muvuca, o restaurante na parte de cima do mercado, garante uma bela vista da marina ao redor. Na parte de baixo, uma roda de capoeira sempre funcionando, chama atenção dos turistas.

mercado modelo em Salvador
Mercado Modelo. Foto: GC/Blog Vambora!

Um passeio desses merece um final com grande estilo: um pôr de sol no Farol da Barra! A melhor forma de chegar, a partir do Pelourinho, é indo de carro ou Uber/táxi.

Lá, no final da tarde, há vários barzinhos legais e charmosos, como Pereira e seu co-irmão, Pereira Sussa, com vista direto para o mar. Outra opção é garantir um lugarzinho no gramado que cerca o farol, com um grande coco verde gelado e aproveitar o momento.

Depois disso, você quer mais o quê? Outros dias para aproveitar Salvador provavelmente… 🙂 Vambora!!!

*** Veja mais dicas de SALVADOR no blog:
Hotéis descolados em Salvador
O melhor acarajé de Salvador 
Dicas para curtir e aproveitar o Carnaval de Salvador
Vila do Diogo: um bate e volta perfeito de Salvador

Planeje aqui a sua viagem!
SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

34 COMENTÁRIOS

  1. Geovani Rosa Ribeiro, Hotel Convento no pelorinho é hoje um dos mais premiados e reconhecidos hoteis de charme de nosso Brasil, antigo convento da região, o bom gosto esta em todo lugar, vale apena conhecer em Salvador estes local e o Hotel Zank premiado recentemente pela revista quatro rodas, o hotel boutique zank é outra surpresa a parte, com design moderno é uma super dica para casais.

  2. Geovani Rosa Ribeiro, o Zank é uma òtima para vc que esta em Salvador outra opção interessante é o hotel Cocoon veja no site deles a área de piscina é bastante interessante
    Geovani ribeiro

    • Reginaldo, as melhores praias de Salvador são as mais afastadas, como Stella Maris, Flamengo e Porto da Barra. A do jardim de Alá também é bem simpática, mas o mar é de tombo, o que dificulta um pouco o banho de mar

  3. […] completo de salvador | LINK 74. @vambora | próxima viagem: salvador – um roteiro básico! | LINK 75. @uolviagem | guia de salvador por @uolviagem | LINK 76. @viaggiomondo | salvador por olhar de […]

  4. Olá pessoal,

    gostaria de saber se alguém tem alguma dica para ir ao Mangue Seco. Estou precisando de indicações de empresas para este passeio, partindo de Salvador.

    Obrigada!

    • Oi Aline! Fui para Mangue Seco a partir de Aracajú. Sei que é possível ir de Salvador, mas seria para dormir pelo menos 1 noite, porque para um bate e volta é longe. Acredito que seja possível ir por conta, alugando um carro ou indo de ônibus. Já pensou nessa opção ou prefere ir de excursão mesmo? Abs!

  5. Olá, Guta. Vou pra Salvador daqui uns dias, vi uns transfers pelo centro histórico, em torno de 200 reais o dia. Achei caro. Seria essa a faixa mesmo?

    • Olá Rubiane,
      Seriam tours pelo centro histórico? Se sim, teria que ver o que está incluído para saber melhor o custo x benefício, mas se você quiser dá para conhecer a região por conta própria sem problemas.
      Boa viagem!

  6. olá, estou planejando viajar com a minha irmã inicio do ano para Salvador, tenho 19 anos e ela 13. Será que consigo visitar todos esses pontos turísticos com ela sem nenhum guia e tal? Meu objetivo seria visitar a cidade por conta própria para termos mais tempo e liberdade, então queria saber se com os transportes públicos de lá conseguiríamos fazer uns passeios legais.

    Desde já obrigada!

    • Olá Marisa,
      Esse roteiro aqui do post vocês conseguem fazer facilmente sozinhas.
      Agora se quiserem mais informações ou alguém acompanhando vocês dai vale contratar um guia.
      Boa viagem!

  7. ola

    Gostaria de sugerir o hotel monte pascoal na praia da Barra MUITO BOM, atendimento, limpeza e restaurante Barravento como parada obrigatoria, nos fomos muito bem atendidos e a comida farta e muito boa mesmo! ainda ganhamos um welcome drink quando demos um flayer que ganhamos do hotel que tem parceria #ficaadica

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui