Viajante Gourmet: 16 Restaurantes em São Paulo e comidas típicas para experimentar na cidade

1
Braz Pizzaria
Vambora descobrir alguns dos melhores restaurantes de São Paulo e comidas com a cara da cidade! Foto: Divulgação/Braz Pizzaria

Comer muito bem em São Paulo não uma tarefa difícil. Com uma influência de basicamente todos os lugares do mundo, da cozinha italiana até a japonesa, a boa gastronomia faz parte de alma paulistana! Por isso mesmo, conhecer restaurantes em São Paulo é um programa legal tanto para locais, como para turistas, tamanha a variedade e qualidade de pratos e estabelecimentos.

Mas, entre tantas opções, São Paulo possui alguns pratos clássicos, comidas típicas que surgiram na cidade ou mesmo ganharam notoriedade por aqui, como a pizza, por exemplo! Sim, São Paulo tem uma das, se não, a melhor pizza do mundo! Pode acreditar!

+ Onde se hospedar em São Paulo

Para saber quais restaurantes em São Paulo ir e quais pratos famosos vale a pena experimentar na cidade, fizemos essa lista abaixo com 16 pratos e quitutes que você precisa provar um dia em São Paulo, seja morador, seja turista! Que comece a comilança!

16 Restaurantes em São Paulo e comidas típicas para experimentar da cidade

1-) Bauru – Ponto Chic

Ponto Chic Restaurante em Sao Paulo
Ponto Chic: um dos restaurantes mais tradicionais de São Paulo. Foto: Divulgação/Ponto Chiq Facebook

O Bauru (esse sanduíche de roast beef, queijo fundido e tomate) já tem mais de 80 anos! Foi criado em São Paulo em homenagem ao homem, cujo apelido era Bauru (por ter nascido na cidade de mesmo nome, no interior de São Paulo) e que deu a ideia de fazer o sanduba, no restaurante Ponto Chic.

Unanimidade quando o assunto é comida típica de São Paulo, para experimentar, nada melhor ir do que onde tudo começou, no próprio Ponto Chic, que tem várias unidades pela cidade.

+ Vale a pena alugar carro em São Paulo?

2-) Bolovo – Boca de Ouro

Bolovo Guarita Bar Sao Paulo
Bolovo, outro clássico de bares e botecos de São Paulo. Foto: Guarita Bar/Divulgação

Comida típica dos botecos paulistanos, o Bolovo nos últimos anos tem ganhado mais e mais as mesas dos bares e restaurantes de São Paulo. Esse salgado, com origem no scotch egg (ovo à escocesa), é feito a base de um ovo cozido inteiro, carne e uma massa leve ao redor, sendo frito. Do original, já surgiram na cidade muitas variações, desde vegetariano (com cogumelos ou pupunha), até ter uma massa, ou não, para finalizar. É bemmm bom!

Os meus lugares favoritos de São Paulo para comer um ótimo Bolovo são o Bar Boca de Ouro e mais recentemente estou viciada no do Guarita (Bar e o Burger). Comida de happy hour que os paulistanos tem gostado cada vez mais!

3-) Comida Japonesa – Sushi Lika

Mori Sushi rodizio de comida Japonesa Sao Paulo
Rodízio de comida japonesa: outro clássico paulistano! Foto: Divulgação/Mori Sushi Facebook

São Paulo tem a maior comunidade japonesa fora do Japão, por isso possui muitos restaurantes dedicados a essa culinária na cidade.

Dos famosos rodízios de sushi (que não existem no Japão, só aqui), até os novos Izakayas (bar ao estilo japonês, com bebidas e comidas, sem ser sushi e sashimi), existem muitos restaurantes de comida japonesa em São Paulo para experimentar!

+ O que fazer em São Paulo: 10 programas gratuitos

Quem quiser ir num clássico, em pleno bairro da Liberdade (coração da comunidade japonesa em São Paulo), vai se sentir no Japão ao comer no excelente Sushi Lika, um dos melhores da cidade. Para enfiar o pé na Jaca, o Aoyama e o Mori Sushi são alguns dos rodízios de comida japonesa mais famosos de São Paulo, mas além de comer muito, espere também gastar bastante, pois a maioria deles não é barato.

4-) Comida árabe – Almanara

Halim Sao Paulo
Esfihas folhadas no restaurante Halim. Foto: Divulgação/Halim Facebook

Outra influência que ganhou as ruas e estômago de São Paulo, a comida árabe é outro clássico da capital. A maior parte dos imigrantes, especialmente sírio-libaneses, vieram para São Paulo fugindo do Império Otomano desde o fim do século XIX até cerca de 1950 e trouxeram consigo toda tradição e cultura de sua culinária.

+ 6 passeios bate e volta perto de São Paulo

Entre tantas opções de restaurantes árabes na cidade, um que possui várias unidades na capital é o Almanara. O Halim é outro também bem tradicional na cidade, com ambiente mais simples mas oferece a opção de rodízio.

5-) Coxinha – Veloso

Coxinha Veloso Sao Paulo
Na minha opinião, a melhor coxinha de São Paulo, no Veloso! Foto: GC/Blog Vambora!

Dessa lista de comidas típicas de São Paulo, a coxinha deve estar entre as minhas TOP 3 favoritas! Você encontra coxinha praticamente em todos os bares, padarias, lanchonetes da cidade, mas há algumas muito melhores do que outras!

Esse é o caso da do bar Veloso, considerada uma das, se não a melhor coxinha de São Paulo! Grande, bem recheada, com uma massa maravilhosa e super sedosa, permite uma mordida perfeita! O recheio é o tradicional de frango e para acompanhar, recomendo muito pedir uma das caipirinhas do Veloso. Combinação perfeita!

Para quem gosta de sair da tradição, experimentei esses dias uma outra coxinha em São Paulo que ganhou meu coração: do restaurante Fôrno, feita de pastrami (uma carne de boi curada, defumada e muito bem temperada)! O resultado é surpreendentemente bom!

+ Dicas para andar de trem e metrô em São Paulo

6-) Dadinho de Tapioca – Mocotó

Dadinho de Tapioca Mocoto
Dadinho de Tapioca do restaurante Mocotó em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Se o Dadinho de Tapioca usa ingredientes tipicamente nordestinos (tapioca e queijo coalho, basicamente), a origem desse prato, já famoso em vários bares e restaurantes de São Paulo e do Brasil, vem do chefe Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, localizado na zona norte da capital.

Filho de nordestinos, Rodrigo criou a receita em 2004, aprimorando-a até chegar no sucesso do dadinho nos dias de hoje! É realmente uma delícia!!

O melhor lugar para experimentar é na cozinha do chefe, no restaurante Mocotó, ou em outros endereços que também possuem o cardápio de Rodrigo, como o Mocotó Café e o restaurante Balaio. Só uma dica para quem quiser ir no Mocotó: chegue cedo pois as filas são grandes! Veja aqui o post completo que já fizemos sobre o restaurante: https://www.blogvambora.com.br/viajante-gourmet-restaurante-mocoto-um-pedaco-do-nordeste-em-sao-paulo/

7-) Hambúrguer – Z Deli

Hamburguer Z Deli Sao Paulo
Escolhido algumas vezes como o melhor hambúrguer de São Paulo: Z Deli! Foto: GC/Blog Vambora!

São Paulo nunca teve tantas hambúrguerias como hoje! E o melhor é que a qualidade e variedade dos hambúrgueres só tem aumentado, com cada vez mais opções gostosas!

Existem vários excelentes lugares para comer um bom hambúrguer em São Paulo, mas há alguns anos o Z Deli tem ganhado o posto de melhor hambúrguer da cidade. Com combinações clássicas (e outras nem tanto assim), a mistura suculenta de carnes, torna-o um dos, se não, o melhor hambúrguer de São Paulo e os preços são bem justos! Mas se prepare: tirando a filial do centro, as demais sempre tem filas grandes.

Para algo mais popular e rápido, sem perder a qualidade o Guarita Burguer e o Cabana Burger são também excelentes opções, com ótimos preços e ambiente jovem e descolado.

+ Dicas de onde ficar em São Paulo: hotéis bons e baratos

8 -) Macarrão – Ristorantino

Eataly Sao Paulo
Lazanha do Eataly em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

O Macarrão deve ser, junto com a pizza, uma das comidas mais internacionais do mundo, que você encontra praticamente em qualquer lugar! Porém São Paulo, com sua grande influência italiana, possui dezenas de centenas de lugares excelentes para comer uma ótima pasta! Das cantinas de bairro até restaurantes mais modernos e estrelados, a massa é prato certo para uma refeição excelente na cidade!

Se a ideia é ser tradicional, vá para alguma das cantinas de São Paulo para experimentar o que é uma porção bem farta de uma excelente massa. Para uma pasta mais diferenciada e ambiente formal, o Ristorantino e a Osteria del Pettirosso são alguns dos melhores restaurantes italianos de São Paulo.

Outros lugares mais novos, modernos e com preços mais em conta são o Eataly e o Zena Caffé, que possui um nhoque de comer de joelhos!

9-) Pastel e Caldo de Cana – Yoka

Pastel de Bacalhau Hocca Bar
Pastel de Bacalhau no Mercadão de São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma das minhas comidas favoritas da vida e que sinto muita saudade toda vez que saio do Brasil, porque simplesmente você não encontra pastel igual o de São Paulo em nenhum outro lugar do mundo!

O melhor pastel de São Paulo será aquele que você irá numa das feiras municipais da cidade. Não tem erro: basta ver a barraca de pastel mais cheia da feira e pedir o seu sabor favorito! Os mais tradicionais tendem sempre a ser os melhores, sendo: carne, pizza (queijo, tomate e orégano), palmito e especial, o ideal para quem está com MUITA fome, já que é imenso e possui de tudo um pouco no recheio.

Mas se por acaso você não cruzar com nenhuma feira para comer seu pastel, indico dois lugares que ficam abertos todos os dias da semana e possuem pasteis excelentes: o Yoka, o Yokoyama e o pastel de Bacalhau no Mercado Municipal de São Paulo, um clássico paulistano que agrada até quem não gosta de bacalhau! Para acompanhar não esqueça o caldo de cana!

10-) Pizza – Bráz Pizzaria

Pizza da Braz Eletrica
Pizza da Braz Eléttrica. Foto: GC/Blog Vambora!

Como vir para São Paulo e não comer uma pizza?! Para mim, é a comida que mais tem a cara da cidade e para muitos, a melhor pizza do mundo é daqui!

Existem milhares de pizzarias em São Paulo mas há algumas melhores e entre elas, a Bráz Pizzaria, tem ganhado há alguns anos o título de melhor pizzaria de São Paulo. A massa, o molho, os ingredientes, o ambiente, tudo é muito, muito bom! Há diversas unidades pela cidade para ir e se puder, peça um pão de linguiça de entrada, você não vai se arrepender!

+ Passeio em São Paulo: Roteiro pela Avenida Paulista

Sua “filha” mais nova e moderna, a Bráz Eléttrica lançou na cidade uma nova moda: as pizzas feitas em forno elétrico, ao contrário das demais feitas a lenha. Com massa mais fina, que pode (e deve) ser comida com as mãos, essa é outra excelente opção de pizza para experimentar em São Paulo.

Outras pizzarias em São Paulo muito boas, super recomendadas e clássicas na cidade são: Veridiana e Esperança. Pode ir sem medo em qualquer uma delas para provar uma das melhores pizzas de sua vida!

11-) Poke – Hi Pokee

Hi Pokee Sao Paulo
Poke do restaurante Hi Pokee em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

O mais novo hit da culinária paulistana, moda que viralizou e fez surgir vários novos restaurantes em São Paulo, o Poke é na verdade um prato de origem havaiana, com uma mistura de ingredientes, muitos crus, sendo essencialmente arroz, peixe e vegetais temperados com um molho oriental.

O mais engraçado é que fui para o Hawaii e praticamente não encontrei nenhum Poke parecido com o de São Paulo. Ou seja, mais um prato internacional que ganhou um estilo próprio e delicioso na cidade.

O meu favorito, e de muitas outras pessoas, é o do restaurante Hi Pokee, na Rua Augusta. As filas são comuns, por isso vale chegar cedo e ficar viciado nessa nova comida paulistana!

12-) Polpetone – Jardim di Napoli

Polpetone Jardim di Napoli
Polpetone do restaurante Jardim di Napoli. Foto: GC/Blog Vambora!

Preciso ser honesta: nunca liguei muito para Polpetone (esse tipo de bolo de carne, em forma de hambúrguer, frito e recheado de queijo), típico da culinária italiana, mas que é mega tradicional em restaurantes italianos em São Paulo.

Tudo mudou quando experimentei o Polpetone do Jardim de Napoli, cantina italiana muito tradicional da cidade. Que coisa mais maravilhosa!!! Uma crosta mega crocante, com carne suculenta e com muito queijo! É um dos melhores pratos de São Paulo, com certeza!

Dica: ele é imenso então um serve facilmente para 2 pessoas (com bastante fome!). Peça uma das massas frescas da casa para acompanhar e seja feliz!

13-) Sanduíche de Mortadela – Hocca Bar

Sanduiche de Mortadela
Sanduiche de Mortadela do Mercadão de São Paulo. GC/Blog Vambora!

O sanduíche mais clássico e fotogênico de São Paulo, o sanduíche de Mortadela surgiu no mercado municipal de São Paulo como uma refeição rápida e substanciosa para os feirantes e vendedores locais.

Como a foto mostra, a quantidade de mortadela é sempre assim mesmo, absurda, chegando a cerca de 300g de mortadela por sanduíche!!

O local onde ele nasceu, o Bar do Mané, continua aberto no Mercadão mas tenho um outro favorito, o Hocca Bar, com sua versão quente do sanduba de mortadela. Para mim a melhor de todas!

14-) Sanduíche de pernil – Bar do Estadão

Bar Estadao Sanduiche Pernil
Clássico paulistano: Bar Estadão e seu sanduíche de pernil. Foto: Divulgação/Bar Estadão Facebook

Por falar em sanduíches famosos, São Paulo possui mais um ícone: o sanduíche de pernil do Bar Estadão! Aberto 24h por dia, todos os dias da semana, na região central da cidade, o local é tão famoso quanto o premiado sanduba!

Não espere um ambiente refinado, mas o sanduíche vale cada mordida!

+ Passeio em São Paulo: Roteiro para conhecer a Rua Augusta

15-) Pão na chapa e pingado – Bella Paulista

Pao na chapa Sao Paulo
Pão na chapa, na versão “gordinha” com requeijão! Foto: GC/Blog Vambora!

Todo paulistano, que se preze, já foi tomar café da manhã numa padaria da esquina e pediu um pão na chapa e um café pingado (café com um pouco de leite).

A refeição básica virou um clássico e não há quem experimente e não goste da combinação tipicamente paulistana.

Para uma versão mais gordinha, e mais gostosa, vale pedir o seu pão com requeijão! Você pode pedir o seu tanto “na entrada” (quando o requeijão é passado antes do pão ir para a chapa, formando uma crosta deliciosa) ou “na saída” (quando o requeijão é passado depois do pão ir na chapa).

Praticamente toda padaria da cidade serve essa maravilha, mas tem alguns lugares clássicos para ir, como a padaria Bella Paulista (pertinho da Avenida Paulista), que fica aberta 24h por dia! Ou seja, sem desculpas para comer a qualquer hora!

16-) Virado à paulista – Bar da Dona Onça

Virado a paulista Casa do Porco
Virado à paulista, na versão moderna do restaurante A Casa do Porco. Foto: GC/Blog Vambora!

Patrimônio imaterial do estado de São Paulo (sim uma comida típica também é cultura!), o Virado à Paulista é uma das comidas típicas mais famosas da cidade, tradicionalmente sempre servida às segundas feiras.

Com tutu de feijão, arroz, bisteca ou costela de porco, couve, lingüiça, ovo frito e banana à milanesa e às vezes até torresmo, a origem do Virado à Paulista vem da época dos bandeirantes, que pelas andanças pelo estado de São Paulo carregavam muitas coisas (entre alimentos, equipamentos) e durante o trajeto tudo acaba ficando misturado, “virado”, mas eles comiam mesmo assim!

Muitos bares e restaurantes de São Paulo servem o prato, mas tem alguns que possuem um sabor e cuidado mais especial, é o caso do Bar da Dona Onça, no centro de São Paulo (debaixo do famoso prédio Copan). Para comer uma versão mais moderna do prato, basta seguir algumas quadras e ir na Casa do Porco, onde o virado se transforma na apresentação mas ainda guarda todos os seus sabores incríveis!

Gostaram desse verdadeiro banquete de delícias paulistanas? Qual é a sua favorita? E qual restaurante em São Paulo você também indicaria? Conta aqui para gente nos comentários para ajudar mais viajantes!

Vambora comer muito bem em São Paulo!

*** VEJA mais dicas de SÃO PAULO:
Volta ao Mundo pelos restaurantes de São Paulo
10 restaurantes internacionais para experimentar em Sampa
– TODAS as dicas de São Paulo no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

1 COMENTÁRIO

  1. Padaria Ceci no Planalto Paulista. O melhor pão na chapa com pingado…. O local é cheio a qualquer hora…. recomendado por todos os taxistas que conheço…. vale a visita..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui