Viajante Gourmet: Chocolate no Brasil, uma viagem deliciosa de Norte a Sul do país

5
Barras de chocolate artesanal Penedo
Chocolates em Penedo. Foto: GC/Blog Vambora!

Chocolate é uma paixão nacional, mas surpreendentemente nem sempre foi assim. Ainda que o cacau foi descoberto não tão longe daqui, o chocolate no Brasil só ganhou faz poucos anos a importância que tem hoje em dia.

A história do doce por outro lado é antiga, com a descoberta do cacau nas Américas até o desenvolvimento do doce, como conhecemos, na Europa. Foram as civilizações antigas das Américas, como Maias e Astecas, que primeiro consumiram o cacau em forma de bebida fermentada mas foi só na Suíça, no final do século XIX, que se começou a misturar o chocolate com açúcar e leite, a forma de consumo mais comum atualmente.

O fato é que é bem difícil encontrar alguém que não ame comer chocolate, nem se for de vez em quando, só um pedacinho, mesmo que escondido e fora da dieta :-D…Um alimento tão importante e desejado, que transformou nações inteiras, inclusive aqui o Brasil, sendo parte importante da nossa história e até com cidades famosas por causa dele! Vambora então fazer essa viagem deliciosa pelo nosso país!

História do chocolate no Brasil

Penedo, famosa pelo chocolate no Brasil
Penedo, cidade de serra com colonização finlandesa e famosa pelo chocolate no Brasil. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que a origem do chocolate, ou melhor do cacau, o fruto base do chocolate, seja da América do Sul, América Central e México, o Brasil só foi ter contato com a cultura cacaueira apenas com os europeus, nos séculos XVII e XVIII. Foi nessa época que as primeiras mudas de cacau foram trazidas, primeiro para o Pará e depois para Ilhéus no Sul da Bahia, onde a plantação foi mais bem sucedida.

Nesse período o Brasil passou a ser um dos maiores exportadores de cacau do mundo mas nada se manufaturava por aqui. Somente nos séculos XIX e XX que as primeiras fábricas de chocolate passaram a ser criadas no país, na maioria das vezes fundadas ou trazidas por imigrantes europeus. A primeira fábrica de chocolate no Brasil aliás, a Neugebauer, foi criada em Porto Alegre em 1891 por alemães. Depois, nomes que ouvimos falar até hoje, como Lacta, Kopenhagen, Garoto e posteriormente a chegada da suíça Nestlé, criaram a base da indústria do chocolate no Brasil.

Loja de chocolate em Penedo
Loja de chocolates artesanais em Penedo, Foto: GC/Blog Vambora!

O mais curioso é que até os anos 70, o chocolate não era muito difundido em nossa cultura: era considerado caro, item supérfluo, que engordava (diga-se de passagem, nenhuma mentira rs). Pode perguntar para um conhecido que tenha nascido antes ou nessa época se era comum comer chocolate no Brasil: que nada! Foi só a partir de uma grande campanha de marketing e difusão da industria que o chocolate passou cair no gosto e bolso dos brasileiros, tornando esse vicio (e delícia) mais cotidiana, como é hoje.

E foi devido aos imigrantes europeus que desenvolveram o doce que algumas cidades de imigração européia acabaram ganhando a fama de serem as cidades símbolo do chocolate no Brasil, com fábricas de chocolate, muitas vezes artesanal, e cujo chocolate conseguiu virar até atração turística. São elas que você confere abaixo.

Cidades brasileiras famosas pelo chocolate:

-> Gramado

Loja de chocolates em Gramad
Loja de chocolates em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

Provavelmente a cidade mais famosa pelo chocolate no Brasil, Gramado tem mais de 30 fábricas e diversos pontos de venda. Com imigração alemã e italiana, Gramado é a casa de muitas marcas de chocolate como a Caracol, Lugano, Prawer, Florybal, algumas das mais famosas da região, com diversas lojas espalhadas por toda cidade e até em outras regiões do Brasil.

Pessoalmente, dessas, a que gosto mais é da Lugano, com um chocolate com mais gosto de chocolate mesmo (e não só manteiga de cacau). O bom é que para descobrir a sua marca favorita, basta visitar as lojas que sempre é oferecido algum chocolate para provar… 🙂

Chocolate de Gramado
Chocolate de Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

E além das lojas e fábricas, há atrações turísticas baseadas no chocolate em Gramado, como o Mundo de Chocolate e o Reino do Chocolate. A primeira, da Lugano, foi inaugurada em 2015 e mostra diversas e imensas esculturas feitas de chocolate de famosas atrações do mundo, da Torre Eiffel ao Cristo Redentor. Já o Reino do Chocolate, da marca Caracol, mostra mais a história do cacau, incluindo até a parte de uma fábrica de chocolate para ver como é a produção. Depois disso, Gramado é ou não é a capital do chocolate no Brasil? Quase impossível ir embora da cidade sem levar uns bombons e umas barrinhas para casa… 😀

+Veja mais dicas de GRAMADO no blog

-> Penedo

Loja de Chocolate em Penedo
Loja de Chocolate em Penedo. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda no clima de cidade de serra como Gramado, Penedo, no Rio de Janeiro, tem sua história ligada aos imigrantes finlandeses que chegaram por lá em 1929, sendo comum encontrar lojas de chocolates com nomes tipicamente finlandeses, como a Joulupukin Suklaa (que significa em finlandês Chocolate do Papai Noel – sendo Noel, um famoso morador da finlândia ;-)) e a Tonttulakki Suklaat (que significa em finlandês gorro de Gnomo). Aliás, antes de ir para Penedo já saiba que Suklaa significa chocolate em finlandês, palavra que você verá por todo canto na cidade.

Chocolate de Penedo
Chocolate vendido em Penedo, numa das lojas da cidade. Foto: GC/Blog Vambora!

Há muitas outras lojas e fábricas de chocolate em Penedo, incluindo a Casa do Chocolate (em português mesmo e uma das mais tradicionais) das mais simples as mais chiques, mas o fato é que o chocolate de Penedo é mesmo muito bom. E o mais gostoso é que para quem adora doces, achei a variedade de chocolates em Penedo até maior do que a encontrada em Gramado, por exemplo, com mais delícias feitas com chocolate, dos mais variados sabores de trufas, bombons, passando pelo pão de mel, bolo e outros doces da região (especialmente doce de leite, com a proximidade de Minas Gerais) para quem, por acaso, cansar alguma hora de comer chocolate. 😀

+Veja mais dicas de PENEDO no blog

Bombons de chocolate em Penedo
Imensa variedade de chocolates artesanais em Penedo.Foto: GC/Blog Vambora!

Outras cidades do Brasil famosas pelo chocolate são também: Campos do Jordão em São Paulo (ainda no clima de cidade serrana, em que o frio e chocolate sempre combinam), Ilhéus na Bahia (que devido a importância histórica de ser uma das principais regiões produtoras de cacau do Brasil por muitos anos, virou referencia no cultivo até os dias de hoje) e Vila Velha no Espírito Santo (sede da fábrica da Garoto, onde é possível fazer visitas guiadas e acompanhar a produção dos famosos chocolates da marca, hummmm).

Um viagem de norte a sul, bem doce e gostosa por esse Brasil! E que fome que deu! Vambora comer um chocolate? 😀

*** VEJA TAMBÉM:
As melhores comidinhas e restaurantes de Gramado
Volta ao mundo pelos ovos de Páscoa
Hotel Chocolat em Londres

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

5 COMENTÁRIOS

  1. Sempre quando levo clientes a esta cidade paro e oque me deixa surpreso, como brinde eles dão aos visitantes enormes barras de chocolate, porém os preços dos itens vendidos não são baixos mas em compensação o sabor é incomparável. Parabéns pelo artigo. Acabei por acaso encontrando este blog e está sendo muito útil tanto os artigos como comentários pois trabalho com viagens e turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui