Viajante Gourmet: 7 Comidas baianas típicas para experimentar

21
Acaraje comida baiana
Acarajé, uma das comidas baianas mais conhecidas

Quando você pensa na Bahia, o que vem na sua mente? Além das praias paradisíacas do seu litoral, o carnaval de rua mega animado e as ladeiras do pelourinho, não consigo deixar de pensar também nas comidas baianas!

Pois é, além de paisagens lindíssimas, uma história única e um povo acolhedor, a cultura gastronômica da Bahia é recheada de comidas típicas que você só encontra por lá. Realmente não dá para dizer que você conheceu algum destino do estado sem provar algumas comidas baianas mais famosas.

+ Onde se hospedar em Salvador

A história da culinária baiana e seus pratos é ligada diretamente as raízes do início da colonização no Brasil, com influência de índios, portugueses e é claro, africanos. O azeite de dendê, por exemplo, tão usado nas comidas baianas, foi trazido pelos escravos, especialmente na região oeste da África.

Com uma culinária tão rica, para ajudar você na sua próxima viagem para a Bahia, selecionamos aqui 7 comidas baianas típicas que você precisa provar, ao menos uma vez! Confira abaixo. Vambora!

7 comidas baianas típicas para experimentar

7-) Cocada

Vamos começar essa seleção de comidas baianas pela sobremesa! Pode ser do tipo mais duro ou cremosa, branca ou preta, cocada na Bahia é sensacional!!!

As cocadas “molinhas” (geralmente com leite condensado), é bom experimentar nos restaurantes (vem geralmente super geladinha). As mais duras (basicamente coco e açúcar), são facilmente encontradas nos tabuleiros das baianas do Acarajé. Essa tradição, inclusive, vem dos escravos que usavam a sobra da polpa do coco na extração das fazendas, para fazer o doce, usando inclusive como oferenda aos orixás. 

Você encontra na Bahia desde versões mais simples de cocada até outras incluindo frutas, como maracujá (minha favorita!).

6-) Água de coco

agua de coco

É claro que, uma vez que se tem cocada, óbvio que não se pode deixar de falar da água de coco! Na Bahia, em qualquer praia, você encontra algum vendedor de água de coco! Para quem vive em outras regiões sem ser no Nordeste, poder tomar água de coco tão fácil, e barato assim, chega a ser viciante!

Sim, é provável que uma vez na Bahia você tome mais água de coco do que água normal! E é uma bebida perfeita para acompanhar qualquer uma dessas comidas aqui da lista e refrescar dos dias quentes na Bahia. Nós amamos!!

+ Roteiro pelo Pelourinho e Centro Histórico de Salvador

5-) Bolinho de estudante

Ainda nos doces, o bolinho de estudante é outra comida típica baiana facilmente encontrada nos tabuleiros das baianas.

Feito basicamente de tapioca, coco e açúcar e frito, tem seu nome exatamente por ser uma comida super barata (inclusive para estudantes), por possuir ingredientes típicos e abundantes na região. É delicioso para provar a qualquer hora!

4-) Moqueca 

Moqueca em Salvador

Seja uma moqueca de peixe, como de camarão, mista (peixe com camarão), caranguejo e outros tantos tipos tão deliciosos, não dá para viajar até a Bahia sem experimentar pelo menos uma vez uma moqueca!

Trata-se basicamente de um cozido, geralmente feito na panela de barro. Existem alguns tipos de moqueca no Brasil, mas o que diferencia a moqueca baiana das demais é basicamente o uso de leite de coco e óleo de dendê no caldo que cozinha os alimentos. Comum é encontrar também coentro na receita baiana (há quem ame e quem odeie!).

A moqueca baiana é geralmente servida com arroz branco, vinagrete, pirão de peixe, farofa de dendê e pimenta! Uma das melhores que já provamos até hoje foi na Praia do Diogo, no restaurante Sombra da Mangueira, perto de Salvador.

Na capital, um dos lugares mais tradicionais para experimentar o prato continua sendo o restaurante Yemanjá, que serve uma das melhores moquecas de Salvador.

3-) Bobó de Camarão

bobo de camarao

Uma vez que você já provou a moqueca, já pode experimentar agora também um Bobó! Ainda trata-se de um cozido na panela de barro, mas dessa vez a textura é mais densa já que se usa mandioca (ou aipim e macaxeira) no caldo. Além disso, também se coloca leite de coco e azeite de dendê.

O bobó mais clássico para se provar na Bahia é o de camarão, mas também pode encontrar bobós de frango, peixe, banana da terra e até palmito!

2-) Vatapá e Caruru

O Vatapá e Caruru fazem parte da cultura baiana, com origem africana, e podem ser comidos tanto sozinhos ou como parte de algum outro prato (como acompanhamento para o Acarajé).

Ambos tem uma textura mais cremosa, sendo o Vatapá tendo como base pão e o Caruru, quiabo. Ambos levam geralmente também amendoim, camarão seco e é claro, azeite de dendê! Devido ao quiabo, a textura do Caruru é um pouco mais “melequenta” do que do Vatapá, um creme mais firme. Vale experimentar ambos para decidir qual é o seu favorito!

1-) Acarajé e Abará

Acaraje na Bahia
Acarajé, uma das comidas baianas mais famosas. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem diria que um bolinho de massa de feijão fradinho, frito em óleo de dendê, recheado geralmente de caruru, camarão seco, vatapá e saladinha pode ser tão gostoso? Esse é o acarajé, provavelmente a comida baiana mais famosa!

Já o Abará é praticamente um primo do Acarajé, já que continua sendo um bolinho de feijão fradinho, só que ao invés de frito, é cozido em banho maria, envolto numa folha de bananeira. Entre um e outro, pessoalmente gosto mais do Acarajé, mas há quem prefira o Abará por ser mais leve por não ser frito.

E quando o assunto é o melhor Acarajé para experimentar, se você perguntar para um baiano é possível que cada um diga o nome de uma baiana do acarajé como favorita! Então na dúvida vá em todas e faça seu próprio ranking! 😀

Em Salvador, a disputa entra os melhores acarajés da cidade ficam entre o Acarajé da Cira, Dinha ou Regina

Aliás, uma vez em Salvador, não deixe de provar o Sorveteria da Ribeira! Essa é uma das sorveterias mais famosas de Salvador, ainda que o local fique um pouco afastado dos bairros mais turísticos da cidade. Outra ótima opção é a sorveteria “A Cubana”, com unidades em locais mais turísticos, como no Pelourinho ou na entrada do Elevador Lacerda. Nelas peça alguns sabores locais e típicos, como de coco, tapioca ou umbú! Maravilhosos!

Pronto, diversas comidas baianas para você experimentar quando estiver viajando pelo estado. Qual dessas é a sua favorita ou tem mais vontade de provar?

Ficou com vontade? Não precisa! Vambora viajar para a Bahia e provar logo essas comidas típicas!

*** VEJA TAMBÉM:
Onde comer o melhor Acarajé em Salvador
9 destinos gastronômicos para conhecer no Brasil
Todas as dicas de SALVADOR no Vambora!
Veja como é ficar hospedado no CLUB MED de Trancoso

Planeje aqui a sua viagem!
SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.

21 COMENTÁRIOS

  1. O sorvete da Ribeira é o melhor, muito bom mesmo, você sente o gosto da fruta e é o mais premiado da Bahia. Mas quando escurece o bairro da Ribeira fica realmente SINISTRO #medo!!! então não fique até tarde lá #ficaadica

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Blog Vambora! and Blog Vambora!, Carolina Rodrigues. Carolina Rodrigues said: Recomendo: Viajante Gourmet: Salvador, a cidade da moqueca, acarajé, cocada, sorvete… http://goo.gl/fb/Usq43 […]

  3. Olá Guta,
    estou fazendo uma compilação sobre blogs de “viajantes”. Um dos campos é uma “Bio” e sobre você não consegui encontrar informações. Se possivel precisaria só da sua idade e da profissão (formação acadêmica). Se possível, me responda por aqui mesmo, ou se preferir, no meu email
    Grato desde já!
    Pedro

  4. Que loucura. A Ribeira é um dos bairros mais tranquilos da cidade. E não é tão longe assim do Centro ou da Barra. Na bandeira 1, o táxi chega até lá por uns 20 reais. Aproveite o dia em que for conhecer o Mercado Modelo, siga pela Cidade Baixa, e vá direto para a Igreja do Bonfim, e de lá vá terminar a tarde na Ribeira, ou vendo o melhor pôr-do-sol na Ponta do Humaitá. É tudo perto, só não dá pra ir a pé.

  5. Estive com minha mana em março de 2009, na Ribeira só pra tomar o melhor sorvete do mundo. E era mesmo, pois ainda não tinha experimentado algo tão bom. Parabéns baianos!

  6. Moro em Salvador,só prá dar uma dica muito legal ,existe um bar que descemos de teleferico muito legal fica praticamente no do mar,chama-se Mari- Mari fica dentro do Apart Hotel Vitoria Marina ,no Bairro elegante do Corredor da Vitória ,vale a pena conhecer.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui