Viajante Gourmet: 11 Comidas típicas para provar ao redor do mundo!

2
Shish Kebab
Tradicional Shish Kebab, assado no espeto e direto na brasa na Turquia. Foto: Blog Vambora!

Uma das formas mais interessantes (e gostosas) de conhecer a cultura e tradições de um destino é através da sua culinária e comidas típicas!

Podemos através das comidas, entender melhor a história daquele local, suas tradições e também como vivem as pessoas por lá.

Alguns pratos ficam tão famosos que ultrapassam fronteiras, podendo ser provados em diversas partes do mundo, mas outros, continuam específicos de um determinado destino.

Passando por comidas africanas, comida alemã e até brasileira, conheça 11 comidas típicas de vários países para experimentar um dia! Algumas são mais conhecidas que outras, mas todas são igualmente interessantes e deliciosas. Confira abaixo. Vambora!

11 Comidas típicas para provar pelo mundo

11-) Lámen (Japão)

Lámen em Nova York
Lámen em Nova York: influência oriental dominando as ruas da cidade. Foto; GC/Blog Vambora!

O lámen é um macarrão japonês cozido num caldo com uma série de acompanhamentos (como vegetais, carne de porco, ovo, algas, brotos, etc.). Ele se tornou uma comida típica japonesa especialmente no período pós segunda guerra, com a criação do macarrão instantâneo no país.

A origem do prato, entretanto, vem da China, com o macarrão sendo feito com arroz, chamado de noodle.

No Japão, há restaurantes especializados em Lámen e de lá eles ganharam o mundo, inclusive no Brasil!

Nós já tivemos a chance de experimentar incríveis lámens em diversas cidades pelo mundo, de Nova York passando por São Paulo, e agora queremos muito provar um lá no Japão!

+ Volta ao mundo por restaurantes em São Paulo

10-) Pastel de Choclo (Chile)

Pastel de Choclo no Chile
Pastel de Choclo no Tanta. Foto: GC/Blog Vambora!

O pastel de choclo é uma espécie de escondidinho, feito de milho (de sabor levemente adocicado) chamado no Chile de choclo, sendo recheado de carne, ovos, passas, azeitona, etc.

É uma comida típica do Chile bem famosa por lá, mas poucas pessoas fora do pais a conhecem, porém é muito fácil encontrar pastel de choclo na maior parte dos restaurantes do Chile, de norte a sul do país.

Eu experimentei um pastel de choclo em Santiago e o sabor me lembrou muito a pamonha brasileira, com um sabor mais adocicado. Achei bem gostoso, mas conheço algumas pessoas que não amaram. Vale experimentar por conta própria para tirar a sua própria conclusão!

+ Onde comer em Santiago: 8 restaurantes bons e baratos para ir

9-) Wurst (Alemanha)

Currywurst em Berlim, no Curry 36
Currywurst, comida típica da Alemanha, especialmente Berlim no Curry 26. Foto: GC/Blog Vambora!

O Wurt é uma comida típica alemã que significa literalmente salsicha!

A origem do wurst começou com os camponeses alemães, sendo uma forma de não desperdiçar nenhuma carne, comendo de uma maneira mais criativa e gostosa partes não tão nobres dos animais, usando tripas como invólucro.

Cada região da Alemanha tem um wurst típico, usando diferentes carnes. Por exemplo, a salsicha do tipo Bratwurst, uma das mais fáceis de se encontrar por toda Alemanha, leva carne de porco e vitela. Já a Weisswurst, é branca, feita somente de vitela, sendo comum no sul do pais, na Baviera.

Na Alemanha come-se Wurst a qualquer hora do dia, do café da manhã, ao jantar, com diferentes tipos de cozimento (só na água quente, frita, grelhada, etc) sendo o mais comum servir a wurst com pão, mostarda e muitas vezes chucrute (repolho cozido em vinagre, aliás outra comida típica alemã super comum).

Em Berlim, existe uma versão bem famosa de wurst chamada de currywurst, com a salsicha cortada e coberta de ketchup e pó de curry (geralmente servido com batatas fritas). Nós comemos por lá e é delicioso!

+ Onde comer em Berlim: dicas de restaurantes do café da manhã ao jantar

8 -) Moqueca (Brasil)

Moqueca em Salvador

Foi difícil escolher só uma comida típica brasileira para colocar nessa lista, mas resolvemos colocar aqui a Moqueca por ser uma das mais famosas comidas nordestinas, mas ainda sim, não é todo mundo que conhece ou já provou.

Feijoada, arroz e feijão, coxinha, brigadeiro, a maioria dos brasileiros já conhece mas a moqueca, ainda não é todo mundo que teve a sorte de experimentar.

Se você é uma dessas pessoas, aproveite para tirar essa pendência gastronômica da sua lista, pois moqueca é mesmo sensacional!

Feita de peixe, camarão, banana e entre outros, ela é um tipo de ensopado cozido na panela (em geral de barro). A versão baiana (nossa favorita), leva leite de coco e azeite de dendê, enquanto que a moqueca capixaba, mais leve, tem caldo de peixe e urucum.

Outros ingredientes como tomate, cebola, pimentão até mesmo coentro (para quem ama ou odeia), fazem parte da receita, que normalmente nunca é servida sem acompanhamentos clássicos, incluindo arroz, farofa e muitas vezes pirão de peixe.

Para comer a original, a Bahia é o melhor lugar do mundo para experimentar uma moqueca! Lembro até hoje de uma inesquecível que comi na praia do Diogo, perto de Salvador, no restaurante Sombra da Mangueira. Uma das melhores moquecas da vida!

+ Salvador, a cidade da moqueca, acarajé, cocada, sorvete!

7-) Kebab (Oriente Médio)

Kebab em Istambul
Kebab ou Kebap em Istambul. Foto: Blog Vambora!

Kebab significa “Carne no espeto” ou grelhada. A origem é super antiga, vindo do Oriente Médio, sendo um prato apreciado em diversos países, mas foi na Turquia que o Kebab ganhou status de prato típico e se espalhou pelo mundo.

Na Turquia, o Kebab é muito apreciado e possui diferentes variações, como:

  • Shish Kebab (o mais tradicional, com pedaços de carne num espeto);
  • Döner Kebab (é o que nós conhecemos aqui no Brasil como “churrasco grego”);
  • Adana Kebab (parecendo mais uma kafta, usando carne moída e temperos).

O nome Kafta, é comum em países árabes, sendo uma comida típica da Jordânia, por exemplo. E ao longo dos anos, ficou tradicional servir essas carnes em sanduíches, com pão pita ou folha, sendo o famoso Shawarma.

Praticamente todo país com imigrantes turcos e da península arábica possuem ótimos restaurantes com Kebab e Shawarmas, como na Alemanha, onde o prato virou uma comida de rua nacional.

Veja aqui nossos restaurantes favoritos para comer Kebab em Istambul e em Berlim!

+Onde encontrar os melhores Kebab em Istambul

6-) BAO (China)

Baohaus: restaurante em Nova York de comida de Taiwan
Bao, típico de Taiwan, servido no restaurante Baohaus em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Bao ou BUN, é uma espécie de pão super popular na China, geralmente cozido no vapor.

Existem diversos tipos de BUN, normalmente recheados (com carne, porco, tofu, frango ou peixe) e formatos que podem ser desde um sanduíche (chamado de Guabao, popular em Taiwan e que já ganhou o mundo) até fechados totalmente (como o Cha siu Bao, famoso em Hong Kong).

Nós experimentamos o BAO pela primeira vez numa lanchonete minúscula em Nova York, a Baohaus, e desde então viciamos! É delicioso, com uma textura super leve  e os recheios sempre misturam sabores e texturas, tudo em uma única mordida.

O prato tem ficado cada vez mais popular no mundo todo, sendo que até encontramos recentemente em São Paulo! Agora precisamos ir provar um BAO lá na China! Vambora?

+ 8 restaurantes em Nova York para dar uma volta ao mundo

5-) Hambúrguer (Estados Unidos)

Hambúrguer do Shake Shack em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!
Hambúrguer do Shake Shack em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Provavelmente uma das comidas mais famosas e populares do mundo inteiro, o hambúrguer como conhecemos hoje ganhou fama nos Estados Unidos, mas a origem do prato se deu através de imigrantes alemãs que trouxeram uma versão parecida da cidade de Hamburgo, na Alemanha (dai o nome).

Mas foram os americanos que aperfeiçoaram e o mais importante, baratearam a receita, a ponto de torná-la o prato principal de inúmeras lanchonetes e posteriormente redes de fast food pelo pais e depois pelo mundo. Para saber, a rede McDonald’s foi criada em 1937 nos Estados Unidos.

Hoje em dia pode-se comer um ótimo hambúrguer em praticamente qualquer lugar do mundo, mas nos Estados Unidos, continua sendo um dos melhores locais para provar o prato.

Lá, somos fãs do hambúrguer do Shake Shack, super macio e suculento! Aproveita e conta nos comentários onde você comeu o melhor hambúrguer da sua vida até hoje!

+ O que comer em Nova York: 10 comidas típicas para experimentar

4-) PIZZA (Itália)

Braz Pizzaria São Paulo

Pizza é atualmente um prato universal, servido e comido no mundo todo, mas também é uma comida típica italiana! Ainda que a origem da Pizza como conhecemos hoje é da Itália, sua história tem influências séculos antes de Cristo, passando pelos fenícios e os turcos.

Durante o período das Cruzadas (no século XI), o prato chegou ao porto de Nápoles, no sul da Itália, ainda como um pão sírio (Redondo e fino) com um rechio de carne em cima.

Foram os italianos que desenvolveram a receita, incluindo uma cobertura de queijo, e depois no século XVI, colocando molho de tomate por cima da massa (com os tomates que chegavam da América). Pronto: nascia assim um dos maiores pratos típicos italianos!

A primeira pizzaria do mundo foi inclusive criada em Nápoles em 1830, sendo que o sabor margherita também surgiu na cidade, em 1889, feita por encomenda para o rei Umberto I e a rainha Margherita.

Agora me diz que você não PRECISA ir um dia provar uma pizza margherita em Nápoles? Nós com certeza queremos ter essa experiência! Até lá, vamos pedindo uma pizza aqui em São Paulo mesmo, considerada também uma das melhores do mundo! 🙂

+ 16 Restaurantes em São Paulo e comidas típicas para experimentar na cidade

3-) Malva Pudding (África do Sul)

Malva Pudding Africa do Sul
Malva Pudding, sobremesa típica da África do Sul. Foto: GC/Blog Vambora!

Chegou a hora da sobremesa da nossa lista! O Malva Pudding é uma comida típica da África do Sul, sendo um tipo de bolo (nada a ver com pudim) feito com geleia de damasco e açúcar mascavo. São esses ingredientes que dão essa cor mais escura na massa como mostra a foto.

Existem muitas comidas africanas únicas, mas essa sobremesa, a gente nunca tinha ouvido falar até ir para África do Sul! Como é bem doce, geralmente é servida quente com sorvete ou um creme de baunilha.

É provavelmente a sobremesa mais comum que você irá encontrar nos restaurantes da África do Sul! Deliciosa e ainda pouco conhecida pelo mundo!

+ Restaurantes na Cidade do Cabo: dicas de onde ir e o que experimentar

2-) Stroopwafel (Holanda)

Stroopwafel
Stroopwafel, comida típica da Holanda que você precisa experimentar! Foto: GC/Blog Vambora!

Stroopwafel é um doce típico holandês que depois que provei pela primeira vez, viciei completamente! Como algo tão simples pode ser assim tão bom?!

Ele é nada mais do que dois waffles (massa de açúcar e farinha) bem finos, unidos com um creme de caramelo e manteiga, formando quase uma bolacha recheada. Na Holanda é comum terem lanchonetes de ruas fazendo Stroopwafel, com a massa crocante e o caramelo quentinho derretendo no meio.

Mas se não der para comer um Stroopwafel feito na hora, dá muito bem para comprar o doce pronto, sendo que você encontra praticamente em todos os supermercados da Holanda. Se vale a dica, a marca que mais gostamos foi a Daelmans!

+ Onde comer em Amsterdam: Restaurantes e comidas típicas para experimentar

1-) Trdelník (República Tcheca)

Doce Trdelník em Praga
Trdelník: comida de rua barata e deliciosa em Praga! Foto: GC/Blog Vambora!

Trdelník é uma das comidas de rua mais famosas da República Tcheca, sendo também famosa em países como Áustria, Eslováquia e Hungria.

A moda do Trdelník acabou ultrapassando as fronteiras desses países, sendo possível encontrar o doce hoje em dia até no Brasil (especialmente na região sul).

O Trdelník é nada mais do que um tipo de pão doce assado em espiral em grandes tubos, passado no açúcar e amêndoas (em alguns lugares com canela também). Em Praga, capital da República Tcheca, ele é vendido em diversas barraquinhas e estabelecimentos do centro histórico.

Para quem quiser uma versão mais ocidental (e um pouco gordinha) do doce dá para pedir recheado com Nutella (não precisa, mas fica muito, mais muito bom mesmo!).

+ Onde comer em Praga: Dicas de Restaurantes, Cafés e Bares

Qual dessas comidas típicas você já experimentou ou ainda não conhecia? Conta aqui para a gente nos comentários!

Aproveita e fala para gente outras comidas típicas que você já provou e adorou pelo mundo! Vambora!

*** CONHEÇA MAIS COMIDAS TÍPICAS PELO MUNDO:
10 Comidas típicas da Alemanha para experimentar no país
11 Comidas típicas do Chile para experimentar quando você for
12 Comidas típicas da África do Sul para provar

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

  1. Stroopwafel é fabricado no Rio Grande do Sul com uma originalidade absurda, é igual comer os da Holanda. A empresa que fábrica é a Moinho, e as embalagens variam de quantidade e valor, mas 10 unidades podem facilmente ser encontradas pó 9 reais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui