Viajante Gourmet: 10 Comidas típicas da Alemanha para experimentar no país

1
Comidas típicas da Alemanha.
Comidas típicas da Alemanha. Foto: Camila Bellatini/Blog Vambora!

Quem pensa que comida típica alemã se resume somente a salsicha, batata e cerveja se engana, existem diversas comidas típicas da Alemanha para se experimentar quando for viajar ao país. Ok, esse trio é muitas vezes a base da alimentação alemã, mas basta conhecer um pouco mais da cultura local, para se surpreender, com diversas variações e comidas típicas diferentes, de norte a sul.

+ Chip internacional para usar o celular na Europa

Por exemplo, na primavera, o aspargo, especialmente o branco, vira prato típico apreciado no cardápio de quase todos os restaurantes alemães, bem como os cogumelos no verão. Essa prática de valorizar o ingrediente local, sazonal, apreciar o que está na época é algo que os alemães adoram e está cada dia mais na moda no país.

Doces típicos numa padaria alemã
Doces usando frutas vermelhas e ruibarbo, na padaria Kamps na Alemanha. Foto: GC/Blog Vambora!

Por isso, ao norte da Alemanha, nas áreas voltadas para o mar, as comidas típicas incluem frutos do mar, trutas e arenque. Já no inverno, biscoitos de gengibre e vinho quente reinam nas feiras no centro das cidades, isso são só alguns exemplos.

Confira abaixo então 10 comidas típicas da Alemanha mais famosas, para experimentar pelo menos uma vez, quando estiver no país. Vambora!

10-) Pretzel ou Bretzel

Pretzel ou Bretzel, uma das comidas típicas da Alemanha
Pretzel ou Bretzel, uma das comidas típicas da Alemanha mais famosas. Foto: Camila Bellatini/Blog Vambora!

Na Alemanha chamado de Bretzel, o Pretzel como conhecemos no Brasil, é um dos pães mais básicos e uma das comidas típicas da Alemanha mais famosas. Com um formato meio ovalado, possui um nó no meio e uma casquinha peculiar, formada ao se mergulhar o pão numa solução com bicarbonato de sódio antes de ser assada.

Os mais comuns vem com apenas sal por cima mas há inúmeras variações, incluindo coberturas doces (chocolate, amêndoas) e salgadas (queijos especialmente), vendido em diversos tamanhos, mas em especial grande ou muitooooo grande, virando quase uma refeição!

É encontrado em qualquer lugar, então não dá para sair da Alemanha sem experimentar pelo menos um Bretzel! Barato e viciante!

O que fazer em Berlim: Roteiro de 4 a 6 dias na cidade

9-) Cerveja, vinho e Apfelschorle

Cervejas alemãs
As famosas e deliciosas cervejas alemãs, diferentes em cada região do país. Foto: GC/Blog Vambora!

Quando se fala em bebida típica da Alemanha, impossível não pensar em cerveja! A produção inicial de cerveja no país vai bem fundo nas suas origens, vindo desde as tribos germânicas, passando pelos monges e chegando até a produção industrial nos dias de hoje.

E para quem gosta, a cerveja alemã possui uma variedade imensa, desde a do tipo pilsen (de baixa fermentação e leve, como conhecemos normalmente aqui no Brasil), até outras mais fortes e densas, como a Weiss (de trigo) e a Starkbier (cerveja forte produzida em uma época específica do ano e que tem até um festival, chamado de Starkbierzeit, dedicado só para ela em Munique).

Como no caso da salsicha (veja abaixo) cada região do país tem a sua cerveja local, então para não ter erro, ao viajar pela Alemanha, sempre pergunte qual é a cerveja local que eles te recomendam para servir em cada cidade.

Hofbrauhaus, a mais famosa cervejaria em Munique

Vinho Quente em Dresden
Vinho quente, um clássico no inverno. Foto: GC/Blog Vambora!

Mas quem pensa que só de cerveja vivem os alemães está altamente enganado. Na região do Rio Reno, por exemplo, o vinho do tipo Riesling (um vinho branco, aromático e ácido), produzido por lá, é um clássico para ser tomado. No inverno aliás, vinho quente é uma bebida básica no cardápio da maioria dos restaurantes, por todo o pais. Nada contra a cerveja, mas no frio, cai muito bem um vinhozinho desse para dar uma esquentada! 😉

E para quem não bebe ou não quiser beber álcool, uma outra bebida super típica alemã é a Apfelschorle, uma mistura de basicamente água com gás e suco concentrado de maça, leve, doce e delicioso. Você encontra a Apfelschorle em qualquer restaurante (muitas vezes eles produzem no próprio local a bebida, misturando os dois ingredientes) ou mesmo industrializadas (não tão gostosa, mais doce do que refrescante mas ainda muito boa!). Pedia em todos os lugares!

7 bares, biergarten e cervejarias em Munique para conhecer

8 -) Wurst e Currywurst

Currywurst em Berlim
Currywurst, comida típica da Alemanha, especialmente Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Wurst significa em alemão salsicha e cada região tem a sua especifica. Tem origem com os camponeses alemães, que usavam as tripas dos animais para esconder e comer partes menos apetitosas de carne, das mais variadas regiões de um ou diversos animais. Resumindo era uma forma de não desperdiçar nenhuma carne e comer de uma maneira mais criativa e gostosa partes não tão nobres dos bichinhos…

Pode se comer wurst a qualquer hora do dia, no café da manhã, ao lanchinho da tarde e jantar, com diferentes tipos de cozimento (cozida só na água, frita, grelhada, etc) sendo o mais comum servir a wurst com pão (especialmente o pretzel lá de cima), mostarda (doce ou apimentada, bem fortes e gostosas) e muitas vezes com chucrute (repolho cortado e cozido em vinagre, outra comida típica alemã super comum).

Weisswurst Hofbraeuhaus
Weisswurst com pretzel e mostarda: prato típico de Munique. Foto: kennejima_Flickr, CC BY 2.0

São diversos tipos de salsichas por todo o país, variando de região para região. A salsicha do tipo Bratwurst, por exemplo, uma das mais fáceis de se encontrar por toda Alemanha, leva carne de porco e vitela. Já a Weisswurst, branca, feita somente de vitela é comum no sul do pais, na Baviera e deve se retirar a pele antes de comer. Ao estar em determinada cidade vale perguntar no restaurante qual é a wurst mais típica para experimentar.

Já o Currywurst é nada mais do que uma variação do tema, com a salsicha cortada e coberta de ketchup e pó de curry (geralmente servido com batatas fritas). Mas não se engane, ainda que o currywurst seja encontrado por toda Alemanha, o original mesmo é de Berlim e considerado por todos o melhor e o único verdadeiro! Para os mais tradicionais, comer um currywurst em Munique por exemplo, é um absurdo (mas é permitido para turistas, menos mal! Ufa! rs)

Onde comer em Berlim: Dicas de restaurantes do café da manhã ao jantar

7-) Schnitzel

Schnitzel
Schnitzel, bife a milenesa versão alemã! Foto: bloomsburys, Flickr, CC BY 2.0

Nosso bife à milanesa, versão alemã, incluindo o tamanho, imenso! Geralmente feito de carne de porco ou vitela, tende a ficar bem fininho e crocante, mas também úmido e suculento por dentro da casquinha de pão que empana a carne.

É um prato muito comum de encontrar em qualquer restaurante alemão e geralmente vem acompanhado de batatas e uma fatia de limão, que dá toda a diferença no prato, pode acreditar! Como fritura e cerveja são melhores amigos, peça uma pilsen para acompanhar.

O que fazer em Munique: Roteiro de 4 a 5 dias na cidade

6-) Bolo Floresta Negra e doces de padaria (com muito marzipan e amêndoas!)

Bolo Floresta Negra
Bolo Floresta Negra, um clássico! Foto: photographybycolby, Flickr, CC BY 2.0

A Floresta Negra existe e fica na Alemanha, assim como bolo Floresta Negra, um dos mais famosos do mundo! Chamado localmente de Schwarzwälder Kirschtorte (sendo Schwarzwälder o nome da região da Floresta Negra, no sudoeste da Alemanha, e Kirschtorte, sendo Kirsch, o nome do licor de cereja usado na receita) o bolo já ganhou o mundo, mas a tradição e origem é alemã.

O local mais fácil de achar é realmente na região sul do país mas é possível encontrar por toda Alemanha, sendo que o sabor é incrivelmente mais “bêbado” do que encontramos nas outras versões pelo mundo (incluindo aqui no Brasil).

Castelo de Neuschwanstein: Todas as dicas para visitar o castelo dos sonhos na Alemanha

Padaria na Alemanha
Doces com marzipan e amêndoas nas padarias da Alemanha. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, ainda no clima de bolo e doces, as padarias alemãs (as ‘Bäckerei‘) são verdadeiros templos de delícias, muitas salgadas, mas especialmente as doces, com muita variedade, quase como temos aqui no Brasil, muitas vezes no formato de pão doce ou doces substanciosos, como os com marzipan (uma massa de amêndoa e açúcar) incrivelmente gostosa e super apreciada por todo o país.

Ainda que a origem do marzipan seja do Oriente, foi trazida para o continente europeu pelos árabes na Espanha. Na Alemanha, a cidade de Lübeck (bem ao norte) é conhecida como a origem do doce no país. Para quem adora amêndoas, tem que experimentar pelo menos um doce com marzipan na Alemanha!

Onde ficar em Munique: Dicas de hotéis e melhores regiões para se hospedar

5-) Doner Kebab

Doner Kebab
Doner Kebab, criado pelos imigrantes turcos na Alemanha e hoje uma das comidas típicas mais queridas (e baratas) da Alemanha! Foto: alexkehr, Flickr, CC BY 2.0

Talvez um dos pratos mais populares e baratos na Alemanha, e que viajou o mundo! O kekab é um espeto de carne muito comum na Turquia, que ganhou na Alemanha uma versão mais fácil de comer: dentro do pão!

Sua origem vem da população turca imigrante na Alemanha nos anos 70, que criou um sanduíche de carne assada (cordeiro, frango e vitela normalmente, feita no espeto giratório), servido no pão pita, com acompanhamentos como salada, molho de iogurte, simplesmente um sanduíche completo e delicioso. Pronto: nascia a comida fast food mais famosa da Alemanha e que em pouco tempo já ganhava adeptos em vários lugares do mundo (inclusive aqui no Brasil!).

A versão vegetariana com falafel (bolinho frito de grão de bico ou fava) é igualmente famosa e tão (ou mais na minha opinião) gostosa e saborosa quanto. Junto com o wurst é a comida típica alemã substanciosa mais barata que pode comer pelo país, encontrada facilmente em todos os lugares da Alemanha. Em Berlim, por exemplo, o Doner Kebab do Mustafa’s Gemüse Kebap, uma barraca no meio da rua, gera filas imensas, todo ano, a qualquer hora do dia e é mesmo o melhor doner kebab que já provei na vida (e olha que já fui para Turquia!).

4-) Spatzle

Kasespatzle, uma das comidas típicas da Alemanha
Prato de Kasespatzle, uma das comidas típicas da Alemanha. Foto: GC/Blog Vambora!

Num país em que a proteína animal reina praticamente em todos os pratos, o Spatzle é a saída mais comum para os vegetarianos ou quem quiser variar um pouco a dieta no país.

O Spatzle é um macarrão em formato bem pequeno (massa bem curtinha) feito com ovos, farinha e sal e cozido em água fervendo. O mais comum é servi-lo como prato principal, com molho de queijo, chamado de Käsespätzle (e muitas vezes cebola frita em cima, o que dá todo o diferencial e deixa muitooo mais gostoso) ou mais puro como acompanhamento de carnes com o molho do cozimento.

É outra comida típica da Alemanha muito comum de ser encontrada em qualquer restaurante e com preços bem legais. Aliás, vale perguntar o tamanho da porção quando for pedir no restaurante, pois em geral dá para dividir facilmente entre duas pessoas (especialmente o de queijo que sustenta muito!).

Berlim Descolada: Kreuzberg, Neukölln, Friedrichshain e Prenzlauer Berg

3-) Viva a batata! Kartoffelsalat e Kartoffelpuffer

Kartoffelsalat, salada de batata alemã
Kartoffelsalat, salada de batata alemã comum como acompanhamento de carnes, como porco. Foto: GC/Blog Vambora!

Se o porco é o animal sagrado para os alemães, encontrado nas mais diferentes formas e pratos, a batata pode ser considerada o vegetal mais sagrado e amado do país.

Na maior parte das refeições, é muito provável que você encontre batata como acompanhamento, fria ou quente. A Kartoffelsalat, salada de batata em português, por exemplo, vai com praticamente tudo na cozinha alemã, mas o sabor é bem diferente do que conhecemos aqui no Brasil, com um tempero misturando vinagre branco e pepino em conserva, que dá um gosto bem peculiar e ácido. Eu pessoalmente, que gosto de pepino, achei que iria gostar massss não foi uma das favoritas. rs

Nisso a Kartoffelpuffer é uma ótima opção: uma panquequinha de batata (ralada bem fina) e frita, que fica crocante por fora e macia por dentro. Como tudo que é frito, já ganha pontos no sabor (se bem que algumas podem vir bem encharcadas de óleo), mas é uma opção bem famosa para se comer como acompanhamento ou até mesmo numa versão agridoce, com compota de maçã ou frutas vermelhas por cima (ainda prefiro a versão salgada rs). Nisso já deu para perceber que batata em alemão se fala Kartoffel né? 🙂

+ Seguro viagem com desconto para Alemanha

2-) Strudel

Apfelstrudel na Alemanha
Apfelstrudel na Alemanha. Foto: Camila Bellatini/Blog Vambora!

Esse é um doce que conhecemos bem no Brasil, especialmente o Apfelstrudel (doce folhado com maçã). Embora a origem seja austríaca, é um doce muito comum e adorado na Alemanha, especialmente no sul (perto da fronteira com a Áustria).

E dá para entender bem porque ele faz tanto sucesso: uma massa folhada, recheada com maçã, açúcar, canela e muitas vezes passas e migalhas de pão, servido em geral quente ou morno, podendo vir acompanhado de creme ou sorvete, não tem como ficar ruim!

O de maça é o mais tradicional, mas existem diversos outros tipos de Strudel, como de nozes, o de quark (uma espécie de queijo coalhado feito de iogurte, super comum na Alemanha) e até mesmo salgado.

Se encantando por Dresden na Alemanha

1-) Lebkuchen

Lebkuchen, doce tipico da Alemanha
Lebkuchen, doce típico da Alemanha. Foto: Camila Bellatini/Blog Vambora!

Especialmente durante o natal e final do ano, o Lebkuchen, uma espécie de biscoito doce/pão de mel fino, é muito conhecido em diversas cidades da Alemanha.

Feito de farinha, ovos, açúcar, mel, especiarias (como canela, anis, cardamomo, gengibre), nozes e frutas cristalizadas é bem famoso em diversos países europeus, mas em especial na Alemanha.

O formato em coração aliás, é um dos mais famosos de se ver nas feiras de rua alemãs, com declarações de amor, frases divertidas, nome da cidade, etc. Até durante a Oktoberfest, o festival mais famoso da Alemanha, o Lebkuchen é vendido quase como um souvenir.

Para comer, entretanto, melhor comprar em alguma loja ou doceria especializada, já que esses em formato de coração vendidos nas ruas (muitas vezes gigantes!) ainda que totalmente comestíveis, são bem duros para dar uma mordida (além de caros!). Menores, em formato redondo ou quadrado, banhados no chocolate ou polvilhados açúcar são mais gostosos e fáceis de se comer. O que ninguém discute é que são bem fofos e bonitos, uma comida e lembrança bem legal para se trazer da Alemanha.

E esses são apenas alguns exemplos de comidas típicas da Alemanha. Já experimentou ou tem alguma outra favorita? Então compartilhe aqui com a gente nos comentários. Como deu para ver, dá para se comer muitooo bem na Alemanha! Vambora!

*** Veja mais dicas da ALEMANHA:
Viagem para Alemanha: 8 dicas para quem vai viajar pelo país
Todas as dicas de BERLIM no blog
Todas as dicas de MUNIQUE no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui