Viajante Gourmet: Salvador, a cidade da moqueca, acarajé, cocada, sorvete…

21

Quando você pensa em Salvador, o que vem na sua cabeça? Além da arquitetura do Pelourinho e o pôr do sol do Farol da Barra, não consigo deixar de imaginar um acarajé servido por uma baiana simpática e uma moqueca com farofa amarelinha na minha frente… 

Pois é! Além de tudo, Salvador tem uma culinária de fazer qualquer cair em tentação. Indo para a cidade, não dá para não experimentar:

moqueca restaurante Yemanja
Moqueca do Yemanjá. Foto: esvaziandoamochila.com

->Moqueca:

De peixe, camarão, mista (peixe com camarão), caranguejo e outros tantos tipos tão deliciosos! Tudo acompanhado pelo arroz branquinho, vinagrete, farofa de dendê e a pimentinha brava! Para não ter erro, o Yemanjá, restaurante clássico, continua servindo uma das melhores moquecas da cidade.

acaraje em salvador
Acarajé, com ou sem pimenta? Foto: turismobahia, Flickr

-> Acarajé:

Quem diria que um bolinho de massa de feijão( que não é um tutu), frito em óleo de dendé( e não é moqueca), recheado de caruru( feito do renegado quiabo), camarão (seco), vatapá( que pode ser uma refeição sozinha) e saladinha( que está mais para vinagrete) pode ser tão gostoso? Numa rixa tão grande quanto Bahia X Vitória, se você perguntar para um baiano é possível que cada um diga o nome de uma baiana do acarajé como favorita, então na dúvida vá em todas! Da Cira, Dinha ou Regina, a refeição será garantida!

cocada
Cocada….hummm…Foto: BethJu, Flickr

-> Cocada:

Pode ser a dura ou cremosa, branca ou preta…cocada é sensacional!!! Comida dos deuses! As cocadas “molinhas” é bom experimentar nos restaurantes (vem geladinha!), como o Yemanjá. As duras, nas barracas das baianas do acarajé ou no mercado modelo. Quero só todas! 😉

Sorveteria da Ribeira
Cardápio variado e local da Sorveteria da Ribeira. Foto: Divulgação

-> Sorvete:

Cidade calorenta precisa ter sorvete gostoso! O da Ribeira é um dos mais famosos, só que a distância dos bairros onde ficam os hotéis é grande e desanima um pouco a ida. Para não passar vontade a sorveteria “A Cubana” não fica muito atrás não! No meio do Pelourinho ou na entrada do Elevador Lacerda, peça uma bola de coco, outra de mangaba, outra de cupuaçu, outra de….. :-)

Água de coco
Uma água de coco para finalizar….ou recomeçar… Foto: Jose Oliveira, Flickr

-> Água de coco:

A qualquer hora, lugar, para acompanhar qualquer dessas comidinhas ai, ou pura mesmo! Tomo dois bem gelados agora! E outros dois mais tarde…

Ficou com vontade? Não precisa! Vambora para Salvador!     

*** Veja mais dicas de SALVADOR no blog:
Salvador: um roteiro básico

Hotéis descolados em Salvador
O melhor acarajé 

Vila do Diogo: um bate e volta perfeito de Salvador 

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

21 COMENTÁRIOS

  1. O sorvete da Ribeira é o melhor, muito bom mesmo, você sente o gosto da fruta e é o mais premiado da Bahia. Mas quando escurece o bairro da Ribeira fica realmente SINISTRO #medo!!! então não fique até tarde lá #ficaadica

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Blog Vambora! and Blog Vambora!, Carolina Rodrigues. Carolina Rodrigues said: Recomendo: Viajante Gourmet: Salvador, a cidade da moqueca, acarajé, cocada, sorvete… http://goo.gl/fb/Usq43 […]

  3. Olá Guta,
    estou fazendo uma compilação sobre blogs de “viajantes”. Um dos campos é uma “Bio” e sobre você não consegui encontrar informações. Se possivel precisaria só da sua idade e da profissão (formação acadêmica). Se possível, me responda por aqui mesmo, ou se preferir, no meu email
    Grato desde já!
    Pedro

  4. Que loucura. A Ribeira é um dos bairros mais tranquilos da cidade. E não é tão longe assim do Centro ou da Barra. Na bandeira 1, o táxi chega até lá por uns 20 reais. Aproveite o dia em que for conhecer o Mercado Modelo, siga pela Cidade Baixa, e vá direto para a Igreja do Bonfim, e de lá vá terminar a tarde na Ribeira, ou vendo o melhor pôr-do-sol na Ponta do Humaitá. É tudo perto, só não dá pra ir a pé.

  5. Estive com minha mana em março de 2009, na Ribeira só pra tomar o melhor sorvete do mundo. E era mesmo, pois ainda não tinha experimentado algo tão bom. Parabéns baianos!

  6. Moro em Salvador,só prá dar uma dica muito legal ,existe um bar que descemos de teleferico muito legal fica praticamente no do mar,chama-se Mari- Mari fica dentro do Apart Hotel Vitoria Marina ,no Bairro elegante do Corredor da Vitória ,vale a pena conhecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui