Viajante Gourmet: Onde comer em Amsterdam: Restaurantes e comidas típicas para experimentar

2
Stroopwafel
Stroopwafel, comida típica da Holanda que você precisa experimentar em Amsterdam! Foto: GC/Blog Vambora!

A Holanda não é mundialmente famosa pela sua gastronomia, mas como qualquer bom país com influência de imigrantes, conseguiu criar algumas tradições culinárias que passam por bons restaurantes e comidas típicas variadas bem gostosas (e diferentes!). Bons lugares onde comer em Amsterdam (especialmente bons e baratos, que foi o foco dessa nossa viagem) a gente conseguiu experimentar vários, e por isso compartilha as dicas aqui com vocês. Vambora!

Onde comer em Amsterdam: Restaurantes e comidas típicas para experimentar na cidade

Amsterdam é famosa por ser uma cidade cara na Europa, mas isso não significa, na hora de comer, viver de fast food genérico ou comer mal. Ao contrario: quem quer (e você verá as dicas abaixo) dá para experimentar muitos restaurantes em Amsterdam legais e comidas típicas holandesas deliciosas sem gastar muito. Confira abaixo:

1-) Frites

Onde comer em Amsterdem: Vleminckx, famoso pelas batatas fritas. Foto: GC/Blog Vambora!
Onde comer em Amsterdem: Vleminckx, famoso pelas batatas fritas. Foto: GC/Blog Vambora!

Nada mais básico e universal que uma batata frita certo? Em Amsterdam, as fritas, ou melhor frites como são chamadas por lá, são super tradicionais e tem uma cultura local de comê-las em cones de papel, servidas com maionese ou os mais diversos molhos e condimentos. Lembra muito inclusive as batatas belgas (inclusive chamam lá também de “Belgian Fries”).

Uma das mais, se não a mais famosa de Amsterdam, é a Vleminckx, basicamente um estabelecimento que é um “buraco na parede” da onde é possível ver a cozinha numa das vielas no centro histórico de Amsterdam. Existem outras parecidas, mas a Vleminckx é sempre a mais recomendada (e por isso não é estranho local sempre estar com alguma fila).

Dos sabores, as mais tradicionais são com molho de maionese e ketchup. Já as mais diferentes, mas super recomendadas, são as picantes incluindo curry, spice ketchup e maioneses com alho e limão. Não duvide: pode ser a melhor batata frita que você comerá na vida!! + info: http://vleminckxdesausmeester.nl/en/

2-) Kroketten

Kroketten, croquete de carne da rede FEBO em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Kroketten, croquete de carne da rede FEBO em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Por falar em parede, Amsterdam possui um dos mais curiosos tipos de comida de rua do mundo: máquinas de rua automáticas (como dessas mais comuns que vendem água e refrigerante) vendem comidas expostas em vitrines, sem atendentes. Basta escolher que alimento você deseja, colocar o dinheiro e retirar no local indicado a sua comida. Pronto, simples assim!

FEBO é o nome dessa rede de fast food holandesa que já ganhou o mundo. Entre as dezenas de opções de delícias servidas, a kroketten (croquetes de carne holandesa, empanadas e fritas) são a pedida mais famosa. Há quem diga que melhor croquete não há! Há de vitela, frango, etc.

Mas para quem quiser, há outros diversos tipos de comidas no FEBO também, como hambúrguer, sanduíches, queijo frito, até sorvete e Milk shake, tudo com preços muito em conta, ou seja, perfeito para quem está com orçamento curto ou quer experimentar comidas universais servidas de maneira única holandesa! 🙂

Para quem fica um pouco desconfiado com a qualidade e procedência da comida, pode ficar tranquilo pois essas “vending machines” (ou como chamam por lá de “automat”) são abastecidas diariamente com alimentos frescos, sempre com alta preocupação com higiene e qualidade dos alimentos ali produzidos. Só experimentando! + info: http://www.febo.nl/

3-) Haring

Arenque, ou haring em holandês, é um peixe do mar do norte super comum na Holanda, pequeno e rico em gordura. A tradição holandesa é servi-lo cru, apenas marinado ou temperado com sal, geralmente com cebola e picles ou como recheio num sanduíche no pão. Praticamente um hot dog, versão marítima, ou quase rs…

É servido em muitos lugares em Amsterdam, geralmente em barracas de rua, sendo alguns super bem recomendados como o Stubbe’s Haring. + info: https://pt.foursquare.com/v/stubbes-haring/4affc578f964a5200e3a22e3

4-) Stroopwafel

Stroopwafel: comida típica da Holanda deliciosa!! Foto: GC/Blog Vambora!
Stroopwafel: comida típica da Holanda deliciosa!! Foto: GC/Blog Vambora!

Antes de ir para Holanda nunca tinha experimentado um Stroopwafel na vida. Depois de ter voltado para o Brasil, se pudesse, comeria um Stroopwafel todos os dias! Como algo tão simples pode ser assim tão bom!

Para quem adora um doce, esse waffle fininho, recheados de caramelo é uma das melhores coisas da Holanda, de verdade! Quando feito na hora então, com o caramelo no meio ficando derretido, é algo surreal. Você encontra Stroopwafel em muitos lugares em Amsterdam, mas o mais barato será sempre no supermercado (como o Albert Heijn – veja mais abaixo).

Stroopwafel no parque Keukenhof na Holanda. Foto: GC/Blog Vambora!
Stroopwafel no parque Keukenhof, pertinho de Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

A marca que mais gostei foi a Daelmans, crocante e não muito doce, mas existem diversas, inclusive “genéricas” do supermercado. Se puder, peça um feito na hora, numa das muitas barracas espalhadas pela cidade. Se comprar numa loja ou supermercado, uma ótima dica que vi no blog Ducs Amsterdam é aquecer o waffle pondo em cima da sua xícara de café ou chá: nisso o caramelo do recheio derrete e tudo fica ainda mais gostoso!

OBS: A marca Daelmans, que se encontra no supermercado, possui algumas embalagens super fofas de Stroopwafel que dão ótimas lembrancinhas de viagem para trazer para o Brasil e presentear!

5-) Supermercado Albert Heijn

Supermercado Albert Heijn em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Supermercado Albert Heijn em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma verdadeira instituição holandesa, a rede de supermercados Albert Heijn é encontrada por todo país. Para os locais, é apenas um supermercado, mas para o turista, pode ser a porta de entrada de um mundo de gostosuras holandesas por um ótimo preço e qualidade!

Super bonitinho, organizado e com versões Express (com mais produtos para consumo imediato) é um ótimo lugar para fazer compras das mais básicas e essenciais até experimentar comidas típicas holandesas e fazer uma boa refeição pagando pouco.

Como já falamos acima, é um dos melhores lugares para comprar Stroopwafel, queijos e até pratos prontos, que podem ser degustados num parque fazendo pic nic, até na beira de um canal. Bom, barato e gostoso!

Aliás, uma das unidades mais famosas do Albert Heijn (existem diversas unidades por Amsterdam), fica na Museumplain, perto do museu Stedelijk, perfeito para comprar alguns itens e fazer um picnic por lá ou mesmo no Vondelpark, o parque mais famoso de Amsterdam, super agradável e que fica bem próximo também. + info: https://www.ah.nl/

OBS: Para quem esquecer de comprar alguma lembrança de viagem, há um supermercado Albert Heijn dentro do aeroporto de Amsterdam também!

6-) Fast food saudável: Wok to Walk e Maoz

Maoz, rede de comida holandesa estilo fast food mas super saudável! Foto: Divulgação Maoz/Facebook
Maoz, rede de comida holandesa estilo fast food mas super saudável! Foto: Divulgação Maoz/Facebook

Precisa de algo mais substancioso mas ainda barato? Essas duas redes holandesas de comida são uma ótima opção para comer muito bem e pagando pouco em Amsterdam. Ambas mostram que fast food não precisa ser só sanduíche ou algo não saudável.

A primeira, a Wok to Walk nasceu em Amsterdam e é famosa por comida estilo tailandesa, especialmente noodles e arroz, sempre acompanhados de proteína, vegetais e molhos orientais. Paraíso para carnívoros e vegetarianos.

Já o Maoz, vai pelo caminho do Oriente Médio, também sendo estilo fast-food de qualidade e nesse caso, totalmente vegetariano. Criada em Amsterdam já possui diversas filias no mundo (inclusive em São Paulo), famoso pelo falafel (bolinhos de grão de bico), servidos em sanduíches e/ou com saladas. Saudável, gostoso e o bolso também agradece! + info: http://woktowalk.com e  http://maoz.com.br/

7-) Queijos holandeses e loja Reypenaer

Queijo holandês maturado Restaurante Winkel 43 Amsterdam
Queijo holandês maturado: tradição de gerações. Foto: GC/Blog Vambora!

Muito famosa pelos seus queijos, a Holanda tem uma produção incrível de variados tipos de queijos que já ganharam o mundo. O Gouda, por exemplo, é um dos mais famosos, sendo aquele queijo amarelo arredondado com sabor suave, com alguns furinhos pequenos, produzido com leite de vaca, cuja cidade de Gouda, fica bem próxima de Amsterdam inclusive.

Outros queijos holandeses famosos são o Maasdam (um dos meus preferidos, com muitoosss furos, com um gosto adocicado e toques de nozes) e o Edam (famoso pela “casca” vermelha, em formato esférico, também denominado por uma cidade no norte da Holanda), mas há diversos outros tipos e variações.

Em Amsterdam, um dos lugares mais famosos para experimentar os queijos holandeses é a loja da produtora Reypenaer. Além de comprar, dá também para experimentar todos, além de fazer degustação de queijos harmonizada com vinhos. Dura por volta de 1h e custa 15 euros, é sensacional! + info: https://www.reypenaercheese.com/en/home

OBS: Uma notícia boa para os amantes de queijo, é que é possível trazer do exterior queijos para o Brasil. Numa norma de 2016, é liberado trazer agora até 5kg por pessoa, estando o alimento acondicionado na embalagem original, com rótulo (para saber a procedência e identificação).

8 -) Cerveja holandesa: Heineken Experience e Brouwerij ‘t IJ

Brouwerij 't IJ cervejaria dentro de um moinho em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Brouwerij ‘t IJ cervejaria dentro de um moinho em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

A produção de cerveja na Holanda é tão grande e famosa quanto nos seus vizinhos, Bélgica e Alemanha. Com uma tradição que vem dos monges e ganhou o mundo com a Heineken, beber uma boa cerveja na Holanda faz parte da cultura do país.

A Heineken, provavelmente é a marca de cerveja holandesa mais famosa do mundo, mas há outras também como a Amstel, facilmente encontrada em todos os bares e restaurantes de Amsterdam.

Para quem gosta de se aprofundar um pouco mais no assunto dá para fazer tours em cervejarias (como na Heineken Experience, que a gente já contou num outro post como é) e conhecer marcas e produtores menores, como a charmosa e deliciosa Brouwerij ‘t IJ.

Essa cervejaria fica localizada num moinho em Amsterdam é linda e possui cervejas e comidinhas sensacionais, que valem o passeio, tanto para quem ama cerveja até quem não liga muito (o fato de estar num moinho holandês no meio de Amsterdam já vale a visita!).

Cerveja e queijos da cervejaria Brouwerij 't IJ em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Cerveja e queijos da cervejaria Brouwerij ‘t IJ em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

As cervejas produzidas lá são orgânicas e eles possuem uma carta fixa de 7 rótulos, além de mais algumas sazonais que variam no ano, de vários tipos, incluindo trigo, lager, IPA e etc. O ambiente é super gostoso, informal e dá para passar muitas horas lá dentro e no terraço de baixo do moinho experimentando as cervejas, conversando e vendo o tempo passar.

Para acompanhar, peça embutidos ou um dos queijos da casa, especialmente um produzido lá com leite de ovelhas alimentadas com o resto dos cereais da produção da cerveja. Para quem não bebe cerveja, há vinho, suco de maçã e ginger ale para tomar.

Há ainda também dentro da Brouwerij ‘t IJ tours para conhecer a produção, toda sexta, sábado e domingo às 15h30 (em inglês). O passeio dura por volta de 20 minutos e custa 5,50 euros, incluindo uma cerveja de sua preferência no final. O ingresso é vendido apenas na própria cervejaria no dia do tour. Como a Brouwerij ‘t IJ fica aberta (todos os dias) das 14h às 20h, quem quiser fazer o tour vale chegar no horário de abertura, para garantir o ingresso dada a grande procura. + info: http://www.brouwerijhetij.nl/

9-) Restaurante Winkel 43

Torta de maça do Restaurante Winkel 43 em Amsterdam, a melhor da cidade. Foto: GC/Blog Vambora!
Torta de maça do Restaurante Winkel 43 em Amsterdam, a melhor da cidade. Foto: GC/Blog Vambora!

Essa dica tinha visto no Lonely Planet e também no blog Ducs Amsterdam, e ao ler diversas vezes a frase “melhor torta de maçã de Amsterdam” sabia que tinha que ir lá experimentar de qualquer jeito!

O Winkel 43 é um restaurante super simpático, despretensioso e jovem no bairro de Jordaan (pertinho da Casa de Anne Frank) e que fica aberto o dia todo. É um delícia tanto para tomar café da manhã, almoçar, petiscar a tarde e ir jantar num lugar charmoso a noite.

Há um salão pequeno e também mesas do lado de fora, super gostoso quando o tempo começa a esquentar em Amsterdam.

Quando fui, cheguei com fome então antes da torta, experimentei outras coisas, incluindo queijos e cerveja holandesa (é claro!). Como estava frio, inclui também uma sopa de ervilhas (super boa) para dai finalizar com chave de ouro a refeição com a torta de maçã.

É muito comum a torta de maçã vir acompanhada de creme inglês ou chantilly. Não sendo muito fã dos acompanhamentos, pedi a torta pura e estava “bem boa mesmo!!”. Ainda que não seja o meu doce favorito no mundo, devo dizer que está entre as melhores tortas de maçã que já experimentei! O pedaço é imenso então se estiver em mais pessoas, pode dividir sem dó. Aliás, é muito comum encontrar no restaurante pessoas indo só para comer a torta com um café, tal é a fama do lugar! + info: http://www.winkel43.nl/

Dica: Café X Coffeeshop X Koffiehuis

Cafe 't Smalle, cafe/pub em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
Cafe ‘t Smalle, cafe/pub em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Por falar em café, uma observação importante e que causa muita confusão nos turistas em Amsterdam: quando um holandês diz “Cafe” significa na verdade um pub, para beber, mais especificadamente cerveja ou outros tipos de bebida, e passar algumas horas curtindo o seu tempo.

Já coffeshop são as casas liberadas para o fumo de maconha, haxixe, ou outras substâncias aceitas no país, como alguns cogumelos, e alimentos com esses alimentos. Importante: o uso desses tipos de drogas não são legalizados na Holanda, mas sim tolerados. Ou seja, não há oba oba no uso, mas um bom senso de que se alguém quiser consumir ou experimentar, pode fazer nesses locais.

Por fim uma koffiehuis é o lugar, ai sim, para tomar um cafezinho, chá e comer algo a qualquer hora do dia, como a gente normalmente conhece.

DampKring, coffeshop em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!
DampKring, coffeshop em Amsterdam. Foto: GC/Blog Vambora!

Existem diversos na cidade, tanto cafés como coffeshops e koffiehuis. Para saber onde está entrando, um café super charmoso e histórico é o Cafe ‘t Smalle, com uma área externa a beira de um canal no bairro de Jordaan, super agradável. Já alguns dos coffeshops mais conhecidos de Amsterdam são o The Bulldog, uma rede com vários endereços pela cidade e o DampKring, que serviu de cenário para o filme “12 homens e Outro segredo”.

Voltando no quesito restaurantes em Amsterdam, a gente não conseguiu ir mas são super bem recomendados também o Foodhallen (um galpão cheio de restaurantes e barracas de comidas de diversos lugares do mundo para experimentar) e o Moeders (restaurante tradicional de comida típica holandesa).

E você, tem dicas de lugares legais onde comer em Amsterdam, restaurantes e comidinhas para experimentar na cidade? Conta e compartilha com a gente nos comentários! Vambora comer muito bem em Amsterdam!

*** Veja mais dicas de AMSTERDAM no blog:
– Heineken Experience: Tour de cerveja e diversão em Amsterdam
– Casa de Anne Frank em Amsterdam: Todas as dicas para visitar
TODAS as dicas de AMSTERDAM no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui