Viajante gourmet: O que comer em Nova York – 10 comidas típicas para experimentar

7
O que comer em Nova York: 10 comidas típicas incluindo é claro, um ótimo hambúrguer! Foto: GC/Blog Vambora!
O que comer em Nova York: 10 comidas típicas para comer, incluindo é claro, um ótimo hambúrguer! Foto: GC/Blog Vambora!

A resposta mais rápida para a dúvida “O que comer em Nova York?” deveria ser “Tudo!”, isso porque Nova York é uma cidade global, com comidas e restaurantes de diversos países. A vontade que dá é comer de tudo mesmo!

Mas Nova York, como uma boa cidade cosmopolita, também “criou” pratos típicos que nasceram ou foram aperfeiçoados lá e que dai ganharam o mundo. O fato é que tem comidas para todos os gostos e o mais legal, esses pratos cabem no bolso de todo o visitante que vai para a cidade. Vambora então experimentar o que Nova York tem de mais gostoso e típico!

O que comer em Nova York: 10 comidas típicas para experimentar na cidade!

10-) Hot dog

Hot Dog em NY no Papaya Dog. Foto: GC/Blog Vambora!
Hot Dog em NY no Papaya Dog. Foto: GC/Blog Vambora!

Vamos começar do básico e clássico: hot dog ou o famoso cachorro-quente nova-yorkino! De verdade: deve ter praticamente uma barraquinha ou restaurante de hot dog em cada esquina de Nova York!

Obviamente não são todos bons, aliás, na primeira vez que estive em Nova York comi um fraquíssimo num carrinho de uma esquina qualquer. Em outra viagem voltei com foco para experimentar um bom e dai não decepcionei! Na lista dos melhores hot dogs de Nova York estão o dos restaurantes Gray’s Papaya, o Papaya Dog e o Nathan’s Famous.

Papaya Dog, um dos melhores cachorros quentes de Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!
Papaya Dog, um dos melhores cachorros quentes de Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

O Nathan’s, um dos mais tradicionais hot dogs de Nova York, é de 1916, criado em Coney Island no Brookyn. Uma verdadeira instituição nova-yorkina, o Nathan’s Famous possui várias unidades em Nova York, mas quem puder vale ir no local original em Coney Island e aproveitar para curtir uma praia (SIM, Nova York tem PRAIA!), além do parque de diversão Luna park em Coney Island, pertinho de Manhattan! Veja mais nesse post: Coney Island: praia e parque de diversão em Nova York!

9-) Bagel

Diferentes tipos de bagel. Foto: Ess-a-Bagel/Divulgação
Diferentes tipos de bagel. Foto: Ess-a-Bagel/Divulgação

De origem judaica, o bagel é um pão redondo (com um furo no meio) que é cozido e depois assado, fato que transforma totalmente a sua textura e sabor, diferenciando-o de um pão comum. Como a comunidade judaica em Nova York é bem grande, o Bagel logo dominou as ruas da cidade, se transformando no café da manhã nº1 de praticamente todo nova-yorkino.

Existem diversas variações de bagel, que vão desde o básico sem nada, até com massa integral e os polvilhados com sementes e papoula, esse meu favorito, já que deixa a casquinha super crocante. Se pode comê-lo puro ou a forma tradicional de Nova York, servido com cream cheese, salmão defumado e cebolinha. É maravilhoso e serve muito bem para qualquer refeição e não só café da manhã.

Bagel com salmão defumado e cream cheese, clássico de Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!
Bagel com salmão defumado e cream cheese, clássico de Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Praticamente todas “Delicatessen” ou “Delis”, como os moradores costumam chamar, servem, mas há alguns lugares especializados em bagel em Nova York, como o Absolute Bagels e o Ess-A-Bagel. Dá para encontrar ótimos também em mercados como o Whole Foods e o Zabar’s.

8- ) Pastrami

Katz's Deli NY
Sanduíches incríveis de pastrami do Katz’s Deli em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Pastrami é uma das carnes mais famosas de Nova York: trata-se de um corte de boi, a parte do peito, que é curada, defumada e depois cozida no vapor, junto com uma série de especiarias que dão uma crosta saborosa e uma carne super tenra, quase desmanchando. É um outro prato típico judaico, que ganhou as ruas de Nova York nas “Delicatessen”.

Sal‹o do restaurante Katz's Deli em Nova York, famoso pelo sanduíche de pastrami. Foto: GC/Blog Vambora!
Sal‹o do restaurante Katz’s Deli em Nova York, famoso pelo sanduíche de pastrami. Foto: GC/Blog Vambora!

O pastrami é geralmente servido com pão de centeio e mostarda e deve ser provavelmente um dos melhores sanduíches que você comerá em Nova York, especialmente se for ao Katz’s Deli. A casa, aberta em 1888, guarda com segredo a receita do seu pastrami, sendo o restaurante favorito de muitos moradores, além dos turistas, é claro. Simples, despretensioso e delicioso! Veja mais nesse post: Isso que é sanduíche! Katz’s Deli em NY

7-) Lobster roll

Lobter roll ou o sanduíche de lagosta em Nova York. Foto: Divulgação/Luke's Lobster
Lobter roll ou o sanduíche de lagosta em Nova York. Foto: Divulgação/Luke’s Lobster

Nascido na costa de New England, o Lobster roll nada mais é do que um sanduíche de lagosta, temperado com maionese, saladinha e geralmente servido num pão “tipo” de cachorro quente. Pode parecer uma heresia servir lagosta assim, mas numa área com tanta abundância do crustáceo, servi-las no pão, até parece um pouco natural.

Ed's Lobster Bar em Nova York. Foto: Divulgação/Ed's Lobster Bar
Ed’s Lobster Bar em Nova York. Foto: Divulgação/Ed’s Lobster Bar

Em Nova York, o sanduíche é um sucesso, tanto que existem restaurantes especializados nele, como o Ed’s Lobster Bar e o Luke’s Lobster, ambos considerados os dois melhores da cidade para essa comida típica americana.

6-) Noodle e Lámen

Lámen em Nova York
Lámen em Nova York: influência oriental dominando as ruas da cidade. Foto; GC/Blog Vambora!

Deu para ver que Nova York é o lar de muitos imigrantes, com judeus e italianos, influenciando muito a culinária da cidade. O que Nova York possui também é uma grande influência asiática, criando por lá uma cultura do noodle e lámen, o macarrão oriental.

Momofuko Noodle Bar NYC
Ambiente moderno e descolado do Momofuko Noodle Bar em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

O noodle possui muitas variações, com as mais conhecidas da cozinha japonesa, chinesa e coreana. Uma das mais famosas é o lámen, com a massa cozida num caldo e servida com uma série de acompanhamentos (como vegetais, carne de porco, ovo, algas, brotos, etc.). No frio, especialmente é o tipo de comida barata, reconfortante e que sustenta, por isso os nova-yorkinos amam e há centenas de restaurantes que servem ou se especializaram no prato na cidade.

Momofuco Noodle Bar
Noodle/Lámen delicioso do Momofuko em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Um dos que mais gostei, foi o Momofuku, restaurante moderno e com ótimos preços, onde o noodle ganhou versões mais ousadas e super deliciosas. O clima é jovem, descontraído, com decoração moderna, onde se senta no balcão ou mesas coletivas. Vale ir para ter uma experiência nova-yorkina única! A gente já contou mais dele nesse post: 8 restaurantes em Nova York para dar uma volta ao mundo.

5-) Eggs Benedict

Eggs Benedict no brunch em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!
Eggs Benedict no brunch em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

O “Brunch”, aquela refeição que mistura café da manhã com almoço, é quase uma instituição nova-yorkina, sendo tradicional aos finais de semana. E um dos, se não, o prato mais famoso para se comer num “brunch” em Nova York são os Eggs Benedict, ou em português ovos beneditinos.

A história diz que o prato foi criado em Nova York, por isso é super comum encontrá-lo na maioria dos restaurantes que servem brunch e café da manhã. Alguns dos mais famosos e bem recomendados são o Norma’s, Sarabeth’s, Russ & Daughters Café e o tradicional Delmonico’s, onde dizem que os ovos beneditinos “nasceram” em Nova York. 🙂

Brunch em NY: tradição aos finais de semana. Foto: GC/Blog Vambora!
Brunch em NY: tradição aos finais de semana. Foto: GC/Blog Vambora!

Para resumir, o “Eggs Benedict”, trata-se de ovos poché (com a gema molinha no meio), servidos com bacon, molho hollandaise (feito de ovo, manteiga e limão) e na base um pão (podendo ser bagel, muffin inglês, etc.). É possível encontrar muitas variações, como com salmão defumado, tomates, etc. É delicioso!!

4-) Cheesecake

Cheesecake do Junior's em NY. Foto: GC/Blog Vambora!
Cheesecake do Junior’s em NY. Foto: GC/Blog Vambora!

O cheesecake é uma sobremesa tradicional americana, sendo uma espécie de torta de queijo, com uma base de massa de bolacha doce, podendo ou não ter uma cobertura. Em Nova York há uma versão própria: no “New York style Cheesecake”, além do cream cheese é usado também heavy cream ou sour cream, o que deixa o recheio bem mais denso e substancioso que os demais.

Eileen's Special Cheesecake de morango. Foto: Divulgação
Eileen’s Special Cheesecake de morango. Foto: Divulgação

Em Nova York, há até uma briga para saber qual é o melhor cheesecake da cidade, sendo a disputa mais acirrada entre o Junior’s e a Eileen’s Special Cheesecake. Eu que não sou muito chegada em Cheesecake gostei muito do Junior’s, mas aviso: o pedaço é bem grande então dá fácil para dividir. A Cheesecake Factory, rede americana famosa por todo país, possui unidades em Nova York, mas ainda que tenha muitas variedades de cobertura, o doce aqui não é tão bom e recomendado quanto nos outros dois restaurantes.

3-) Cupcake

Cupcake da Magnolia Bakery em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!
Cupcake da Magnolia Bakery em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

A moda dos cupcakes parece ter diminuído pelo mundo, mas não em Nova York. Aqui, o bolinho continua sendo protagonista de muitas docerias na cidade. A Magnolia Bakery, por exemplo, é uma das mais famosas lojas de cupcake em Nova York mas eu, honestamente achei muito doce.

Magnolia Bakery em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!
Magnolia Bakery em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que não tenham a mesma fama e publicidade, quem quiser outras opções de lugares, a Two Little Red Hens e Georgetown Cupcake são também super famosas pelos seus cupcakes em Nova York.

Cupcakes lindos da Georgetown Cupcake em Nova York. Foto: Divulgação
Cupcakes lindos da Georgetown Cupcake em Nova York. Foto: Divulgação

Os sabores variam muito de loja em loja, incluindo misturas inusitadas incluindo até bacon, mas os clássicos Red Velvet, chocolate, baunilha e banana pudin, são os eternos favoritos de quem ama cupcakes.

2-) Pizza

Totono's Pizza em Coney Island
Totono’s Pizza em Coney Island, uma das mais tradicionais de Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma das comidas universais mais famosas do mundo e que ganhou em Nova York um lugar permanente no coração de moradores e turistas: a Pizza!

Com tantos imigrantes italianos, é claro que Nova York seria famosa também por sua pizza e por isso mesmo, não é estranho encontrar em qualquer esquina (junto com os hot dogs), algum lugar vendendo pizza, especialmente em fatias. Os americanos, e os nova-yorkinos em especial, adoram comer pizza com a mão!

Artichoke, nossa pizza favorita em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!
Artichoke, nossa pizza favorita em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Em Nova York, a massa tende a ser um pouco mais fina do que no Brasil, bem como com um pouco menos de recheio (mais parecido com a Itália), mas mesmo assim há lugares com pizzas excelentes!

Em Little Italy e no Brooklyn, por exemplo, bairros com muitos descentes de italianos, há pizzarias super famosas como a Totonno’s (que a gente já falou nesse post sobre Coney Island) e a Grimaldi’s. Já em Manhattan, nossa favorita é a Artichoke, super despretensiosa e cujo sabor mais famoso é o que dá nome a pizzaria: de Alcachofra, com muitoooo queijo e espinafre! Pode parecer estranho, mas surpreende e é super saborosa! Vale a visita.

1-) Hambúrguer

Hambúrguer do Shake Shack em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!
Hambúrguer do Shake Shack em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

Como boa cidade americana, o hambúrguer não poderia faltar nessa lista de sugestões comidas típicas para comer em Nova York! Aliás, foi em Nova York que o hambúrguer, há alguns anos, voltou a ganhar status de “comida de verdade” e não mais apenas comida de fast food.

O prato está presente do menu do restaurante 5 estrelas até na delicatessen da esquina, cada um com a sua receita especial. São muitos os lugares que servem bons hambúrgueres em Nova York, mas temos dois favoritos:

Shake Shack no Madison Square Park em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!
Shake Shack no Madison Square Park em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

1º – Shake Shack: Até hoje o melhor hambúrguer de Nova York para nós! Super macio e suculento, com um pão também delicioso, o Shake Shack é mesmo excelente! A principal loja, localizada no Madison Square Park, onde tudo começou, continua sendo um dos melhores lugares para experimentar, ainda que as filas possam desanimar. Até a versão vegetariana dele, com cogumelos e queijo é de deixar qualquer carnívoro com água na boca. Veja mais sobre a nossa experiência no Shake Shack de Nova York, nesse post: Shake Shack: Um hambúrguer para deixar de ser vegetariano.

Burger Joint em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!
Burger Joint em Nova York. Foto: GC/Blog Vambora!

2º – Burger Joint: Como o Shake Shack acima, o Burger Joint nasceu despretensioso, com objetivo de voltar as origens do verdadeiro hambúrguer, sem firulas, com ingredientes de qualidade. O ambiente do Burger Joint é também bem descolado, podendo os clientes inclusive desenharem e escreverem em qualquer superfície do local. A loja original, “escondida” no hall do hotel Le Parker Meridien continua sendo uma das mais legais para ir, especialmente pela experiência de entrar numa “portinha” dentro desse hotel 5 estrelas, pagando poucos dólares por um excelente hambúrguer!

Ótimo hambúrguer do Burger Joint em Nova York! Foto: GC/Blog Vambora!
Ótimo hambúrguer do Burger Joint em Nova York! Foto: GC/Blog Vambora!

Deu para ver que há comidas típicas, com a cara de Nova York, para todos os gostos e bolsos! Existem muitos restaurantes e comidas deliciosas para experimentar na cidade, mas essas são as nossas favoritas! E as suas? Compartilhe com a gente nos comentários as que mais gostou!

Depois dessas dicas, já decidiu então onde e o que comer em Nova York? Vambora!

*** Veja mais dicas de NOVA YORK no blog:
 10 lojas essenciais para se comprar em Nova York
– Dicas para usar ônibus e metrô em Nova York
– Roteiro pelo Central Park
– TODAS as dicas de NOVA YORK do blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui