Vivendo e aprendendo: Viagem para Alemanha – 8 dicas para quem vai viajar pelo país

20

A Alemanha é um país único, repleto de peculiaridades que fazem de uma viagem para lá algo muito especial, diferente de qualquer outro lugar do mundo. Confira abaixo então 8 dicas e curiosidades para que sua viagem para Alemanha seja melhor e ainda mais inesquecível.

Mapa Alemanha
Vambora para Alemanha!

Viagem para Alemanha – 8 dicas e curiosidades para viajar pelo país:

1-) Saiba falar algumas palavras em alemão

Ainda que o alemão seja realmente uma língua complicada de se aprender rapidamente, saber falar uma expressão ou outra numa viagem para Alemanha é garantia de um sorriso mais aberto e início de uma conversa ainda mais amistosa. Por isso, aprenda que:

  • “Hallo” (pronuncia-se “Hallooooo”, puxando o “o” mesmo, fazendo quase um “bico” com a boca) significa “Oi”.
  • “Tschüss” (pronuncia-se “Tieeuss”, falando rápido), significa “Tchau”.
  • “Bitte” (pronuncia-se “Bi-te”), significa “Por favor”.
  • “Danke” (pronuncia-se “Dan-ke”), significa “Obrigado”. Se você incluir  “sehr” no final (pronuncia-se “cher”), você diz “Muito obrigado” (“Danke sehr”).
  • “Ja” e “Nein” (pronuncia-se “Iá” e “Nain”), significa nessa ordem “Sim” e “Não”.

E por fim mais duas palavras essenciais que vão aparecer toda hora durante sua viagem pela Alemanha: “Bier” que é cerveja em alemão 😀 e “Ausgang”, que significa saída (para pedestres) e deve ser a placa mais comum que você verá por todo país e que agora que você já sabe o que significa, não vai se perder mais! 😉

Obs: Nas grandes cidades e pontos turísticos da Alemanha mais famosos o inglês é falado com desenvoltura, porém em algumas cidade menores pode haver uma certa dificuldade na comunicação, mas nada que um bom início de conversa falando essas palavras acima não facilite!

2-) Prost!

Prost na Starkbierfest em Munique
Todo mundo fazendo “Prost” no festival da cerveja “forte” em Munique! Foto: GC/Blog Vambora!

Essa dica é uma mistura da língua alemã acima com a cultura local. Por isso, em qualquer momento que você vá tomar algo na Alemanha, seja no restaurante, bar ou até mesmo na casa de alguém, sempre espere todos da mesa receberem suas bebidas e só dai brinde com todos, olhando nos olhos (sempre!), encostando os copos e dizendo “Prost!”,  que significa “Saúde”. Não seguir qualquer um desses passos, alem de falta de educação local, dizem que não ajuda muito na sorte em outras partes da vida (diga-se amorosa rs), então não esqueça: qualquer brinde tem que ser falando “Prost!” e olhando de verdade no olho da outra pessoa.

3-) Beba cerveja, de preferência local

Cervejas alemãs
As famosas e deliciosas cervejas alemãs, diferentes em cada região do país. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda no clima do item anterior, as cervejas alemãs são consideradas uma das melhores do mundo e a cultura da cerveja na Alemanha é algo levado muito a sério. São milhares de rótulos e produtores diferentes. Pedir um copo de 500ml é algo padrão, do café da manhã ao jantar, por isso, se você gosta de bebida, aproveite para se deliciar nos milhares de sabores, gradações e cores das cervejas alemãs existentes, cada uma diferente da outra dependendo da região. Por isso, os mais tradicionalistas dizem que: se você estiver em Berlim, por exemplo, só deve tomar cervejas de lá, enquanto em Munique, só tomar as cervejas da Bavária. #FicaDica

Obs: Não bebe álcool ou não gosta de cerveja de jeito nenhum? Então peça um “Apfelschorle” (pronuncia-se “Apfelchorle”), uma bebida espumante de maça deliciosa super famosa na Alemanha (quase um refrigerante de maça) e com uma cor amarelinha que lembra a da cerveja, assim você não precisa se sentir deslocado numa mesa com outros beberrões. 🙂

4-) Seja franco

O jeito alemão de ser é muito honesto, franco e é esperado que você também seja assim quando estiver no país. Assim, ao contrario do Brasil em que sempre adoramos dar um “jeitinho”, gostamos de dar uma enrolada para confirmar um compromisso, na Alemanha isso simplesmente não existe. De certo modo, esse jeito direto do alemão era visto como uma maneira dura de se interagir, mas na verdade é só uma diferença cultural e uma vez que estamos lá temos que respeitar e entender. Um exemplo (inclusive vivido por mim): Você chega num restaurante e não há lugares disponíveis no momento. A atendente ao invés de falar para você esperar um pouco, irá dizer que é melhor você ir embora procurar outro lugar para ir comer. Ou seja, honesto e direto ao ponto e ainda está te ajudando para você não ficar esperando lá com fome. Entendeu o estilo? 😉

5-) Não tenha medo de perguntar

Cardápio em alemão
Não entendeu nada do que está escrito no cardápio? Não se acanhe e pergunte! Há sempre alguém disposto a ajudar. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda você não fale quase nada em alemão (porque agora você já sabe falar algumas palavras aqui pelo nosso post :-)), se você tiver alguma dúvida, não souber o que está escrito no cardápio por exemplo, estiver perdido na rua, etc, pergunte para alguém e receberá toda ajuda e atenção. Se o jeito direto e franco alemão as vezes pode assustar, fazia muito tempo que não via um povo tão educado e solicito com o turista. Por isso não tenha medo: pergunte sempre!

6-) Seja pontual

Me desculpe os britânicos mas a pontualidade alemã é impressionante. Se no começo da viagem você fica abismado, no final ao voltar para o Brasil você ficará mal acostumado e terá saudades. E essa pontualidade vale para todos os aspectos de sua viagem para Alemanha, de pegar o transporte público até reservar um passeio ou jantar, dessa forma, se você por acaso chegar 1 minuto depois do horário marcado, há 99,99% de chances de você perder o seu compromisso. Por isso, se programe sempre para chegar no mínimo 10/15 minutos antes do horário marcado, qual seja a situação. Melhor prevenir do que remediar…

7-) Respeite as regras

ampelmann Alemanha
Sinais de pedestre com o “Ampelmann”, esse bonequinho, típico das cidades no leste da Alemanha. Foto: GC/Blog Vambora!

Jogar lixo na rua, atravessar fora da faixa de pedestre, não respeitar o farol, esse tipo de coisa é algo que não existe no país, aliás não deveria existir em qualquer lugar do mundo…De todo modo, quem infringe a lei na Alemanha paga por isso, incluindo o turista, por isso respeite:

  • Não atravesse a rua sem estar na faixa de pedestre e com o sinal vermelho, mesmo que não haja nenhum carro se aproximando.;
  • O sistema público de transporte nas cidades não possui catraca para entrar, mas nem por isso você não vai comprar a passagem, dessa forma, nunca entre no trem, ônibus ou metrô sem estar com o ticket comprado e validado para aquele dia e percurso;

Em todos esses exemplos acima, se você for pego você receberá uma multa alta, além de passar uma vergonha tremenda, por isso respeite e siga as regras.

Curiosidade: Em meio a tantas regras, nas estradas da Alemanha em muitos trechos não há limite de velocidade para os carros, sendo comum, você só escutá-los passando ao seu lado, sem vê-los de verdade. Veículos acima dos 150km/h é algo muito comum, mas só é permitido isso pois há muito cuidado e responsabilidade dos motoristas, então se for dirigir por lá, triplique sua atenção e atenção ao chegar em alguma cidade, pois perto delas há limite de velocidade.

8 -) Os trens da Alemanha são ótimos, mas os ônibus podem ser melhores

Hauptbahnhof de Berlim
Estação de Central Hauptbahnhof em Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Esse é um mito que superei tanto na Alemanha, quanto na República Tcheca. O sistema de trens na Alemanha é mesmo muito bom e fácil de usar, porém há algumas coisas que ás vezes podem dificultar sua viagem: o preço alto das passagens, a fragilidade dos trilhos (especialmente nas épocas mais frias) e até mesmo greves (já que a Deutsche Bahn, a empresa de trem do país, pertence ao Estado Alemão).

Nós brasileiros, por não termos um sistema bom de trens aqui no Brasil, logo queremos fazer qualquer viagem na Europa usando trem, mas algumas vezes, empresas de ônibus oferecem tarifas menores e condições de viagem mais garantidas, ainda mais com as estradas perfeitas que existem por lá. Assim, antes de comprar sua passagem dentro da Alemanha, compare o tempo de viagem e preços no site da Deutsche Bahn e também de empresas de ônibus, sendo a Meinfernbus uma das maiores e mais famosas da Alemanha. Mais detalhes conto num próximo post aqui do blog.

Onibus Meinfernbus Alemanha
Ônibus da Meinfernbus na Alemanha: barato, pontual e confortável. Foto: GC/Blog Vambora!

Pronto! Você já tem dicas aqui para tornar uma viagem para a Alemanha melhor ainda! Tem mais alguma dica? Então compartilhe aqui conosco na caixa de comentários!

Nós próximos posts mais dicas, atrações e roteiros para conhecer esse país incrível, Vambora!

*** VEJA TAMBÉM:
Viagem pela Alemanha, Holanda e República Tcheca
Dicionário de viagem Português Alemão
Como é voar na primeira classe da Lufthansa
Keukenhof: todas as dicas para visitar o lindo parque das flores na Holanda

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


20 COMENTÁRIOS

  1. Tira umas fotos das cidades se puder, tenho muita vontade de aprender alemão e ir visitar a Alemanha, acho o povo muito honesto e carismático.

  2. Olá! Nossa, adorei o post, com certeza já anotei todas as dicas e vou procurar mais indfos por aqui pois vou usá-las muito em breve! Dentro de uma semana estarei indo para Karslruhe e Berlim e estou muuuito animada para conhecer um pouco da cultura! Parabéns e valeu!!

    • Olá Naya, que bom que gostou das dicas!
      Não deu ainda para postar todas as dicas de Berlim aqui no blog mas depois que voltar de viagem, se puder, volte aqui e compartilhe um pouco das suas dicas e experiência!
      Boa viagem!!

  3. Estou terminando minha passagem pela Alemanha, e vou deixar três dicas úteis. Instale os aplicativos “DB Navigator (todos os trens!) e Google Translator (instale o Alemão off line alguns dias antes). E se for adquirir um SIM Card, opte por Vodafone (€25 pra usar na Europa, por 4 semanas.

  4. Olá,

    Vou fazer um curso em Blomberg, meu inglês é bem mediano e alemão então, só as dicas do site, como vou em março, vou treinar bastante, mas inglês ou alemão? Alguma dica para aprender?
    Como é a segurança por lá, obviamente quero passear pelo menos por Berlim na semana que eu ficar por lá.

    Parabéns e obrigado pelo trabalho.

    Abraço

  5. Olá
    Eu deveria ir a Itália agora no dia 13 de novembro, voltando ao Brasil com o navio da MSC, mas devido um acidente ocorrido com minha esposa que teve que colocar mais uma prótese de quadril e o médico proibio a viagem.
    Para não perder a reserva do navio, conseguimos trocar pela travessia ao contrário de abril que vai até Hamburgo.
    Chegaremos em Hamburgo em 6 de maio, que embora seja primavera imagino que ainda estará muito frio, principalmente para uma sexagenária com duas próteses de quadril.
    Não tenho a menor ideia de que roteiro seguir.
    Se possível gostaria de algumas sugestões, viajando por trem.
    Pretendo pegar o avião de volta ao Brasil por Milão.
    Desde já agradeço pela ajuda e parabéns pelo Blog
    Valdir

    • Olá Valdir,
      O roteiro depende de muito do interesse de vocês e quanto tempo terão disponível.
      De cidades na Alemanha imperdíveis, Berlim, Munique, Colônia e Frankfurt são clássicos que se não conhecem vale a viagem!

  6. Em abril estou indo para Alemanha, em um vôo com 3 conexões, mas nada disso me desanima pois estou muito ansioso para conhecer esse País. Áustria também, pela primeira vez vou viajar de avião, vê neve e andar de trem. Hahah

  7. Moro na Itália e quando fui a primeira vez para a Alemanha eu não falava nada em alemão, peguei um guia com as principais palavras e chegando lá fiquei com vergonha de perguntar. Com o passar dos dias percebi exatamente o que foi citado no artigo: Os alemãs são muito francos e solícitos. Portanto não fique com vergonha e pergunte mesmo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui