Vivendo e aprendendo: Viajando de ônibus e trem na Alemanha

0
Estação de trem na Alemanha, em Berlim
Estação de Trem na Alemanha, a Hauptbahnhof de Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

Quando estamos na Europa, viajar de trem acaba sendo a opção número 1 quando queremos nos deslocar: sabe-se que o sistema de trens na maioria dos países europeus é excelente, rápido, fácil de usar. E nessa viagem pensei: Resolvido, vou só andar de trem na Alemanha, que tem uma das malhas ferroviárias mais completas do continente! Só que….

…..Hoje em dia é comum muitos países europeus contarem também com ótimos sistemas de ônibus, sim, o nosso famoso “busão” que tanto conhecemos e usamos aqui no Brasil. Na Alemanha, especialmente, esse meio de transporte se popularizou só recentemente, a partir de 2013, quando foi liberado o transporte de ônibus intermunicipal (até então existia um monopólio da Deutsche Bahn, a empresa de trens alemã, onde se existia trem, não existia ônibus numa determinada rota). Ou seja, é um serviço novo e crescendo por todo país.

Pronto, mais uma opção excelente para se deslocar dentro da Alemanha e para países vizinhos. Para entender um pouco melhor as diferenças entre ambos os sistemas, veja a tabela abaixo:

Trem na Alemanha

Ônibus na Alemanha

Prós:
– Rápido
– Facilidade na compra e uso
– Pontualidade
– Estações centrais
– Conforto para viagens mais longas
Prós:
– Barato
– Facilidade na compra e uso
– Pontualidade
– Geralmente não há problemas nos trajetos
– Muitas vezes oferecem serviços como wifi e serviço de bordo incluso na passagem
– Maiores limites para bagagem e ajuda para colocar as malas nos ônibus
Contras:
– Mais caro que o ônibus
– Tende a ter problemas no inverno (atrasos devido a interrupção das vias por neve, árvores, etc)
– Limite de bagagem e não há ajuda para colocar as malas nos trens
Contras:
– Um pouco mais lento que o trem (os diretos, não regionais)
– Nem sempre a estação é centralizada
– Tende a ser um pouco menos confortável que o trem em viagens mais longas

Como dá para ver existem ótimos prós nos dois casos e alguns contras também, mas essencialmente andar de ônibus é mais barato do que andar de trem na Alemanha, sendo que o serviço, pontualidade e qualidade de ambos é hoje em dia ótima.

Para ajudar ainda mais você a decidir se quer usar ônibus ou trem na Alemanha, veja abaixo mais informações dos dois meios e como comprar suas passagens.

1-) Trem na Alemanha

Plataforma de trens na estação Central de Berlim
Plataforma de trens na estação Central de Berlim. Foto: GC/Blog Vambora!

É ainda a forma mais tradicional dos turistas se deslocarem pela Alemanha, essencialmente porque o sistema de trens alemão é muito bom!

A companhia ferroviária alemã, a Deutsche Bahn (conhecida também como DB) é excelente: os trens são modernos, rápidos, extremamente pontuais e muito confortáveis. Existem diversos tipos de trem, dos mais lentos e regionais (como o Regional bahn e o Regional Express) até os mais rápidos e diretos, conhecidos como ICE (InterCity Express) que ligam as principais cidades e atingem altas velocidades (cerca de 300 km/h), sendo que quanto mais rápido e direto o trem, mas cara a passagem.

Por falar nisso, é muito indicado comprar a passagem de trem com antecedência no próprio site da Deutsche Bahn (que possui versão em inglês e é muito intuitivo de usar), sendo que de 3 a 2 meses de antecedência é possível encontrar os melhores preços nas passagens.

– Como comprar uma passagem de trem no site da Deutsche Bahn

Site da Deutsche Bahn. Reprodução
Comprando passagens de trem no site da Deutsche Bahn. Reprodução

Entrando no site da empresa (https://www.bahn.com/i/view/overseas/en/index.shtml), basta selecionar a cidade de saída e chegada, horário de saída preferencial (se quiser ver vários do dia, coloque um horário bem cedo, como 6h da manhã), número de passageiros e classe (2ª classe ou 1ª classe). A opção mais barata será sempre a “Savings fares” que é sempre a mais direta e com menor possibilidade de mudanças; já a “Flexpreis” é literalmente mais flexível (permite remarcações, reembolso, etc) mas por isso mesmo é bemmmm mais cara.

É recomendado se registrar no site da DB e sempre que possível escolher a opção de “Online-Ticket”, ou seja, você consegue imprimir a passagem em casa logo após a compra e basta levar ela no dia da viagem.

Site da Deutsche Bahn. Reprodução
Site da Deutsche Bahn. Reprodução

Para quem viaja em grupo, vale reservar lugar no trem, para que possam ficar todos juntos (o valor é de 4,5 euros para marcar lugar). Uma dica: ao entrar no trem, acima do assento tem a indicação se ele está ou não reservado para determinado trecho. Para quem não quiser reservar, você pode dar sorte e achar um assento livre a viagem toda, ou ter que mudar de lugar a cada parada, o que é muito chato (digo por experiência rs) por isso, se puder marcar o assento é melhor.

Só há um pequeno probleminha: ás vezes, na estação não é fácil acertar de primeira qual é o seu vagão correto, especialmente quem não tem costume de viajar de trem na Europa, assim, não se sinta mal se você acabar sentando em qualquer lugar livre do trem, simplesmente porque não conseguiu achar seu lugar… ás vezes acontece! (também digo por experiência :-D).

Escolhido o assento, aparecem opções de compra de serviços extras (hotel, etc), vá seguindo com as telas adiante até chegar na hora de incluir os dados pessoais e fazer o pagamento. Para documento de identidade, nós brasileiros temos que escolher “Credit card” e é importante levar esse mesmo cartão de crédito na viagem. Na hora de apresentar sua passagem para o fiscal dentro do trem, ele irá pedir esse cartão de crédito como identidade.

Site da Deutsche Bahn. Reprodução
Site da Deutsche Bahn. Reprodução

O pagamento no site pode ser feito por cartão de crédito internacional ou paypal. Tudo pronto, basta confirmar e logo em seguida já imprimir sua passagem para levar (dá para levar só no celular também, mas é bom levar a passagem impressa já aqui do Brasil por garantia).

Como disse mais acima, os trens na Alemanha são muito pontuais, então não se desespere se você olhar no relógio e faltando 2 minutos seu trem ainda não estiver na plataforma: em 1 minuto e meio ele chega e você já deve estar pronto para embarcar.

Não dá para ficar bobeando, especialmente devido a bagagem: quem viaja na segunda classe, pode ter problemas com malas muito grandes, pois há pouco espaço para esse tipo de mala nos trens. Em geral em cada vagão, perto da porta de entrada, ficam nichos onde você pode colocar as malas maiores (médias e grandes), as pequenas (“de bordo”) sempre devem ficar no bagageiro acima do seu assento.

Aqui segue outra dica para andar de trem na Alemanha, como em qualquer outro país: viaje leve, com uma mala pequena ou media e pesando pouco. Se quiser viajar com mala grande e pesada, tenha em mente que é você que irá carregá-la para dentro do trem (há sempre um lance de alguns degraus para subir) e ninguém irá te ajudar a colocar a mala no bagageiro, a não ser que você peça ajuda para uma alma caridosa/outro passageiro ou tenha ajuda de algum companheiro de viagem, se não o normal é mesmo cada um por si. Outro fator para viajar leve: não são todas as estações de trem que possuem elevador ou escada rolante, então pode haver possibilidade de ter que levar sua mala alguma hora, escada acima ou abaixo.

Por fim, os fiscais falam em geral inglês e as estações mais famosas também são informadas em inglês para o desembarque. Para viagens longas (de 5/6h) viajar de trem é especialmente confortável devido a possibilidade de poder caminhar, ter o vagão restaurante, etc.

2-) Ônibus na Alemanha

Uma das grandes surpresas dessa viagem pela Alemanha que fizemos foi experimentar o sistema de ônibus intermunicipal alemão: que serviço bom e barato! Realmente impressionou!

Para quem está com orçamento pequeno não tem nem o que pensar: viajar de ônibus na Alemanha é muito, mas muito mais barato mesmo do que de trem.

Onibus na Alemanha da MeinFernBus
Ônibus na Alemanha da companhia MeinFernBus. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma das maiores empresas do país e mais bem conceituadas (e que foi a que experimentamos) é a Flixbus + MeinFernBus e o serviço foi ótimo do início ao fim. Nós fizemos o trecho Dresden – Berlim, que foi muito rápido e saiu muito barato: 7 euros, contra 19 euros de trem. Um inconveniente é que de ônibus saímos da estação central de Dresden, mas descemos numa estação mais periférica de Berlim, mas como o sistema de metrô na cidade é excelente, não foi um problema.

Quem cuida de tudo do começo ao final do embarque nos ônibus na Alemanha é o motorista, no nosso caso a motorista, que pegou as malas, pôs no bagageiro, deu informações o tempo todo durante a viagem (ela falava mais alemão, mas também dava informações em inglês) mas foi muito prestativa o tempo todo.

É possível comprar as passagens de ônibus direto no site da empresa Flixbus + MeinFernBus (que possui versão em inglês), ou pesquisar mais preços e opções pelo site https://www.busradar.com, que inclui outras empresas de ônibus alemãs, além de ter a opção de viajar de carona (usando o Bla Bla Car – já falamos desse app aqui, veja aqui) algo que é muito comum na Alemanha.

busradar site
Site busrada, com mais opções de outras empresas de ônibus na Alemanha e também caronas. Reprodução

O ônibus da MeinFernBus saiu pontualmente de Dresden, tinha wifi, era confortável e seguiu normalmente pela Autobahn, a autoestrada alemã em que os carros voam, mas os ônibus ainda que rápidos, andam mais nos limites normais. Muito tranquilo todo o trajeto. A viagem de cerca de 2h foi ótima e passou super rápido.

Uma coisa que notei nessa viagem é que ainda que viajei pela Alemanha na primavera, peguei algumas nevascas e enquanto tive problemas de ficar presa no trem (devido um pedaço de árvore que caiu nos trilhos e demorou cerca de 3h para ser retirada devido a neve), no ônibus esse tipo de problema não ocorre, então fica a dica para quem viajar pela Alemanha em épocas mais frias, preferir ônibus do que trem, para evitar possíveis atrasos nos serviços devido ao clima.

Agora que você já sabe todas as informações, prós e contras, Vambora viajar de ônibus ou trem na Alemanha?

*** VEJA TAMBÉM:
Todas as dicas de BERLIM no blog
Todas as dicas de MUNIQUE no blog
Todas as dicas de DRESDEN no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui