Vivendo e aprendendo: TOP 10 Aplicativos de Viagem para baixar – Lista Atualizada

7

-> Post atualizado em Abril/2017

A primeira vez que falei de Aplicativos de Viagem aqui no Vambora foi em 2010 (um tempo gigantesco para a tecnologia), num post chamado 10 apps essenciais de viagem (veja aqui). De lá para cá muita coisa mudou, com cada vez mais pessoas trocando seus celulares comuns por smartphones, deixando nossas telas de telefone e vidas cercadas por apps por todos os lados.

TOP 10 Aplicativos de viagem

Passando a contar cada vez mais com esses aplicativos na hora de viajar, vi que aquela lista de 2010 já estava bem desatualizada, com alguns apps pouco usados, outros descobertos e outros que se tornaram ainda mais favoritos.

A lista que segue é de aplicativos de viagem mesmo, que podem auxiliar no dia a dia, sem esquecer é claro daqueles que já viraram clássicos e a gente usa quando está viajando ou não (redes sociais: facebook, twitter, instagram; chat e telefone: whatsapp, viber, skype e claro os joguinhos, nossos companheiros para passar o tempo chato de espera no aeroporto, ônibus, etc.).

Vambora então para esse atualizado TOP 10 de aplicativos de viagem:

1- Weather Channel

App do Weather Channel
App do Weather Channel. Foto: Reprodução

Muitos celulares vem com algum app de clima embutido, só que a maioria não é lá muito confiável. Assim como o site, o App do Weather Channel é muito bom, dando previsões de até 10 dias do seu destino. A interface do aplicativo é muito legal pois você visualiza na própria tela do celular como está o clima (veja na imagem). Dá para adicionar dezenas de cidades favoritas. É gratuito.
-> Ponto forte: Interface fácil e convidativa
-> Ponto fraco: Precisa de internet para funcionar
-> Versões: iOS | Android

2- Instabridge

Já que vamos falar muito se “funciona com internet ou não” o Instabridge foi uma grande descoberta em 2017: ele mostra quais locais perto de você oferecem wi-fi gratuito, incluindo já a senha! Ou seja, com esse app você entra automaticamente no wi-fi gratuito disponível de algum local, sem ter que precisar mais perguntar a senha, sensacional! É gratuito.
-> Ponto forte: Tem uma database de diversos pontos já salvos. No Brasil são mais de 300 mil pontos de internet móvel pública para uso gratuito e no mundo, já passa de 1 milhão.
-> Ponto fraco: No Instabridge, os pontos de WiFi são identificados e cadastrados pelos próprios usuários, portanto, todo mundo pode incluir novos pontos de internet pública ao aplicativo, como cafés, bares, restaurantes etc. Mas ainda que a rede já tenha um número significativo, pode crescer bem mais: não é todo local que você vá por exemplo, que o wi-fi já estará cadastrado. Por esse mesmo motivo tenha cuidado ao usar o app se não quiser compartilhar uma rede de wi-fi, da sua casa por exemplo, por engano.
-> Versões: iO2 | Android

3- Translate e Triplingo

Google translate app e triplingo
Google Translate e Triplingo apps. Foto: Reprodução

Mesmo não sendo muitas vezes 100% fiel na tradução, esse app do Google Translate ajuda naqueles momentos de “não entendo nada do que está escrito nesse cardápio” ou “Como será que fala isso em..?”. Já o Triplingo é mais um app para aprender a se comunicar em países estrangeiros. Atualmente ele conta com 11 línguas (incluindo francês, alemão, japonês e chinês), mostrando elementos da cultura local, expressões comuns usadas em viagens (escritas e faladas) e até um tradutor que pode ser usado inclusive falando a expressão. É bem legal! Ambos são gratuitos.
-> Pontos fortes: O Translate do Google conta com centenas de idiomas e o Triplingo tem dezenas de informações não só sobre a língua mas o destino.
-> Pontos fracos: Ambos precisam de conexão com internet para funcionar
-> Versões: iOS (Translate), iO2 (Triplingo) | Android (Translate)

4- Currency

Quem nunca já se pegou fazendo contas mentais no exterior querendo saber quanto ficaria comprar aquele determinado produto em Real? O Currency da Oanda é um ótimo conversor com centenas de opções de moedas pelo mundo, do Dólar até Shilling de Uganda. É gratuito.
-> Ponto forte: Uso quase instintivo, bem fácil de usar
-> Ponto fraco:  Precisa de conexão com internet para dar o valor mais atual, se não usa o último valor atualizado
-> Versões: iOS | Android

5- Frommer’s Travel Tools

Frommer's travel app
App Frommer’s. Foto: Reprodução

Aplicativo simpático do Frommer’s, um dos guias mais famosos de viagem do mundo. Possui diversas funções úteis como conversor de medidas e temperatura e uma calculadora de gorjetas. Entre as coisas mais engraçadinhas, há jogos de perguntas e respostas com o tema viagem, função lanterna e o envio de cartões postais. É gratuito.
-> Ponto forte: Um app com várias funções interessantes e divertidas que não precisam todas de internet para funcionar.
-> Ponto fraco: A parte de dicas de destinos só pode ser acessada se comprar um dos guias da marca.
-> Versão: iOS 

6- Right Size

O Right Size é um conversor de tamanhos de roupas e calçados em diversos países. Com opções para homens, mulheres e crianças, ele mostra as indicações dos tamanhos que nós temos aqui no Brasil para outros países (dos Estados Unidos, passando pela Europa até o Japão). A variedade de peças e opções é também grande. É pago.
-> Ponto forte: Muito fácil de usar e não precisa de internet para funcionar
-> Ponto fraco: Custa $1,99 mas o valor baixo compensa para quem quer fazer compras no exterior
-> Versão: iOS

7- Skyscanner e Kayak

Skyscanner e Kayak apps
Apps de busca de passagens aéreas: Skyscanner e Kayak. Foto: Reprodução

Para pesquisar passagens aéreas esses dois aplicativos são ótimos, especialmente para descobrir as passagens aéreas mais baratas naquela época do ano que você pretende viajar. Enquanto o Skyscanner é bem focado em passagens, o Kayak compara também preços de hotéis, aluguel de carros, além de possuir ferramentas “engraçadinhas” como lista de coisas para não esquecer na hora de arrumar a mala, etc. Ambos são gratuitos.
-> Pontos fortes: Ambos possuem um alerta que você pode salvar quais trechos está interessado e receber informações futuras sobre preço, mais opções de datas, etc.
-> Pontos fracos: Possuem tantas informações que podem confundir. Em ambos não dá para realizar a compra pelo app e precisam de internet para funcionar
-> Versões: iOS (Skyscanner), iOS (Kayak) | Android (Skyscanner)Android (Kayak)

8- Foursquare

Muito além de dar check-ins nas redes sociais, o Foursquare é um baita app para ajudar a encontrar, principalmente, bons restaurantes e bares perto da onde você está. O mais interessante é que os usuários dão notas e escrevem dicas dos lugares, como o que pedir ou o que evitar no local. Outra característica muito legal é que muitos estabelecimentos hoje em dia dão descontos e “presentes” para os clientes que dão um “check in”. É gratuito.
-> Ponto forte: Cada vez mais pessoas e estabelecimentos estão usando, sendo muito bom para obter dicas atualizadas, não só de turistas mas especialmente moradores locais
-> Ponto fraco: Só funciona com acesso a internet
-> Versões: iOS | Android

9- Tripadvisor City Guides

Tripadvisor City Guide app
Tripadvisor City Guide app. Foto: Reprodução

Um dos meus TOP 3 apps favoritos de todos os tempos. Nele você consegue baixar guias de diversas cidades do mundo, baseados nos reviews dos usuários do site Tripadvisor. Entre os recursos mais legais estão walking tours temáticos, além de mapas mostrando lugares e restaurantes perto de você. É gratuito.
-> Ponto forte: Funciona completamente offline, por isso ajuda muito em qualquer viagem
-> Ponto fraco: Tem diversas cidades, mas não todas. Pode ser que bem a que você precisa ainda não tenha um guia.
-> Versões: iOS | Android

10- Você indica!

Sua hora de dizer: qual aplicativo de viagem que você mais usa e gosta? Algum está nessa lista ou tem outro para indicar? Compartilhe suas dicas e impressões nos comentários.Vambora!

*** VEJA TAMBÉM:
Onde achar internet gratuita na sua próxima viagem
– Chip de celular que vale para qualquer lugar do mundo e o melhor: é BARATO!
Como descobrir os shows de suas bandas preferidas numa viagem

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

7 COMENTÁRIOS

  1. Estou usando o trip planner para planejar minha viagem. Muito bom para organizar.
    Tem um tradutor tb q se chama tradutor professional,( da traduko) ele alem de traduzir qq frase, ja vem com um livro com as principais frases de viagem. E vc pode comprar o pacote de voz (1,99) para ouvir a pronuncia.
    O app é gratuito, so paga os pacotes de voz.

  2. O Google Tradutor não necessita de conexão à Internet para funcionar. Há opção de baixar os idiomas para o celular. Funciona offline perfeitamente. Há também a opção de entrada por voz, falando a palavra, ou frase, que se deseja traduzir. Fantástica ferramenta de viagem.
    Se for viajar para a Rússia, não esqueça de baixar o Teclado do alfabeto cirílico, que tem letras inexistentes no nosso. Será necessário para digitar uma palavra num letreiro, cardápio, etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui