Próxima viagem: Ethiopian Airlines – Como é voar com a cia e novo voo para Buenos Aires

2
Tripulacao feminina Voo Ethiopian Airlines Buenos Aires
Tripulação feminina no novo voo da Ethiopian Airlines para Buenos Aires. Foto: Divulgação

A Ethiopian Airlines, hoje uma das maiores companhias aéreas da África, já atua no Brasil desde 2013 mas ainda não é todo mundo que conhece. Nos últimos anos, tem aumentado sua atuação no mercado brasileiro e mundial, com mais voos e novas aeronaves, se tornando uma das maiores ligações da América do Sul para África, Ásia, Oriente Médio e até mesmo Europa. Por tudo isso, devemos ouvir falar dela cada vez mais!

Ela já foi eleita pelo Skytrax (o “Oscar” da aviação mundial) como companhia aérea 4 estrelas e teve destaque como melhor companhia aérea da África, sendo inclusive a mais antiga e maior academia de pilotos do continente africano!

Tripulacao feminina Voo Ethiopian Airlines Buenos Aires
Tripulação 100% feminina no voo inaugural para Buenos Aires. Foto: Divulgação

Ainda não tinha voado com a Ethiopian e foi uma grande surpresa: fomos convidados para conhecer de perto o novo voo da companhia para Buenos Aires, saindo de São Paulo. Tão legal quando essa novidade foi a ação especial feita para o lançamento da nova rota: ela se deu no Dia das Mulheres e teve uma tripulação 100% feminina, sendo o primeiro voo do tipo entre países da America Latina!

Todos os detalhes de como é voar com a Ethiopian Airlines e sobre esse novo voo para Buenos Aires você confere abaixo. Vambora!

Como é voar com a Ethiopian Airlines

Ethiopian Airlines Buenos Aires
Voo inaugural da Ethiopian Airlines de São Paulo para Buenos Aires. Foto: GC/Blog Vambora!

A Ethiopian Airlines tem atualmente 5 voos semanais para São Paulo, com destino direto para Adis Abeba, capital da Etiópia. A previsão é que inicie voos diários para o Brasil a partir de 15 de junho de 2018.

Uma das vantagens da Ethiopian é variedade de conexões: dá para ir para diversos destinos da África, Ásia, Oriente Médio e até Europa, o que pode valer muito a pena para nós brasileiros, já que os preços da companhia são bem competitivos.

E a grande novidade desse começo de 2018 da empresa é o início de um novo voo para Buenos Aires (veja mais abaixo), aumentando para seis os seus destinos na América. São eles agora: São Paulo, Buenos Aires, Washington, Nova York, Los Angeles e Toronto.

Aviao 777 Ethiopian Airlines
Avião 777 da Ethiopian Airlines. Foto: GC/Blog Vambora!

Na Europa, já atuam em cidades como Frankfurt, Istambul, Londres, Madrid, Milão, Paris, entre outros. O número de destinos na Ásia e África já imenso (incluindo vários na China, Oriente Médio, Coréia do Sul, Singapura, etc) deve aumentar também, incluindo por exemplo, Jacarta, na Indonésia em breve.

A frota da Ethiopian Airlines é excelente, incluindo algumas das aeronaves mais modernas do mundo, como o Boeing 787-9 Dreamliner, que é aliás a aeronave que faz a rota São Paulo – Adis Abeba e agora também a rota São Paulo – Buenos Aires (veja mais abaixo sobre esse novo voo).

Batismo Ethiopian Airlines GRU Airport
Batismo do novo voo da Ethiopian Airlines saindo do GRU Airport. Foto: GC/Blog Vambora!

Experimentamos o 787 e o 777 e ambas as aeronaves são excelentes, com configuração 3-3-3 na econômica, além da classe executiva. Na econômica, há bom espaço para as pernas, grande bagageiro, além de bom sistema de entretenimento, incluindo filmes bem atuais, musica, jogos, alem de possuir entrada USB para carregar equipamentos eletrônicos.

Tanto na ida como na volta, o serviço de bordo foi bom, com comissárias super simpáticas e atenciosas. Em relação a comida na classe econômica, ela não emocionou mas uma observação que acho que tem muito a ver com a cultura local é que nos dois voos não havia opção de massa mas sempre peixe, algo que em companhias aéreas europeias e americanas é difícil de encontrar. Um ponto super positivo foi o fato de oferecerem café da própria Etiópia nos voos, considerado um dos melhores do mundo! Vale experimentar se você puder!

Refeicao Ethiopian Airlines
Refeição da classe econômica na Ethiopian Airlines. Foto: GC/Blog Vambora!

A companhia faz parte da Star Alliance desde 2011, sendo uma boa oportunidade de acumular milhas! No Brasil, a Ethiopian possui também um acordo de codeshare com a Azul, sendo possível comprar passagens diretamente no site das duas companhias para todos os destinos que fazem parte da malha aérea de ambas.

Ainda não há check-in online antecipado no Brasil, mas o mesmo está sendo implementado e em breve será aplicado aos passageiros. Em São Paulo, o check-in da Ethiopian fica no Terminal 2 do GRU Airport. O nosso, por exemplo, foi super tranquilo na ida, praticamente sem espera.

Sobre bagagem, na classe econômica oferecem 2 malas despachadas, cada uma com peso limitado a 23 kg e a dimensão total não pode exceder 158 cm para cada mala. Já na classe executiva, são permitidas 2 malas de 32 kg, com a mesma dimensão acima.

entretenimento ethiopian airlines
Entretenimento de bordo na Ethiopian Airlines. Foto: GC/Blog Vambora!

Algo bem legal da empresa é que eles oferecem um stopover gratuito em Adis Abeba (capital e maior cidade da Etiópia), na ida ou na volta. Para tanto, basta o passageiro solicitar a parada no momento da compra online ou via telefone na Central de Atendimento no Brasil. Aliás, para pagamento, alem de cartão, é possível pagar usando paypal e até mesmo boleto bancário no Brasil.

Essa pode ser uma chance bem interessante para conhecer um destino africano repleto de história e belezas naturais em plena expansão! E o visto que é necessário para os brasileiros entrarem no país, pode ser emitido online, com zero burocracia. Veja mais aqui: https://www.evisa.gov.et/#/home

Classe executiva da Ethiopian Airlines. Foto: Divulgação
Classe executiva da Ethiopian Airlines. Foto: Divulgação

Entre todos os investimentos acima, a conexão em Adis Abeba, deve ganhar também um upgrade: a previsão é que até o final de 2018 exista um terminal para atender os passageiros em trânsito, fato que deve aumentar bastante com os novos voos.

Novo voo Ethiopian Airlines para Buenos Aires

Ethiopian Airlines Buenos Aires
Voo da Ethiopian Airlines em Buenos Aires. Foto: GC/Blog Vambora!

Seguindo a tendência de outras companhias grandes, como Qatar e Emirates, a Ethiopian lançou no dia 8 de março de 2018, um novo voo para Buenos Aires, saindo de São Paulo.

O novo voo permite novas conexões para quem vem de outros continentes mas também é uma nova possibilidade para os brasileiros que agora tem mais uma opção de companhia aérea para chegar na Argentina.

Esse novo voo da Ethiopian terá por enquanto 5 voos semanais, de acordo com a tabela abaixo. Veja:Horarios Voos SP Buenos Aires Ethiopian AirlinesOs voos saem de São Paulo no fim da tarde e chegam no começo da noite em Buenos Aires. A volta é durante a noite em Buenos Aires, chegando em São Paulo no começo da madrugada.

Ainda que o tempo de conexão, tanto na ida, como na volta, em São Paulo seja bem curto, os passageiros que já estão na aeronave não precisam descer, seja vindo de Adis Abeba, seja indo, o que facilita toda a operação.

Novo voo Buenos Aires Ethiopian Airlines
Comemoração do novo voo da Ethiopian Airlines para Buenos Aires, saindo de São Paulo. Teve bolo e até alfajor para os passageiros! Foto: GC/Blog Vambora!

Foi muito legal estar na inauguração desse voo, que incluiu desde o batismo da aeronave nos aeroportos de São Paulo e Buenos Aires, até a festa e recepção pelas autoridades argentinas. No Brasil, estamos cada vez mais bem servidos de companhias aéreas de diferentes partes do mundo, mas na Argentina, a Ethiopian, será a primeira empresa africana a operar no país!

Outro fator super importante e legal desse voo específico, foi que sendo no Dia das Mulheres, ele teve tripulação 100% feminina, sendo o primeiro voo desse tipo entre países da America Latina! A recepção em Buenos Aires ainda pela vice-presidente da Argentina, uma mulher, tornou tudo ainda muito mais importante e especial! Muito bom ver a importância e investimento dado para que esse tipo ação seja mais e mais cotidiana.

Recepcao Ethiopian Airlines Buenos Aires
Recepção do novo voo da Ethiopian Airlines para Buenos Aires, pela vice-presidente da Argentina e ministros. Foto: GC/Blog Vambora!

O voo de São Paulo para Buenos Aires pela Ethiopian é feito num Boeing 787, um dos mais modernos do mundo, com a configuração, como dissemos acima, 3-3-3 na econômica, além de classe executiva. O avião desce/parte do aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires.

Algo que reparei é que sendo um avião super grande, as turbulências comuns nesse trecho quase ficam imperceptíveis. E a viagem, com pouco mais de 2h foi super agradável e tranquila, incluindo serviço de bordo e entretenimento.

Tripulacao feminina Ethiopian Airlines
Tripulação 100% feminina no voo inaugural da Ethiopian Airlines para Buenos Aires. Foto: GC/Blog Vambora!

Para os brasileiros, continua valendo a regra de poder viajar para a Argentina com o passaporte ou RG.

Uma experiência completa, tanto de conhecer uma nova companhia aérea, como estrear um novo voo de um destino tão querido pelos brasileiros, numa data tão especial. A tendência, com tantas companhias indo cada vez mais para a Argentina, é que os preços baixem. Vamos torcer! Vambora!

+ info: https://www.ethiopianairlines.com/BZ/PT/ 

*** VEJA TAMBÉM:
Singapore Airlines: Como é voar em uma companhia aérea 5 estrelas
Feliz dia das Mulheres, voando!!!

6 dicas para viajar de avião com conforto (mesmo na econômica!)

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu voei de Ethiopian Airlines em março de 2015, e não tenho do que reclamar. Gostei demais dos 787-800 Dreamliner, era minha primeira vez nesse novo modelo da Boeing, e gostei muito!
    O serviço de bordo também, não tenho do que reclamar. Peguei três voos longos deles: GRU-LFW, LFW-ADD, e ADD-LHR.

    • Olá Paulo Ricardo,
      Nós também gostamos desses voos que experimentamos da empresa para Buenos Aires, incluindo o 787, um super avião realmente!
      Obrigada por compartilhar sua experiência e comentário!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui