Próxima Viagem: Como é voar com a Turkish Airlines, na Classe Econômica e Executiva

19
Boing 777-300 Turkish Airlines
Avião da Turkish Airlines em Istambul: o modelo 777-300 é o que faz a rota até São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

A Turkish Airlines não faz parte ainda do atual esquadrão de companhias aéreas 5 estrelas do mundo mas está bem próximo: integra o grupo daquelas com 4 estrelas, junto de famosas como Emirates, Air France, Lufhtahnsa e etc.

Agora o que diferencia ela das demais foi o fato de ter ganho, pela 2ª vez consecutiva, o prêmio de melhor companhia aérea da Europa. Por realizar voos diretos para Istambul (que começarão agora a ser diários) e ainda fazer parte da Star Alliance, mais e mais brasileiros estão experimentando a companhia, como foi meu caso.

Aliás, nessa viagem para Istambul eu tive a chance de experimentar duas maneiras de voar com a Turkish: na ida fui na Econômica e na volta, pela primeira vez na vida, experimentei uma Classe Executiva de verdade (ou Comfort Class como eles chamam).

Classe Econômica Turkish Airlines
Na classe econômica: kit de amenities e cardápio entregues no início do voo; uma das refeições servidas. Foto: GC/Blog Vambora e as737700/Flickr

Sempre tinha ouvido falar muito bem da companhia e a impressão foi mesmo boa. Eu não estava lá muito bem quando fiz o voo de ida, então logo na hora do check-in pedi para ficar no assento mais confortável da econômica que eles tinham disponível. Assim viajei no primeiro banco (onde vão geralmente os velhinhos e os bebês :-D), com um pouco mais espaço para as pernas. Uns travesseiros a mais nas costas e aprovado.

O voo sai de madrugada aqui do Brasil então mais dormi do que fiz qualquer outra coisa. Pontos para o sistema de entretenimento cheio de opções de filmes, documentários, séries, músicas, e etc (importante: todos super atuais) que fizeram o tempo passar mais rápido entre uma cochilada e outra.

Classe econômica Turkish Airlines
Classe econômica da Turkish. Foto: Divulgação

Em relação a comida tudo ok, estava boa, mas o único senão foi que mesmo tendo um menu de escolha (entregue no início do voo), quando fui pedir o prato que eu queria, ele tinha esgotado. Tudo bem, eu como a carne ao invés da massa, sem problemas! 😉

Um voo sem perrengues, que mesmo longo (são umas 13h de voo) foi tranquilo e relativamente confortável. Agora vem a parte boa: Como foi voar na executiva!

Estávamos todos preparados para voltar na econômica quando recebemos a notícia que íamos voar dessa vez na Comfort Class! Como essa foi uma viagem para receber um Prêmio (de Jornalismo da Comissão Européia de Turismo – veja mais sobre aqui) e o voo não estava cheio, conseguiram nos dar esse upgrade na última hora! Uhu!

Comfort Class Turkish Airlines
Comfort Class da Turkish. Foto: Divulgação

Minha única experiência “na executiva” tinha sido, até então, um overbooking em Recife, quando nos colocaram num voo extra da TAP, já faz um bom tempo. Completamente deprimente…Como os únicos assentos disponíveis eram da executiva lá fomos nós, mas nem deu para aproveitar nada. Além do stress de toda a situação, o voo foi tão curto que se comi um lanchinho foi muito.

Dessa vez, entretanto, foi bemmm diferente. Em Istambul, foi só fazer o check-in e  passar pelo controle de passaportes que um novo mundo se abriu…

Lounge Turkish Airlines em Istambul
Bem vindos ao Lounge da Turkish Airlines em Istambul! Fotos: GC/Blog Vambora e dnkbdotcom/Flickr

Bem vindos aoLounge Internacional da Turkish Airlines em Istambul! Sério, que coisa linda, poderia viver lá dentro. Disponível para quem viaja na Executiva e Primeira Classe, tem mesas de bilhar, poltronas super confortáveis, sofás e mesas modernas, comidinhas e bebidinhas a vontade e esses armários super high tech para você guardar suas bagagens. E isso porque  só dei uma olhada superficial. Pena, que como boa brasileira, ainda tinha uma lista de itens para comprar no free shop do aeroporto para trazer para a família e acabei passando mais tempo fora do que dentro do lounge….Tudo bem, acontece. Já aprendi: na próxima não saio de lá! 🙂

Lounge turkish airlines
Armários para guardar a bagagem de mão, para aproveitar melhor o lounge da Turkish. Foto: GC/Blog Vambora!

Devo dizer que entrar no avião foi também um momento diferenciado. Nada naquela caminhada eterna até o final da aeronave: é entrar, andar uns metros e pronto! Para ter noção da proporção do conforto, três assentos na econômica dão lugar a dois na executiva. Algo básico como apoiar seu braço no assento sem ficar com o “cotovelo” grudado com o passageiro do lado é possível! Parece até piada, mas quem já viajou muito de econômica sabe do que eu estou falando (quando não acontece o pior: o estranho do seu lado, no meio da noite, apóia a cabeça no seu ombro…)

Além do conforto da poltrona, o espaço entre elas é excepcional. Com o apoio para as pernas então…Ok, você não consegue ficar deitado 180º (esse é um privilégio só da primeira classe da Turkish), mas só do fato de sair daquela posição sentado em 90º já é um ótimo plus. O kit de amenities é bom, mas o diferencial mesmo é o chinelinho e o cobertor mais gostoso que eles distribuem.

Comfort Class Turkish Airlines
Assentos da Comfort Class da Turkish. Foto: Divulgação

Para terminar a experiência, a refeição. O processo tem que ser meio rápido (para lembrar que você está num avião e não num restaurante), mas a entrada, prato principal e sobremesa (incluindo queijos e frutas) foram servidos em momentos diferentes e não tudo numa mesma bandeja!!….Ah, essas coisas simples da vida que fazem a diferença.. Nem precisa dizer que a qualidade foi outra né? Veja pelas fotos (sim, sou boba e só continuei bebendo água e coca cola ;-))

Refeições classe Executiva Turkish Airlines
Amenities e refeição em 3 fases na classe executiva: aprovado! Fotos: GC/Blog Vambora!

A conclusão não poderia ser outra: a Comfort Class faz realmente jus ao nome. Viajar de avião, ainda mais em longas distancias, não é algo gostoso: é cansativo, demora, mas pequenas coisas podem fazer toda a diferença e isso foi o que eu senti nesse voo com a Turkish.

Como disse no começo do post, a partir de Julho/2013 a Turkish começará a fazer voos diários São Paulo-Istambul e São Paulo-Buenos Aires, o que tornará mais comum os brasieros experimentarem a companhia. Pela minha experiência não tive o que reclamar e viajaria com eles novamente fácil fácil, mas se puder escolher em qual classe, acho que está bem óbvio qual seria né? 🙂 Vambora?!

+ informações: http://www.turkishairlines.com/

*** Veja também:
Istambul: Uma introdução ao Oriente
Onde ficar em Istambul: Hotéis e Regiões
Para se apaixonar por Istambul: As vistas mais bonitas da cidade

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

19 COMENTÁRIOS

  1. Olá Guta!

    Ano passado voamos para a Cingapura na executiva da Turkish (passagem emitida com milhas do inFidelidade da TAM, o melhor custo-benefício possível). Na época a Turkish não tinha First, e a Executiva de eles para a Ásia ocupa esse lugar. Assentos full-flat e um serviço de comidas incrível (com chef no avião e cardápios personalizados). Chegamos tão descansados em Cingapura que foi chegar no hotel, deixar as malas e sair passear. Beijos!

  2. Eu vou aproveitar suas dicas de Istambul em breve! Quer dizer, nem tão em breve, pois viajo em novembro, mas já estou ansiosa. 😉

    Aproveitei um preço maravilhoso da Turkish de passagem para a Ásia e vou fazer uma paradinha na Turquia, então é bom saber que você aprovou a Turkish.

    Beijos!

  3. Oi pessoal que bom ouvir tatas coisas boas , então estou indo ao Japão eu e meu filho gostaria de saber as telas são individuais dos monitores , as fileiras da janela tem de 2 assentos na classe economica ate por é ruim viajar com crianças eles não param , e o entretedimento para crianças é bom durante o voo ..obrigada por enquanto bjs

    • Olá Monica! A questão das telas individuais e disposição dos assentos depende do trecho de voo e aeronave. No trecho SP-Istambul, por exemplo, a aeronave é um 777-300 com a disposição na econômica de 3-3-3; já na executiva é 2-3-2, todas com telas individuais. Um site legal para conferir sempre a disposição dos assentos é o SeatGuru!

      Qualquer outra dúvida é só falar! Abs!

  4. Só um detalhe: a Comfort Class não é uma classe executiva “de verdade” como você disse, mas sim uma Economy Premium ou Economy Plus. Na executiva as poltronas reclinam 180o formando uma cama.

    • Olá Solange,
      Vale entrar em contato direto com a companhia aérea (via telefone ou site) informando que objeto foi perdido e qual voo e data. Com essas informações eles devem conseguir ajudar você

  5. Olá, por favor, uma dúvida: é verdade que tem muito extravio de bagagens? o pessoal que conheço que já pegou essa companhia reclamou que suas malas foram extraviadas ou perdidas. Por ter as passagens mais baratas em comparação as outras será que o atendimento é ruim? Vou para Japão em Dezembro e não sei se compro por essa empresa. Grata.

    • Olá Sil,
      Honestamente nunca ouvi falar de muitos casos de extravio de bagagens pela companhia. Por experiência própria não tive nenhum problema! E pode ficar tranquila pois a Turkish já ganhou diversos prêmios de melhor companhia aérea e é considera uma das melhores do mundo.
      Abs!

      • hola… si si es verdad q te pueden perder el equipaje.. lo digo x experiencia… y despues d 2 meses te quieren reintegrar minimamente algo, de cual no te sirve xq no comprar ni la 5ta parte de lo q te pierden y obvio para obtener eso tienes q esperar mas aun…. el servicio de cabina muy bueno. saludos

  6. Adorei as dicas, estou indo para o Japão no final de abril viagem longa, só uma paradinha na Turquia de 4hrs. Estava preocupada com a acomodação, com esta matéria fiquei um pouco mais tranquila. Obrigada.

  7. amei minha viagem o destino foi lituania direto a istambul me deram pernoite nos hoteis de 5 estrelas para ida e 4 para a volta adorei o atendimento , a comida eles respeitam muito os passageiros .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui