
A maior atração da Cidade do Cabo, na África do Sul, é a Table Mountain! Essa linda montanha, com pouco mais de 1000 m de altitude, emoldura a cidade e possui vistas belíssimas!
Só que para visitar a Table Mountain é preciso saber algumas dicas! Isso porque, além de ser uma atração super concorrida, as condições climáticas no seu topo, nem sempre permitem fazer uma visita.
Mesmo assim, o esforço vale a pena! A Table Mountain é mesmo uma atração imperdível na Cidade do Cabo, e todas as dicas para conhecê-la, você confere abaixo. Vambora!
- Curiosidades sobre a montanha
- Como chegar na Table Mountain
- Ingressos para a Table Mountain
- Melhor horário para visitar
- Tours e Trilhas na Table Mountain
- Nossa experiência visitando
- Dicas extras para visitar a Table Mountain
Como visitar a Table Mountain na Cidade do Cabo
1-) Informações e curiosidades sobre a Table Mountain

Para começar, o nome Table Mountain vem do fato de que o topo da montanha é muito grande, com cerca de 3km de extensão e praticamente todo plano! Por isso, acaba parecendo mesmo uma grande mesa (traduzindo o seu nome do inglês).
Aliás, é muito comum vê-la com muitas nuvens na parte superior, o que eles chamam na África do Sul de Table Cloth (ou “Toalha de Mesa”). 🙂
A Table Mountain faz parte de um parque nacional do mesmo nome, que engloba uma área bem grande dessa cadeia montanhosa. Esse parque inclui outras atrações famosas da Cidade do Cabo, como o Cabo da Boa Esperança e a Boulders Beach, a linda praia dos pinguins na África do Sul.
Outra curiosidade é que a Table Mountain faz parte da lista das 7 maravilhas do naturais mundo, numa votação mundial feita em 2007. Além dela, estão também a Floresta Amazônica e as Cataratas de Foz do Iguaçu no Brasil.
2-) Como chegar na Table Mountain

A Table Mountain fica dentro da Cidade do Cabo, sendo o endereço exato Tafelberg Road, no distrito de Gardens.
Para chegar até lá, você pode ir de carro alugado, táxi/uber, transporte público ou ônibus Hop-On Hop-Off. Nós recomendamos que você prefira ir de Taxi/Uber ou ônibus Hop On Hop Off, já que ambos podem parar diretamente na frente da entrada do teleférico que leva até o topo.
Quem vai de carro ou ônibus comum da cidade, só consegue parar um ponto bem abaixo da entrada (num estacionamento na Tafelberg Road), e dai precisa usar um shuttle até chegar no local. Menos mal que ele é gratuito.
Como subir a Table Mountain
Existem basicamente duas formas de subir a Table Mountain: via Cableaway, um teleférico/bondinho que sobe em 5 minutos até o alto do platô, ou a pé, por trilhas.
Veja mais abaixo como comprar o ingresso para o Teleférico, bem como quais são as trilhas existentes para subir até o topo da Table Mountain.
3-) Ingressos para Table Mountain

Para quem vai subir de Cableaway, o teleférico a Table Mountain, o ingresso tem preços diferentes, dependendo do horário que você vai fazer a visita. Existem os horários da manhã (das 8h-13h) ou a tarde (das 13h até o fechamento do local).
Esses são os preços dos ingressos atualmente:
- Manhã adulto: R490, ida e volta ou R280 apenas um trecho;
- Tarde adulto: R420 ida e volta, ou R280 apenas um trecho.
Os preços estão em rands, moeda local da África do Sul, sendo que 1 rand = R$ 0,30. Crianças até 3 anos não pagam e de 4 a 17 anos pagam meia entrada. Estudantes pagam também meia entrada.
Existe também uma opção de Fast Track, que “pula filas”, tanto na ida, como na volta e que custa R995, tanto para adultos como crianças.
Nós pessoalmente achamos esse valor bem alto e indicamos somente se você só puder visitar em dias de altíssima demanda (como em feriados como Natal e Ano Novo e alta temporada de férias).
Onde comprar os ingressos para a Table Mountain
Os ingressos para a Table Mountain podem ser comprados online, pelo site oficial da atração ou através de passeios. Nós, por exemplo, usamos o ônibus hop-on hop-off para chegar até a atração e o valor já inclui o teleférico (ida e volta) para a Table Mountain.
Algo bem legal é que ao comprar esse passeio, o ingresso para o teleférico vale por até 14 dias! Ou seja, se por acaso você planejou visitar a Table Mountain num dia, mas o tempo estava ruim, você tem ainda 13 dias para poder subir, a hora que desejar.
Nós pessoalmente até tentamos comprar o ingresso no site da Table Mountain mas não conseguimos. Sempre dava erro, usando diversos cartões. Por isso usamos o ônibus + ingresso, que foi muito fácil de adquirir, além de ter um preço ótimo!
Outra opção é comprar o ingresso para a Table Mountain direto na bilheteria do teleférico, porém, filas são comuns. Nesse caso, é indicado chegar bem cedo para comprar, assim que abre o local às 8h da manhã, para garantir o ticket, sem ter que esperar muito na fila.
+ Ingresso para o Teleférico da Table Mountain + Ônibus hop-on hop-off:
Veja valores e como reservar
4-) Melhor horário para visitar

Uma das principais questões para visitar a Table Mountain é conseguir tentar ir num dia de tempo aberto, para poder ver as vistas maravilhosas lá de cima. Porém, o clima da montanha é bem instável.
Por isso, a principal dica para ir é ficar de olho no clima, através de sites e aplicativos de tempo. Isso porque em dias de chuva ou tempo muito fechado, a atração fecha, até que as condições melhorem.
Uma dica: se o topo da montanha estiver cheio de nuvens, a chance da Table Mountain estar fechada é grande. Se não estiver, é bem possível que dê para ir! Para tirar a dúvida final, entre no site da Table Mountain para ter certeza da situação e se o local está aberto mesmo ou não para visitação.
Vale dizer que pela manhã é quando o clima fica geralmente mais estável, sendo mais fácil de subir. Por isso, esse é também o período de maior procura para visitar o local.
Porém a tarde, dá para ver o pôr do sol da montanha, sendo um dos momentos mais lindos para se visitar. Como pode ter clima mais instável, a tarde é o período em que a montanha fica mais vazia e fácil de conseguir ingressos.
5-) Tours e Trilhas na Table Mountain

Quem tem o espírito mais aventureiro pode ao invés de subir a Table Mountain de teleférico, fazer uma trilha até o seu topo! E nesse caso, nem precisa comprar ingresso!
Existem diversas trilhas para subir a Table Mountain, porém essas são as 3 mais famosas:
- Platteklip Gorge: Trilha mais popular, comum e direta para subir a montanha. Tem cerca de 5km e um ganho de altitude de 750m;
- Kasteelspoort: Trilha mais épica, que passa pelo trecho dos 12 apóstolos e tem lindas vistas para o mar. Possui cerca de 4,7km de extensão e um ganho de altitude de 574m;
- Skeleton Gorge: Trilha mais difícil das três, já que é também a mais longa e íngreme. Possui 6,8km de extensão e ganho de 1028m de altitude.
Qual seja a sua escolha, em todas as opções é indicado subir somente com um guia, pois todas são consideras trilhas de nível avançado.
Há muitas empresas de Hiking e Trekking na Cidade do Cabo, que oferecem esse tipo de passeio, tanto privado, como para ir em grupo. Veja abaixo algumas opções:
- Caminhada na Table Mountain com um guia especializado pela Platteklip Gorge;
- Caminhada pela garganta Skeleton e pelos jardins de Kirstenbosch.
Outra opção de trilha muito famosa para ver a Table Mountain é a Lion’s Head. Super bem sinalizada e com vistas 360º da Cidade do Cabo, ela tem algumas das melhores vistas também para a Table Montain!
É uma trilha que pode ser feita a qualquer hora do dia, mas fica ainda mais especial no nascer e no pôr do sol. Mesmo sendo bem sinalizada, indicamos fazer essa trilha também com um guia, já que é considerada uma trilha nível avançado: ela tem no total 4,5 km de extensão e 348m de elevação.
Dica: Por ser uma das trilhas mais bonitas da Cidade do Cabo, é comum muitas pessoas escolherem fazer a trilha do Lion’s Head pela manhã, e na parte da tarde subir de teleférico na Table Mountain. Assim, você consegue ter todas as experiências numa mesma viagem, sem muito desgaste físico.
+ Trilha para Lion’s Head com guia: Veja valores e como reservar
6-) Nossa experiência visitando a Table Mountain

Nossa experiência conhecendo a Table Mountain começou já no dia que pousamos em Cape Town. O clima estava ótimo mas como já era final da tarde, não ia dar tempo de deixar as malas no nosso hotel e ir subir a montanha.
No dia seguinte a previsão era de tempo nublado, mas logo pela manhã, fomos conferir se o Teleférico estava aberto pelo site da Table Mountain. Funcionando normalmente, partimos logo cedo usando o ônibus Sightseeing e com nosso ingresso em mãos.
Quando chegamos na base do teleférico, o tempo ainda estava bom e o trajeto até o topo da montanha foi lindíssimo! É mesmo uma das melhores atrações para conhecer na Cidade do Cabo!
Chegando lá em cima, a estrutura da montanha impressiona! Todo o local tem caminhos demarcamos e asfaltados, podendo inclusive ser visitado por pessoas com problemas de locomoção, já que é plano em sua maior parte.
Por lá há também há muitos mirantes para tirar fotos, além de estrutura turística com banheiro, café, lanchonete e até loja de souvenirs!
É muito curioso que o clima lá em cima é tão diferente que existe até uma fauna e flora própria do local!

Nós ficamos lá em cima por volta de 1h, quando o tempo começou a piorar e resolvemos descer. Quando chegamos de teleférico lá embaixo as filas já estavam imensas e uns 15 minutos depois ele fechou e ficou assim até o fim da nossa viagem por lá.
Ou seja: se não tivéssemos ido naquele dia, provavelmente não teríamos conhecido o local. Então fica a dica: aproveite para subir em qualquer janela de tempo, que o clima permita!
E podemos dizer: mesmo com o tempo meio nublado no final, valeu a pena visitar! O lugar é lindo, parece até um outro planeta, e a estrutura para o turista é excepcional!
7-) Dicas finais para visitar a Table Mountain

Confira abaixo mais dicas e detalhes para visitar a Table Mountain na Cidade do Cabo:
- A linha do ônibus turístico City Sightseeing, que faz a parada na Table Mountain, é a vermelha, sendo a parada de número 7.
- Os horários de funcionamento do teleférico ao longo do ano são:
- 01/02 a 31/03: 8h (1ª subida), 19h (último horário de subida) e 20h (último horário de descida);
- 01/04 a 30/04: 8h (1ª subida), 18h30 (último horário de subida) e 19h30 (último horário de descida);
- 01/05 a 31/08: 8h30 (1ª subida), 17h (último horário de subida) e 18h (último horário de descida);
- 01/09 a 31/10: 8h30 (1ª subida), 18h (último horário de subida) e 19h (último horário de descida);
- 01/11 a 30/11: 8h (1ª subida), 19h (último horário de subida) e 20h (último horário de descida);
- 01/12 a 31/01: 8h (1ª subida), 20h (último horário de subida) e 21h (último horário de descida);
- O horário de encerramento do café e serviços no topo da montanha, são em geral 1h antes do último bondinho a descer;
- Mesmo em épocas de verão, leve sempre um casaco para usar lá em cima, pois em geral sempre venta e o local é bem mais frio do que na base;
- O teleférico faz um giro 360º enquanto sobe e desce, por isso não importa em qual lugar que você fique, sempre terá uma visão global;
- Se por acaso você comprar o ingresso e por questões climáticas não conseguir subir, eles fazem reembolso do ticket para você;
- Se o clima estiver muito bom e puder escolher, vale ir no fim de tarde para conferir o pôr do sol, que dizem ser espetacular!
Para quem quiser, há tours guiados no alto da montanha, que duram 30 minutos e são totalmente gratuitos! Eles ocorrem entre às 9h e 15h, todos os dias, saindo do terraço dos 12 Apóstolos.
Áudio Tours também estão disponíveis gratuitamente para quem baixar o aplicativo VoiceMap app.
Essas são boas maneiras de conhecer um pouco mais as curiosidades e história do local. E um bônus: lá em cima há wifi gratuito para os visitantes usarem, incluindo para baixar o app! 😀
Uma atração linda na Cidade do Cabo, não tão fácil e visitar mas que vale todo o esforço e investimento! Vambora!
*** Veja mais dicas da CIDADE DO CABO:
– Onde se hospedar na Cidade do Cabo: Melhores hotéis e regiões
– O que fazer na Cidade do Cabo: 12 atrações essenciais para ir!
– Cabo da Boa Esperança: Veja todas as dicas para ir conhecer
![]() |
SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação com a Melhor Seguro para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA15! Veja mais. |
![]() |
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking. |
![]() |
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto. |
![]() |
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais. |
![]() |
CÂMBIO: Dólar mais barato, cashback e acesso a Sala Vip em Guarulhos com a Nomad. Veja mais. |
![]() |
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais. |
Newsletter gratuita!
Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.
Parabéns pela matéria. Estive na África do Sul em 1999 e a rotação em 360 graus é uma das coisas mais bacanas do bondinho, nunca tinha visto isso antes, soube que existem apenas 3 assim no mundo todo. E o sistema é simples: o bondinho sobe reto, o que gira é o piso central gira assim como o prato interno de um forno de micro ondas quando está ligado.
Exatamente! É uma atração bem legal para conhecer na Cidade do Cabo!