Descanso merecido: Pousadas no Rio de Janeiro – 24 opções para ir da serra ao litoral

0
Pousada Maua Brasil
Pousada Mauá Brasil, uma das melhores pousadas no Rio de Janeiro! Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro possui lindos destinos, seja na serra, como no litoral. Ainda que as paisagens sejam diferentes, em todos é comum encontrar ótimas opções de hospedagens, incluindo lindas pousadas. Como existem muitas opções de pousadas no Rio de Janeiro para escolher, neste post vamos te ajudar selecionando algumas das melhores do estado!

Seja para fazer uma viagem romântica, seja curtir a natureza em família, ficar numa pousada inclui decidir ficar uma hospedagem menor, mais tranquila e privativa. O serviço de uma pousada também é bem mais intimista, sendo uma opção deliciosa para dias de descanso.

Piscina Casa Colonial Paraty
Piscina da Casa Colonial Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Com tantas boas opções pelo estado, selecionamos neste post 24 excelentes pousadas no Rio de Janeiro para ficar, seja na própria capital, como em cidades turísticas incluindo Angra dos Reis, Visconde de Mauá e Petrópolis.

opções para diferentes estilos de viagem (da mais romântica, até para curtir com amigos e família), privilegiando locais com bom custo benefício! Prontos para escolher qual dessas pousadas no Rio de Janeiro será sua próxima hospedagem? Confira abaixo e Vambora!

24 Pousadas no Rio de Janeiro maravilhosas para se hospedar

1-) Pousadas no Rio de Janeiro (capital)

Na capital carioca, além de diversos hotéis, há muitas pousadas charmosas e com ótimo custo X benefício.

Muitas delas ficam em bairros mais boêmios, como Santa Tereza e outros com pé na areia. Confira abaixo essa seleção:

  • Villa Franca e Casa Gerânio

Pousada Villa Franca
Pousada Villa Franca. Foto: Divulgação

A Villa Franca tem um clima tradicional, localizada nesta linda casa e tem preços de diárias excelentes para a capital carioca, por volta de R$ 200.

A pousada tem decoração clássica, com quartos bem espaçosos e café da manhã ótimo incluso. Veja aqui mais informações e valores para Pousada Villa Franca em Santa Tereza.

Pousada Casa Geranio Rio de Janeiro
Pousada Casa Geranio em Santa Tereza. Foto: Divulgação

Já a Casa Geranio tem estilo mais moderno e elementos mais luxuosos, como uma piscina de borda infinita, com uma linda vista para o Rio.

As diárias são um pouco mais caras, mas a estrutura da pousada é também maior, inclundo essa vista incrível do bairro de Santa Tereza. Veja aqui os valores para a Casa Geranio no Rio de Janeiro.

  • La Suite by Dussol

Pousada La Suite by Dussol no Rio de Janeiro
Pousada La Suite by Dussol no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Outra opção de pousada no Rio de Janeiro super charmosa é a La Suite by Dussol, localizada em Joatinga, bem próximo da praia e da região da Barra da Tijuca. Aqui a decoração mistura o moderno e o clássico, sendo que todos os quartos têm varanda e cama king size.

Um dos pontos altos da La Suite by Dussol é a sua área externa com lindas vistas e uma piscina de borda infinita. Essa é uma ótima opção de pousada romântica no Rio de Janeiro, seja para moradores passarem datas especiais, seja turistas, para uma hospedagem mais exclusiva e diferenciada na cidade. Veja aqui os valores para a pousada La Suite by Dussol.

  • Eco Pousada Estrelas da Babilônia

Já uma opção de pousada barata no Rio de Janeiro é a Eco Pousada Estrelas da Babilônia, no bairro do Leme. Com vistas incríveis, a pousada é mais simples, porém bem charmosa e cercada por natureza. Além da vista, um dos pontos altos é o acesso para a trilha do observatório do Telégrafo.

Além da pousada, há também um restaurante bar dentro da propriedade com lindas vistas! É uma pousada que agrada muito para viagens entre amigos. Veja aqui os valores para a Eco Pousada Estrelas da Babilônia.

+ Veja mais dicas e opções de hospedagens no Rio de Janeiro com bons preços!

2-) Pousadas em Paraty

Existem diversas opções de pousadas em Paraty maravilhosas, sendo a cidade repleta de boas opções.

Localizadas no centro histórico ou perto de uma de suas praias, selecionamos aqui algumas das melhores na cidade para se hospedar! Confira abaixo:

  • Casa Colonial Paraty

Cafe da Manha Casa Colonial Paraty
Cafe da Manhã na Casa Colonial Paraty, na Casa Colonial 12. Foto: GC/Blog Vambora!

O centro histórico de Paraty é, para nós, um dos melhores locais para se hospedar na cidade. Além do charme, ficando aqui você tem fácil acesso aos melhores bares e restaurantes de Paraty, além dos barcos de passeio. E é aqui que fica a linda Casa Colonial Paraty.

Ela é até hoje uma das pousadas que mais adoramos nos hospedar, seja pela localização, seja pelo seu charme e serviços. Com um conceito mais exclusivo, ela é formada por dois casarões do século 18, totalmente restaurados e modernizados, distantes apenas 100m um do outro: a Casa do Simon e a Casa Colonial 12.

Quarto Casa Colonial Paraty
Quarto charmoso da Casa Colonial Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

A Casa do Simon é a maior das duas casas, onde também fica a recepção e uma linda piscina. Já a Casa Colonial 12 é um pouco menor (3 quartos) mas possui uma decoração mais moderna e foi onde ficamos.

Nas noites que passamos nela, fizemos praticamente tudo a pé, dia e noite. Ficar num casarão histórico, mas completamente reformado, sem perder seu charme, foi uma experiência incrível que adoramos e indicamos muito! Veja aqui os valores para a Casa Colonial Paraty.

  • Pousada do Sandi

Pousada do Sandi Paraty
Pousada do Sandi, uma das pousadas mais tradicionais de Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Considerada uma das melhores pousadas de Paraty, a Pousada do Sandi é também uma das mais tradicionais da cidade. Também localizada no centro histórico, a Pousada é mais luxuosa e tem clima romântico, perfeita para ir com seu amor.

Além dos quartos super espaçosos, muitos com hidromassagem, há na pousada spa, academia e salão de jogos. Veja aqui os valores para a Pousada do Sandi em Paraty.

  • Pousada Literária

Pousada Literaria Paraty
Quarto da Pousada Literária, uma das melhores pousadas de Paraty. Foto: Divulgação

Outra pousada em Paraty muito tradicional e renomada, a Pousada Literária também fica no centro histórico, dentro de um edifício de estilo colonial.

O nome da Pousada vem da sua biblioteca, com uma coleção de mais de 1500 livros e filmes. Ela, inclusive, foi escolhida como a sede oficial da FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), um dos maiores festivais da cidade.

Sua decoração mistura elementos modernos, junto com mais tradicionais e coloniais. Um dos destaques é sua área externa, com uma piscina lindíssima! Veja aqui os valores para a Pousada Literária.

+ Veja mais opções e dicas de onde ficar em Paraty

3-) Pousadas em Angra dos Reis

Existem ótimas pousadas em Angra dos Reis, perfeitas para desde viajar em família, até fazer uma viagem mais romântica.

Veja abaixo nossa seleção de pousadas favoritas e mais recomendadas na cidade:

  • Pousada e Mergulho Jamanta

Ótima opção de pousada em Angra dos Reis: Pousada da Jamanta. Foto: Divulgação
Ótima opção de pousada em Angra dos Reis: Pousada da Jamanta. Foto: Divulgação

A Pousada e Mergulho Jamanta é uma das melhores pousadas em Angra dos Reis, seja pela sua localização, como pela estrutura.

Ela fica localizada em frente a praia e pelo seu fácil acesso ao mar, possui inclusive uma operadora própria de mergulho e aluguel de barco na propriedade.

Além disso, a pousada em si é linda, com uma área externa maravilhosa, incluindo uma piscina de borda infinita. Além disso, há  restaurante, área de churrasqueira, salão de jogos e aluguel de caiaque e stand-up paddle.

Os quartos são variados, incluindo opções desde para casais, até quarto maiores para famílias, incluindo uma pequena cozinha. Veja aqui os valores para a Pousada e Mergulho Jamanta em Angra dos Reis.

  • Pousada Mestre Augusto

Pousada Mestre Augusto em Angra dos Reis
Pousada Mestre Augusto em Angra dos Reis. Foto: Divulgação

A Pousada Mestre Augusto é outra excelente opção de Pousada em Angra dos Reis, também localizada em frente ao mar. São apenas 6 suítes, todas com vista para o mar!

A área da pousada é grande, incluindo piscina e até um pier privativo. Veja aqui valores para a Pousada Mestre Augusto.

+ Veja mais dicas e opções de hotéis, pousadas e casas em Angra dos Reis

4-) Pousadas em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é famosa por suas praias com mar transparente e é um destino de cada vez mais desejado por todos!

Para se hospedar, há excelentes opções de pousadas em Arraial do Cabo. Veja abaixo nossa seleção com as favoritas:

  • Casa Corazul 

Casa Corazul em Arraial do Cabo
Casa Corazul em Arraial do Cabo. Foto: Divulgação

Arraial do Cabo ou Grécia? A Casa Corazul é uma pousada linda em Arraial do Cabo que que lembra a arquitetura das Ilhas Gregas.

Muito branco e terraços com vistas espetaculares do mar, tornam a Casa Corazul atualmente uma das melhores pousadas de Arraial do Cabo.

Os quartos tem decoração clean e são bem espaçosos, sem contar as vistas do mar, de todos eles! Veja aqui os valores para a Pousada Casa Corazul em Arraial do Cabo.

  • Pousada do Timoeiro

Pousada do Timoeiro em Arraial do Cabo
Pousada do Timoeiro Foto: Divulgação

A Pousada do Timoeiro é uma das melhores e mais bem recomendadas em Arraial do Cabo, pela sua localização e estrutura.

Ela fica a apenas 200 metros da Praia Grande e sua estrutura é ótima, com uma piscina na área central, rodeada pelos quartos. Esses são bem espaçosos e alguns tem varanda com rede. Veja aqui os valores para a Pousada do Timoeiro em Arraial.

  • Pousada da Prainha

Pousada da Prainha Arraial do Cabo
Pousada da Prainha: ótimo custo benefício em Arraial do Cabo. Foto: Divulgação

A Pousada da Prainha é outra ótima pousada em Arraial do Cabo, e tem preços menores do que as duas anteriores. Ela também fica muito perto da praia da Prainha, com seus tons de azul claro.

É uma pousada excelente tanto para quem viaja a dois, como para famílias, sendo inclusive pet friendly! Há piscina e outras áreas de lazer. Veja aqui os valores para a Pousada da Prainha.

+ Veja mais Pousadas para ficar em Arraial do Cabo

5-) Pousadas em Búzios

Búzios é um dos destinos de praia mais lindos no Rio de Janeiro, e possui também uma rede hoteleira super premiada.

Aqui ficam ótimas pousadas, muitas com clima de romance, perfeitas para ir com seu amor! Veja abaixo nossa seleção de Pousadas em Búzios:

  • Villa Baobá 

Pousada Villa Baoba em Buzios
Pousada Villa Baobá Búzios. Foto: Divulgação

A Villa Baobá fica muito bem localizada em Búzios, entre a Rua das Pedras e a praia da Ferradura. É considerada uma das melhores e mais lindas pousadas da cidade!

Super charmosa, tem ótima infraestrutura, incluindo uma linda piscina. É um tipo de pousada incrível para se ir a dois em Búzios e os preços são excelentes! Veja aqui os valores para a Villa Baobá. 

  • Auberge de la Langouste

Pousada Auberge de la Langouste
Quarto da Auberge de la Langouste. foto: Divulgação

A Pousada Auberge de la Langouste é outra pousada incrível em Búzios com clima de romance! Localizada muito perto da Praia e da Rua das Pedras, ela possui uma bela área ao ar livre, com jardins e piscina.

Os quartos tem bom espaço, incluindo varanda. O café da manhã está incluso na estadia, sendo excelente e servido a la carte. Veja aqui os valores para a Pousada Auberge de la Langouste.

+ Veja mais opções de Pousadas em Búzios

6-) Pousadas em Penedo

Depois dos destinos no litoral, chegou a hora de explorar e ver as melhores pousadas na serra do Rio de Janeiro!

Penedo é uma linda cidade da Serra, que atrai desde famílias, passando por casais até quem quer curtir na aventura e natureza. É a única cidade de colônia finlandesa no Brasil!

Veja abaixo essa seleção de pousadas na cidade:

  • Pequena Suécia

Pequena Suecia em Penedo
Pequena Suécia em. Penedo. Foto: GC/Blog Vambora!

A Pequena Suécia é uma surpreendente pousada em Penedo, por possuir uma grande área ao ar livre, incluindo piscina! Num imenso terreno ficam 29 quartos,incluindo chalés.

A pousada fica próxima do centro de Penedo, podendo conhecer muitas atrações a pé pela cidade.

Ten decoração típica nórdica, super charmosa, parecendo quase uma casa de campo, só que com uma estrutura de hotel/pousada. Nós adoramos nos hospedar na Pequena Suécia! Veja aqui valores das diárias na Pequena Suécia.

  • Pousada Rainha da Mata

Pousada Rainha da Mata em Penedo
Pousada Rainha da Mata. Foto: Divulgação

Outra ótima pousada em Penedo é a Rainha da Mata, localizada também bem perto do centro da cidade.

Com decoração mais clean e simples, a Pousada Rainha da Mata tem uma ótima piscina e quartos bem espaçosos, incluindo terraço. Veja aqui os valores para a Pousada Rainha da Mata.

+ Veja mais dicas de onde ficar em Penedo

7-) Pousadas em Visconde de Mauá

Visconde de Mauá é outra linda cidade de serra no Rio de Janeiro, localizada inclusive perto de Penedo.

Aqui a natureza impera com lindas cachoeiras! Veja aqui essa seleção de pousadas em Visconde de Mauá:

  • Pousada Tijupá

Cafe da manha da Pousada Tijupa em Visconde de Mauá
Café da manhã incrível e inesquecível da Pousada Tijupá em Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!

A Pousada Tijupá é considerada uma das melhores pousadas da região e adoramos nossa hospedagem aqui.

A Tijupá é uma pousada ideal para curtir a dois (crianças não são aceitas) e é pet friendly. Existem dois tipos de acomodações: chalés e apartamentos, sendo que os chalés além de serem mais privativos, possuem hidromassagem, lareira e varanda.

No terreno há uma piscina natural e o seu café da manhã também é espetacular, considerado um dos melhores do Brasil! Veja aqui os valores para a Pousada Tijupá em Visconde de Mauá.

  • Mauá Brasil

Pousada Maua Brasil
Um dos chalés das Pousada Mauá Brasil. Foto: Divulgação

Considerada uma das melhores pousadas do Brasil, a Mauá Brasil fica em Visconde de Mauá, numa área mais afastada da vila. São ao todo 15 chalés exclusivos para casais, num clima luxuoso!

Cada chalé tem características únicas, mas algo em comum são as lindas vistas da serra! Com ofuro, banheira de hidromassagem e lareira, todos são muito privativos e espaçosos. Veja aqui os valores para a Pousada Mauá Brasil.

  • Pousada Refúgio das Aves

Pousada Refugio das Aves
Pousada Refugio das Aves. Foto: Divulgação

A Pousada Refúgio das Aves é uma opção de pousada em Visconde de Mauá com ótimo custo benefício!

Ela é formada por 3 tipos de chalés que ficam numa área linda, cercado por lindos jardins e uma bela piscina. Crianças e animais são aceitos.

Privativos, os chalés podem receber desde casais até famílias com muito conforto. Lindas vistas e um café da manhã excelente tornam essa pousada ainda mais especial! Veja aqui os valores para a Pousada Refúgio das Aves em Visconde de Mauá.

+ Veja mais dicas de onde ficar em Visconde de Mauá

8 -) Pousadas em Petrópolis

Petrópolis fica a apenas 67km do Rio de Janeiro, e além de muita cultura e história, possui diversas atividades de ecoturismo, com muitas trilhas e cachoeiras de tirar o fôlego.

Também, Petrópolis é um destino gastronômico, com diversos restaurantes deliciosos, para aproveitar no clima de Serra. No blog Fui Ser Viajante, tem uma lista bem legal de 15 restaurantes em Petrópolis para provar!

Sabendo disso, confira abaixo essa seleção de pousadas em Petrópolis incríveis para se hospedar:

  • Pousada Pinheiros do Rócio

Pousada Pinheiros do Rocio em Petropolis
Pousada Pinheiros do Rócio. Foto: Divulgação

A Pousada Pinheiros do Rócio é atualmente uma das mais bem recomendadas em Petrópolis. Ela tem um clima de fazenda/casa de férias, com decoração aconchegante.

A área externa é linda, incluído piscina, cercada de belos jardins. O café da manhã é um dos pontos altos da pousada! Veja aqui os valores para a Pinheiros do Rócio em Petrópolis.

  • Pousada Golf Village

Pousada Golf Village em Petropolis
Pousada Golf Village em Petrópolis. Foto: Divulgação

Outra excelente pousada em Petrópolis é a Golf Village! Com um clima mais moderno e decoração clean, um dos pontos altos da pousada são suas áreas de lazer, incluindo piscina, quadras e como o nome diz, até área de mini golf.

Inclusive, os hóspedes tem desconto exclusivo para o Petrópolis Golf Clube, um campo localizado perto da pousada. Há diversos tipos de quartos, incluindo opção com banheira de hidromassagem. Veja aqui os valores para a Pousada Golf Village.

+ Veja mais opções de Pousadas em Petrópolis

9-) Pousadas em Teresópolis

Teresópolis fica a cerca de 96km do Rio de Janeiro e é famosa pelo seu clima de serra com lindas paisagens naturais.

Aqui fica o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e além disso, há excelentes opções gastronômicas para aproveitar.

Veja aqui essa seleção de pousadas lindas em Teresópolis para ficar:

  • Pousada R.N.C. Nosso Paraíso

Pousada Nosso Paraiso Teresopolis
Pousada Nosso Paraíso em Teresópolis. Foto: Divulgação

Uma das pousadas em Teresópolis mais bem recomendadas, a Pousada R.N.C. Nosso Paraíso possui apartamentos e chalés com lindas vistas das montanhas!

Além da pousada, o local funciona também como um centro de estudo e Spa holístico. Veja aqui os valores para a Pousada R.N.C. Nosso Paraíso.

  • Pousada Sitio Poesia

Pousada Sitio e Poesia Teresopolis RJ
Pousada Sitio e Poesia. Foto: Divulgação

Outra pousada linda em Teresópolis é a Sitio e Poesia, localizada no Parque Estadual dos 3 Picos. São ao todo 280.000 m² de área verde, num clima de muito romance!

A pousada possui opções de quartos ou bangalôs privativos, incluindo opções com banheira de hidromassagem. Nas áreas comuns há piscina e SPA. Veja aqui valores para a Pousada Sitio e Poesia.

+ Veja mais opções de Pousadas em Teresópolis

Com opções da serra ao litoral, passando pela capital carioca, quais dessas pousadas no Rio de Janeiro vocês ficaram com mais vontade de ficar?

Quem já se hospedeu em outra pousada no estado e gostou muito da experiência, aproveita e deixa sua dica aqui nos comentários para ajudar mais viajantes. Vambora ficar nessas pousadas lindas no Rio de Janeiro!

*** VEJA TAMBÉM:
Hotel Fazenda no Rio de Janeiro: veja 12 melhores para ir!
10 Pousadas românticas para ir perto de São Paulo
6 destinos para viajar perto do Rio de Janeiro

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui