Descanso merecido: Casa Colonial Paraty, um lindo lugar para se hospedar em Paraty

0
Casa Colonial Paraty
Casa Colonial Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem procura um bom lugar para se hospedar em Paraty tem a difícil missão de escolher só um hotel ou pousada favorita: a cidade charmosa, especialmente no seu centro histórico, tem vários hotéis e pousadas lindos, mas fomos recentemente convidados conhecer uma das mais interessantes e novas opções de hospedagem da cidade: a Casa Colonial Paraty.

Com uma localização perfeita no centro histórico de Paraty, a Casa Colonial Paraty pode ser considerada um hotel/pousada boutique formada por dois casarões do século 18, totalmente restaurados e modernizados, distantes apenas 100m um do outro: a Casa do Simon (com 5 quartos) e a Casa Colonial 12 (com 3 quartos).

Casa Colonial 12 - Casa Colonial Paraty
Puro charme: fachada da Casa Colonial 12, uma das duas casas que formam o hotel Casa Colonial Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

A ideia aqui é propiciar uma hospedagem única, super exclusiva, oferecendo todos os serviços e mimos disponíveis para o hóspede, mas dando também liberdade e independência para se fazer o que quiser. Ambas ficam bem próximas das maiores atrações do centro histórico, mas em ruas tranquilas, ou seja, dá para aproveitar o buxixo a poucos passos e ainda sim ter noites tranquilas de sono.

A Casa do Simon, inaugurada para o público em 2015 é a maior das duas casas, onde também fica a recepção. Nela ficam 5 quartos, incluindo uma área ao ar livre onde fica uma linda piscina. Aqui a sensação é mais parecida de estar num hotel/pousada de charme, já que há uma maior estrutura e contato com o pessoal do hotel.

Sala de estar Casa do Simon
Sala de estar na Casa do Simon, uma das casas do hotel/pousada Casa Colonial Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Já a Casa Colonial 12, aberta em 2010, é um pouco menor (3 quartos) mas também possui uma decoração mais moderna e foi onde ficamos. Aqui a sensação é de se estar numa casa mesmo, já que como não há recepção é você que fica com a chave da porta e do seu quarto. Foi uma delícia ter a sensação de ter nossa “própria casinha” no centro histórico de Paraty.

Todos os 3 quartos tem suas chaves pessoais e há uma área de convívio tipo “casa” mesmo, incluindo sala, cozinha e um jardim externo com deque e uma queda d’água. Super tranquilo e gostoso! Por isso enquanto a Casa do Simon é mais um estilo hotel, a Casa Colonial 12 segue mais o clima de casa privada, podendo ser reservada até mesmo inteira (para quem quiser ir com a família toda ou amigos, por exemplo).

Piscina Casa Colonial Paraty
Piscina da Casa Colonial Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que seja mais “exclusiva”, a Casa Colonial 12 que ficamos tem o mesmo serviço da do Simon, incluindo café da manhã, arrumação do quarto e atendimento a qualquer momento. Abaixo você confere todos os detalhes da nossa estadia na Casa Colonial Paraty:

Casa Colonial Paraty: Os quartos e mimos

Cada quarto no hotel tem uma característica diferente, o que dá um tom muito pessoal e exclusivo na hospedagem.

Quarto Casa Colonial Paraty
Um dos quartos da Casa Colonial Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

O quarto que ficamos na Casa Colonial 12, por exemplo, era imenso, com uma cama king e uma de solteiro, além de um ótimo banheiro incluindo um super chuveiro. Outros quartos já podem possuir banheira, outro duas camas de solteiro, etc. O que liga todos é a decoração clean (usando muito branco), com toques de modernidade (cores fortes por exemplo em objetos) mas também conforto e tradição (como alguns móveis e detalhes de madeira original das casas), o que deixa o ambiente muito aconchegante. Para quem gosta de arquitetura é um deslumbre ver como conseguiram integrar tão bem o antigo e o novo em todos os cômodos. 

Detalhes lindos como orquídeas (de verdade) colorindo o quarto, bem como produtos da marca Granado no banheiro e um frigobar totalmente incluso e livre para consumo acabam melhorando ainda mais a ótima atmosfera durante a estadia.

Um daqueles hotéis que dá mesmo vontade de ficar curtindo o quarto! Aliás, o nosso mesmo que possuindo uma janela direta para a rua, era super silencioso e privativo e não dava para ver nada da rua.

Quarto Casa Colonial Paraty
Outro quarto super charmoso da Casa Colonial Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Um dos diferenciais da Casa Colonial Paraty são os diversos mimos dados para os hóspedes. Primeiro a chegada: como o centro histórico de Paraty é fechado para carros, você deixa o seu carro num dos estacionamentos próximos ao local. O mais indicado, pela proximidade da pousada, é o na Praça da Matriz, ao lado da Igreja da Matriz (que é um estacionamento vigiado e pago – R$15 por dia). 

Com a reserva feita, você entra em contato com o pessoal do hotel que um funcionário vai ao encontro de vocês assim que chegarem para ajudar a levar as malas. Com as ruas do centro histórico de Paraty sendo todas de pedras, ter alguém para ajudar a levar as malas é ótimo!!

Banheiro Casa Colonial Paraty
Banheiro da Casa Colonial Paraty: imenso e com amenities da marca Granado. Foto: GC/Blog Vambora!

O segundo mimo é que chegando no hotel, você ganha um par de sandálias havaianas brancas para usar durante a sua estadia e levar depois para casa. Eles indicam usar as sandália dentro das casas para evitar de trazer a areia da rua, não sujando nem prejudicando os imóveis restaurados. Ponto aqui para o pessoal do hotel, que mesmo eu calçando meros 33 (um pouco fora do padrão e difícil de encontrar rs) prontamente arranjaram uma sandália do meu tamanho exato. Muito legal mesmo a atenção!

O próximo mimo é que o frigobar é totalmente livre para uso, sendo reposto todos os dias caso você use alguma coisa. Água (normal e com gás), refrigerantes, cervejas, até cápsulas de café estão lá a sua inteira disposição sem ter que pagar nada a mais por isso.

E no clima do café, todos os dias há uma mesa de chá a disposição dos hóspedes nas duas casas, com chá, café e um bolo fresco. Difícil não se apaixonar logo de cara pelo serviço do hotel!

Café da Manhã

Cafe da Manha Casa Colonial Paraty
Nosso café da manhã na Casa Colonial Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Além da estrutura e mimos, um dos pontos altos da Casa Colonial Paraty é o café da manhã exclusivo que eles preparam todos os dias para os hóspedes. Aqui o buffet é substituído por uma mesa exclusiva montada só para você, com ítens sendo preparados na hora que você acorda, desde os pães quentinhos, ovos (do jeito que você escolher), bolo, queijos frescos, frios, iogurte, granola, frutas da estação e mais gostosuras que vão mudando a cada dia.

É um verdadeiro banquete, impossível não ser feliz ao acordar e ver essa mesa tão farta e deliciosa sendo montada só para você. E cada hóspede toma o café na casa que estiver hospedado, não precisa se deslocar de maneira nenhuma.

Cafe da Manha - Casa Colonial Paraty
Num dia chuvoso, o café da manhã foi feito dentro da casa, lindo e delicioso do mesmo jeito! Foto: GC/Blog Vambora!

Na Casa Colonial 12 que ficamos, comemos um dia na mesa na sala (num dia chuvoso) e outro na área do deck ao ar livre quando estava sol. Vale aqui aproveitar e curtir mesmo a refeição, dá para ver que é feito com muito carinho na hora, fresquíssimo e delicioso.

Área de convívio e lazer

Piscina - Casa Colonial Paraty
Piscina na Casa do Simon, uma das casas do hotel/pousada Casa Colonial Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Ambas as casas possuem áreas de convívio bem gostosas. A Casa Colonial 12 possui uma grande sala, com um sofá enorme que dá para ficar relaxando horas, vendo livros, revistas e escutando música ambiente que fica no local, variando de jazz ao MPB. Há também um deck ao ar livre com uma pequena queda d’água que dá para curtir nos dias de sol.

Já a Casa do Simon possui uma área de convívio maior, incluindo área de refeição, sala de estar e um jardim lindo que se estende para área da piscina, num clima muito exclusivo e tranquilo para quem está hospedado aqui.

Sala da Casa Colonial 12
Sala da Casa Colonial 12, parte da Casa Colonial Paraty. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que essa estrutura seja para os hóspedes que estão na própria Casa do Simon, é possível que quando o local não esteja cheio, quem está hospedado na Casa Colonial 12 consiga também consegue aproveitar a piscina, por exemplo.

A Daniela e o Cleberson, responsáveis pela Casa Colonial Paraty também ajudam a organizar passeios, alugar barco, dão dicas de restaurantes, atrações, marcam massagem e tratamentos dentro do hotel e em spa e tudo mais para fazer da estadia em Paraty o mais prazerosa o possível. Adoramos conhecer, foi muito gostoso e relaxante passar esses dias por aqui e a vontade é voltar para lá quando estiver em Paraty. Vambora?!

+ info e valores: http://bit.ly/2gF5X6q

*O Vambora foi convidado para se hospedar na Casa Colonial Paraty.

*** VEJA TAMBÉM:
Veja mais hotéis e pousadas em Paraty no Booking
Todas as dicas de Paraty no blog

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui