Lugares improváveis: Pequena Finlândia em Penedo – Veja como conhecer!

14
Pequena Finlândia em Penedo
Penedo, a Finlândia brasileira até com Casa do Papai Noel! Foto: GC/Blog Vambora!

Em qualquer época do ano, em Penedo, na Serra da Mantiqueira no Rio de Janeiro, o clima de Natal é constante o ano todo! E o motivo é simples: na cidade fica a casa oficial do Papai Noel no hemisfério Sul, dentro de uma área chamada de Pequena Finlândia!

Penedo é a única colônia finlandesa do Brasil e a influência cultural pode ser vista em vários lugares da cidade! Ficou curioso? Então vem saber como conhecer esse destino e atração única na serra do Rio. Vambora!

Pequena Finlândia em Penedo: Veja como Conhecer!

Penedo, Rio de Janeiro
Penedo: estilo de cidade europeia com a colonização finlandesa. Foto: GC/Blog Vambora!

1-) História e origem da colônia finlandesa em Penedo

A história curiosa que une Finlândia e Papai Noel em plena serra do Rio de Janeiro começou com a chegada de imigrantes finlandeses na região, em 1929. O mais improvável é que o objetivo inicial desses imigrantes era criar uma comunidade vegetariana no Brasil, um paraíso tropical, liderado pelo finlandês Toivo Uuskallio.

Ao longo dos anos, esses imigrantes chegaram por aqui e foram viver numa fazenda, a Fazenda Penedo, tornando a cidade a única colônia finlandesa no Brasil!

Pequena Finlandia Penedo
Laguinho dentro da Pequena Finlândia em Penedo! Foto: GC/Blog Vambora!

Essa região do Rio de Janeiro era muito famosa na época também pelas plantações de café e com o tempo o solo começou a se desgastar. A ideia de viver somente da terra começou passou a ser inviável e a solução dos colonos foi começar a abrir pousadas para receber visitantes.

Inicialmente as pousadas eram as próprias casas dos colonos, mas ao longo dos anos elas começaram a serem construídas de forma mais profissional. Veja aqui aliás, quais são atualmente as melhores pousadas e hotéis de Penedo.

Assim, a cultura finlandesa começou a ser vista por toda a cidade, com eles criando inclusive uma área chamada de Pequena Finlândia!

2-) Pequena Finlândia e suas atrações

Entrada da Pequena Finlândia em Penedo
Entrada da Pequena Finlândia em Penedo. Foto: GC/Blog Vambora!

A Pequena Finlândia, é nada mais do que um shopping a céu aberto, com diversas lojas de artesanato, comida, bebida e arte, além da Casa do Papai Noel! Por isso, o lugar é chamado também de Shopping do Papai Noel.

A área foi criada exatamente para ser o principal local em Penedo onde a cultura finlandesa pode ser vista pelos visitantes.

Pequena Finlandia Penedo Natal
Decoração natalina na Pequena Finlândia em Penedo. Foto: GC/Blog Vambora!

Eu ainda não estive na Finlândia para comparar mas o clima no lugar é no mínimo fofo, com casinhas coloridas, decoração florida, um laguinho… Tudo muito fotogênico! Daqueles lugares que dá vontade de abraçar de tanta fofura!

E como o Papai Noel é finlandês, nada mais obvio do que ele ter uma casa por aqui! Para quem ainda está descrente, toda essa história pode ser vista no Museu Finlandês Dona Eva em Penedo, que mostra ainda uma série de fotos e objetos típicos do país europeu.

Natal Pequena Finlandia Penedo
Decoração natalina na Pequena Finlândia em Penedo. Foto: GC/Blog Vambora!

A Casa do Papai Noel dentro da Pequena Finlândia acaba no fim sendo a maior atração do local, com sala, cozinha e quarto onde mora o bom velhinho e fica aberta o ano todo. As crianças adoram!

Fomos em Dezembro para Penedo e o clima de Natal já comum na cidade, estava ainda maior, com árvore de Natal e decorações típicas por todos os lados.

Pequena Finlandia Penedo
Um pedacinho da Finlândia dentro do Brasil! Foto: GC/Blog Vambora!

Hoje em dia, são pouquíssimos os descendentes diretos de finlandeses que moram em Penedo, mas a cidade realmente abraçou essa cultura, não sendo estranho ver lojas, restaurantes e hotéis com nomes finlandeses.

É o caso, por exemplo, da loja de chocolate Tonttulakki Suklaat (aliás, Suklaa significa chocolate em finlandês, palavra que você verá por todo canto na cidade!).

Agora que você sabe o que tem na Pequena Finlândia e como visitar, Vambora? Penedo é uma cidade super fofa que agrada desde família até casais. Confira mais dicas do que fazer e organizar sua viagem para a região abaixo!

*O Vambora! fez essa viagem a convite da Tereza Quinderé Comunicação.

*** Veja mais dicas de PENEDO no blog:
Hotéis e Pousadas em Penedo: Veja onde ficar na cidade!
O que fazer em Penedo: Principais atrações para conhecer e restaurantes!
8 Lugares românticos para viajar perto de São Paulo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


14 COMENTÁRIOS

    • Olá Luciana,
      Parece que vc já adivinhou os próximos posts aqui do blog! 😀
      Nesse novo post vc já confere dicas do que fazer na cidade, incluindo conjugar a visita para Penedo com Visconde de Mauá (super próxima): https://www.blogvambora.com.br/o-que-fazer-em-penedo/
      No próximo post a gente vai dar dicas de onde se hospedar em Penedo, mas já adianto que ficamos num hotel chamado Pequena Suécia bem legal e ótimo para ir com crianças!

  1. Olá! Sou apaixonada por Penedo. Moro em Cabo Frio RJ e todo ano dou um pulinho para curtir essa aconchegante cidade. Penedo além do Centro que tem toda a decoração natalina, a cidade tem suas belezas naturais com cachoeiras e o gelado poço das esmeraldas . Para quem curti uma trilha tem os mirantes e o Pico penedinho. Para curtir a cidade sempre confira a previsão do tempo. Com chuva só as lojas e culinária, com sol toda a natureza. Bjs e aproveitem!!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui