Descanso merecido: Hotéis e Pousadas em Visconde de Mauá – Onde ficar na cidade

6
Vista da Pousada Tijupá, uma das melhores pousadas em Visconde de Mauá
Vista da Pousada Tijupá, uma das melhores pousadas em Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!

Bons hotéis e pousadas em Visconde de Mauá é que não faltam, nesse charmoso destino na Serra da Mantiqueira, entre Rio e São Paulo. São muitas opções que variam do aconchego e romance até opções com lazer e espaço para toda família.

É fato: o clima romântico impera na cidade, sendo que há muitas opções de pousadas charmosas para curtir a dois, mas o lado bom é que quem vai em grupo também consegue ótimas opções de hospedagem na cidade.

Chale da Pousada Casa Bonita em Visconde de Maua
Um dos chalés da Pousada Casa Bonita. Foto: GC/Blog Vambora!

Só lembrando que na verdade Visconde de Mauá é formada por 3 vilas: Visconde de Mauá (a mais rural e com cara de interior das três), Maromba (a mais popular e onde ficam a maior parte das atrações da região) e Maringá (na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais e onde se encontram muitos dos restaurantes e lojas). As vilas são interligadas por trechos de estrada, em algumas partes asfaltada e em outras de terra.

Hotel Buhler area externa
Contato com a natureza no Hotel Buhler. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem vai de carro então consegue circular melhor pelas vilas e conhecer mais facilmente as atrações, incluindo podendo ficar em hotéis e pousadas mais isolados e pertos da natureza. Já quem vai sem carro, a dica é tentar ficar dentro de alguma das vilas, especialmente Maromba e Maringá, as duas com mais serviços e atrações próximas, de fácil acesso (muitas vezes até a pé). Assim, confira abaixo opções de hotéis e pousadas em Visconde de Mauá que conhecemos nessa nossa última viagem para lá e escolha a sua favorita!

Hotéis e Pousadas em Visconde de Mauá:

1-) Pousada Tijupá

Pousada Tijupá em Visconde de Mauá
Pousada Tijupá em Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!

Localizada entre Visconde de Mauá e Maringá, no Vale do Pavão, é considerada uma das melhores pousadas da região e foi onde ficamos hospedados nessa viagem.

É recomendada para quem está de carro, já que para chegar até ela é preciso sair da estrada principal (ainda asfaltada) e pegar um trecho de estrada de terra, com um acesso íngreme no final, o que acaba compensando pela vista linda e privilegiada da região.

Piscina Pousada Tijupá
Piscina natural com deck da Pousada Tijupá. Foto: GC/Blog Vambora!

A Tijupá é uma pousada ideal para curtir a dois (crianças não são aceitas), sendo que existem dois tipos de acomodações: chalés e apartamentos. Se quiser algo mais romântico, fique num dos chalés, que dão um clima ainda mais intimista, incluindo hidromassagem, lareira e varanda.

Cafe da manha da Pousada Tijupa em Visconde de Mauá
Café da manhã incrível e inesquecível da Pousada Tijupá em Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!

Pontos a mais pelo café da manhã, considerado um dos melhores do Brasil e pelo fato de aceitar animais de estimação! Gostamos tanto dos dias por lá, que fizemos um post exclusivo e mais detalhado da nossa experiência na Pousada (veja aqui).

+ informações: Site | Preços e reservas no Booking

2-) Pousada Casa Bonita

Decoração da Pousada Casa Bonita em Visconde de Mauá.
Decoração da Pousada Casa Bonita em Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!

A Pousada Casa Bonita fica localizada em Maromba, na estrada para a Cachoeira do Escorrega (um dos cartões postais de Visconde de Mauá), boa tanto para quem está de carro como quem está sem.

Deck Pousada Casa Bonita
Deck com hidromassagem, com vista para o Rio Preto. Foto: GC/Blog Vambora!

Ela é dividida em duas partes pela estrada: de um lado ficam as suítes e os chalés num imenso e íngreme terreno (todo acessível, incluindo de carro) e do outro onde fica a sede e área de lazer, incluindo uma área ao ar livre com espreguiçadeiras à beira do rio, com até algumas pequenas quedas d’água e piscinas naturais para curtir. Essa aliás, para mim é uma das melhores características da pousada: quem não gostaria de ficar hospedado ao lado de um rio para se banhar e chamar de seu? 🙂

Rio que passa pela Pousada Casa Bonita em Visconde de Maua
Rio Preto, com quedas d’água e piscinas naturais para se banhar dentro da pousada. Foto: GC/Blog Vambora!

Visitamos alguns chalés e a decoração é de muito bom gosto, charmosa com detalhes que deixam o clima todo especial. Interessante é como eles tiraram partido do terreno e construíram os chalés respeitando a inclinação, então em alguns casos, os quartos possuem níveis diferentes, criando diferentes ambientes. Destaque especial para o Chalé 12, que eles construíram ao redor de uma árvore que acaba fazendo parte do ambiente. Perfeito para ir a dois, já que inclui também hidromassagem e varanda. Lindo!

Chale Pousada Casa Bonita
Um dos chalés da Pousada. Foto: GC/Blog Vambora!

Mas nem só de romance vive a pousada, lá crianças são aceitas e há diferentes chalés, incluindo alguns bem grandes com mais de um quarto, perfeitos para quem vai viajar para Visconde de Mauá com a família ou amigos. Oferecem diárias só com café da manhã ou incluindo pensão completa.

+ informações: Site | Preços e reservas no Booking

3-) Verde Que Te Quero Ver-te

Verde que te quero ver-te entrada
Entrada da pousada Verde Que Te Quero Ver-Te, com um dos gatos da proprietária. Foto: GC/Blog Vambora!

Um jardim lindo, num grande terreno localizado na vila de Maringá, um lugar em que o romantismo mais clássico impera, esse é o clima da Pousada Verde Que Te Quero Ver-te.

Jardim Verde que te quero ver-te
Jardins e áreas comuns da pousada. Foto: GC/Blog Vambora!

É formada por apartamentos e chalés, permeados por um jardim imenso, com um lindo paisagismo e áreas comuns, que incluem piscina, ofurô e sauna. Se puder escolher, não pense duas vezes e fique em um dos chalés, todos diferentes. Destaque especial para os chalés Master e Cabana, esse último com uma arquitetura impressionante, todo feito com toras de madeira e detalhes primorosos. Os chalés, bem espaçosos, tem cama queen size, lareira e banheiros imensos com banheira de hidromassagem.

Verde que te quero ver-te Chalé
Um dos chalés com lareira. Foto: GC/Blog Vambora

O acesso não é um dos melhores, numa inclinada descida da estrada de terra em Maringá com muitas pedras. Enquanto estivemos lá pegamos uma baita chuva o que piorou a condição da estrada e o carro sofreu para subir na volta (quem vai com um carro com tração nas rodas pode se dar melhor). O lugar já teve dias mais áureos, sendo que há alguns anos, não era raro ver hóspedes chegando em Visconde de Mauá de helicóptero e os preços das diárias eram maiores, mas hoje em dia para compensar a crise, os preços estão bem mais em conta.

Verde que te quero ver-te banheiro
Banheiros imensos com hidromassagem nos chalés. Foto: GC/Blog Vambora!

Há um clima de antiguidade no ar, especialmente na decoração com um estilo mais clássico, incluindo objetos coletados pelos próprios proprietários ao longo dos anos. Existia um restaurante dentro da Pousada, mas hoje em dia só servem café da manhã, num simpático gazebo com vista para o jardim. Crianças não são aceitas, então é um lugar mesmo para curtir a dois.

+ informações: Site

4-) Hotel Bühler

Hotel Buhler Quarto
Um dos chalés do Hotel Buhler em Visconde de Mauá. Foto: GC/Blog Vambora!

Um lugar histórico na região mas que não parou no tempo, muito ao contrário, o Hotel Bühler é uma referencia de hotel em Visconde de Mauá e também em sustentabilidade nos dias de hoje.

Hotel Buhler Museu
Museu do Hotel Buhler em Visconde de Maua. Foto: GC/Blog Vambora!

A história do hotel é bem interessante: em 1913, os imigrantes da família Bühler saíram de Stuttgart na Alemanha e chegaram ao Brasil. Viviam da agricultura e com o passar do tempo, começaram a receber viajantes em sua casa como uma fonte extra de renda. Com o desenvolvimento do turismo na região, especialmente com a criação do Parque Nacional de Itatiaia, mais e mais turistas passaram a ir para a região e o hotel foi crescendo, se tornando o que é hoje. Esse foi só um resumo, mas que está tudo explicado num pequeno mas interessante Museu dentro do hotel (aberto para hóspedes e visitantes) em que você pode conhecer mais detalhes sobre a história do hotel, da família e da própria região.

Hotel Buhler Area Comum
Área comum do Hotel Buhler em Visconde de Maua. Foto: GC/Blog Vambora!

Está localizado em Maringá, na Alameda Gastronômica, um dos melhores lugares para comer e passear em Visconde de Mauá (veja mais aqui), então dá para fazer muita coisa a pé, sendo uma boa opção de hospedagem para quem está sem carro.

Hotel Buhler Piscina
Piscina imensa do hotel. Foto: GC/Blog Vambora!

O Bühler, como grande partes dos hotéis e pousadas em Visconde de Mauá, possui a opção de hospedagem em apartamentos e chalés, sendo esses últimos os mais confortáveis. E, ao contrário dos outros hotéis e pousadas que visitamos na região, o Bühler tem totalmente um clima familiar, perfeito para quem vai com crianças pequenas, incluindo área de lazer com piscina grande (e área para os pequenos), salão de jogos, quadra, cinema, etc.

Horta do Hotel Buhler em Visconde de Maua
Horta orgânica é um dos projetos de sustentabilidade do hotel. Foto: GC/Blog Vambora!

Agora, um dos pontos altos que achei do hotel foi a preocupação ambiental que eles tem, desde a imensa horta que abastece os seus restaurantes, até compostagem do lixo orgânico e reciclagem, produzindo hoje quase 0% de lixo, fato que levou o Hotel Bühler ganhar diversos prêmios de sustentabilidade, tornando-o uma referência em Hospedagem Sustentável. Quem quiser, pode visitar todo o projeto e recomendo. Um belo exemplo de hospedagem com responsabilidade ambiental!

+ informações: Site | Preços e reservas no Booking

Nós não visitamos, mas uma outra pousada muito famosa e bem recomendada em Visconde de Mauá é a Mauá Brasil, com lindas vistas da Pedra Selada e Pico das Agulhas Negras e com requintes luxuosos, dos chalés cheios de amenities até as áreas de descanso e lazer, sendo praticamente um mini resort de altíssimo nível. Para tanto, os valores das diárias são bem altos. Veja aqui.

Como deu para ver, existem diversas opções de hotéis e pousadas em Visconde de Mauá para todos os bolsos e tipos de viagem, da romântica a familiar. O que impressiona por lá é qualidade dessas hospedagens, cada uma com um detalhe e diferencial. Vambora então para qual desses hotéis e pousadas em Visconde de Mauá?

*O Vambora! fez essa viagem a convite da Tereza Quinderé Comunicação.

*** Veja mais dicas de VISCONDE DE MAUÁ no blog:
Mais opções de hotéis e Pousadas em Visconde de Mauá
Restaurantes para ir em Visconde de Mauá
Conhecendo as cachoeiras de Visconde de Mauá

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    Adoro as dicas de vocês! Meu namorado e eu estamos planejando uma viagem no final de outubro para Visconde de Mauá e Penedo. Não temos carro, iríamos de ônibus. Gostaria de saber se poderiam nos ajudar com algumas dúvidas;
    Quanto tempo devemos ficar em cada cidade para conhecer (quase) tudo? Há uma região melhor para ficarmos hospedados, visto que estaremos à pé? As pousadas oferecem passeios para as cachoeiras ou coisas do tipo?

    • Olá Louise,
      Vimos seu email e respondemos por lá, mas segue aqui também para poder ajudar outros leitores! 🙂
      – Quanto tempo devemos ficar em cada cidade para conhecer (quase) tudo? Uma semana é um bom período para conhecer ambas as cidades.
      – Há uma região melhor para ficarmos hospedados, visto que estaremos à pé? Em Visconde de Mauá, estando sem carro, é melhor ficar perto do centro de Maromba, onde podem encontrar a maior parte das agências para fazer os passeios.
      – As pousadas oferecem passeios para as cachoeiras ou coisas do tipo? Depende da Pousada. O mais comum são as pousadas terem parcerias com certas agências para realizar os passeios, dando descontos, buscando no local, etc. Vale ver na hospedagem que tem mais interesse se oferecem esse tipo de facilidade.

      Boa viagem!

  2. Olá Bom dia.
    Tenho uma galera de 14 . Gostaria muito de conhecer Visconde Mauá
    Queria umas dicas e valores de hotéis.
    Vc pode por favor me passar o telefone de Whatsap pra eu estar entrando em contato por favor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui