Vivendo e aprendendo: Pacote para o Jalapão – Veja como escolher!

5
O que fazer no Jalapão: dunas do por do sol
Dunas do Por do Sol: um dos passeios clássicos pra fazer no Jalapão! Foto: LF/Blog Vambora!

O Jalapão é um destino único no Brasil e o turismo na região tem crescido cada vez mais! A maneira mais fácil de conhecer a região é através de um pacote de viagem e aqui vamos dar todas as dicas para você escolher o melhor!

Por ser um destino de natureza rústico, com acesso basicamente por estradas de terra e pouca sinalização, é complicado viajar para o Jalapão por conta própria. Não é impossível, mas é uma viagem difícil para se fazer sozinho e com uma agência, todo o roteiro e percurso ficam bem mais fáceis.

Por conta disso, existem diversas agências de turismo no Jalapão e muita gente fica na dúvida de qual escolher. Para ajudar então sobre qual é o melhor pacote para o Jalapão, bem como agência de viagem, confira as dicas abaixo e tire suas dúvidas. Vambora!

Pacote para o Jalapão: Veja como escolher

1-) Como escolher o melhor roteiro e pacote para o Jalapão

Fervedouro dos Buritis
Os lindos, e surpreendentes, Fervedouros do Jalapão! Foto: GC/Blog Vambora!

No Jalapão, existem roteiros de diferentes períodos, geralmente durando de 3 a 6 dias. O mais comum, porém, é o de roteiro de 4 dias.

Isso porque em 4 dias dá para conhecer bem o Jalapão e suas principais atrações, sem ser um roteiro cansativo. Quem pega um roteiro maior, de 5 ou mais dias, geralmente deseja fazer mais atividades de aventura, que demandam mais tempo (como trekking, e rafting).

Em 3 dias, a viagem é bem corrida, já que os trajetos de carros são longos na região e acabam tomando muito tempo. As atrações em si, nesse roteiro, acabam sendo em menor número, incluindo os fervedouros.

Pedra Furada Jalapão
Por do sol na Pedra Furada no Jalapão. Foto: LF/Blog Vambora!

Nós fizemos o roteiro de 4 dias e achamos que deu para conhecer super bem a região. A agencia que fizemos a viagem foi a 40 graus no Cerrado, uma das agências de turismo pioneiras na região, com quase 20 anos de experiência no Jalapão.

Nós temos um post completo com o nosso roteiro desse pacote de 4 dias no Jalapão, nesse post aqui.

Cachoeira da Formiga Jalapão
Cachoeira da Formiga, uma das mais belas atrações do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Uma boa dica para saber qual pacote para o Jalapão escolher e ver se nele estão pelo menos essas 5 atrações essenciais para conhecer na região:

– Morro da Pedra Furada
– Dunas do Por do Sol
– Fervedouro do Ceiça
– Fervedouro Bela Vista
– Cachoeira da Formiga

+ Roteiro de 6 dias pelo Jalapão: Veja valores e como reservar

Fervedouro Belo Vista, uma das atrações mais lindas do Jalapão
Fervedouro Belo Vista, uma das atrações mais lindas do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Importante destacar que na maioria dos roteiros pelo Jalapão, você dorme cada dia numa cidade diferente para facilitar a logística de conhecer todas as atrações.

Apenas uma agencia, a Korubo (também uma das mais antigas do Jalapão junto com a 40 Graus no Cerrado), você fica hospedado num único local (uma espécie de acampamento de luxo) e dai faz todo dia um bate e volta para as atrações da região.

Por isso, é essencial escolher também muito bem a agência que você irá para o Jalapão, porque isso vai influenciar totalmente a sua viagem.

+ Passeios pelo Tocantins: Veja opções para fazer

2-) Com qual agência ir para o Jalapão

Carro da agência 40 graus no Cerrado
Carro da agência 40 graus no Cerrado durante nossa viagem ao Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Como deu para ver acima, a escolha da agência influencia muito em como será sua viagem ao Jalapão.

A maioria das agências locais faz uma logística padrão que é: através de um carro 4×4, pernoitar nas 3 maiores cidades do Jalapão (veja no mapa abaixo: Mateiros, Ponte Alta e São Felix do Tocantins), conhecendo as atrações a partir delas.

O lado bom disso é que você não gasta muito tempo para ir e voltar das atrações, como seria se fosse ficar numa única cidade. Pode parecer cansativo, mas na verdade não é, porque a logística desse tipo de roteiro é a mais econômica e produtiva.

+ Veja aqui onde fica o Jalapão e como chegar

Importante dizer também que a maioria dos pacotes para o Jalapão, incluem tudo no valor: transporte, hospedagens, entrada nas atrações e todas as refeições (menos bebida alcoólica), mas é sempre importante conferir antes de fechar.

40 Graus no Cerrado Jalapao
Nosso carro da agência 40 Graus no Cerrado que nos levou para conhecer o Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

No geral, a grande diferença entre as agências acaba sendo a qualidade do serviço! Isso incluí desde a qualidade e segurança do carro no qual você fará a viagem, até os hotéis e pousadas, restaurantes e o mais importante: a experiência do seu guia/motorista!

É com ele que você ficará praticamente 100% do tempo no carro, e com estradas bem ruins, a experiência e trato do guia nesses longos períodos dentro do automóvel é essencial.

No nosso caso, por exemplo, com a 40 Graus no Cerrado, nosso guia foi o Sandro e ele tinha uma experiência de anos e anos na região. Assim, ele sabia desde as melhores horas para visitar as atrações tranquilamente, nos dava informações o tempo todo sobre a região e o mais importante: escutava e entendia todos os turistas do seu carro.

Estrada do Jalapão
Pelas estradas do Jalapão: a maioria dos visitantes vai via um tour de agência, maneira mais confortável e segura de conhecer a região. Foto: GC/Blog Vambora!

Como em cada carro cabem de 4 a 6 pessoas, é comum, você dividi-lo com outros viajantes que também fecharam aquele mesmo roteiro. Cabe então ao guia unir e fazer com que todos se entendam, respeitem e tenham a melhor experiência de viagem o possível.

Na dúvida sobre alguma agência? Vale conferir sempre se ela possui cadastro no Cadastur do Ministério do Turismo e há quanto tempo atua na região.

3-) Dá para ir por conta própria para o Jalapão?

Fervedouro do Ceiça
Fervedouro do Ceiça, um dos mais famosos do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Se mesmo depois de todas essas dicas, você quiser fazer uma viagem para o Jalapão por conta própria, é preciso levar em conta alguns fatores importantes:

  • É essencial viajar para a região com um carro 4×4. Já que você estará sem guias, seu carro será o meio essencial para se deslocar e com estradas ainda bem precárias, é importantíssimo que o veículo seja 4×4. Dá para alugar o carro em Palmas, capital do Tocantins e ir dirigindo até o Jalapão. Veja aqui os valores para alugar: http://bit.ly/AluguelCarroPalmas
  • Para evitar perrengues, sempre ande com tanque cheio no Jalapão. Não conte com imprevistos, pois aqui não há postos de gasolina nas estradas. Não esqueça também que nas estradas de terra e areia é importante calibrar os pneus para esse tipo de terreno.
  • Leve também uma quantidade de dinheiro para uso pessoal, já que não há caixas eletrônicos 24h nas cidades.
  • O sinal de celular é bem fraco ou inexistente na maior parte da região. As operadoras com melhor sinal são a Claro e a VIVO em algumas cidades e vilarejos. Melhor então ter pelo menos chips das duas operadoras e usar um aparelho com GPS para não depender do 3/4G para se localizar na região.
Pousada Sao Felix Jalapao
Fim de tarde na piscina da Pousada São Felix, em São Felix do Tocantins, no Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!
  • O numero de hotéis e Pousadas no Jalapão tem crescido, mas mesmo assim, são poucos pela demanda. Por isso mesmo, as agencias pré-reservam grande parte dos leitos nas cidades de Mateiros, Ponte Alta e São Felix, sobrando poucas vagas para quem viaja por conta própria.

Assim, tente reservar com bastante antecedência hotéis e pousadas no Jalapão. Veja abaixo algumas opções:

Quem já foi com um pacote para o Jalapão ou fez a viagem sozinho, aproveita e conta para a gente como foi sua experiência nos comentários para ajudar outros viajantes!

É de toda forma uma viagem incrível e um destino muito maravilhoso e lindo no Brasil para se conhecer. Vambora para o Jalapão!

*** O Vambora! conheceu o Jalapão através de convite da agência 40 Graus no Cerrado

*** Veja mais dicas do JALAPÃO no blog:
TOP 5 Atrações do Jalapão para conhecer
O que fazer no Jalapão: nosso roteiro completo de viagem
– Hotel em Palmas: onde se hospedar na cidade

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


5 COMENTÁRIOS

  1. Guta, você não imagina o quanto eu quero conhecer o Jalapão. Ja percebi que fazê-lo por conta própria não é aconselhável, mas as agências são assim tão diferentes ou oferecem todas o mesmo serviço? Muito obrigado pela partilha. Grande abraço e boas viagens.

    • Olá Filipe,
      Como a gente conta aqui no post existem diferentes agências, com perfis de viagem diferente. O mais comum é esse roteiro que falamos, que você dorme em diferentes cidades durante a viagem. Nós testamos e gostamos muito da 40 Graus, por isso indicamos!
      Boa viagem!!

  2. Oi boa noite sou de São Paulo gostaria muito do contato da agência que vcs fizeram o pacote pretendo conhecer nas minhas férias agora em setembro muito obrigada 😊

  3. Olá tudo bem eu e minha esposa fomo no Jalapão e muito lindo vale apena ir nois fomo de carro de sp a palma compramos um pacote da makau em Palmas de 7 dias 2 em Palmas e 5 no Jalapão foi maravilhoso gostamos muito

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui