Lugares improváveis: Conhecendo os Fervedouros do Jalapão

2
Fervedouro dos Buritis
Os lindos, e surpreendentes, Fervedouros do Jalapão! Foto: GC/Blog Vambora!

Num lugar no meio do cerrado do Brasil, com dunas de areia e vegetação rasteira, fica difícil imaginar abundância de água ou piscinas de águas cristalinas. Porém, no parque estadual do Jalapão, no Tocantins, ocorre um fenômeno lindo e surpreendente: os fervedouros! Essas nascentes de águas, únicas da região do Jalapão, viraram um dos maiores atrativos do local e o mais incrível: continuam sendo descobertas!

Confira abaixo tudo sobre os fervedouros do Jalapão, o que são exatamente, onde encontrar e os mais bonitos para visitar na região. Vambora!

1-) Mas o que são exatamente os fervedouros?

Fervedouro do Ceiça
Fervedouro do Ceiça, um dos mais famosos do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Fervedouro é o nome dado para nascentes de água de rios subterrâneos. No parque estadual do Jalapão, no Tocantins, existem diversos desses fervedouros que se tornaram uma das principais e maiores atrações da região!

A diferença de um fervedouro para uma nascente de água doce comum é que nesse caso, a água proveniente do rio subterrâneo passa pelo fenômeno de ressurgência, no qual o próprio lençol freático da região exerce uma alta pressão empurrando a água e qualquer objeto (incluindo os banhistas) para cima. Por isso é impossível afundar num fervedouro!

No caso do Jalapão, o fenômeno é ainda mais bonito, pois abaixo do lençol freático há uma rocha impermeável, o que faz a água ter muito mais pressão para cima, formando essas piscinas maravilhosas!

Fervedouro no Jalapao
Águas cristalinas e sem conseguir afundar! Foto: GC/Blog Vambora!

A pressão é tão grande que o solo e rochas da base viram uma areia finíssima, de cor clara, o que faz a cor dos fervedouros do Jalapão chamarem ainda mais atenção pela sua beleza.

Por serem “áreas de escape” de lençóis freáticos, cada fervedouro tem diferentes profundidades, com alguns chegando até 75m!! Mas calma, em qualquer um é impossível afundar devido a alta pressão da água!

Uma curiosidade muito legal para se observar é que em volta de todo fervedouro do Jalapão há geralmente um Buriti, uma árvore que absorve muita água das profundezas. Outra planta comum de encontrar ao redor dos fervedouros, são bananeiras. Com essa natureza exuberante em volta, os fervedouros da região conseguem ficar ainda mais lindos e fotogênicos!

2-) Como visitar os fervedouros do Jalapão

Fervedouro dos Buritis
Fervedouro dos Buritis no Jalapão. Foto: LF/Blog Vambora!

Indo com uma agência, como foi o nosso caso, com o tour que fizemos com a 40 Graus no Cerrado, o guia te leva a todos os fervedouros, com todas as entradas incluídas.

Já quem vai por conta própria é preciso pagar uma taxa para entrar em cada fervedouro. Ela varia entre R$ 10 a R$ 25 por pessoa, geralmente por 20 minutos de banho. Isso acontece pois como os fervedouros, em sua maioria, não são muito grandes, então há um número máximo de visitantes por vez para melhorar a experiência.

Uma dica importante é não passar repelente nem protetor solar antes de entrar no fervedouro, já que essas substâncias podem contaminar a água ao longo do tempo, poluindo os fervedouros.

Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Belo Vista, um dos mais bonitos do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Por ser uma região de mata e água é comum encontrar nos fervedouros mosquitos chamados de “Mutucas”. Nós não fomos mordidos, mas é comum levar uma picada ou outra, já que não tem muito o que fazer. Quem é alérgico, vale levar um remédio/pomada de precaução.

Tem fervedouros que funcionam até durante a noite, como é o caso do fervedouro Bela Vista (veja abaixo os mais bonitos para visitar), mas na maioria dos casos eles abrem bem cedo, por volta das 7h da manhã e fecham no fim do dia, já que ficam todos em propriedades privadas no Jalapão.

Para visitar, leve somente roupa de banho, toalha e se puder uma câmera ou celular com proteção e/ou a prova d’água, pois além de lindos, é muito divertido mostrar as tentativas de tentar afundar e não conseguir. 😀

3-) Os fervedouros mais bonitos do Jalapão para ir

Fervedouro do Rio Sono
Fervedouro do Rio Sono no Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Atualmente existem cerca de 20 fervedouros no Jalapão para visitação, mas esse número tende a crescer, já que a maioria deles ainda está sendo descoberta.

Nós visitamos 4 fervedouros durante o nosso tour de 4 dias com a agência 40 graus no Cerrado, e são geralmente esses os mais famosos e que a maioria dos turistas visitam quando vão ao Jalapão:

– Fervedouro Bela Vista: O maior fervedouro, até agora, do Jalapão, com cerca de 15m de diâmetro! Parece mesmo uma grande piscina de água cristalina, num tom incrível de azul! É também um dos com maior profundidade, chegando a mais de 70m.

Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Bela Vista, o maior do Jalapão. Foto: LF/Blog Vambora!

– Fervedouro do Ceiça: Na disputa com o Bela Vista, entre os fervedouros mais bonitos do Jalapão! O Fervedouro do Ceiça é um dos mais famosos da região, com um dos maiores jatos vindo de baixo da terra. Foi um dos primeiros a serem abertos para o público. A natureza em volta dele é também uma das mais exuberantes.

– Fervedouro dos Buritis: Foi o primeiro fervedouro que visitamos no Jalapão e já ficamos impressionados com a sua beleza! É menor que os dois acima, mas mesmo assim tem seu charme. O acesso é via uma pequena trilha.

Fervedouro dos Buritis
Fervedouro dos Buritis. Foto: GC/Blog Vambora!

– Fervedouro do Rio Sono: O menor dos quatro, mas mesmo assim belíssimo! Tem um Buriti bem centralizado, o que proporciona belas fotos, além de muitos peixes pequenos nadando. Vale visitar até a hora do almoço quando o sol incide no local, deixando suas águas ainda mais claras. O acesso é bem fácil e fica numa propriedade que possui um excelente restaurante e redário para descanso.

Há ainda alguns outros fervedouros conhecidos na região, como o do Alecrim, Buritizinho e do Encontro das Águas, que geralmente são visitados por quem faz um tour de 5 ou mais dias pelo Jalapão. A visita deles depende também do tour e roteiro de cada agência.

Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Bela Vista com lotação máxima. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que exista em geral um tempo máximo de permanência em cada fervedouro na alta temporada, se não houver fila ou pessoas querendo entrar, é possível ficar bem mais do que 20 minutos em cada atração.

Aliás, a temperatura da água na maioria deles é bem agradável, especialmente com sol, levando só alguns minutos para se acostumar.

Uma atração linda e totalmente surpreendente no cerrado do Jalapão! Estando por aqui, você precisa visitar os fervedouros! Vambora?!

*** O Vambora! conheceu o Jalapão através de convite da agência 40 Graus no Cerrado

*** VEJA TAMBÉM:
– 
Onde fica o Jalapão, como chegar e melhor época para ir
Jericoacoara: nossas dicas e roteiro de viagem
8 hotéis dos sonhos para se hospedar no Brasil

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro viagem com desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar no cartão em até 12x ou 5% a mais no boleto! Veja mais aqui.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da EasySim. Veja mais.
PASSAGEM AÉREA: Promoções de passagens e compare os melhores preços na ViajaNet.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia do Brasil com ingressos de museus, passeios e atrações pela Ticketbar. Veja mais.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui