Lugares improváveis: Fervedouros do Jalapão – Veja quais são os mais bonitos para visitar!

2
Fervedouro dos Buritis
Os lindos, e surpreendentes, Fervedouros do Jalapão! Foto: GC/Blog Vambora!

No parque estadual do Jalapão, no Tocantins, ocorre um fenômeno lindo e surpreendente: os fervedouros! Nascentes de águas únicas da região, os Fervedoros dos Jalapão viraram um dos maiores atrativos do local!

Existem diversos pela região, porém alguns são mais famosos, seja pelo seu tamanho, profundidade e até mesmo os locais onde estão. O mais interessante é que por ser uma região ainda pouco explorada, a cada dia são encontrados mais fervedouro no Jalapão!

Para entender melhor o que são, como funciona o fenômeno e quais os mais bonitos visitar, confira as dicas abaixo. Vambora!

Fervedouros do Jalapão: O que são e Melhores para visitar!

1-) O que é exatamente um fervedouro?

Fervedouro do Ceiça
Fervedouro do Ceiça, um dos mais famosos do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Fervedouro é o nome dado para nascentes de água de rios subterrâneos. No parque estadual do Jalapão, no Tocantins, existem diversos desses fervedouros que se tornaram uma das principais e maiores atrações da região.

A diferença de um fervedouro para uma nascente de água doce comum é que no caso dos fervedouros, a água proveniente do rio subterrâneo passa pelo fenômeno de ressurgência.

+ TOP 5 atrações para conhecer no Jalapão

Trata-se de quando o próprio lençol freático da região exerce uma alta pressão empurrando a água e qualquer objeto (incluindo os banhistas) para cima. Por isso é impossível afundar num fervedouro!

No caso do Jalapão, o fenômeno é ainda mais bonito, pois abaixo do lençol freático há uma rocha impermeável, o que faz a água ter muito mais pressão para cima, formando essas piscinas naturais maravilhosas!

Fervedouro no Jalapao
Águas cristalinas e sem conseguir afundar! Foto: GC/Blog Vambora!

A pressão é tão grande que o solo e rochas viram uma areia finíssima, o que faz a cor dos fervedouros do Jalapão chamarem ainda mais atenção pela sua beleza.

Por serem “áreas de escape” de lençóis freáticos, cada fervedouro tem diferentes profundidades, com alguns chegando até 75m!! Mas calma, em qualquer um é impossível afundar devido a alta pressão da água!

Uma curiosidade muito legal para se observar é que em volta de todo fervedouro do Jalapão há geralmente um Buriti, árvore que absorve muita água das profundezas.

Outra planta comum de encontrar ao redor dos fervedouros, são bananeiras. Com essa natureza exuberante em volta, os fervedouros da região conseguem ficar ainda mais lindos e fotogênicos!

2-) Como visitar os Fervedouros do Jalapão

Fervedouro dos Buritis
Fervedouro dos Buritis no Jalapão. Foto: LF/Blog Vambora!

Indo com uma agência de viagem, como foi o nosso caso, com o tour que fizemos com a 40 Graus no Cerrado, o guia te leva a todos os fervedouros, com todas as entradas incluídas.

Já quem vai por conta própria é preciso pagar uma taxa para entrar em cada fervedouro. Ela varia entre R$ 10 a R$ 25 por pessoa, geralmente por 20 minutos de banho. Isso acontece pois como os fervedouros, em sua maioria, não são muito grandes, então há um número máximo de visitantes por vez para melhorar a experiência.

Uma dica importante é não passar repelente nem protetor solar antes de entrar no fervedouro, já que essas substâncias podem contaminar a água ao longo do tempo, os poluindo.

Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Belo Vista, um dos mais bonitos do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Por ser uma região de mata e água é comum encontrar também nos fervedouros mosquitos da região, chamados de “Mutucas”. Nós não fomos mordidos, mas é comum levar uma picada ou outra. Quem é alérgico, vale levar um remédio/pomada de precaução.

Há fervedouros que funcionam até durante a noite, como é o caso do fervedouro Bela Vista (veja abaixo os mais bonitos para visitar), mas na maioria dos casos eles abrem bem cedo, por volta das 7h da manhã e fecham no fim do dia, já que ficam todos em propriedades privadas no Jalapão.

Para visitar, leve somente roupa de banho, toalha e se puder uma câmera ou celular com proteção ou a prova d’água, pois além de lindos, é muito divertido mostrar as tentativas de tentar afundar e não conseguir. 😀

3-) Fervedouros do Jalapão mais bonitos para conhecer!

Fervedouro do Rio Sono
Fervedouro do Rio Sono no Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Atualmente existem cerca de 20 fervedouros no Jalapão abertos para visitação, mas esse número tende a crescer, já que a maioria deles ainda está sendo descoberta.

Nós visitamos 4 fervedouros durante o nosso tour de 4 dias com a agência 40 graus no Cerrado. Esses são geralmente os mais famosos e que a maioria dos turistas visitam quando vão ao Jalapão. Acompanhe abaixo e pelo mapa:

– Fervedouro Bela Vista

O maior fervedouro, até agora, do Jalapão, com cerca de 15m de diâmetro!

Parece mesmo uma grande piscina de água cristalina, num tom incrível de azul! É também um dos com maior profundidade, chegando a mais de 70m.

Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Bela Vista, o maior do Jalapão. Foto: LF/Blog Vambora!

– Fervedouro do Ceiça

Na disputa com o Bela Vista, entre os fervedouros mais bonitos do Jalapão! O Fervedouro do Ceiça é mesmo um dos mais famosos da região e tem um dos maiores jatos vindo de baixo da terra.

Foi um dos primeiros a serem abertos para o público. A natureza em volta dele é também uma das mais exuberantes.

– Fervedouro Buriti

O Fervedouro Buriti foi o primeiro que visitamos nessa viagem ao Jalapão e já ficamos impressionados com a sua beleza!

O Buriti é menor que os dois acima, mas mesmo assim é belíssimo e tem um clima mais reservado. O acesso é via uma pequena trilha pela propriedade de pouco metros.

Fervedouro dos Buritis
Fervedouro dos Buritis. Foto: GC/Blog Vambora!

– Fervedouro do Rio Sono

O Fervedouro do Rio Sono é o menorzinho dessa lista, mas mesmo assim belíssimo!

Tem um Buriti (a árvore) bem centralizada, o que proporciona belas fotos, além de muitos peixes pequenos nadando.

Vale visitar o Rio Sono até a hora do almoço, quando o sol incide no local, deixando suas águas ainda mais claras. O acesso é bem fácil e fica numa propriedade que possui um excelente restaurante e redes para descanso.

Há ainda alguns outros fervedouros famosos no Jalapão, como o do Alecrim, Buritizinho e do Encontro das Águas. Eles são geralmente mais visitados por quem faz um tour de 5 ou mais dias pelo Jalapão. A visita deles depende também do tour e roteiro de cada agência.

Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Bela Vista com lotação máxima. Foto: GC/Blog Vambora!

Ainda que exista em geral um tempo máximo de permanência em cada fervedouro na alta temporada, se não houver fila ou pessoas querendo entrar, é possível ficar bem mais do que 20 minutos em cada atração.

Agora durante a pandemia, em muitos fervedouros o tempo de espera para entrar está maior, devido a necessidade de distanciamento social, reduzindo o número de pessoas entrando por vez.

Aliás uma curiosidade: a temperatura da água na maioria dos fervedouros é bem agradável, especialmente com sol, levando só alguns minutos para se acostumar.

Uma atração linda e totalmente surpreendente no cerrado do Jalapão! Quem for, precisa conhecer! Vambora!

*** O Vambora! conheceu o Jalapão através de convite da agência 40 Graus no Cerrado

*** VEJA MAIS DICAS DO JALAPÃO:
– 
Onde fica o Jalapão, como chegar e melhor época para ir
O que fazer no Jalapão: nosso roteiro completo de viagem!
Pacote para o Jalapão: como escolher o melhor roteiro e agência

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui