Vivendo e aprendendo: Aluguel de carro em São Paulo, vale a pena?

3

Carro em São Paulo

São Paulo é uma das maiores cidades do Brasil e do mundo, com uma frota de mais de 8 milhões de veículos, incluindo motos, carros, caminhões e ônibus. É muita gente e muito automóvel na rua mesmo!! Porém, com distâncias grandes e um transporte público ainda pequeno em relação a sua dimensão, quem visita a cidade a trabalho ou turismo ainda tem muita dúvida, se vale fazer ou não um aluguel de carro em São Paulo.

Para ajudar você a tomar essa decisão é preciso levar em conta três fatores. São eles:

1-) Onde você ficará hospedado em São Paulo

2-) Por quanto tempo ficará na cidade

3-) Para onde deseja ir/circular

Considerando o fator nº1, dependendo de onde você ficar hospedado em São Paulo, pode valer mais a pena ou não alugar um carro. Por exemplo: ficando em regiões mais centrais da cidade, como Avenida Paulista e o próprio centro, que possuem muita opção de transporte público, especialmente metrô, fica bem fácil circular na cidade sem usar carro.

Linha Amarela, do metrô de São Paulo. Foto: Metrô de São Paulo/Divulgação

Outras regiões bem servidas de transporte público, como Pinheiros, também dá para andar tranquilamente especialmente de metrô e trem! Na dúvida de onde se hospedar em São Paulo, veja esse post que fizemos com opções legais de hotéis na cidade, bem localizados, e com bons preços: https://www.blogvambora.com.br/onde-ficar-em-sao-paulo/

Agora, se você ficar em regiões mais afastadas do centro, incluindo também cidades próximas como no ABC e Guarulhos, dai o carro pode ser um ótimo aliado!

+ Aluguel de Carro em São Paulo: confira preços

O segundo fator é que dependendo de quanto tempo você for ficar em São Paulo, alugar um carro pode valer a pena, já que quanto maior o período do aluguel, menor será o valor do mesmo. Exatamente por esse fator é que muitas pessoas, inclusive moradores, tem preferido alugar um carro em São Paulo ao invés de comprar o carro em si!

Carro antigo estação da Luz
Carro antigo na estação da Luz em São Paulo. Foto: GC/Blog Vambora!

E por fim, se sua ideia é circular e conhecer áreas mais centrais da cidade, o metrô, ônibus, trem e até mesmo usar serviços de carro/taxi, como Uber, 99 e Cabify, podem valer a pena. Mas, se sua ideia é conhecer e circular muito pela cidade, ir em regiões mais distantes e até mesmo cidades próximas, o aluguel de carro dai vale também muito a pena.

Como exemplo, se quiser fazer algum bate e volta a partir de São Paulo (como esses que já citamos nesse post https://www.blogvambora.com.br/passeio-bate-e-volta-sao-paulo/), ou visitar outras cidades durante sua viagem (como no litoral, cidades do interior como Campos do Jordão, etc) dai alugar o carro em São Paulo é essencial!

Carros em Sao Paulo
São Paulo sem trânsito existe também! Foto: GC/Blog Vambora!

Até mesmo para quem mora na cidade, e decidiu não ter mais carro, alugar um automóvel para fazer uma viagem de fim de semana, feriado, bate e volta, acaba valendo muito a pena, especialmente se estiver com mais pessoas para dividir os custos.

Muitas vezes nesses casos, o valor do aluguel do carro dividido, acaba saindo mais barato do que uma passagem de ônibus por exemplo! Como dá para ver (imagem abaixo), para 3 dias (pegando o carro numa sexta e devolvendo num domingo), o valor do aluguel de carro em São Paulo dá cerca de R$ 50 por dia só!

Para procurar o melhor preço de aluguel, gostamos de pesquisar em sites de comparação e aluguel de carro como o Rentcars, que compara diversas empresas, mostrando todas as diferenças de valores, o que está incluso, etc.

Aluguel de carro em São Paulo. Foto: Reprodução
Aluguel de carro em São Paulo. Foto: Reprodução Rentcars

Em São Paulo, por exemplo, dá para comparar preços das maiores empresas do mercado, como Movida, Hertz, Localiza, Unidas e muitas outras.

Legal também que você consegue escolher o local onde deseja retirar e entregar o carro, incluindo os maiores aeroportos da cidade e outras localidades também, o que é especialmente bom para quem já mora ou está hospedado na cidade e quer alugar um carro apenas por alguns dias.

Aliás, para outras localidades, sem ser nos aeroportos de São Paulo (como terminal de ônibus e lojas pela cidade), basta colocar na busca “São Paulo, SP, BRASIL” e na hora de fechar o aluguel escolher a localidade especifica que deseja na cidade.

Aluguel de carro em São Paulo. Foto: Reprodução Rentcars
Aluguel de carro em São Paulo. Foto: Reprodução Rentcars

Quando você pesquisar verá que os preços são muito bons, especialmente porque no site da Rentcars eles sempre fazem muitas promoções, incluindo descontos, por exemplo, para quem quer já pagar na hora na reserva, etc.

Você consegue já escolher que tipo e modelo de carro deseja, incluindo características como tamanho, até se quer ou não câmbio automático, ar condicionado, incluir uma cadeirinha para crianças, etc.

É bem fácil e todo o aluguel de carro pode ser feito no próprio site e você só retira o carro no dia desejado. O pagamento pode ser feito tanto por boleto, como no cartão em até 12 vezes!

Uma dica importante: como em São Paulo existe um rodízio municipal de carros, vale conferir na hora de pegar o carro, se o final da placa do mesmo não atrapalhará sua circulação na cidade. Geralmente as locadoras da cidade já sabem disso, dando apenas carros com final de placa que você pode circular nos dias de sua viagem, mas não custa você também conferir isso na hora de retirar seu carro alugado.

Para saber, esses são os dias e finais de placa do rodízio de carros de São Paulo:

Dia segunda terça quarta quinta sexta
Final da placa 1 e 2 3 e 4 5 e 6 7 e 8  9 e 0

Isso se aplica somente em dias da semana. Não há rodízio de carros em São Paulo aos sábados, domingos e feriados. Para mais informações veja: http://www.cetsp.com.br/consultas/rodizio-municipal/como-funciona.aspx

Uma vez com seu carro, para circular na cidade, o aplicativo de celular Waze é excelente, já que indica os melhores caminhos, com menos trânsito, mostra as velocidades das vias, indicação de radar, possíveis problemas nas vias e etc. É ainda o melhor aplicativo de GPS para usar em São Paulo e pode ser baixado em qualquer celular.

São Paulo é bem grande por isso o carro, ainda é um grande aliado para turistas e moradores, para facilitar deslocamentos e viagens! Sabendo usar da melhor forma, compensa muito alugar um carro em São Paulo, já que os preços são baixos e as vantagens muitas! Vambora então passear de carro pela cidade!

+ info: https://www.rentcars.com

*** VEJA MAIS DICAS DE SÃO PAULO:
Onde ficar em SP: Hotéis bons, bonitos, baratos e bem localizados
Roteiro completo para conhecer a Avenida Paulista
10 programas gratuitos para fazer em São Paulo

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


3 COMENTÁRIOS

    • Olá Adilson,
      Entrando no site da Rentcars você consegue ver as formas de pagamento já na hora de pesquisar o aluguel do carro. Só para adiantar, eles trabalham com pagamento em boleto também, além do cartão de crédito parcelado. Veja lá!
      Abs!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui