Relato de viagem: O que fazer no Jalapão – Roteiro completo de viagem!

2
Dunas do Jalapao
Dunas do Jalapão, no Tocantins. Foto: GC/Blog Vambora!

O Jalapão é um dos destinos de natureza mais lindos do Brasil! Com cachoeiras, dunas, trilhas e fervedouros, o turismo na região tem crescido muito!

Para ajudar todos que querem ir para a região, vamos mostrar nosso roteiro completo de viagem, com todas as dicas para você planejar o que fazer no Jalapão e quais atrações e passeios ir!

Como já falamos num em outros posts com dicas sobre o Jalapão, para conhecer a região, o ideal é fazer um tour com agências na região, o que foi o que fizemos!

Confira abaixo todos os passeios e atrações do Jalapão que visitamos e que você também não pode deixar de conhecer! Vambora!

O que fazer no Jalapão: Roteiro Completo de Viagem

Fervedouro dos Buritis
Os lindos, e surpreendentes, Fervedouros do Jalapão! Foto: GC/Blog Vambora!

Nosso roteiro de viagem foi um tour de 4 dias, organizado pela agência 40 graus no Cerrado, uma das primeiras agências de turismo do Jalapão. Existem roteiros de diferentes dias, geralmente de 3 a 5 dias, sendo o que a maioria dos turistas faz (e é mais indicado) é o de 4 dias.

Isso porque em 4 dias dá para conhecer bem a região e suas principais atrações. Quem pega um roteiro maior, geralmente quer fazer mais atividades de aventura (incluindo trekking e rafting).

Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Belo Vista. Foto: GC/Blog Vambora!

Importante destacar que na maioria dos roteiros pela região, você dorme cada dia numa cidade diferente para facilitar a logística de conhecer todas as atrações.

A ordem das cidades pode variar, assim como das atrações vistas, porém o roteiro básico para o Jalapão é esse. Confira abaixo todas as informações. Vambora!

Dia 1 – Pedra Furada, Lagoa do Japonês e mais!

Rapel Cachoeira da Roncadeira Jalapao
Para quem gosta, dá também para fazer atividades mais radicais, como esse Rapel na Cachoeira da Roncadeira. Foto: GC/Blog Vambora!

No primeiro, você sai cedo do seu hotel em Palmas, rumo a Taquaruçu, cidade próxima da capital do Tocantins. Aqui está uma das primeiras atrações da viagem: as cachoeiras da Roncadeira e Escorrega Macaco.

São duas lindas cachoeiras, sendo que a primeira possui cerca de 80m de altura e é possível fazer até rapel! É uma experiência bem legal para quem quer adicionar um pouco de aventura no roteiro básico!

Pedra Furada Jalapão
Por do sol na Pedra Furada. Foto: LF/Blog Vambora!

Ainda no primeiro dia, é comum também visitar a Lagoa do Japonês, com suas águas verde esmeralda. É um lugar lindíssimo e uma atração relativamente recente para visitar na região.

Depois se vai até Ponte Alta, cidade base desse dia, para visitar o lindo e surpreendente Cânion e a Cachoeira da Sussuapara.

Termina-se o dia com um por do sol inesquecível na Pedra Furada, uma formação de mais de 2 milhões e meio de anos, e para nós, uma das TOP 5 atrações para se conhecer no Jalapão!

Dia 2 – Cachoeira da Velha e Duna do Pôr do Sol

Carro da agência 40 graus no Cerrado
Carro da agência 40 graus no Cerrado durante nossa viagem ao Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Esse é o dia que mais se anda de carro no Jalapão, por isso estar com um bom carro 4×4 é essencial! Ainda mais porque a estrada para a Cachoeira da Velha é um das mais complicadas da região, pelo seu estado ruim de conservação.

Ela é uma cachoeira apenas para apreciação, não sendo possível banhar-se. Quem faz um roteiro maior de 5 ou mais dias, consegue para fazer um rafting nas suas águas, cujas corredeiras são nível 3 e 4 (numa escala até 6!).

Depois da Cachoeira da Velha, se tem um merecido descanso e banho na Prainha do Rio Novo, onde se faz um almoço ao estilo picnic.

O que fazer no Jalapão: dunas do por do sol
Dunas do Por do Sol: um dos passeios clássicos pra fazer na região. Foto: LF/Blog Vambora!

Como aqui as estradas são bem precárias, o tempo no automóvel será grande e a última atração do dia serão as Dunas do Pôr do Sol. Elas já ficam dentro área do Parque Nacional, sendo uma das atrações mais lindas do Jalapão para muitas pessoas.

A noite, se passa a noite em Mateiros, uma das 3 maiores cidades do Jalapão, sendo a segunda base da viagem.

Dia 3 – Fervedouro do Ceiça e Cachoeira da Formiga

Fervedouro do Rio Sono
Fervedouro do Rio Sono no Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Se prepare, pois hoje é dia de conhecer algumas das maiores atrações do Jalapão: seus famosos fervedouros!

Além do Fervedouro do Ceiça, neste dia visitamos também o fervedouro dos Buritis e conseguimos adicionar o fervedouro do Rio Sono no nosso roteiro! Todos maravilhosos!

Artesanato de capim dourado
Artesanato de capim dourado no Jalapão, no Tocantins. Foto: GC/Blog Vambora!

Depois se conhece uma das maiores jóias do Jalapão: o Capim Dourado e o artesanato belíssimo feito pela comunidade local, como ocorre no povoado de Mumbuca. Vale a pena comprar algumas peças!

Cachoeira da Formiga Jalapão
Cachoeira da Formiga, uma das mais belas atrações do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Por fim, chega-se a linda Cachoeira da Formiga, também uma das TOP 5 atrações do Jalapão, com suas águas cor de esmeralda!

Neste dia passa-se a noite na cidade de São Félix, a última pernoite dentro do Jalapão, antes de se voltar para Palmas.

Dia 4 – Fervedouro Bela Vista e Morro Catedral

Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Bela Vista, o maior do Jalapão. Foto: LF/Blog Vambora!

Nesse último dia de viagem, você consegue visitar mais lindo fervedouro: o Bela Vista! Um dos maiores e mais belos de toda região!

Depois, se conhece outra linda Cachoeira, a das Araras, antes de voltar para Palmas. No caminho, maravilhosas paisagens, como o Morro Catedral e o Morro dos Macacos (conhecido também como Serra do Gorgulho).

Placas estrada Jalapão
Serra do Gorgulho com placas de carros perdidas nas estradas do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Quem faz um roteiro maior, de 5 ou mais dias, há a opção de fazer o trekking no Morro Catedral e assistir o nascer do sol lá de cima! A gente não conseguiu fazer mas todos falam que é espetacular!!

Importante destacar que quem faz o roteiro com uma agência, estão incluídas todas as hospedagens, alimentação, seguro viagem, carro, combustível, guia e taxa de visitação dos atrativos (quando em propriedade particular, como é o caso dos fervedouros, por exemplo).

Duna Jalapão
Por do sol nas dunas do Jalapão. Foto: LF/Blog Vambora!

Esse foi o roteiro que fizemos com a 40 graus no Cerrado, mas é geralmente a base que é oferecida por grande parte das agencias do Jalapão. O que pode geralmente alterar é a ordem da visita das atrações, já que algumas agencias começam o roteiro pelo Jalapão via São Félix, terminando em Ponte Alta.

É claro que também dá para fazer um tours exclusivos, com um roteiro que pode ser criado especificamente para o seus desejos, numero de dias para viajar, etc. Só realmente não indicamos ficar menos de 4 dias no Jalapão, pois a viagem será muito corrida e desgastante devido as distâncias e condições da estrada.

40 Graus no Cerrado Jalapao
Nosso carro da agência 40 Graus no Cerrado que nos levou para conhecer o Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Na dúvida sobre qual roteiro e agência escolher? Dá uma olhada neste post completo com todas as dicas para ajudar: Pacote para o Jalapão – Como escolher o melhor roteiro e agência.

Para mais informações sobre este roteiro de viagem específico ou outros disponíveis, vale entrar em contato direto com o pessoal da 40 Graus do Cerrado que eles podem informar melhor todos os detalhes da viagem, incluindo valores, diferenças e mais.

Depois dessas dicas, Vambora então para o Jalapão!

*O Vambora! conheceu o Jalapão através de um convite da agência 40 Graus no Cerrado

*** Veja mais dicas do JALAPÃO:
Onde fica o Jalapão, como chegar e melhor época para ir
TOP 5 atrações para conhecer no Jalapão
Melhores Fervedouros do Jalapão

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


2 COMENTÁRIOS

  1. Amei a reportagem! Gostaria de saber as temperaturas médias da região, já que pretendemos ir em dezembro e janeiro.
    Vamos de motorhome numa caminhonete F 250. Existem campings na região?
    Agradeço desde já.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui