Vivendo e aprendendo: Onde fica o Jalapão, como chegar e melhor época para ir

0
Serra do Espirito Santo Jalapao
Serra do Espírito Santo no Jalapão, Tocantins. Foto: GC/Blog Vambora!

O Jalapão é um dos destinos de natureza que mais cresceram nos últimos anos no Brasil. Neste post você terá todas as informações para começar a planejar sua viagem para região: desde onde fica o Jalapão, como chegar e melhor época para ir!

Se considerar que o estado do Tocantins, na região Norte do Brasil, tem praticamente só 30 anos, o turismo no Jalapão é ainda bem novo. Ele começou a se desenvolver por volta do ano 2000, quando surgiram as primeiras agencias de turismo da região, como a Korubo e a 40 Graus no Cerrado (que aliás foi a empresa que viajamos para lá).

Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Belo Vista, um dos mais bonitos do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Até pouco tempo atrás era ainda um turismo pouco conhecido pela maioria dos brasileiros, até que novela “O outro lado do paraíso” trouxe como cenário de sua trama as belíssimas atrações do Jalapão. Depois disso, empresas de turismo se multiplicaram, atrações tem um máximo de pessoas para visitar e pousadas e estabelecimentos comerciais não param de crescer.

Para nós, o Jalapão é um dos TOP destinos de natureza mais lindos do Brasil! Todas as dicas para conhecer, chegar e como ir ao Jalapão, você confere abaixo. Vambora!

Viagem para o Jalapão: Onde fica, Como chegar, Quando ir e o que levar!

1-) Onde fica o Jalapão

Por do Sol na Pedra Furada no Jalapão
Por do Sol na Pedra Furada no Jalapão. Foto: LF/Blog Vambora!

O Jalapão é ainda um destino pouco conhecido pelos brasileiros, por isso a principal questão que todo mundo se pergunta primeiro é: afinal, onde fica o Jalapão?

O Jalapão é um parque estadual, no estado do Tocantins, com cerca de 34 mil km², que fica a leste da cidade de Palmas, capital do estado.

O parque estadual do Jalapão possui algumas cidades base, que fazem parte do roteiro de viagem de quem vai conhecer a região. São elas (confira também no mapa abaixo): Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Felix do Tocantins.

Em geral o roteiro para conhecer o Jalapão começa em Palmas, seguindo para Ponte Alta, Mateiros, São Felix e por fim, finalizando a viagem em Palmas.

É comum também, o roteiro inverso: começando em São Felix e terminando em Ponte Alta. Porém, como os maiores atrativos do Jalapão, ficam nas cercanias de São Felix, é mais indicado fazer o roteiro começando por Ponte Alta, deixando para o fim da viagem as atrações mais impactantes!

2-) Como chegar ao Jalapão

Carro da agência 40 graus no Cerrado
Carro da agência 40 graus no Cerrado durante nossa viagem ao Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Agora que você sabe onde fica o Jalapão, a principal questão é como ir! O bom é que chegar no Jalapão é mais fácil do que a maioria das pessoas acham. A porta de entrada para a região é via Palmas, capital do Tocantins.

Daqui saem a maioria dos tours para o Jalapão. Como falamos acima, o seu roteiro pode começar tanto por Ponte Alta, como por São Felix.

A questão mais importante de como chegar ao Jalapão é em relação as suas estradas! Praticamente todo o trecho entre Ponte Alta, Mateiros e São Felix é feito através de estradas de terra e areia, nas quais apenas veículos 4×4 passam.

Estrada terra Jalapão
Estradas de terra no Jalapão: praticamente 100% da viagem são nelas. Foto: GC/Blog Vambora!

A condição das estradas é mesmo bem precária, por isso, viajar para o Jalapão via algum tour de agência é a melhor opção. As agências locais providenciam toda a logística de deslocamento, hospedagem e passeios, o que num lugar tão afastado e com ainda pouca infra estrutura turística é essencial.

Nós fizemos nosso roteiro pelo Jalapão com a agência 40 Graus no Cerrado e achamos mesmo excelente: do roteiro a logística, foi tudo impecável!

40 Graus no Cerrado Jalapao
Nosso carro da agência 40 Graus no Cerrado que nos levou para conhecer o Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Há pessoas que gostam de fazer essa viagem por conta própria, mas honestamente, para ir ao Jalapão sozinho é preciso além de ter um carro 4×4, saber dirigir em condições ruins e estar muito bem preparado para enfrentar a logística de muitas horas de estrada de terra, barrancos, buracos e pouquíssimas placas e indicações.

Não espere encontrar postos de combustível pelas estradas e é preciso saber muito bem preparar os pneus para as estradas de areia e terra. Ou seja, para quem quer ir por conta própria é um viagem realmente para especialistas, nesse tipo de estrada off road.

Placas estrada Jalapão
Placas de carros perdidas nas estradas do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Então quem optar por conhecer o Jalapão por conta própria, tem que saber que vai fazer uma viagem de aventura com riscos. Já quem quer mais conforto, segurança e tranquilidade, faz a viagem via uma agencia local, que foi o que fizemos.

Só como exemplo, no tour de 4 dias que fizemos com a 40 Graus no Cerrado, percorremos cerca de 840km, na sua maior parte em estradas de terra, saindo de manhã e voltando só no início da noite.

Estrada do Jalapão
Pelas estradas do Jalapão: a maioria dos visitantes vai via um tour de agência, maneira mais confortável e segura de conhecer a região. Foto: GC/Blog Vambora!

Como as estradas são ruins, é impossível andar rápido nelas, então os deslocamentos entre atrações são demorados, com você passando muitas horas no carro todos os dias. Exatamente por isso, ter uma agência boa, com um ótimo guia e um excelente carro 4×4 é essencial para sua viagem ao Jalapão.

O mais impressionante, é que ainda tem pessoas que tentam fazer essa viagem ao Jalapão, não só sozinhas, mas usando veículos comuns. Nosso próprio guia da 40 Graus do Cerrado teve que ajudar um carro que simplesmente atolou na areia, enquanto íamos para uma das atrações do roteiro.

Por do sol no cerrado do Jalapão
Por do sol no cerrado do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Aliás, pedaços de carro, para-choque, placas, são comuns de serem vistos pelas estradas. Tem que mesmo dirigir com muito cuidado e atenção.

Então reforçamos a dica: se você quer conhecer o Jalapão, faça a viagem via agência. Caso queira fazer uma viagem de aventura, tenha um carro 4×4 e esteja muito bem preparado para estradas de terra em condições difíceis.

3-) Melhor época para conhecer o Jalapão

Cachoeira da Formiga Jalapão
Cachoeira da Formiga, uma das mais belas atrações do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

O Jalapão é um destino que pode ser conhecido durante todo o ano, mas há algumas épocas mais ideais.

Essencialmente o clima da região se divide entre a estação seca (de maio a setembro) e a chuvosa (de outubro a abril). Setembro é o mês mais quente do ano (principalmente em Palmas) e época de queimadas, porém é tempo também de colheita do Capim Dourado, planta símbolo da região.

Artesanato Capim Dourado
Artesanato de Capim Dourado na região do Jalapão, no Tocantins. Foto: GC/Blog Vambora!

Se puder escolher uma época ideal, vá durante o período de seca (de maio a setembro), quando, tanto o clima está mais estável, como as temperaturas ficam menos altas, especialmente a noite.

Capim Dourado Jalapão
Esse é o Capim Dourado: planta da qual se faz inúmeras peças no Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Como exemplo, nós mesmos viajamos para o Jalapão em setembro, a princípio o período do ano mais quente para visitar a região, e não tão indicado.

O que aconteceu é que realmente é uma época de queimadas (que podem atrapalhar a visão e paisagens) e os dias e noites tendem a ser bem quentes. Em Palmas, sentimos isso na pele, onde até o ar ficava ruim de respirar.

cerrado no Jalapão
Paisagem do cerrado no Jalapão após queimada. Foto: GC/Blog Vambora!

Mas na região do Jalapão em si, tirando as queimadas isoladas (e que fazem parte da própria natureza da região), o calor durante o dia era equivalente ao alto verão no Nordeste, porém a noite, já no parque, as temperaturas ficavam bem mais agradáveis. Foi uma viagem ótima!

Na época de chuvas, a principio é a pior em termos de turismo, já que como 100% das atrações são ao ar livre, a chuva pode atrapalhar. Nessa época as estradas de terra e areia tendem a melhorar já que ficam mais compactas, porém as chances de enfrentar enchentes, ao passar por rios e veredas é grande.

4-) O que levar para conhecer o Jalapão

Vereda no Jalapão
Veredas, paisagens comuns do Jalapão além do cerrado. Foto: GC/Blog Vambora!

Roupas leves e de banho, sapato confortável, óculos de sol e chapéu serão os itens essenciais para levar numa viagem para o Jalapão.

Levar um tênis confortável para caminhadas, bem como blusas de manga comprida UV, também pode ser uma boa, pois ajudam tanto a proteger do sol, como de mosquitos durante trajetos para as cachoeiras, por exemplo.

Estrada Jalapão
Considere que você vai passar muito tempo na estrada, por isso, leve roupas confortáveis. Foto: GC/Blog Vambora!

Protetor solar e repelente são essenciais, porém, nos fervedouros e algumas cachoeiras (como a da Formiga), é pedido que não se passe nada antes de entrar, para não sujar e contaminar a água com os componentes químicos.

Uma coisa muito legal do Jalapão é que é um destino para TODOS e não só quem busca aventura. Em praticamente todas as atrações, os carros das agências te deixam bem perto das entradas dos locais de visitação, oferecendo caminhadas mínimas e bem leves, em geral.

Não precisa ser aventureiro para ir e aproveitar o Jalapão! No nosso grupo mesmo tinham desde pessoas de mais idade até jovens e todos conseguiram aproveitar super bem a viagem.

Fervedouro dos Buritis
Fervedouro dos Buritis no Jalapão: água fica numa temperatura super agradável! Foto: GC/Blog Vambora!

Outra dica: o sinal do celular é mínimo ou inexistente em praticamente todos os lugares fora das cidades. Nas cidades de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Felix do Tocantins, as principais do Jalapão, o sinal existe, mas é mínimo (tanto do 3G, como das operadoras).

Não sofra e se desconte-se durante os trajetos, usando seu celular apenas como máquina fotográfica mesmo. 🙂

Rapel Cachoeira da Roncadeira Jalapao
Para quem gosta, dá também para fazer atividades mais radicais, como esse Rapel na Cachoeira da Roncadeira. Foto: GC/Blog Vambora!

Como sinal da internet é ruim, não leve somente seu cartão de crédito no Jalapão, já que as máquinas praticamente lá não funcionam ou nem existem. Por isso, leve dinheiro vivo, já de Palmas para toda a viagem, pois caixas eletrônicos são raríssimos ou também inexistentes em quase todas as cidades do Jalapão.

Pronto, dicas básicas e essenciais para começar a planejar a sua viagem, desde onde fica o Jalapão, até como chegar, melhor época para ir e itens essenciais para levar!

Tem vontande de conhecer o Jalapão e ficou com alguma dúvida? Deixe aqui ela nos comentários. Vambora!

*** O Vambora! conheceu o Jalapão através de convite da agência 40 Graus no Cerrado

*** VEJA MAIS DICAS DO JALAPÃO:
Pacote para o Jalapão: Como escolher o melhor roteiro e agência
TOP 5 atrações para conhecer no Jalapão
Hotel em Palmas: Veja onde se hospedar na cidade

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui