Relato de Viagem: TOP 5 atrações do Jalapão para conhecer!

3
Fervedouro Belo Vista, uma das atrações mais lindas do Jalapão
Fervedouro Belo Vista, uma das atrações mais lindas do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

O Jalapão é um destino brasileiro repleto de atrações lindíssimas, paisagens surpreendentes e natureza exuberante! Há muito para se ver na região, porém há algumas atrações mais famosas que outras, seja pela sua beleza única, seja pela experiência no local.

Confira abaixo TOP 5 atrações do Jalapão que você não pode deixar de conhecer quando for para a região. Vambora!

TOP 5 atrações do Jalapão para conhecer!

5-) Morro da Pedra Furada

Pedra Furada Jalapão
Por do sol na Pedra Furada no Jalapão. Foto: LF/Blog Vambora!

Junto com o a duna (veja logo abaixo), o pôr do sol na Pedra Furada será um dos mais inesquecíveis momentos da sua viagem ao Jalapão!

A Pedra Furada fica próxima da cidade de Ponte Alta e é uma das primeiras paradas que geralmente os turistas fazem, por isso tende a impressionar muito!

Pedra Furada Jalapao
Por do Sol na Pedra Furada Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Na verdade são três “furos” nesse morro de blocos de arenito, que sofreu anos e anos de erosão ao longo do tempo. O maior é onde ficam a maioria dos turistas para apreciar o por do sol (e fazer filas para tirar fotos! Rs).

Mas não deixe de fazer uma pequena trilha até os demais, logo ao lado do principal. Aqui dá para sentar e apreciar mais tranquilamente a vista espetacular da região e do próprio fim de tarde. É lindo!

Por do Sol Pedra Furada Jalapao
Assistindo o por do sola, na Pedra Furada. Foto: GC/Blog Vambora!

Dica: existem muitas abelhas nessa região da Pedra Furada, por isso é importante falar baixo o tempo todo que estiver lá, pois muito barulho tende a agitar as abelhas.

4-) Duna do Pôr do Sol

Dunas do Por do Sol Jalapão
Dunas do Por do Sol no Jalapão. Foto: LF/Blog Vambora!

Escolhido por muitas pessoas como uma das atrações mais lindas do Jalapão, a duna do Pôr do Sol fica próxima da cidade de Mateiros e impressiona pelo seu tamanho e vista.

Dunas do Jalap‹ão. Foto: GC/Blog Vambora!

As dunas da região foram formadas pela erosão da Serra do Espírito Santo, que fica ao seu redor. Do alto dela também se vê as veredas de Capim Dourado, os Buritis (ambas vegetações típicas do Jalapão) e lagos, quase que um oásis no cerrado.

O momento que todos vão visitá-la é no pôr do sol, quando a paisagem e cores da duna, ficam ainda mais bonitas e intensificadas, num laranja vibrante.

Duna Jalapão
Por do sol nas dunas do Jalapão. Foto: LF/Blog Vambora!

As dunas fazem parte do Parque Estadual do Jalapão e tem hoje proteção de fiscais, que não deixam os turistas subirem ou descerem pelas encostas mais íngremes. Tudo para proteger um dos maiores atrativos dessa região.

3-) Fervedouro do Ceiça

Fervedouro do Ceiça
Fervedouro do Ceiça, um dos mais famosos do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Os fervedouros são uma das mais lindas, e surpreendentes, atrações do Jalapão e na região existem mais de 20 já abertos para visitação (além de muitos outros ainda a serem descobertos). Porém, há alguns mais bonitos e especiais do que os outros, como é o caso do Fervedouro do Ceiça.

Na disputa com o Bela Vista (veja abaixo), entre os fervedouros mais bonitos, o Fervedouro do Ceiça foi um dos primeiros que foram descobertos e abertos ao público e por isso também se tornou um dos mais famosos da região.

Fervedouro do Ceiça
Somente 15 pessoas de cada vez podem visitar o Fervedouro do Ceiça, um do mais bonitos do Jalapão. Foto: GC/Blog Vmabora!

Além da água transparente em tons de verde e azul, completamente transparente e cristalina, a natureza ao redor do fervedouro é também uma das mais exuberantes da região. A sua entrada, por exemplo, é uma das mais fechadas e preservadas, o que dá a impressão de entrar num verdadeiro paraíso no Tocantins.

2-) Fervedouro Bela Vista

Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Bela Vista, o maior do Jalapão. Foto: LF/Blog Vambora!

O maior fervedouro, até agora descoberto, do Jalapão é o Bela Vista e ele possui 15m de diâmetro! Pelo seu tamanho até parece uma grande piscina de água cristalina, em tons de azul claro.

É também um dos fervedouros com maior profundidade, chegando a mais de 70m, mas como em todos os casos, você não consegue afundar de jeito nenhum, devido ao fenômeno chamado de ressurgência.

Fervedouro no Jalapao
Águas cristalinas e sem conseguir afundar! Foto: GC/Blog Vambora!

Ele funciona durante o dia e também a noite, algo raro na região, mas apenas para hóspedes da pousada que fica na própria propriedade do fervedouro e poucas agências.

A vegetação ao redor do Fervedouro Bela Vista é mais aberta do que do Fervedouro do Ceiça, mas o tamanho e cor da água impressionam tanto quanto o anterior, fazendo-o como seu próprio nome diz, um dos mais belos fervedouros do Jalapão.

1-) Cachoeira da Formiga

Cachoeira da Formiga Jalapão
Cachoeira da Formiga, uma das mais belas atrações do Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Na verdade, a Cachoeira da Formiga é mais uma corredeira do que uma cachoeira em si. Por esse fato também, a temperatura da sua água não é tão gelada como outras cachoeiras. A sua cor e beleza, também não!

Num tom verde esmeralda, a Cachoeira da Formiga é considerada um lugar de beleza ímpar do Jalapão. O seu nome, vem do Rio Formiga que a forma e além da queda principal, há uma grande piscina natural na sua frente e um córrego, que forma outra piscina mais tranquila.

Cachoeira da formiga no Jalap‹ão. Foto: GC/Blog Vambora!

É uma atração popular, sem limite máximo de visitantes, ao contrário dos fervedouros, por isso, quanto mais cedo conseguir chegar mais tranquila, vazia e bonita será a sua experiência no local.

Existem ainda outras atrações muito famosas no Jalapão, como outros fervedouros como contamos nesse post e que valem muitooo a visita, outras cachoeiras, como a Cachoeira da Velha (que tem acesso mais difícil e mesmo não permitindo banho, é belíssima), o Cânion Sussuapara e o Morro Catedral e Morro dos Macacos (Serra do Gorgulho), onde aliás é possível assistir um nascer do sol inesquecível.

Serras Jalapao
Rumo ao Morro Catedral no Jalapão. Foto: GC/Blog Vambora!

Porém, no nosso TOP 5, colocamos as cinco atrações acima, porque realmente achamos  não dá para viajar ao Jalapão sem conhecê-las! Se der para ver mais ótimo, se não, esses cinco lugares já mostram bem algumas das maiores belezas da região.

E você: quais desses lugares você tem mais vontade de conhecer no Jalapão? E se você já foi, mudaria alguma coisa da lista, adicionaria algum outro lugar?

Vambora então conhecer essas belezas do Jalapão!

*** O Vambora! conheceu o Jalapão através de convite da agência 40 Graus no Cerrado

*** Veja mais dicas do JALAPÃO no blog:
Onde fica o Jalapão, como chegar e melhor época para ir
Conhecendo os Fervedouros do Jalapão

Planeje aqui a sua viagem!

SEGURO DE VIAGEM: Seguro Viagem com 15% desconto para leitores do blog! Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço e leitores do blog tem 15% de desconto, usando o cupom VAMBORA! Veja mais.
HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.
ALUGUEL DE CARRO: Compare preços nas melhores locadoras e reserve o carro na RentCars. A cobrança é feita em reais em qualquer local do mundo e você ainda vai poder dividir em 12x no cartão ou ter 5% de desconto no boleto.
CHIP DE CELULAR: Chip internacional pré pago para usar em 140 países com frete grátis para leitores do blog da OMEUCHIP. Veja mais.
CÂMBIO: Moeda estrangeira com desconto especial para leitores do blog na Cotação. Veja mais.
INGRESSOS E ATRAÇÕES: Evite filas e já saia de casa com ingressos de museus, passeios e atrações pela Get Your Guide. Veja mais.

Newsletter gratuita!

Gostou desse artigo? Insira seu e-mail abaixo para receber os novos artigos e novidades pela nossa Newsletter gratuita.


3 COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui